Capa do livro: SOCIEDADE, SISTEMA EDUCACIONAL E ESCOLA

SOCIEDADE, SISTEMA EDUCACIONAL E ESCOLA

Autores: Kátia Regina Rodrigues Lima - Norma Suely Ramos Freire Bezerra - Prociana Ferreira da Silva (Orgs.)

A obra retrata múltiplos olhares epistemológicos e metodológicos sobre a sociedade, o sistema educacional e a escola pública. Educação, avaliação, gestão, formação humana, avaliação institucional, TIC’s, educação ambiental, EaD, atendimento humanizado, relação professor-aluno, são categorias reflexivas dos artesãos dessa coletânea, fruto de investigações realizadas em cursos de pós-graduação e no âmbito da educação superior e básica. É leitura relevante e necessária para profissionais da educação (básica e superior), pesquisadores(as) de diversas áreas, e demais sujeitos interessados na reflexão sobre a sociedade e a educação.

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1768-3
DOI: 10.24824/978854441768.3
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 132
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

SOCIEDADE, SISTEMA EDUCACIONAL E ESCOLA

ADRIANA VALÉRIA SANTOS DINIZ
Doutora em Sociologia da Educação e da Formação- Universidade de Valencia, UV, Espanha; Professora Adjunta da Universidade Federal da Paraíba Professora/pesquisadora do MPGOA - Mestrado Profissional em Gestão das Organizações Aprendentes; Vice-Coordenadora do Mestrado Profissional em Políticas, Gestão e Avaliação da Educação Superior - MPPGAV

ALISSON SLIDER DO NASCIMENTO DE PAULA
Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC). Graduado em Educação Física licenciatura pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Professor do curso de Educação Física das Faculdades INTA. Integrante também no Grupo de Pesquisas em Trabalho, Práxis e Formação Humana (PRÁXIS); integrante do Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE)

CALEBE LUCAS FEITOSA CAMPELO
Graduando do Curso de Licenciatura em ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri-URCA. Bolsista de Iniciação Científica da URCA e membro do Grupo de Pesquisa e Estudos Trabalho, História, Educação e Artes (GPETHEA)

CIMARA BANDEIRA DE SOUSA CALDAS
Pós-graduada em Ciências da Educação e Docência do Ensino Superior. Bacharel em Psicologia. Formação Psicanalítica pela Invenção Freudiana. Professora Substituta da Universidade Regional do Cariri – URCA

ELÁDIO JOSÉ DE GÓES BRENNAND
Bacharel e Mestre em Física pela Universidade Federal da Paraíba. Doutor em Ciências pela Université Libre de Bruxelles (ULB). Pós-Doutor nas instituições GANIL (França), IReS (França), INF (Itália) e ULB (Bélgica) com bolsa do FNRS/União Europeia. É professor adjunto na Universidade Federal da Paraíba. Professor do Mestrado Profissional em Gestão nas Organizações Aprendentes da UFPB

EDNA GUSMÃO DE GÓES BRENNAND
Pós-doutora pela Universidade de Louvain - UCL, Bélgica e Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias- ULHT, Portugal; Doutora em Sociologia pela Sorbonne, França; Professora PPGE/MPGOA/Universidade Federal da Paraíba – Brasil

FRANCISCA LINO OLIVEIRA
Mestra em Gestão nas Organizações Aprendentes pela Universidade Federal da Paraíba- UFPB; Especialista em Ensino da Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri – URCA; Graduada em Letras pela Faculdade de Formação de Professores de Araripina - FAFOPA. Atualmente está Diretora de Unidade Escolar da EREM Raimundo de Castro Ferreira em Santa Filomena - PE. Tem experiência na área de Letras

GUILHERME ATAÍDE DIAS
Pós-Doutor pela Universidade Estadual Paulista UNESP; Doutor em Ciência da Informação (Ciências da Comunicação) pela Universidade de São Paulo - USP ; Mestre em Organization & Management pela Central Connecticut State University – CCSU; Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB; Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPE. Atualmente é Professor Associado III na Universidade Federal da Paraíba - UFPB, lotado no Departamento de Ciência da Informação

KÁTIA REGINA RODRIGUES LIMA
Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos-UFSCar. Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará-UFC. Professora Associada da Universidade Regional do Cariri-URCA. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (PPGE-UFC). Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos Trabalho, História, Educação e Artes (GPETHEA), cadastrado no Diretório de Pesquisa do CNPq

MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Doutora em Educação (UFPB-2007), Mestrado em Administração (UFPB-2003), Especialista em EaD (UNIGRAN-EaD-2010), Bacharelado em Ciências Contábeis (UFPB-2000) e Licenciatura em Pedagogia (UNIGRAN-EaD-2012). Atualmente é Professora Associada I do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, Professora Pesquisadora I da Universidade Aberta do Brasil - UAB/UFPB, Vice Coordenadora e Professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior da UFPB, Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes da UFPB. Atualmente é a Representante dos Coordenadores do Centro de Educação na Comissão Própria de Avaliação - CPA da UFPB. Foi Professora da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2009-2015). É Consultora ad doc - Avaliação de Cursos Superiores na Área de Ciências Contábeis, Administração e Pedagogia (SINAES/INEP/MEC). Líder do Grupo de Pesquisa GAES, que abarca investigações do campo na área de avaliação da educação superior, perpassado pelas políticas públicas, gestão e práticas educativas. Prestou Consultoria para a UNESCO/MEC, na área de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (EJA)

MARIA DO SOCORRO ALMEIDA

Mestra em Gestão nas Organizações Aprendentes pela Universidade Federal da Paraíba (2016) e Graduada em Letras. Diretora da Escola de Referência em Ensino Médio Alfredo de Carvalho, na cidade de Triunfo-PE

MARIA ROSA CHITOLINA SCHETINGER
Graduada em Biologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Ciências Biológicas (Bioquimica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), doutorado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (1996) e pós-doutorado no Albert Einstein College of Medicine/USA (2015). É professora titular da Universidade Federal de Santa Maria e possui bolsa em produtividade em pesquisa nível 1B do CNPq. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Enzimologia, atuando principalmente nos seguintes temas: NTPDase, 5'-nucleotidase, acetilcolinesterase, ALA-D, catalase e superóxido dismutase em diferentes doenças em humanos e em modelos experimentais. Atualmente, também está trabalhando em Educação em Ciências, em ensino, aprendizagem e cienciometria

MARIA SOCORRO LIMA COSTA
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará – PPGE-UECE; Licenciada em Pedagogia e Especialista em Alfabetização pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú – UEVA, Professora e Orientadora Educacional da Prefeitura Municipal de Fortaleza

MARLENE MENEZES DE SOUZA TEIXEIRA
Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (1998), especialização em Saúde da Família, pela Faculdade de Medicina do Juazeiro do Norte, especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Leão Sampaio, especialização em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Vale do Acaraú, doutorado em Educação em Ciências: química da vida e saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio e membro efetivo da Universidade Regional do Cariri. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em enfermagem em saúde da família, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem do trabalho, saúde pública, saúde coletiva, saúde da mulher, educação em saúde, educação em ensino e aprendizagem

NORMA SUELY RAMOS FREIRE BEZERRA
Mestra em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Lisboa / Portugal. Especialista em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas - Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa / CINTEPE . Especialista em Mídia na Educação pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE . Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Regional do Cariri - URCA - CE. Especialista em Gestão Escolar pela Universidade de Pernambuco – UPE

PROCIANA FERREIRA DA SILVA
Mestra em Gestão nas Organizações Aprendentes - MPGOA pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB; Graduada em História pela Universidade Regional do Cariri – URCA; Especialista em História e Sociologia Universidade Regional do Cariri – URCA; e membro do Grupo de Pesquisa Cultura Digital e Educação, Linha de Pesquisa Gestão de Projetos Educativos e Tecnologias Emergentes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atua como gestora escolar na rede estadual de educação do Estado de Pernambuco e como professora no ensino superior na rede privada de ensino

ROSINEIDE FEITOSA DE MENEZES GONÇALVES
Mestra em Gestão nas Organizações Aprendentes - MPGOA pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB; Especialista em Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar, pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE Graduada em Pedagogia com habilitação em Magistério / Orientação Educacional pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru - FAFICA; Atualmente está Gestora da Escola de Referência em Ensino Médio Presidente Tancredo Neves em Belém de Maria - PE

SEBASTIANA MICAELA AMORIM LEMOS
Mestranda em Educação pela Universidade Regional do Cariri – URCA, professora temporária da Universidade Regional do Cariri – URCA, Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri – URCA

SUELI DE OLIVEIRA PIMENTEL
Mestra em Gestão de Organizações Aprendentes pela Universidade Federal da Paraíba (2016). Especialista em Supervisão Escolar e Gestão Pedagógica pela Universidade de Pernambuco (2006). Graduada em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco (2001). Atua na área de Educação, sendo Diretora de Unidade Escolar da Rede Estadual de Pernambuco desde 1999 e Analista em Gestão Educacional desde 2010