Autores: Jedson Machado Ximenes
TRAJETÓRIA DO PRONERA EM RORAIMA: Realidade e Perspectivas destina-se aos interessados por Educação de Jovens e Adultos em áreas de assentamentos ofertada pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Apresenta uma descrição das instituições de ensino e órgãos fomentadores das ações educativas do PRONERA no estado de Roraima, mapeando os municípios, avaliando a estrutura física, contabilizando o volume de recursos financeiros disponibilizados, verificando as distintas modalidades de ensino, o número de alunos formados em cada modalidade ofertada, seus sonhos e evasão, formação e remuneração dos educadores. Verificou-se, ainda, se o ensino era oferecido de forma contínua e regular e como era aplicada a Pedagogia da Alternância de forma que possibilitasse uma educação libertadora e autônoma. A intenção que norteia a prática pedagógica do PRONERA é pautada na justiça social. Porém, a realidade dos projetos de assentamentos em Roraima evidenciou que os governos não têm comprometimento máximo com a precariedade vivida no campo e que diretamente interfere no processo educacional. Não há interesse sério em proporcionar uma formação integral, uma vez que, frequentemente, negam-se as condições necessárias para se realizar a educação de qualidade. Na prática, percebe-se que a educação ofertada pelo programa visa à regulação social, ou seja, preserva os interesses da ideologia dominante “maquiada” com alguma aparência de justiça social. Mesmo assim, apesar de tanto oportunismo político, o PRONERA foi, em muitos de seus ex-alunos, penhor de melhores dias.
As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1784-3
DOI: 10.24824/978854441784.3
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 126
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
JEDSON MACHADO XIMENES
Nasceu na Paraíba em 1974, licenciado em Educação Física na Universidade Federal da Paraíba em 1999. Fez mestrado em Ciência da Motricidade Humana na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho em 2002 e doutorado em Educação na Universidade Nove de Julho 2014. Atualmente, é professor efetivo do Colégio de Aplicação do Centro de Educação da Universidade Federal de Roraima. Seus estudos e pesquisas atuais situam-se no âmbito da Educação de Jovens e Adultos, com ênfase nos seguintes temas: EJA, PRONERA, história da educação e metodologia científica. É líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação-GEPINTE e participa do Grupo de Pesquisa em Filosofia da Educação-GRUPEFE