Capa do livro: EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA:<br>percursos teóricos e práticos para a escola que queremos

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA:
percursos teóricos e práticos para a escola que queremos

Autores: Míriam Matos Amaral - Fernanda Cristina Corrêa Lima Coimbra

Educação Especial e Inclusiva: Percursos teóricos e práticos para a escola que queremos é um livro que reúne as vivências acadêmicas e de prática pedagógica de profissionais que atuam no ensino, na pesquisa e na prática de sala de aula da educação básica e tecnológica. Representa reflexões importantes sobre o processo de inclusão de pessoas com deficiência na escola pública brasileira, onde professores da sala de aula comum são desafiados a enfrentar este processo complexo e permeado de polêmicas e superações. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar não é uma discussão exclusiva de profissionais que atuam com o público alvo desta modalidade de ensino: pessoas com deficiência, transtorno global de desenvolvimento e/ou altas habilidades/superdotação. A educação especial e inclusiva nos remete para reflexões qualitativas do processo de ensino e aprendizagem desenvolvido nas escolas públicas que conhecemos e atuamos como profissionais da educação. Os percursos teóricos e práticos analisados neste livro pretendem nos direcionar ao destino de uma escola pública, de qualidade social e acessível para qualquer pessoa que busca realizar sonhos, efetivar direitos e formar-se cidadão para um mundo melhor e mais inclusivo para as pessoas com deficiência.
Assim, o livro destina-se a todos os trabalhadores e trabalhadoras da educação que atuam na escola pública assim como para os estudantes dos cursos de Pedagogia, das licenciaturas em geral e cursos técnicos e tecnológicos que discutem o processo de inclusão na escola pública em nosso País.

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1742-3
DOI: 10.24824/978854441742.3
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 220
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA:<br>percursos teóricos e práticos para a escola que queremos

MÍRIAM MATOS AMARAL
É licenciada plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Especialista em Educação Especial/Inclusiva pela Escola Superior da Amazônia – ESAMAZ. Mestre em Educação pela UFPA. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA. Atualmente ocupa a Classe de Especialista em Educação na Secretaria de Estado de Educação do Pará – SEDUC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Didática e suas interfaces, Educação Especial e Inclusiva e propostas curriculares

RICARDO AUGUSTO GOMES PEREIRA
Possui Graduação em licenciatura plena em Pedagogia pela Universidade da Amazônia (1992) e Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional Pela UNITAU (SP) (2008) e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará (ICED/ UFPA) em 2013. Doutorando em Educação (PPGED/ ICED/ UFPA). Foi docente substituto do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará (2010) e docente substituto do Instituto de Ciências da Arte/ Escola de Teatro e Dança da UFPA (2017); Docente da Faculdade da Amazônia, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Regional, Indicadores Educacionais, Educação Básica, Currículo, Metodologias de Ensino e da pesquisa, Educação, Cultura e Sociedade

JOSIANA KELY RODRIGUES MOREIRA
Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará, graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Pará e Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano pela Universidade da Amazônia (2014). Atualmente é professora da Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ) e Coordenadora da Pós Graduação em Fisiologia do Exercício pela Faculdade Conhecimento e Ciência (CPÓS- FCC).  Tem experiência na área de Educação Física e Nutrição, com ênfase em Nutrição Esportiva, atuando principalmente nos seguintes temas: exercício resistido, adultos, idosos, envelhecimento, alimentação saudável

CAROLINE OLIVEIRA ROSÁRIO
É licenciada plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Especialista em Educação Especial/Inclusiva pela Escola Superior da Amazônia – ESAMAZ.  Atualmente ocupa o cargo de Professora de educação infantil na Secretaria Municipal de Educação – SEMEC – Belém-Pará. Tem experiência na área de Educação, com atendimento individualizado na alfabetização de crianças com Autismo e Síndrome de Down e em sala de aula na educação infantil. Voluntária da Federação de Bandeirantes do Brasil

JESUS DE NAZARÉ DE LIMA DA COSTA
Possui graduação em Filosofia (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal do Pará (2014). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Currículo da Escola Básica (PPEB/UFPA). Especialista em Filosofia da Educação (UFPA); Especialista em Questões Étnico-raciais (UFPA) e Especialista em Educação Especial e Inclusiva (2016/ESAMAZ). Tem experiência nas temáticas que estudam Gênero e Etnia, Ações Afirmativas, Juventude e Educação. Na área de Filosofia desenvolve pesquisa no campo da Filosofia Moderna com ênfase em Filosofia Política (direito, estado, ciência, política e contrato). Atuando como professor em cursinhos populares preparatórios para o ENEM

ELISA REGINA PEREIRA OLIVEIRA
Licenciada Plena em Educação Física pela Escola Superior Madre Celeste - ESMAC (2013). Atua como pesquisadora no Núcleo de Estudos em Educação, Inclusão e Trabalho pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Belém/IFPA. Tem experiência com o desenvolvimento de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão na área de Educação Física Escolar

FERNANDA CRISTINA CORRÊA LIMA COIMBRA
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Especialista em Educação Especial/Inclusiva pela Escola Superior da Amazônia/ESAMAZ. Licenciada Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará/UEPA. Atualmente é Pedagoga, Chefe do Setor de Egressos e do Observatório da Pró-Reitoria de Extensão/PROEX e vice-líder do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação, Inclusão e Trabalho no Instituto Federal do Pará – IFPA. Docente das Séries Iniciais do Ensino Fundamental e EJA da Educação Básica na Secretaria Municipal de Educação de Belém/SEMEC. Tem experiência em atividades técnico-pedagógicas e Gestão Educacional, além das áreas de Ensino, Extensão e Pesquisa em Educação

LARISSA MEDEIROS BRAGANÇA SANTOS
Professora no Município do Acará - Pará. Especialista em Educação Inclusiva pela Faculdade Ipiranga. Especialista em Relações Étnico-Raciais para o Ensino Fundamental pela Universidade Federal do Pará. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2014),  Durante a Graduação foi bolsista do Projeto de extensão do Programa Conexões de Saberes: Diálogos entre a Universidade e as Comunidades Populares (2010) e do Programa de extensão e pesquisa PetConexões de Saberes: Novo Diálogo entre a UFPA e as Comunidades Populares (2012)

TELMA NAZARÉ DE SOUSA PEREIRA
É Graduada em Ciências  Sociais pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Licenciada em Sociologia pela Universidade Federal do Pará - UFPA , Licenciada em História pela Faculdades Intergradas Ipiranga. Especialista em Serviço Social na Gestão de Políticas Sociais pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Mestre em Antropologia  pela UFPA. Atualmente é Coordenadora de Pós Graduação em Gestão e Planejamento de Políticas Publicas Em Serviço Social na Escola Superior da Amazônia – ESAMAZ. È integrante do Grupo de Pesquisa em História indígena da Amazônia – HINDIA/UFPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Especial e inclusiva, Educação e Cultura Indígenas. Antropologia Urbana e social

MAYARA CARDOSO LIMA
Especialista em Educação Especial e Inclusiva e em Gestão Educacional e Docência do Ensino Superior pela Escola Superior da Amazônia/ESAMAZ. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará/ UFPA. Atua no gerenciamento da Secretaria Acadêmica do CPOS - Centro Educacional de Pós-Graduação (Lato Sensu) da Faculdade Conhecimento e Ciência – FCC e Escola Técnica com cursos de Extensão, Aperfeiçoamento e cursos Técnicos em diversas áreas. Coordenadora do curso de Especialização em Gestão Educacional e Docência do Ensino Superior da Faculdade FCC. Também é Docente do Ensino Superior na Faculdade FCC e ESAMAZ

EMERSON DE CASTRO LOLA
Licenciado Pleno em Pedagogia pela Escola Superior Madre Celeste- ESMAC,Especialista em Letramento e Formação de Professores pela UEPA e Atendimento Educacional Especializado – AEE pela UFC. Atua como professor da Educação Especial na Secretaria Municipal de Educação - SEMEC/Belém-PA e no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, como Técnico Pedagógico da Fundação Papa João XXIII – FUNPAPA/Belém-PA

THAYS OLIVEIRA REIS
Artista, mestra em Artes pela UFPA. Especialista em Pedagogia da Dança, Especialista em Educação Inclusiva, com Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (1999). Atualmente é professora do ensino superior na Faculdade Metropolitana da Amazônia - FAMAZ, Professora na Escola Estadual Lourenço Filho (Fundação Pestalozzi do Pará) onde ministra aulas de dança para crianças e adultos com deficiência intelectual. É Técnica em Gestão Cultural da Fundação Cultural do Pará

RICARDO GOMES REIS
Licenciado Pleno em Educação Física, pela Universidade do Estado do Pará, Mestre em Gestão de Empresas pela Universidade Lusófona de Portugal, Especialista em Bases Científicas da Preparação Física nos Esportes - UEPA; Especialista em Gestão pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Marabá - FACIMAB e Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Escola Superior da Amazônia – ESAMAZ