Autores: Rita de Cassia Prazeres Frangella - Meyre-Ester Barbosa de Oliveira (Org.) - Alice Casimiro Lopes - Elizabeth Macedo (Coords.)
Discutir a imbricada relação entre formação de professores e a produção de políticas curriculares, observando as demandas e articulações que instituem tais políticas, implica postar-se num espaço fronteiriço de negociação e disjunção, para além de polaridades. Nesses termos, operar na fronteira é abalar noção de presença plena, em prol de uma presença parcial, um entre-lugar de significação, um espaço intervalar de negociação e tradução, tomando a produção curricular como processo de enunciação cultural, o que implica compreendê-lo como uma produção discursiva decorrente de um processo articulatório, onde determinadas demandas sociais relacionadas à formação são inseridas e hibridizadas. Desse modo, na perspectiva de analisar a própria formação de professores e as políticas curriculares como demandas que se articulam num intricado jogo de duplicação, podemos pensar as relações entre formação de professores e políticas curriculares como estando sob rasura, e sob rasura, formação e currículo se duplicam e se articulam, o que evidencia o jogo político na produção das políticas.
Os textos que compõem a obra não constituem uma produção uníssona sobre as articulações entre currículo e formação de professores, mas produções que guardam as marcas dos diferentes pertencimentos de seus autores e respectivos grupos de pesquisa. Antes, trata-se de pensar a produção de formações discursivas como movimento resultante de articulações, deslocamentos, disputas no social.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1770-6
DOI: 10.24824/978854441770.6
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 210
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
ANA LAURA GALLARDO GUTIÉRREZ
Doutora, mestre e licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Atualmente desempenha o papel de pesquisadora integral no Instituto de Investigações sobre a Universidade e a Educação (IISUE/UNAM); foi diretora de Desenvolvimento do Currículo Intercultural na Coordenação Geral de Educação Intercultural e Bilíngue da SEP. Pesquisadora nacional nível 1 e professora da pós-graduação e da licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Filosofia e Letras da UNAM.
CLAUDIA MARIA FELÍCIO FERREIRA TOMÉ
Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre e especialista em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Adjunta IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Patu – CAP. Atua no Curso de Letras Vernáculas e Pedagogia do mesmo campus, coordena o Curso de Letras Vernáculas – CAP/UERN e a linha de pesquisa Currículo, Sujeito e Diferença, do Departamento de Educação do CAP/UERN.
CRISTIANE GOMES DE OLIVEIRA
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ (ProPEd/UERJ) e mestre em Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Pedagoga, graduada pela UERJ, com especialização em Orientação Educacional e Supervisão da Educação (UERJ), Psicopedagogia (UFRJ/MEx) e Educação Infantil (PUC-Rio); é coordenadora setorial do Centro de Referência em Educação Infantil do Colégio Pedro II e professora do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp/UERJ).
FÁTIMA PEREIRA
Professora auxiliar com Agregação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas e membro da Comissão de Assessoria do Conselho Científico do Programa Doutoral em Ciências da Educação, da Comissão Científica do Mestrado em Ciências da Educação, da Direção do Observatório da Vida nas Escolas e da Comissão de Ética desta faculdade.
FLÁVIA MILLER NAETHE MOTTA
Doutora em Educação (PUC-Rio). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação Contextos Contemporâneos e Demandas Populares e professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Coordenadora do GRUPIs - Grupo de Pesquisa Infâncias até dez anos e do GEPELID - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Linguagem e Diversidade. Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ).
GEORGETE DE MOURA BARBOZA
Doutoranda em Educação pela UFRRJ. Orientadora pedagógica da Rede Municipal das cidades de São João de Meriti e Mesquita/RJ.
JULIANA CAMILA BARBOSA MENDES
Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Educação, Cultura e Comunicação pela FEBF/UERJ.
LUCIANA ROSA MARQUES
Doutora em Sociologia (UFPE), com estágio de doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Professora associada do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE. Vice-presidente Nordeste da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae). Vice-coordenadora do GT 05 da ANPEd.
MARCIA BETANIA DE OLIVEIRA
Doutora em Educação (ProPEd/UERJ); mestra em Educação (PPGEd/UFRN). Professora adjunta da Faculdade de Educação da UERN, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC/FE/UERN). Coordenadora do grupo de pesquisa Contexto e Educação/CNPq. Tem pesquisas com ênfase em políticas de currículo, processos de alfabetização e formação docente.
MEYRE-ESTER BARBOSA DE OLIVEIRA
Doutora em Educação (ProPEd/UERJ). Professora adjunta da UERN, vinculada ao curso de Pedagogia da Faculdade de Educação em Mossoró/RN. É líder do grupo de pesquisa Teorias de Ensino e Práticas Pedagógicas. Tem participado de pesquisas com foco na formação de professores e nas políticas curriculares.
NEIDE CAVALCANTE GUEDES
Doutora em Educação (UFRN). Professora adjunta da Universidade Federal do Piauí (UFPI), e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFPI). Membro da Associação Brasileira de Currículo (ABdC). Líder e pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Formação, Avaliação, Gestão e Currículo (NUFAGEC).
RITA DE CÁSSIA PRAZERES FRANGELLA
Doutora em Educação (UERJ). Professora adjunta da Faculdade de Educação da UERJ, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PROPEd/UERJ. Jovem Cientista do Nosso Estado/ FAPERJ, Procientista/ UERJ, Bolsista Produtividade CNPq. Secretária-geral da Associação Brasileira de Currículo (ABdC). Líder GRPEsq Currículo, formação e educação em direitos humanos – GECDH.
STELA MITHÁ DUARTE
Doutora em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora associada da Universidade Pedagógica e pesquisadora do Centro de Estudos de Políticas Educativas (CEPE) da UP em Maputo, Moçambique.
ZACARIAS MARINHO
Doutor em Educação (UERJ). Professor adjunto do Departamento de Educação da UERN. Membro do grupo de estudos e pesquisa em Currículo e Ensino.