Autores: Joêzer Mendonça (Organizador)
A celebração dos 500 anos da Reforma Protestante é uma grande oportunidade para quem reflete sobre o cenário religioso contemporâneo. É buscar uma iluminação para viver e compreender o presente. Entre as frentes para reflexão está a música, que tem lugar privilegiado na expressão da fé protestante. No movimento da Reforma, os hinos atuaram como veículos propagadores de novas doutrinas, o que se tornou uma prática marcante deste segmento cristão.
No presente, em que a música ocupa lugar cada vez mais destacado no culto evangélico, desta vez em um casamento estreito com o mercado e as mídias, ter acesso à produção contida neste livro é um privilégio. A obra reúne 13 textos de autores que são mestres e doutores, historiadores, músicos e educadores. Por meio deles, é possível aprender sobre a música de Lutero e Calvino, de anabatistas e anglicanos, passando pela Reforma Católica até a música dos luteranos no Brasil de hoje. Neste livro, o olhar voltado à música também inclui a liturgia, as fontes musicais de Lutero, a influência protestante sobre compositores como J. S. Bach, os diferentes estilos de música protestante, a teologia nas letras dos cânticos, a educação musical, o uso e a proibição de instrumentos musicais em algumas tradições, as disputas em torno da relação liturgia e música, o impacto da música protestante nas igrejas e no ambiente social.
Uma excelente contribuição para quem vive a fé protestante, para quem se interessa ou trabalha com música e para quem está afinado com a força dos movimentos culturais religiosos ontem e hoje.
As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1851-2
DOI: 10.24824/978854441851.2
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 182
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
ANDRÉ EGG
Doutor em História Social pela FFLCH-USP. É professor na UNESPAR – Campus de Curitiba II e colaborador no PPGHIS-UFPR
DOROTÉA KERR
Doutora em Música/Órgão pela Indiana University. É livre-docente pela UNESP e professora adjunta no Instituto de Artes dessa universidade. Graduada em História e Pedagogia (USP)
ISAAC MALHEIROS
Doutorando na Escola Superior de Teologia (EST, São Leopoldo-RS) e professor no Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia (IAP, Ivatuba-PR)
JACQUELINE ZIROLDO DOLGHIE
Doutora em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e pós-doutoranda na mesma área na Universidade Presbiteriana Mackenzie-SP. Professora do EAD Mackenzie na área de História e autora do Sistema Mackenzie na área de Sociologia
JETRO MEIRA DE OLIVEIRA
Doutor em Regência e Musicologia pela University of Illinois e professor no UNASP-EC
JOÊZER MENDONÇA
Doutor em Musicologia pela UNESP e professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
JANE BORGES
Professora do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente desenvolve pesquisa de Pós-Doutorado na Universidade de São Paulo (USP), onde fez seu Mestrado em Artes, na ECA-USP, e Doutorado em Educação, na FE-USP
KÁTIA KATO
Doutora em música pela UNICAMP e professora do curso de Licenciatura em Música da Faculdade Nazarena do Brasil
MARCELL STEUERNAGEL
Doutorando em Música e Igreja pela Universidade de Baylor. Compositor e intérprete, trabalha na intersecção entre cultura e religiosidade
MÁRCIO ANTÔNIO DE ALMEIDA
Doutor em Música pela UNESP e professor do UNISAL (Centro Universitário Salesiano, Campus Pio XI). É membro da Universa Laus (Associação Internacional para o estudo da Música Litúrgica), do Centro de Liturgia Dom Clemente Isnard e da Equipe de Reflexão de Música Litúrgica da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil)
PARCIVAL MÓDOLO
Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduado em regência pela Hochschule für Musik, em Herford. É maestro da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e maestro convidado da Orquestra Sinfônica “Collegium Musicum”, de Potsdam, Alemanha.