Autores: Ramon Missias-Moreira - Zenilda Nogueira Sales - Vera Lúcia Chalegre de Freitas - Denize Cristina de Oliveira (Orgs.)
“Representações Sociais, Educação e Saúde: um enfoque multidisciplinar” é uma coletânea de três volumes que socializa parte das produções construídas por um grupo constituído de orientados de graduação e de pós-graduação e por mestres, doutores e pós-doutores incontornáveis sobre o tema da Teoria das Representações Sociais (TRS) das cinco regiões do país, bem como da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Instituto Politécnico de Lisboa em Portugal e do Laboratório de Psicologia Social da Aix-Marseille Université na França. Os livros possuem como objetivo disseminar estudos e pesquisas que têm a TRS como aporte da investigação científica em uma perspectiva interdisciplinar em sua relação com a educação ou com a saúde. Além de evidenciar os debates compartilhados nos grupos e procurar dar resposta aos desafios contemporâneos mediante a interlocução entre diversas linhas de pesquisa, adaptando as reflexões dos objetos de estudo à realidade econômica, política, cultural e, sobretudo, social, dessa sociedade que se encontra em constante transição. Esta obra representa mais uma contribuição para consolidação da TRS, assim, em cada volume apresentado para os leitores, encontram-se as abordagens existentes na TRS, sendo essas: diálogos com conteúdo mental estruturado-cognitivo, avaliativo, afetivo e simbólico de um dado objeto social elaborado pela sociedade tendo como suporte básico: dimensões, campo de representação ou imagem; difusão, propagação e propaganda; objetivação e ancoragem; fenômenos das representações sociais, aspectos teórico-práticos, sociorrepresentacional, entre outras. Dar-se a conhecer que se trata de uma obra com domínios mais alargados, com multiplicidade de enfoques, constituindo-se em Representações Sociais.
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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1813-0
DOI: 10.24824/978854441813.0
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 238
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
ALEXANDRE DA SILVA DE PAULA
Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Doutor da Fundação Educacional de Votuporanga (UNIFEV). Psicólogo Escolar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus de Votuporanga. Pesquisador do Observatório de Violência e Práticas Exemplares/OVIPE/USP/CNPq
ANGELA ELIZABETH LAPA COÊLHO
Pós-Doutora e Doutora em Psicologia Social pela University of Manitoba (Canadá). Professora Adjunta do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação e Intervenção Psicológica/GEPAIP/UFGD/CNPq e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Humano em Situações de Risco Social e Pessoal/DEHUSIRSPE/UFRGS
CAMILA LIMA MIRANDA
Doutoranda em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Estudante do Grupo de Pesquisa Linguagem no Ensino de Química/LIEQUI/USP/CNPq e do Grupo de Pesquisa Contexto Escolar, Processos Identitários na formação de Professores e Alunos da Educação Básica
DAISY DE BRITO REZENDE
Doutora em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Doutora do Departamento de Química Fundamental da USP. Orientadora plena do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP). Líder do Grupo de Pesquisa Linguagem no Ensino de Química/LIEQUI/USP/CNPq
DENIZE CRISTINA DE OLIVEIRA
Pós-doutora pela Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales e pela Université Paris 8. Doutora em Saúde Pública pela USP. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UERJ. Pesquisadora 1A do CNPq. Líder do Grupo Processos Sociocognitivos e Psicossociais do Cuidado de Saúde e Enfermagem de Grupos Populacionais/PSICUIDEN/UERJ/CNPq
GLÁUCIA ALEXANDRE FORMOZO
Doutora em Psicologia Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Professora Adjunta II do curso de Enfermagem e Obstetrícia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Processos Sociocognitivos e Psicossociais do Cuidado de Saúde e Enfermagem de Grupos Populacionais/PSICUIDEN/UERJ/CNPq
JAÏS TROIAN
Doutor em Psicologia Social pelo Laboratoire de Psychologie Social (LPS EA 849), do Polo de Psicologia Ciências da Educação da Aix-Marseille Université – SCHUMAN – 3
JULIO CESAR CRUZ COLLARES-DA-ROCHA
Pós-doutor em Psicologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Doutor e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Adjunto e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Líder do Grupo de Pesquisa Representações Sociais e Processos Psicossociais/RESPROS/UCP/CNPq
LEILA CLEURI PRYJMA
Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Pitanga. Líder do Grupo de Pesquisa Representações Sociais, Subjetividade e Identidades/RESSUBI/IFPR/CNPq. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Políticas, Formação do Professor, Trabalho Docente e Representações Sociais/POFORS/PUC/PR/CNPq
MARCO ANTONIO DA LUZ NERIS
Doutorando em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Psicólogo da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF). Estudante do Grupo de Pesquisa Geracionalidade, Violência e Imaginário/GEVIM/UCB/CNPq
MARIA LÚCIA DUARTE PEREIRA
Pós-doutora pela Johannes Kepler Universität, Linz-Áustria. Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Adjunto e Permanente do Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Líder do Grupo de Pesquisa Clínica e Epidemiologia das Doenças Infecciosas e Parasitárias/CEDIP/UECE/CNPq
MARIA LÚCIA SILVA SERVO
Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Plena e Professora Permanente dos Programas de Pós-graduação em Saúde Coletiva, Profissional em Enfermagem e Profissional em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Membro Titular da Academia de Educação de Feira de Santana. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Integrada em Saúde Coletiva/NUPISC/UEFS/CNPq
MONIQUE DA COSTA SILVA
Mestre em Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Professora I de Educação Especial da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC). Estudante do Grupo de Pesquisa Representações Sociais e Processos Psicossociais/RESPROS/UCP/CNPq
NICOLLE SILVA DOS SANTOS
Pós-Graduação em Enfermagem em Terapia Intensiva pelo: Institutos Superiores de Ensino do Censa ISENSA – Campos dos Goytacazes/RJ. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
PAMELA STALIANO
Doutora em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde pela Universidade de Brasília (UnB). Professora Adjunta e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Líder do Grupo de Pesquisa Estudos e Pesquisas em Avaliação e Intervenção Psicológica/GEPAIP/UFGD
PRISCILA DE VASCONCELOS MONTEIRO
Doutora em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Enfermeira da Maternidade Escola Assis Chateaubriand. Líder do Grupo de Pesquisa Clínica e Epidemiologia das Doenças Infecciosas e Parasitárias/CEDIP/UECE/CNPq
RAMON MISSIAS-MOREIRA
Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professor da Rede de Ensino de Dias D’Ávila. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Política, Planejamento e Gestão em Saúde/PPGS/UESB/CNPq. Possui trabalhos completos e artigos publicados em Congressos e em Revistas Científicas na Argentina, Brasil, Espanha, Inglaterra e Portugal
REBECCA MARIA OLIVEIRA DE GÓIS
Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Professora Adjunta I da Universidade Tiradentes (UNIT). Pesquisadora da Liga Acadêmica de Enfermagem em Gestão em Saúde/LAEGS/UNIT/CNPq
RODRIGO LEITE HIPÓLITO
Doutor em Enfermagem pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Processos Sociocognitivos e Psicossociais do Cuidado de Saúde e Enfermagem de Grupos Populacionais/PSICUIDEN/UERJ/CNPq
SERGIO KODATO
Pós-doutor pela Universitat Autònoma de Barcelona (Espanha). Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Doutor da USP de Ribeirão Preto e Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da USP-RP. Líder do Grupo de Pesquisa Observatório de Violência e Práticas Exemplares/OVIPE/USP/CNPq
SYLVAIN LEDUC
Doutor em Psicologia do Trabalho. Professor de Psicologia da Travail-Ergonomie Ergonome Europeia. Chefe da Validação da Experiência Adquirida e Profissional do Departamento de Hygiène Sécurité et Environnement VAE/VAP HSE. Pesquisador do Laboratoire de Psychologie Social (LPS EA 849), do Polo de Psicologia em Ciências da Educação da Aix-Marseille Université – SCHUMAN – 3
TADEU LESSA DA COSTA
Doutor em Psicologia Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Professor Adjunto III do Curso de Enfermagem e Obstetrícia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Processos Sociocognitivos e Psicossociais do Cuidado de Saúde e Enfermagem de Grupos Populacionais/PSICUIDEN/UERJ/CNPq
THÉMIS APOSTOLIDIS
Doutor em Psicologia. Diretor do Laboratoire de Psychologie Social (LPS EA 849), do Polo de Psicologia Ciências da Educação da Aix-Marseille Université – SCHUMAN – 3. Professor PhD HDR de Psicologia Social da Université de Provence (França)
THIERRY JG SALMON
Doutorando em Psicologia Social pelo Laboratoire de Psychologie Social da Aix-Marseille Université – SCHUMAN – 3 (LPS EA 849). Especialista em negócios e administração sobre a prevenção e gestão de stress no trabalho e os riscos psicossociais pela Aix-Marseille Université (França). Pesquisador do Laboratoire de Psychologie Social (LPS EA 849), do Pólo de Psicologia Ciências da Educação da Aix-Marseille Université – SCHUMAN – 3
VERA LÚCIA CHALEGRE DE FREITAS
Em estágio Pós-doutoral pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco (UPE). Coordenadora do Subprojeto Interdisciplinar (Ciências Biológicas e Pedagogia) do PIBID/UPE/CAPES. Líder do Grupo Interdisciplinar de Representações Sociais e Formação em Educação e Meio Ambiente/GIRSFEMA/UPE/CNPq
VERA MARIA NIGRO DE SOUZA PLACCO
Pós-doutora pela École des Hautes Études em Sciences Sociales (França). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Orientadora plena do Programa de Pós-graduação em Educação: Psicologia da Educação da PUC/SP. Pesquisadora PQ2 do CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa Contexto Escolar, processos Identitários na Formação de Professores e Alunos da Educação Básica/PUCSP/CNPq
VICENTE DE PAULA FALEIROS
Pós-doutor pela École des Hautes Études en Sciences Sociales na França. Pós-doutor e Doutor pela Universidade de Montréal (Canadá). Professor emérito da Universidade de Brasília (UnB). Pesquisador 1A do CNPq. Professor dos Programas de Pós-Graduação em Gerontologia e em Psicologia da Universidade Católica de Brasília (UCB). Líder do Grupo de Pesquisa Geracionalidade, Violência e Imaginário/GEVIM/UCB/CNPq
ZENILDA NOGUEIRA SALES
Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Plena do Departamento de Saúde II da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Líder do Grupo de Estudos Filosóficos em Representações Sociais/GEFRS/UESB/CNPq