Capa do livro: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:<br>indícios de mudanças<br>Volume 31

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:
indícios de mudanças
Volume 31

Autores: Uirá de Siqueira Farias - Valdilene Aline Nogueira - Daniel Teixeira Maldonado (Orgs.)

livro impresso
de R$ 51,00 por
livro digital
de R$ 51,00 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Essa obra traz indícios de mudanças nas práticas pedagógicas na Educação Física. Nela, as/os professoras(es)/autoras(es) ressignificam as teorias por elas/es estudadas, produzindo uma intencionalidade pedagógica que torna essa área de conhecimento um componente curricular de extrema relevância para todos os ciclos da Educação Básica

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1817-8
DOI: 10.24824/978854441817.8
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 224
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:<br>indícios de mudanças<br>Volume 31

Autores

ALINE RODRIGUES SANTOS
Professora e Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Vinhedo. Atua como formadora de Professores no projeto da Rede Municipal “Quintais da Infância” e se dedica estudar sua prática pedagógica, principalmente nos seguintes temas: metodologia de projetos, educação física escolar e recursos didáticos

BRUNO FREITAS MEIRELES
Mestrado em Educação Física (2015) na linha de pesquisa Educação Física, Escola e Sociedade pela Universidade São Judas Tadeu – USJT. Tem experiência de mais de 08 anos na área de Gestão de Políticas Públicas em Educação e Esporte, com ênfase em aspectos pedagógicos, curriculares e de gestão escolar. Foi Avaliador e Professor Formador de Programas e projetos vinculados ao Ministério da Educação (MEC), Ministério do Esporte (ME) e Universidade Federal do Rio grande do Sul (UFRGS). Atuou como Coordenador Pedagógico na Secretaria de Educação de Diadema e como Coordenador de Serviço Educacional/Coordenador de Projetos na Secretaria de Educação de Santo André. Professor Adjunto na Universidade Anhanguera de São Paulo atuando em cursos de graduação com foco em disciplinas como Didática, Metodologia e Práticas de ensino e Pesquisa Científica. Graduado em Educação Física (2007) pela Universidade Metodista de São Paulo, graduando em Pedagogia pela Universidade Cidade de São Paulo – UNICID possui Especialização em Recreação e Lazer pelas Faculdades Integradas de Santo André – FEFISA, Pedagogia do Esporte (2016) e Educação Física Escolar (2017) pelo Instituto A Vez do Mestre – AVM. Professor de Educação Física efetivo da rede municipal de Santo André. Consultor Técnico em Educação e Formador da Elos Educacional

CAMILA RITA LÉLIS
Mestre em Letras pela Universidade Federal de Viçosa. Licenciada em Letras pela Universidade Federal de Viçosa. Licenciada em Pedagogia. Atua principalmente nos seguintes temas: formação do leitor e leitura e produção textual. Atuou como Monitora de Língua Portuguesa do Colégio de Aplicação COLUNI (2010 a 2013). Atua como professora de Língua Portuguesa e Literatura do Ensino Médio da Cooperativa Educacional de Viçosa – COEDUCAR

CARLOS ALEXANDRE FALCONI
Bacharel em Educação Física Pela Universidade São Caetano do Sul (2009). Licenciado em Educação Física pela Faculdade Diadema (2008). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2012). Pós-Graduado (Lato-Sensu) em Educação para a Diversidade e Cidadania, pela Universidade Campos Elíseos-SP (2012). Atualmente realiza mestrado acadêmico em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu, na linha de Prevenção e Promoção em Saúde. Atua a sete anos na área de Educação Física, com treinamento esportivo, treinamento personalizado e Educação Física escolar. É professor de Educação Física das redes municipais de São Paulo e Diadema, atendendo a educação fundamental I e II, e a projetos esportivos no contra turno escolar

CLÁUDIO APARECIDO DE SOUSA
Bacharel e Licenciado em Educação Física. Graduado em Pedagogia e Mestrando em Educação pela Universidade Nove de Julho. Especialista em Atividade Física Adaptada e Saúde pela Universidade Gama Filho. Especialista em Psicomotricidade pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba. Professor de Educação Física no Ensino Fundamental I nas prefeituras de Santo André e São Bernardo do Campo

CRISTIANE APARECIDA ALVES QUEDAS
Pós-graduanda do curso Nutrição e Exercício Aplicado a Prevenção e ao Tratamento de Doenças (Fisiopatologia Humana) pela Estácio. Estudante do último semestre de Bacharel em Educação Física pela Universidade Guarulhos (UnG). Apresentação de trabalho intitulado Avaliação do índice de massa corporal, circunferência da cintura e nível de atividade física de profissionais de um hospital público de Guarulhos-SP, no I Congresso Multiprofissional de Saúde e Bem Estar – UnG, 2017. Instrutora de Boxe formada pela Liga Sorocabana de Boxe em 2016. Praticante de boxe desde 2009. Nutricionista formada pelas Faculdades Integradas Torricelli em 2007. Servidora Pública de Guarulhos desde 2001, atuando como Técnica de enfermagem e Atendente do Sistema Único de Saúde (SUS)

DANIEL BOCCHINI
Doutor em Educação. Mestre em Educação Física. Licenciado em Educação Física e Pedagogia. Atualmente é professor de educação física da Prefeitura Municipal de São Paulo. Tem como linha de pesquisa a educação física escolar e as suas concepções teóricas, tendo como ênfase o currículo cultural. Na área da Educação, pesquisa a educação superior e as relações étnico-raciais

DANIEL TEIXEIRA MALDONADO
Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2008). Especialista em Educação Física Escolar (2010) e em Pedagogia dos Esportes (2012) pela Universidade Gama Filho. Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2012). Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2016). Atuou como professor efetivo de Educação Física na Secretaria Estadual de Educação (2010-13), na Secretaria Municipal de Educação (2010-15) e no Centro Paula Souza (2014-15) no Ensino Fundamental, Médio e Técnico em São Paulo. Atualmente é professor de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo atuando no Ensino Médio e nas Licenciaturas de Geografia e Matemática, no Curso de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional de Nível Médio e no Curso de Turismo

ELISABETE DOS SANTOS FREIRE
Licenciada (1990) e Mestre (1999) em Educação Física pela Universidade de São Paulo e Doutora (2012) em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Atua como Professora nos Cursos de Graduação e de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu. Atuou, também, com o Ensino da Educação Física na Escola, trabalhando nos diferentes níveis de ensino da Educação Básica, o que motivou a escolha da principal linha de pesquisa a qual se dedica: Educação Física, Escola e Currículo. Nos últimos anos tem desenvolvido pesquisas sobre os saberes escolares a serem aprendidos nas aulas de Educação Física e, especialmente, sobre a construção de valores na escola. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física, Escola e Currículo – GEPEFEC

FERNANDA BUONOME EL KHOURI
Graduação em Educação Física pelo Centro Universitário FMU (2002). Especialização em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP (2005). Especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Gama Filho (2009). Mestrado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2014). Graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2016). Atualmente trabalha como professora de Educação Física nas Redes Estadual e Municipal de São Paulo

GISELE DA SILVA SOARES
Graduada em licenciatura plena de Educação Física na faculdade de Educação Física de Santo André (2005) e Pedagogia pela Universidade Nove de julho (2011). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade São Luis (2013) e em lazer e Recreação na Faculdade de Educação Física de Santo André (2008). Atuou na área da Educação Física Escolar: no ensino fundamental I, II e médio pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, como Coordenadora de lazer e Recreação do Projeto Expresso Lazer da cidade de Santo André e Professora de Informática e Tecnologias na EJA da Prefeitura de Santo André. Atua desde 2007 como Professora de Educação Física Escolar da Educação Infantil e Ensino Fundamental I na Prefeitura de Santo André. Mestranda na Universidade Municipal de São Caetano do Sul em Docência e Gestão Educacional

GRACIELE MASSOLI RODRIGUES
Licenciada em Educação Física e Especialista em Educação Física para Pessoas com Deficiência (Universidade Federal de Uberlândia – 1994) possui Mestrado e Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e (2002). Tem experiência na área de Educação Física e Dança nos contextos escolares e não escolares atuando principalmente nos seguintes temas: educação física adaptada, esporte adaptado, educação física inclusiva, envelhecimento e atividade física, grupos de convivência de idosos, deficiência e envelhecimento. Coordena o Grupo de Estudos em Educação Física e Pessoas com Deficiência na Universidade São Judas Tadeu. Atualmente é professora titular da Escola Superior de Educação Física de Jundiaí e no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação Física e em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu

JULIANA DO NASCIMENTO
Graduada em Educação Física pela FACULDADE DE EDUCACAO FISICA DE SANTO ANDRE (2007) e Direito pela UNIVERSIDADE BRÁZ CUBAS (1996). Especializada em Psicopedagogia Institucional (2013) e Exercício Físico Aplicado para Grupos Especiais (2010). Atualmente é Professora de Educação Física Escolar da Prefeitura de Santo André e integrante do grupo de estudo curricular do mesmo município. Tem experiência na área de Educação Física Escolar e Adaptada desde 2005

LEANDRO CORREA BOLOGNA
Possui graduação em Educação Física pela FACULDADE DE EDUCACAO FISICA DE SANTO ANDRE (2005), Pós-Graduação lato Sensu em Educação Especial e Psicomotricidade, concluído em 2016 pela Faculdade de Educação São Luis, Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia com ênfase em Educação Especial, concluído em 2017 pela Faculdade de Educação São Luis. Atualmente é professor de educação física da Prefeitura Municipal de Santo André, atua na educação infantil, fundamental I e no Núcleo de apoio a Natação Adaptada de Santo André. Possui experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física

LEANDRO PEDRO DE OLIVEIRA
Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Guarulhos (2004-2006); Especialização em Esporte Escolar pela Universidade Estadual de Campinas (2007-2008); Especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de São Carlos (2008-2010); Mestrado em Educação pela Universidade Nove de Julho (2010-2012). Atualmente é Diretor de Escola na Rede Municipal de São Paulo; Professor de Educação Física na Rede Estadual de São Paulo, na Universidade Guarulhos (curso de Educação Física) e no “Cursão Santa Rita”. É organizador e coautor do livro “Manifestações Culturais Radicais nas aulas de Educação Física escolar”, publicado pela editora CRV. Tem experiência com Formação de Professores desde 2008 e em Cursos preparatórios para concurso público na área docente desde 2009

MARIA DAS DORES GONÇALVES CODECEIRA DOS SANTOS
Professora de Educação Física e atua nos anos iniciais do Ensino Fundamental na rede estadual de ensino

MILENA PEDRO DE MORAIS
Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André (2004). Experiência na área de Educação Física, Educação Física Adaptada e Treinamento Esportivo na área da Natação. Pós-graduada em Treinamento Desportivo pela FMU (2006) e em Psicologia Esportiva pela Universidade Gama Filho (2013). Atua hoje como Coordenadora do Paradesporto na Prefeitura Municipal de Itanhaém e Programa Paradesporto, o qual atende alunos com deficiência física, visual, auditiva e/ou intelectual da rede regular de ensino. Professora no curso de Educação Física na Faculdade de Peruíbe/Unisepe, Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu e Doutoranda na mesma universidade

ORLANDO MARREIRO DE SOUZA JÚNIOR
Graduado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André – FEFISA (1994), pós-graduação lato sensu (especialização) em educação física escolar – educação motora pela FEFISA/ UNICAMP (1996), graduação em Pedagogia pela Universidade Bandeirante de São Paulo – UNIBAN (2006), mestrado em Ciências do Movimento pela Universidade Guarulhos – UnG (2003), mestrado em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo – UMESP (2007), pós-graduação lato sensu (especialização) em Planejamento, implementação e gestão da educação à distância pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2014). Formado/ Especialista em Artes Marciais (Modalidade – Kung Fu Vietnamita) pela União Qwan Ki Do Brasil – 1995/ Atual). Tem experiência na área de Educação Física para escolas, clubes, clínicas, academias, empresas, equipes multidisciplinares e trabalhos personalizados. Atuou na Docência do Ensino Superior em: (Ginástica, Musculação, Artes Marciais e Metodologia da Pesquisa), COORDENADOR UNIVERSITÁRIO por 3 anos GESTÃO E SUPERVISÃO EDUCACIONAL/ ESPORTIVA. Coordenador de atividades desenvolvidas nos cursos da Universidade, contratando, avaliando e acompanhando os trabalhos desenvolvidos pelo corpo docente sob sua supervisão. Avaliador do conteúdo programático e bibliografia utilizada nos cursos sob sua supervisão, detectando necessidades, recebendo e discutindo com o corpo docente as alterações e inovações que se faziam necessárias. Gestor acompanhando e desenvolvendo os processos para avaliação e reconhecimento de cursos junto a comissões do MEC. Agente de Orientação e Fiscalização pelo CREF4/SP (2009) e professor de Educação Física pela Prefeitura Municipal de Santo André – 2013/ Atual

PAULO CLEPARD SILVA JANUARIO
Profissional da área de Educação Física, Licenciado em Educação Física pela Universidade Nove de Julho (2006). Bacharel em Educação Física pela Universidade Nove de Julho (2010). Especialista em Atividade Física e Saúde (CEAFS-USP) pela Escola de Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo (EEFE-USP), concluído em 2013. Especialista em Educação Inclusiva pelo Centro Universitário Barão de Mauá, concluído em 2016. Experiência em escolas estaduais e municipais como Professor de Educação Física no Ensino Infantil, Fundamental, Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Atuou na área da Saúde Mental como Educador Físico em equipes multiprofissionais em Caps Adulto (Centro de atenção psicossocial) em Organização Social vinculada a Prefeitura de São Paulo. Professor efetivo de Educação Física na Prefeitura Municipal de Santo André, atua na Educação Infantil, Fundamental I e no Núcleo de apoio a Natação Adaptada de Santo André (NANASA). Professor efetivo de Educação Física na rede Estadual de São Paulo, atuando no Fundamental I. Atualmente cursa o Mestrado em Educação Física na Universidade São Judas Tadeu, com bolsa Capes

PAULO ROBERTO KOJI FUJIMURA
Graduação: Licenciatura Plena em Educação Física pela Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (UNESP-BAURU) em 2008. Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela Universidade de São Paulo (USP) em 2013. Atua como Professor efetivo no Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Itanhaém-SP e Professor do Programa Paradesporto em Itanhaém-SP

RAIMUNDO MAXIMIANO DE OLIVEIRA
Graduação em Educação Física na Universidade Cidade de São Paulo. Graduação em Pedagogia pela UNINOVE. Especialização em Educação Inclusiva pela faculdade Barão de Mauá. Especialização em LIBRAS pela faculdade Barão de Mauá. Atualmente realiza Especialização em Ensino Lúdico pela faculdade São Luis

SHEILA APARECIDA PEREIRA DOS SANTOS SILVA
Graduada em Educação Física e em Pedagogia com Habilitação em Administração Escolar, ambas pela Universidade de São Paulo, mestrado em Educação: Supervisão e Currículo e doutorado em Educação: Psicologia da Educação, ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor titular da Universidade São Judas Tadeu. Atua no programa de Mestrado e Doutorado em Educação Física. Coordenou o ECOLE – Espaço de Conhecimento do Lazer e do Esporte na Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em aspectos pedagógicos e curriculares, principalmente nos temas: educação física escolar, currículo, didática, formação profissional e motricidade humana. Coordenou Projeto de Cooperação Internacional SEME-UNESCO para aprimoramento do programa Clube Escola. Avaliou e propôs indicadores de monitoramento e avaliação do Programa Residência Docente da CAPES em cooperação com a UNESCO

UIRÁ DE SIQUEIRA FARIAS
Bacharel em Educação Física pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2009) e Licenciado em Educação Física pela Faculdade Diadema (2008). Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2013). Pós-Graduação Lato Sensu em Exercício Físico Aplicado à Reabilitação Cardíaca e a Grupos Especiais, pela Universidade Gama Filho-SP (2011). Pós-Graduação em Educação Física Escolar na Universidade Estácio de Sá (2015). Atua a sete anos na área da Educação Física Escolar no ensino infantil, fundamental, médio e EJA. É professor concursado na rede Municipal de Santo André-SP e de São Paulo. Atualmente realiza o mestrado em Educação Física na Universidade São Judas Tadeu

VALDILENE ALINE NOGUEIRA
Bacharel e Licenciada em Educação Física pela UFV – Universidade Federal de Viçosa-MG (2009). Especialista em Educação, com ênfase nas questões de Gênero e Raça também pela Universidade Federal de Viçosa (2011). Pedagoga pela UNIUBE – Universidade de Uberaba-MG (2015). Mestra e Doutoranda em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu-SP. Atuou como professora de Educação Física na Coeducar – Cooperativa Educacional de Viçosa – Educação Infantil: 2010 – 2011 – Ensino Fundamental II e Médio: 2012-2015. Atualmente é professora efetiva da Secretaria Municipal de São Paulo e dos cursos de Educação Física e Pedagogia da Universidade de Guarulhos-SP e do Instituto Piaget Brasil – Campus Suzano-SP

VALTER TEIXEIRA DE ALMEIDA
Bacharel em Educação Física pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2009) e Licenciado em Educação Física pela Faculdade Diadema (2008). Pós-Graduação Lato Sensu em Exercício Físico Aplicado à Reabilitação Cardíaca e a Grupos Especiais, pela Universidade Gama Filho-SP (2011). Pós-Graduação Latu Senso em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido na Saúde, na Doença e no Envelhecimento, pela Escola de Educação Permanente HCFMUSP (2012). Pós-Graduação Latu Sensu em Educação Física Escolar na Universidade Estácio de Sá (2016). Atua a seis anos na área da Educação Física Escolar no ensino infantil e fundamental. Atualmente é professor concursado na rede Municipal de Jundiaí-SP e de São Bernardo do Campo-SP

VINICIUS DOS SANTOS MOREIRA
Professor de Educação Física escolar efetivo da rede municipal de Santo André e São Paulo, com experiência na educação infantil e ensino fundamental. Mestrando em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (USJT). Especialista em Educação Física escolar pela Universidade Estácio de Sá (2015). Licenciado em Educação Física pela Universidade Metodista de São Paulo – UMESP (2008) e Bacharel pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro – UNIÍTALO (2010)