Capa do livro: PERSONAGENS NEGRAS NA LITERATURA INFANTIL:<br>o que dizem crianças e professoras

PERSONAGENS NEGRAS NA LITERATURA INFANTIL:
o que dizem crianças e professoras

Autores: Débora Oyayomi Araujo

livro impresso
de R$ 42,90 por
livro digital
de R$ 42,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Neste livro Débora Oyayomi Araujo analisa a produção discursiva sobre a leitura literária. Tomando como referencial teórico-metodológico a Hermenêutica de Profundidade, a autora investiga como personagens negras presentes na literatura infantil são lidas e interpretadas por crianças e professoras. Por meio da observação e gravação de aulas de leitura em escolas do primeiro ciclo do ensino fundamental, uma questão vai se construindo: em que medida, nos discursos produzidos por crianças e professoras, estão presentes (re)produções estereotipadas sobre personagens negras e seus contextos narrativos? Na busca pela resposta, subsidiada por um conceito particular de ideologia, a autora analisa as práticas de mediação de leitura, o contexto de sala de aula, a escola e as relações interpessoais entre professoras, alunas e alunos.
Nessa perspectiva as vozes, produções e reflexões das crianças assumem o protagonismo, pois expressam o êxito ou não do trabalho de mediação da leitura literária, das práticas pedagógicas e da alteridade necessária ao trabalho com a diversidade étnico-racial. Por causa delas é que este estudo foi possível.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1819-2
DOI: 10.24824/978854441819.2
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 158
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

PERSONAGENS NEGRAS NA LITERATURA INFANTIL:<br>o que dizem crianças e professoras

Autores

DÉBORA OYAYOMI ARAUJO
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná, licenciada em Letras – Português/Inglês pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar – Campus de Paranavaí). Professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), ministrando, no Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais do Centro de Educação, a disciplina de Educação das Relações Étnico-Raciais. Desenvolve estudos nas áreas da literatura infantil e juvenil na dimensão da diversidade étnico-racial, análise de discurso, políticas educacionais de fomento à formação de leitoras/es e Educação das Relações Étnico-Raciais.