Autores: Maria Auxiliadora Fidelis Barboza - Inês Assunção de Castro Teixeira - Maria do Perpétuo Socorro de Lima Costa (Orgs.)
Que interrogações provoca a leitura das análises dos textos sobre territórios da docência universitária? Não cabe uma leitura única, quando nos aproximamos desses Territórios. São tão diversos quanto a diversidade de experiências da docência, do trabalho docente-educador. Diversidade que produz uma rica e tensa polifonia de saberes, valores, culturas, identidades docentes-educadoras nos territórios das universidades e das escolas de educação básica
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1646-4
DOI: 10.24824/978854441646.4
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 234
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
LÍLIAN ANNA WACHOWICZ
Possui graduação em Pedagogia (1961), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1977) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981). Pós-Doutora em Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona
MARIA ISABEL DA CUNHA
Possui graduação em Ciências Sociais (1968) e graduação em Pedagogia (1974) na Universidade Católica de Pelotas, mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1979) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1988). Fez Estágio de Pós-doutoramento na Universidade Complutense de Madri (1998) e Estágio Senior na Universidade de Sevilha (CNPQ, 2013)
MANUELA ESTEVES
Possui graduação em História, mestre e doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa. É professora aposentada do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, onde continua a desenvolver atividades como pesquisadora da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) e é colaboradora em programas doutorais e pós-doutorais.
MARIA DO PERPÉTUO SOCORRO DE LIMA COSTA
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação de João Monlevade (1985). Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio Verde de Três Corações UNINCOR – Betim (2005). Possui Pós-Graduação Lato Sensu em Supervisão Escolar e Psicologia da Educação pela PUC-MINAS/PREPES (1991/2003). Professora de Metodologia, Práticas de Ensino e Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – Diamantina/MG
INÊS ASSUNÇÃO DE CASTRO TEIXEIRA
Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela UFMG, mestre e doutora em Educação também pela UFMG, realizou seu pós-doutorado na Universidade de Barcelona. Professora Titular nos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Educação da UFMG e professora aposentada da PUC Minas. Atua na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Educação. É coorganizadora da Coleção Educação, Cultura e Cinema e da seção Educar o Olhar da revista _ Presença Pedagógica_. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Sobre Condição e Formação Docente (PRODOC) da FaE/UFMG e do CNPq e membro da Rede Kino (Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual).Pesquisadora do CNPq
JOÃO VALDIR ALVES DE SOUZA
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Pós-doutor pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) da Universidade de Brasília, em 2008-09. Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal de Minas Gerais e vice-diretor da Faculdade de Educação
SAMIRA ZAIDAN
Graduada em Matemática, possui o mestrado (1993) e o doutorado (2001) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Pós-Doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2016). Atualmente é professora associada da UFMG e atua no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Faculdade de Educação nos cursos Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Educação do Campo e Pedagogia
DIOGO ALVES DE FARIA REIS
Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010-2014). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Especialista em Matemática e Ensino (2002), em Informática na Educação (2003), em Psicopedagogia (2004) e em Gestão Escolar (2005). Graduado em Matemática (2001). Atualmente é Professor efetivo do Núcleo de Matemática do Centro Pedagógico da UFMG e Professor do Mestrado Profissional em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
AIRTON CARRIÃO
Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Atualmente é professor de 1º e 2º graus da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática
ELIZEU CLEMENTINO DE SOUZA
Possui Graduação em Pedagogia com Habilitação em Supervisão Escolar pela Universidade Católica do Salvador (1990), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1995), Doutorado Sanduíche na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação/Universidade de Lisboa e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2004), Pós-Doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia
MARIA DO SOCORRO DA COSTA E ALMEIDA
Possui Graduação em Pedagogia, Mestrado em Educação e Doutorado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade Federal da Bahia. Tem experiência em consultoria educacional, com ênfase em Educação e Trabalho, atuando principalmente com os seguintes temas: Pedagogia Universitária, Trabalho Docente, Didática e Oficinas pedagógicas. Professora da UNEB na Graduação e Pós-Graduação
JULIANA SANTOS DA CONCEIÇÃO
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (2006). É Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2014) e doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Possui pós-graduação lato sensu em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2007) e pós-graduação lato sensu em Tutoria em Educação a Distância pela Universidade Federal de Ouro Preto(2010). Atualmente atua como Técnica em Assuntos Educacionais no Núcleo de Apoio Pedagógico da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Ouro Preto
CÉLIA MARIA FERNANDES NUNES
Pedagoga e mestre em Educação Especial pela UFSCar, doutora em Educação pela PUC-Rio e pós-doutora pela UFMG. Professora Associada da UFOP, atuando na graduação e na pós-graduação, e vice-líder do Grupo de Pesquisa Formação e Profissão Docente (FOPROFI/DEEDU/UFOP). Membro do Grupo de Pesquisa Sobre Condição e Formação Docente (PRODOC /FAE/UFMG), da Red Docente de América Latina y el Caribe (KIPUS) e da Rede Latino-Americana de Estudos sobre Trabalho Docente (Rede ESTRADO)
CRISTINA D’ÁVILA
Graduada em Pedagogia, possui Mestrado em Educação e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia em 2001. É pós-doutora pela Universidade de Montréal, Quebec, Canadá, na área de formação docente (2006-2007). É Pós-doutora na Université Sorbonne, Paris-Descartes, França (2015-2016). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal da Bahia e Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia. É pesquisadora associada do CRIE - Sherbrooke - Canadá (Centre de recherche sur l'intervention éducative) e CRIFPE - Montreal - Canadá (Centre de recherche interuniversitaire sur la formation et la profession enseignante)
LUCIA GRACIA FERREIRA
Professora adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Pós-doutora pela UFBA. Doutora em Educação pela UFSCar. Mestre em Educação e Contemporaneidade pela UNEB. É especialista em Linguagem, Pesquisa e Ensino e possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, Educação e Linguagem
VANTOIR ROBERTO BRANCHER
Possui Graduação em Pedagogia (2003), Especialização em Educação Especial, AH/SD (2008), Mestrado em Educação (2006) e Doutorado em Educação (2013) pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, realizou o Doutorado Sanduíche no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2011). É professor efetivo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha, atuando em cursos de Licenciatura e Pós-Graduação, exercendo o cargo de Coordenador de Pós-Graduação Substituto junto a Reitoria da Instituição. Atualmente também atua no Mestrado Acadêmico em Educação Profissional como foco de investigação em Formação de Professores e Diversidade e Inclusão e Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Inicial e Continuada de Professores
VALESKA FORTES DE OLIVEIRA
Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. Doutora em Educação pela UFRGS e pós-doutora em Ciências da Educação pela Universidad de Buenos Aires (UBA). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social (GEPEIS). Integrante da BioGraf, onde participa com pesquisas no campo autobiográfico na formação de professores, e da RIES, onde desde a sua fundação tem investigado a docência no campo do ensino superior. Participa do GT 08 – Formação de Professores da ANPEd no seu comitê científico. Membro da Rede Kino. Integra redes nacionais com a UFPel através de ações e projetos conjuntos com o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Imaginário, Educação e Memória (GEPIEM), com a UFMG e com a UFRGS. Coordena convênios internacionais no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. É conselheira da Seção Sindical do ANDES–SEDUFSM
ANA MARIA SAGRARIO TELLO
Possui graduação em Lengua y Literatura Inglesa - Universidad Nacional de San Juan (1982). Especialista en Lectura y Escritura - Asociación Internacional de Lectura (1996). Doctorado Latinoamericano en Educación (en curso) - Programa de Posgraduación en Educación e Inclusión Social de la Universidad Federal de Minas Gerais. Atualmente é profesor adjunto efectivo - Universidad Nacional de San Luis. Tem experiência nas áreas de Língua e Literatura Inglesa e em Educação, com ênfase em Políticas Públicas y Profesión Docente
MARIA DAS GRAÇAS AUXILIADORA FIDELIS BARBOZA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília (1979), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2001) e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa (2012). Professora da Universidade Católica do Salvador. Exerce a função de Coordenadora do Curso de Especialização em Docência Universitária e a Coordenação do Programa Espaço Docente destinado ao desenvolvimento profissional do professor. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Formação e trabalho Docente e do Núcleo de Investigação sobre Docência Universitária, Educação Matemática e Sociabilidade - NIDEMS,UCSAL. Partciipa do Núcleo de Pesquisas sobre Condição e Formação Docente da Faculdade de Educação da UFMG, com a pesquisa Enredos da Vida, Telas da Docência: os professores e o cinema. Atua no ensino superior, com cursos de graduação e pós-graduação
JOSÉ DE SOUSA MIGUEL LOPES
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), doutorado em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e pós-doutorado pela Universidade de Lisboa (2013). Atualmente é professor no Mestrado em Educação na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Coorganizador da coleção Cinema, Cultura e Educação (Autêntica). É membro do Grupo de Pesquisa do CNPq Educação, História, Memória e Linguagem (EDHMEL) e da Associação Latino-Americana de Filosofia da Educação. Coordena o blog Navegações nas fronteiras do pensamento. Atua principalmente nos seguintes temas: relações étnico-raciais e multiculturalismo, História de África, Moçambique, cinema, antropologia cultural, letramento, formação de professores
JOSANIEL VIEIRA DA SILVA
Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG (2013). Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal de Pernambuco (2001), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2004). Atualmente é professor adjunto do Curso de Pedagogia da Universidade de Pernambuco/ Campus Garanhuns (Coordenador de 2008 a 2012). Foi gestor do Programa de Fortalecimento Acadêmico/PFA (Inovação Pedagógica) - PROGRAD/UPE, Coordenador do PRODOCÊNCIA/UPE (2011/2012) .Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática,Educação de Jovens e adultos, Cinema e educação; atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, educação de jovens e adultos, cinema e educação
HAYDENÉE GOMES SOARES MANSO
Graduanda emPedagogia na Faculdade de Educação da Universidade federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Bolista de Iniciação Científica pelo CNPq no projeto A Experiencia do Cinema na Docência: outros enredos e telas de professores/as (Edital Universal 14/2014) na FaE/UFMG, coordenada pela professora Inês Assunção de Castro Teixeira. Membro do grupo de Pequisa e extensão Mutum: Educação, Docência e Cinema (PRODOC/FaE/UFMG