Capa do livro: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, EDUCAÇÃO E SAÚDE II:<br>um enfoque multidisciplinar<br>Volume 2<br>COLEÇÃO REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, EDUCAÇÃO E SAÚDE: um enfoque multidisciplinar

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, EDUCAÇÃO E SAÚDE II:
um enfoque multidisciplinar
Volume 2
COLEÇÃO REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, EDUCAÇÃO E SAÚDE: um enfoque multidisciplinar

Autores: Ramon Missias-Moreira - Zenilda Nogueira Sales - Julio Cesar Cruz Collares-da-Rocha - Vera Lúcia Chalegre de Freitas (Orgs.)

livro impresso
de R$ 54,90 por
livro digital
de R$ 54,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

“Representações Sociais, Educação e Saúde: um enfoque multidisciplinar” é uma coletânea de três volumes que socializa parte das produções construídas por um grupo constituído de orientados de graduação e de pós-graduação e por mestres, doutores e pós-doutores incontornáveis sobre o tema da Teoria das Representações Sociais (TRS) das cinco regiões do país, bem como da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Instituto Politécnico de Lisboa em Portugal e do Laboratório de Psicologia Social da Aix-Marseille Université na França. Os livros possuem como objetivo disseminar estudos e pesquisas que têm a TRS como aporte da investigação científica em uma perspectiva interdisciplinar em sua relação com a educação ou com a saúde. Além de evidenciar os debates compartilhados nos grupos e procurar dar resposta aos desafios contemporâneos mediante a interlocução entre diversas linhas de pesquisa, adaptando as reflexões dos objetos de estudo à realidade econômica, política, cultural e, sobretudo, social, dessa sociedade que se encontra em constante transição. Esta obra representa mais uma contribuição para consolidação da TRS, assim, em cada volume apresentado para os leitores, encontram-se as abordagens existentes na TRS, sendo essas: diálogos com conteúdo mental estruturado-cognitivo, avaliativo, afetivo e simbólico de um dado objeto social elaborado pela sociedade tendo como suporte básico: dimensões, campo de representação ou imagem; difusão, propagação e propaganda; objetivação e ancoragem; fenômenos das representações sociais, aspectos teórico-práticos, sociorrepresentacional, entre outras. Dar-se a conhecer que se trata de uma obra com domínios mais alargados, com multiplicidade de enfoques, constituindo-se em Representações Sociais.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1795-9
DOI: 10.24824/978854441795.9
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 244
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, EDUCAÇÃO E SAÚDE II:<br>um enfoque multidisciplinar<br>Volume 2<br>COLEÇÃO REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, EDUCAÇÃO E SAÚDE: um enfoque multidisciplinar

Autores

ALINE ACCORSSI
Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) com período de estágio sanduíche na Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (França). Professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa: Narrativas, Arte, Linguagem e Subjetividade/GIPNALS/UFPel/CNPq

AMANDA MARIA VILLAS BÔAS RIBEIRO
Mestranda em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Estudante do Núcleo de Pesquisa Integrada em Saúde Coletiva/NUPISC/UEFS/CNPq

ANA ISABELLA SOUSA ALMEIDA
Mestranda em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz – ENSP/FIOCRUZ. Estudante do Grupo de Pesquisa Enfermagem e Representações Sociais na Atenção à Saúde/ERAS/UEPA/CNPq

CLEUMA SUELI SANTOS SUTO
Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pesquisadora do Grupo de pesquisa Qualidade de Vida e Envelhecimento Saudável/QUALES/UNEB/CNPq

DAISY DE BRITO REZENDE
Doutora em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Doutora do Departamento de Química Fundamental da USP. Orientadora plena do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP). Líder do Grupo de Pesquisa Linguagem no Ensino de Química/LIEQUI/USP/CNPq

DENISE MARCOS BUSSOLETTI
Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora Associada e Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa: Narrativas, Arte, Linguagem e Subjetividade/GIPNALS/UFPel/CNPq

DENIZE CRISTINA DE OLIVEIRA
Pós-doutora pela Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales e pela Université Paris 8. Doutora em Saúde Pública pela USP. Professora Titular do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social e em Enfermagem, e Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UERJ. Pesquisadora 1A do CNPq. Líder do Grupo Processos Sociocognitivos e Psicossociais do Cuidado de Saúde e Enfermagem de Grupos Populacionais/PSICUIDEN/UERJ/CNPq

ELISÂNGELA BASTOS DE MELO ESPÍNDOLA
Doutora em Science de L’Education pela Université Claude Bernard – Lyon 1. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Estudos Matemáticos e suas Tendências/GPEMATE/UPE/CNPq. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação e Inclusão Social/GPEDIS/UFPE/CNPq

ELIZABETH TEIXEIRA
Pós-doutora pela Universidade de Coimbra e pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Ciências Socioambientais pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Diretora do Centro de Educação em Enfermagem da ABEn Nacional (2016-2019). Professora Emérita da UEPA. Professora Adjunta da UERJ. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Configurações do Mundo do Trabalho, Saúde dos Trabalhadores e Enfermagem/COMUTTE/UERJ/CNPq

IVANEIDE LEAL ATAÍDE RODRIGUES
Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Adjunto e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Líder do Grupo de Pesquisa Enfermagem e Representações Sociais na Atenção à Saúde/ERAS/UEPA/CNPq

IVETE BATISTA DA SILVA ALMEIDA
Doutora em História pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Adjunta e Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Líder do Grupo Interdisciplinar em Educação/GIED/UFU/CNPq e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Gênero e Violência/GEVI/UNIMONTES/CNPq

JEFERSON SANTOS ARAÚJO
Doutor em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Adjunto da Universidade Federal do Sul e Suldeste do Pará (UNIFESSPA). Curso de Saúde Coletiva. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Intervenções de Enfermagem no Processo Saúde Doença/IENPSAD/UEPA/CNPq. Pesquisador do Membro do Grupo de Estudo da Reabilitação de Pacientes Cirúrgicos e Oncológicos/GERPACO/USP/CNPq

JEIMIS NOGUEIRA DE CASTRO
Doutorando em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ/RJ). Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ). Estudante do Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde/LEAS/FIOCRUZ/CNPq

JULIANA LESSA-DE-OLIVEIRA
Especialista pelo Programa de Residência Multiprofissional em Neonatologia com ênfase em Fisioterapia pelo Hospital Sofia Feldman em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais

JULIO CESAR CRUZ COLLARES-DA-ROCHA
Pós-doutor em Psicologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Doutor e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Adjunto e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Líder do Grupo de Pesquisa Representações Sociais e Processos Psicossociais/RESPROS/UCP/CNPq

LUCIANA PESSOA MACIEL
Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Professora Assistente da Universidade de Pernambuco (UPE). Membro do Núcleo Docente Estruturante do Colegiado de Enfermagem da UPE, Campus Petrolina. Pesquisadora do Núcleo de Teorias e Práticas em Saúde, Doença e Cura/NUTEPRAS/UPE/CNPq

MARCOS VINÍCIUS GALDINO LIMA
Graduando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Estudante do Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Representações Sociais e Educação/GIERSE/UFPE/CNPq

MARCOS VOGEL
Doutor em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Coordenador de área do Programa Institucional de Iniciação à Docência da área de Química da Universidade Federal do Espírito Santo (PIBID/UFES/ALEGRE). Professor Adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Linguagem no Ensino de Química/LIEQUI/USP/CNPq

MARIA LÚCIA SILVA SERVO
Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Plena e Professora Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Profissional em Enfermagem e Profissional em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Membro Titular da Academia de Educação de Feira de Santana. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Integrada em Saúde Coletiva/NUPISC/UEFS/CNPq

MARIZETE ARGOLO TEIXEIRA
Pós-doutora pelo Laboratoire de Psychologie Social da Aix-Marseille Université – SCHUMAN – 3 (LPS EA 849). Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Titular do Departamento de Saúde II da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Estudos em Ciências da Saúde e Sociedade/PIESCSS/UESB/CNPq

MIRIAN SANTOS PAIVA
Pós-doutora em Psicologia Social pelo Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa de Portugal. Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Associada e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Líder do Grupo de Pesquisa em Sexualidades, Vulnerabilidades, Drogas e Gênero/SEVUDROG/UFBA/CNPq

PEDRINHO GUARESCHI
Pós-doutor e Doutor pela University of Wisconsin-Madison (EUA). Pós-doutor pela University of Cambridge (Inglaterra), e pela Università degli Studi La Sapienza di Roma (Itália). Professor e Pesquisador 1A do CNPq no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Líder do Grupo Ideologia, Comunicação e Representações Sociais/ICORS/UFRGS/CNPq

RAMON MISSIAS-MOREIRA
Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Enfermagem e Saúde com área de concentração em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Política, Planejamento e Gestão em Saúde/PPGS/UESB/CNPq. Possui trabalhos completos e artigos publicados em Congressos e em Revistas Científicas na Argentina, Brasil, Espanha, Inglaterra e Portugal

REJANE DIAS DA SILVA
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora Associada da UFPE. Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Educação da Universidade da Madeira (Portugal) e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE. Líder do Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Representações Sociais e Educação/GIERSE/UFPE/CNPq.

SÂMELA STEFANE CORRÊA GALVÃO
Residente Multiprofissional em Saúde da Família pela Universidade pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Estudante do Grupo de Pesquisa Enfermagem e Representações Sociais na Atenção à Saúde/ERAS/UEPA/CNPq

SANDRA MARIA GOMES DE AZEVEDO
Doutoranda em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ/RJ). Coordenadora do Projeto Jovens Talentos para a Ciência pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Professora de Biologia da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro. Estudante do Grupo de Pesquisa Clínica Fiocruz em Inovações Terapêuticas para doenças crônicas e infecciosas/ITEDOCRI/FIOCRUZ/CNPq

TANIA CREMONINI DE ARAUJO-JORGE
Pós-doutora pela Université Libre de Bruxelles (Bélgica). Doutora em Ciências Biológicas pela UFRJ. Coordenadora da Área de Ensino da CAPES. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde da FIOCRUZ-RJ. Pesquisadora 1C do CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa Clínica Fiocruz em Inovações Terapêuticas para doenças crônicas e infecciosas/ITEDOCRI/FIOCRUZ/CNPq

TERESA DENIS SILVA
Doutora em Sociologia pelo Instituto Universitário de Lisboa (Portugal). Coordenadora do Gabinete de Apoio ao Estudante e ao Diplomado da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Instituto Politécnico de Lisboa (ESTeSL). Professora Adjunta da ESTeSL. Pesquisadora da Unidade de Monitorização de Indicadores de Saúde do Instituto Politécnico Santarém/UMIS/IPS/PT

THAIARA MAGRO PEREIRA
Mestranda em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Estudante do Grupo de Pesquisa Linguagem no Ensino de Química/LIEQUI/USP/CNPq

THÉMIS APOSTOLIDIS
Doutor em Psicologia. Diretor do Laboratoire de Psychologie Social (LPS EA 849), do Polo de Psicologia Ciências da Educação da Aix-Marseille Université – SCHUMAN – 3. Professor PhD HDR de Psicologia Social da Université de Provence (França)

VALÉRIA ALVES DA SILVA NERY
Doutora em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Mestre em Enfermagem e Saúde com área de concentração em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Política, Planejamento e Gestão em Saúde/PPGS/UESB/CNPq

VERA LÚCIA CHALEGRE DE FREITAS
Em estágio Pós-doutoral pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco (UPE). Coordenadora do Subprojeto Interdisciplinar (Ciências Biológicas e Pedagogia) do PIBID/UPE/CAPES. Líder do Grupo Interdisciplinar de Representações Sociais e Formação em Educação e Meio Ambiente/GIRSFEMA/UPE/CNPq

VIVIANE DE BONA
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora Adjunta da UFPE. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidad del Salvador (Argentina). Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Inclusão Social/GPEDIS/UFPE/CNPq

WASHINGTON DA SILVA SANTOS
Doutorando em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professor Assistente do Departamento de Saúde I da UESB. Pesquisador do Grupo de Estudos Filosóficos em Representações Sociais/GEFRS/UESB/CNPq

WESLEY MARVEN DE FREITAS SILVA
Mestre em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável pela Universidade de Pernambuco (UPE). Atualmente é aluno especial do Programa de Pós-graduação (Doutorado) em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pesquisador do Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Representações Sociais e Educação/GIERSE/UFPE/CNPq

ZENILDA NOGUEIRA SALES
Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Plena do Departamento de Saúde II da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Líder do Grupo de Estudos Filosóficos em Representações Sociais/GEFRS/UESB/CNPq