Capa do livro: ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: <br>diálogos interdisciplinares

ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA:
diálogos interdisciplinares

Autores: Eduardo Gomes Onofre - Francisco Ferreira Dantas Filho - Zélia Maria de Arruda Santiago (Organizadores)

livro impresso
de R$ 54,90 por
livro digital
de R$ 54,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Os trabalhos expostos neste livro divulgam pesquisas desenvolvidas por mestrandos pesquisadores do programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Ciências (PPGECEM/UEPB) e respectivos orientadores (as). As pesquisas focalizam questões teóricas da educação e sua prática escolar, portanto direcionadas a pesquisadores, estudantes e profissionais interessados neste campo de atuação e pesquisa, principalmente no que tange a Educação Matemática e o Ensino de Ciências.
Os temas tratados neste livro referem-se ao compromisso social da Universidade em divulgar e aplicar saberes técnico-científicos produzidos academicamente baseados numa proposta inclusiva e interdisciplinar. As pesquisas problematizam temas recorrentes no espaço escolar, como a inclusão, violência, diversidades, respeito, saberes pedagógicos, fazeres docentes, aprendizagem, avaliação, metodologia, tecnologias, livro didático, etnomatemática, memória e outros. Estes temas apresentam discussões teórico-metodológicas atreladas a propostas didático-pedagógicas aplicáveis na Educação Matemática e no Ensino de Ciências.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1720-1
DOI: 10.24824/978854441720.1
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 248
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: <br>diálogos interdisciplinares

Autores

ADRIANA PERPÉTUA FIGUEIREDO PAULISTA
Possui ensino-médio pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2014). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química.

ANA LUIZA DE QUADROS
Graduada em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria e em
Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ. Doutorada em Educação pela UFMG, tendo desenvolvido pesquisa sobre a formação de professores de Química para o Ensino Superior. Atualmente é professora adjunta no Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando no setor de Ensino de Química. Experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química e desenvolve pesquisa nas linhas de ensino e aprendizagem em Química e formação de professores de Química e Ciências. Atua, ainda, no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFMG.

ANYELLE DA SILVA PEREIRA
Graduação em Química (UFRN). Atuou como bolsista do PIBID-Química. Produziu trabalhos nacionais e internacionais na área de educação em química e participou de congressos e seminários na área de atuação. Atualmente cursa uma Pós-Graduação em Ciências Naturais e matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte-IFRN.

ALEXSANDRO COELHO ALENCAR
Doutorando (UNESP). Mestre (UEPB). Graduação Licenciatura em Matemática (Urca). Especialização em Matemática: Geometria Euclidiana (URCA). Atua como professor do ensino superior nos cursos de Matemática e Pedagogia. Atuou na URCA. Desenvolve pesquisa em História da Educação Matemática no Brasil e Formação de Professores de Matemática.

CARLOS NECO DA SILVA JÚNIOR
Bacharel, Licenciatura e Mestre em Química. Professor adjunto, nível II (UFRN), desenvolve trabalhos na área educação químicos, atuando com os seguintes temas: Educação à distância em Química, dificuldades de aprendizagem de conceitos químicos e estratégias de ensino em química.

DAYSE DA NEVES MOREIRA
Graduação em Bacharelado e Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Pelotas. Mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal de Santa Maria, na área de Química de Heterociclos e doutorado e pós-doutorado na mesma área pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora da Universidade Federal da Paraíba, nível Adjunto, no Campus de Areia.

EDUARDO GOMES ONOFRE (ORGANIZADOR)
Graduação em Licenciatura e Formação em Psicologia (UNIPÊ). Mestrado em Desenvolvimento Humano (UFPB). Doutor em Sociologia – Universidade de Strasbourg (França). Professor da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB atuando tanto na graduação como na Pós-graduação (docente permanente do Mestrado Ensino de Ciências e Educação Matemática). Experiência na área de Educação e Sociologia, com ênfase em Educação Inclusiva e Inclusão Social das pessoas com deficiência. Parecerista (reviewer) de livros e artigos científicos, assim como de trabalhos científicos em eventos nacionais e internacionais.

FERNANDA MARUR MAZZÉ
Graduação em Química (USP) Ribeirão Preto. Mestrado em Química (USP-RP), doutorado em Química (USP-RP) e Pós-Doutorado (USP)-São Carlos. Professora adjunta II do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atuando principalmente nos cursos de Licenciatura em Química e de Bacharelado em Química. Atualmente é coordenadora do subprojeto PIBID-Química da UFRN. Membro da equipe do Programa de Licenciaturas Internacionais, com os projetos interdisciplinares envolvendo alunos de licenciatura em Química, Biologia, Física e Matemática da UFRN, aprovados em 2012 e 2013. Está na coordenação dos cursos de graduação em Química da UFRN.

FRANCISCO FERREIRA DANTAS FILHO (ORGANIZADOR)
Graduado em Licenciatura em Química (UEPB), Pós-Graduação em Estudos Políticos e Estratégicos (ADESG), Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPB). Doutorado em Engenharia de Processos (UFCG). Professor adjunto no Departamento de Química (UEPB), Campus I. Atua nas áreas de Ensino de Química e Química, desenvolvendo pesquisa nas linhas de ensino e aprendizagem em Química, Biomassa, biodiesel, bio-óleo e bio-álcool. Vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM/UEPB). Líder do Grupo de Pesquisa em Metodologias para a Educação em Química (GPMEQ/UEPB). Coordenador da Olimpíada Paraibana de Química (OPBQ), vinculado ao Programa Nacional Olimpíadas de Química (PNOQ) e do projeto Ações Construtivas para o Conhecimento em Química nas Escolas Públicas da Paraíba (CAPES).

FILOMENA M. G. S. C. MOITA
Pedagoga, Especialista, Mestrado e Doutorado em Educação (UFPB). Professora da UEPB, faz parte do Programas de Pós-graduação Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática e Mestrado Profissional em Formação de Professores da Educação Básica (UEPB). Coordenadora do Grupo de Pesquisa TDAC-Tecnologias Digitais e Aquisição do Conhecimento (cadastrado no CNPq desde 2002), pesquisadora da ANPEd, sócia da Sociedade Brasileira de Educação Matemática-SBEM, membro da Rede Brasileira de Jogos eletrônicos e da Comunidade Científica Portuguesa de Videojogos. Líder e pesquisadora de grupos de pesquisa cadastrados no CNPq.

GILBERLÂNDIO NUNES DA SILVA
Graduação em licenciatura plena em Química (UEPB). Mestrado em Química (UFRN). Desenvolve pesquisa nos temas: ensino de Química, educação, softwares educativos, educação ambiental, ambiente saudável e consciência ambiental.

GLEICE DE AQUINO SOUZA
Graduanda de licenciatura em Química (UEPB). Pesquisadora na área de desenvolvimento de metodologia para a síntese de organotiocianatos e cetotiocianatos. Experiência como professora de curso pré-vestibular.

JOSÉ LAMARTINE DA COSTA BARBOSA
Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Regional do Nordeste-URNE, Mestre em Educação (UFPB), Doutorado em Ensino, Filosofa e História das Ciências (UFBA). Professor do Departamento de Matemática (UEPB) atuando na graduação na área de Educação Matemática e na pós-graduação no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, especialidade em História da Matemática, líder do grupo de pesquisa Ensino de Ciências cadastrado no CNPq.

LUCAS HENRIQUE VIANA
Graduando em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Bolsista PIBIC cota 2016/2017, Participa como membro do grupo de pesquisa TDAC (Tecnologias Digitais e Aquisição do Conhecimento) e como monitor de Matemática no curso preparatório para o vestibular da UEPB, o Pró-ENEM. Além disso, tem experiência nas áreas de Matemática, com ênfase em Educação Matemática e também na montagem e manutenção de computadores e web design.

LUCIANA MARIA DE SOUZA MACEDO
Graduação em Matemática (URCA). Especialização em matemática pela Universidade regional do Cariri e em Psicopedagogia Escolar pela Faculdade de Juazeiro do Norte. Atuou na Educação Básica. Ministrou cursos de formação de professores de matemática da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio. Professora do Curso de Licenciatura em Matemática na URCA. Ministra disciplinas de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado. Experiência na área de Educação, com ênfase em Prática de Ensino, Estágio Supervisionado, Formação de Professores e Metodologia do Ensino da Matemática.

MARCOS ANTÔNIO BARROS
Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências – UFBA. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Matemática e do Departamento de Física – UEPB.

MARIA CÉLIA DE ASSIS
Graduação em Ciências Econômicas pela Fundação Francisco Mascarenhas-Patos-PB. Graduação em Pedagogia (UNIPÊ). Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-Porto Alegre-RS. Doutorado em Sociologia da Educação pela Université Paul Valéry-Montpellier-3-França. Professora titular da UEPB. Experiência na área de Educação, atuando nos seguintes temas: educação pratica pedagógica, avaliação, aprendizagem e prática educativa.

MARIA LUIZA SILVA TUPY BOTELHO
Licenciada em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Participação no Projeto de imersão à docência no Colégio Técnico (COLTEC-UFMG). Bolsista do PIBID-UFMG.

PAULO CÉSAR GEGLIO
Graduação em Filosofa. Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade e doutorado em Educação/Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor adjunto da UEPB. Experiência na área de Educação, pesquisando sobre formação de professores, prática pedagógica e relações entre ensino e aprendizagem escolares, de maneira geral e no ensino de ciências. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Formação Docente, do Centro de Educação da UFPB, do Grupo de Pesquisa Grecomvida (UEPB) e Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências Naturais.

PAULO GONÇALO FARIAS GONÇALVES
Licenciado em Matemática (URCA). Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (UFRN). Professor Assistente A da UFCA, campus Brejo Santo. Coordenador do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática dessa mesma instituição. Experiência como professor e pesquisador nas seguintes linhas de pesquisa: Métodos e Técnicas
de Ensino; Educação Matemática; Etnomatemática.

PEDRO LUCIO BARBOZA
Doutor em Ensino, Filosofa e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Professor da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB.

RAILTON BARBOSA DE ANDRADE
Doutorado em Química (UFPB), pesquisa em “Estudo Químico-Quântico da Estabilidade das N-alquil Nitrosaminas Neutras e Protonadas”. Experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química, atuando nos seguintes temas: Química Teórica, Estudo Teórico de Mecanismos de Reações Orgânicas, Estados Excitados/Fotodissociação de N-nitrosaminas e Ensino de Química. Graduação em Licenciatura Plena em Química (UEPB) e Mestre em Química (UFPB).

RENAN GOMES TRINDADE
Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB; Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba, membro integrante do grupo de pesquisa em Tecnologia Digital e Aquisição de Conhecimento (TDAC) desde 2014, possui conhecimento nas áreas de Educação e Tecnologias Digitais.

RÔMULO TONYATHY DA SILVA MANGUEIRA
Mestrando PPGECEM (UEPB). Licenciatura em Matemática (UFCG). Áreas de interesse: Tendências da Educação Matemática, Modelagem Matemática e Projetos de Edifcações Sustentáveis.

SILVANA ELOISA DA SILVA RIBEIRO
Licenciatura Plena em Ciências Sociais (UFPB). Mestrado em Sociologia Rural (UFPB). Doutorado em Sociologia (UFPE). Professora associada I (UFCG). Interesse de pesquisa: Meio ambiente, Sustentabilidade, Educação ambiental, Memória coletiva, Envelhecimento e Alfabetização de adultos e idosos.

SILVANIO DE ANDRADE
Graduação em Matemática, Universidade Federal de Sergipe (1991), mestrado em Educação Matemática, Universidade Estadual Paulista Campus de Rio Claro (1998), doutorado em Educação, na área de Ensino de Ciências e Matemática, pela Universidade de São Paulo (2008). Professor na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), atuando na graduação, Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (UEPB).

VICTOR AUGUSTO BIANCHETTI RODRIGUES
Mestrando em Ensino de Ciências (UFMG). Graduado em Química Licenciatura (UFMG). Técnico em Química pelo Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais. Professor de Química e leciona para turmas do Ensino Médio Regular e para turmas de Educação para Jovens e Adultos.


ZÉLIA MARIA DE ARRUDA SANTIAGO (ORGANIZADORA)
Pedagogia (UEPB). Letras (UFCG). Especialização (UEPB). Mestrado (UEPB). Doutorado (UFPB). Professora Departamento de Educação (UEPB), Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar (UEPB), Universidade Aberta à Maturidade (UAMA/UEPB), Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Ciências (PPGECEM/UEPB). Interesse de pesquisa: formação continuada, alfabetização, multiletramentos, leitura e escrita, oralidade em sala de aula, intergeracionalidade.