Capa do livro: DOCÊNCIA, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO:<br>territórios referenciais para a formação docente

DOCÊNCIA, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO:
territórios referenciais para a formação docente

Autores: Ilma Passos Alencastro Veiga - Cleide Maria Quevedo Quixadá Viana - Edileuza Fernandes da Silva - Liliane Campos Machado (Orgs.)

livro impresso
de R$ 62,90 por
livro digital
de R$ 62,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Este livro é fruto de dois eventos: VI Encontro Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro Oeste sobre Formação Docente para a Educação Superior e Básica e do I Encontro Internacional sobre Formação Docente para a Educação Superior e Básica. Com o título “Docência, Currículo e Avaliação: territórios referenciais para profissão docente”, estruturado em três partes entendidas como distintas e complementares, começa por refletir sobre a problemática da formação de professores sob a perspectiva de novos tempos, novos rumos. Na segunda parte discute as questões curriculares, os contrapontos à ideia de Base Nacional Curricular Comum, a tutoria universitária, o estágio curricular, entre outros. Na terceira parte o enfoque é na avaliação e com ênfase nas fragilidades ao enfrentamento de desafios, articula os diferentes níveis de avaliação reguladora. O elo unificador que superou a distância geográfica que separava os autores foi o compromisso assumido com a qualidade na formação iniciada e contínua de professores para a escola pública, a confiança dos pesquisadores com atores sociais e a concepção de formação docente fundamentada em uma visão crítica para o exercício profissional na educação superior e básica

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1760-7
DOI: 10.24824/978854441760.7
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 310
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

DOCÊNCIA, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO:<br>territórios referenciais para a formação docente

Autores

ILMA PASSOS ALENCASTRO VEIGA
Doutora e pós doutora em Educação pela Unicamp. Professora Titular Emérita da Universidade de Brasília. É professora e pesquisadora do Centro Universitário de Brasília. Pesquisa formação de professor, didática, educação superior, docência universitária e projeto político-pedagógico. É membro da Comissão de Supervisão Pedagógica dos Cursos de Formação de Professores na área de Pedagogia da Sesu/MEC

CLEIDE MARIA QUEVEDO QUIXADÁ VIANA
Licenciada em Pedagogia, mestre e doutora em Educação pela UFC, com pós-doutorado na UnB. Professora aposentada da UECE e professora Adjunto 4 da UnB e do PPGE/FE/UnB

EDILEUZA FERNANDES DA SILVA
Doutora em Educação. Professora da Universidade de Brasília, na Linha de Pesquisa Profissão Docente, Currículo e Avaliação no PPGE/FE/UnB. Experiência na educação básica, tendo atuado como subsecretária de educação básica e membro do Conselho de Educação do DF. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Marxismo e Formação do(a) Educador(a)–MarxEduca. CNPq

LILIANE CAMPOS MACHADO

ALBERTINA MITJANS MARTINEZ
Doutora em Ciências Psicológicas pela Universidade de Havana com pós-doutorado na Universidade Autônoma de Madri. Professora do Programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da UNB e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq

ALESANDRA FERREIRA BENTO SOUZA
Licenciada em Pedagogia e mestre em educação pela UFU. Coordenadora Pedagógica/Orientação Escolar no município de Uberlândia e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação Educacional (Gepae/UFU)

AMALI DE ANGELIS MUSSI
Professora Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária (NEPPU), do Fórum Estadual de Educação da Bahia e do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente do Estado da Bahia (Forprof-BA)

ANÍZIA APARECIDA NUNES LUZ
Doutora e mestre em Educação pela UFMS de Campo Grande. Graduada em Pedagogia e pós-graduação em gestão escolar e Políticas Públicas pela UFMS de Três Lagoas. Atua na Área da Educação Infantil com ênfase em políticas públicas, gestão escolar, currículo e interdisciplinaridade

BENIGNA MARIA DE FREITAS VILLAS BOAS
Doutora em Educação pela Unicamp e pós-doutora em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Londres. Pesquisadora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação e Organização do Trabalho Pedagógico (GEPA)

CLAUDIA CHRISTINA BRAVO E SÁ CARNEIRO
Mestre em Química Inorgânica pela UFC; doutora em educação brasileira pela UFC com pós-doutorado em educação pela UnB. Professora/orientadora do Programa de pós-graduação em Educação da UFC; líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências - GEPENCI – Cnpq

CRISTINA D’ÁVILA
Pedagoga, mestra e doutora em Educação pela UFBA, com pós-doutorado em Ciências Humanas, subárea Didática e docência universitária, pela Universidade Sorbonne Paris-Descartes. Professora titular da UEBA e professora Associada IV da UFBA

DAGMA FERREIRA ALVES
Especialista em Psicossomática, bacharel em Psicologia e licenciada em Pedagogia. Professora da Educação Básica da SEEDF

EDNA MARIA LEITE DIAS
Doutoranda em Educação Brasileira (UFC). Docente na área de Recursos Humanos, Serviço Social. Consultora em Educação Superior (gestão e avaliação institucional). Professora da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza – Fametro

ELIAS BATISTA DOS SANTOS
Doutor em Educação, mestre em Ensino de Química, licenciado em Matemática, Pedagogia e em Química. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Avaliação no Ensino de Ciências (NAvEC-UnB). Professor da Educação Básica da SEEDF

ELISA CARNEIRO SANTOS DE ALMEIDA
Licenciada em Pedagogia, especialista em Psicopedagogia Clínica e Hospitalar e mestre em Educação. Professora na Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana

FRANCIONE CHARAPA ALVES
Professora da Universidade Federal do Cariri - UFCA, doutora em Educação pela UFC, mestre em Educação pela UECE, especialista no Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Graduada em Pedagogia pela Estácio de Sá – UNESA

KATYANNA DE BRITO ANSELMO
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE, pós-graduação em Educação Inclusiva pela Faculdade Integrada de Patos – FIP, graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri-URCA e professora temporária do curso de Ciências Biológicas da URCA

KATYUSCIA OSHIRO
Doutoranda em Educação pela UFMS, mestre em Educação pela UCDB e graduada em Pedagogia pela UCDB. Coordenadora Pedagógica no município de Campo Grande – MS

LEILA CHALUB MARTINS
Professora Associada da Universidade de Brasília, pedagoga, mestre em Antropologia Social pela UnB e doutora em Ciências Sociais - Antropologia pela Universidade de Campinas. É coordenadora geral do Pacto pela alfabetização na idade certa, na UnB. É coordenadora do Observatório da Juventude da UnB

LUCRÉCIA STRINGHETTA MELLO
Professora Associada - UFMS/CPTL e do Programa de Pós Graduação-Educação - PPGEdu/UFMS/CCHS. Grupo de Pesquisa - GEFI (Grupo de Estudos e Formação Interdisciplinar

MARA CRISTINA DE SYLVIO
Licenciada em Pedagogia e em Letras pela UFG, mestre em Educação e doutoranda pela mesma Universidade. Professora na Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia

MARCOS HENRIQUE ALMEIDA DOS SANTOS
Doutorando em Educação na Unicamp. Mestre em Educação pela UnB. Graduado em Pedagogia pela UFPA, na qual exerce o cargo de Pedagogo. Experiência e interesse nos estudos e ações nos campos da Educação Superior e Formação de Professores

MARIA DA GLÓRIA SOARES BARBOSA LIMA
Graduação em Letras Português e em Pedagogia pela UFPI, mestre em Educação pela UFPI e doutora em Educação pela UFRN. Professora Associada II da UFPI e do Programa de Pós-Graduação em Educação

MARIA DO CARMO NASCIMENTO DINIZ

MARIA HELENA VIANA DE SOUZA
Mestre em Educação (UCB), licenciada em Letras (UFMG) e bacharel em Direito (UniCEUB). Atua na Assessoria Pedagógica (UniCEUB). Grupos de Pesquisa: Profissão Docente e Práxis Educativa e Avaliação educacional para as aprendizagens e para a gestão, ambos do (UniCEUB/CNPq)

MARIA SOCORRO LUCENA LIMA
Doutora em Educação pela USP, com pós-doutorado em Educação. Professora na pós-graduação em Educação da UECE. Professora visitante da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB

MEIRECELE CALÍOPE LEITINHO
Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE. Doutora em Supervisão e Currículo, pela PUC-SP, com pós-doutorado em Educação pela UnB, mestre em Educação Brasileira pela UFC. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Católica de Filosofia do Ceará

MIRZA SEABRA TOSCHI
Doutora em Educação pela Unimep/SP com pós-doutorado em Educação pela UnB. Aposentada da UFG e professora da UEG. Foi a primeira coordenadora do Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias. Conselheira do Conselho Estadual de Educação de Goiás

OLENIR MARIA MENDES
Licenciada em Pedagogia, mestre em Educação pela UFU, doutora em Educação pela USP. Professora Associada da Faced e do PPGED UFU. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (Gepae/UFU)

PAULO CÉSAR RAMOS ARAÚJO
Mestre em Ensino de Química, licenciado em Química. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Avaliação no Ensino de Ciências (NAvEC-UnB). Professor da Educação Básica da SEEDF

RAIMUNDA ALVES MELO
Doutoranda do Programa de pós-graduação da UFPI, mestre em Educação pela UFPI, graduada em licenciatura em História pela UFPI e licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Evangélica do Piauí. Professora assistente da UFPI

SANDRA VALÉRIA LIMONTA ROSA
Professora adjunta da Faculdade de Educação da UFG e no Programa de Pós-Graduação em Educação (linha de pesquisa Formação, Profissionalização Docente e Trabalho Educativo). Licenciada em Pedagogia pela UFMS, mestre em Educação pela Unesp-Marília, doutora em Educação pela UFG com pós-doutorado em Educação pela PUC-GO

ROBERTO SIDNEI ALVES MACEDO
Professor Titular da Faculdade de Educação da UFBA. Graduado em Psicologia Clínica e Educacional pelo UniCEUB, mestrado em Educação pela UFBA, doutorado em Ciências da Educação - Universidade de Paris VIII, pós-doutorado em Currículo e Formação pela Universidade de Fribourg na Suíça (2007), Pós-doutorado em Teoria de Currículo pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho-Portugal (2016)

SIMÃO DE MIRANDA
Professor, doutor em Psicologia com pós-doutorado em Educação, autor de 45 livros em Formação de Professores e Literatura Infanto-Juvenil, obras publicadas em Portugal e México, Cidadão Honorário de Brasília

ROSELENE FERREIRA SOUSA
Doutoranda e mestra em Educação Brasileira pela UFC. Técnica da Secretaria Municipal da Educação de Quixadá. Formadora do MAIS PAIC Matemática no Ensino Fundamental. Integrante do grupo GEPENCI/CNPq

TATIANE CUSTÓDIO DA SILVA BATISTA
Graduada em Pedagogia pela UEG - CCSEH Anápolis - GO. Mestre pelo Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da UEG e professora da Rede Municipal de Anápolis