Autores: Paula da Silva Vidal Cid Lopes - Luiz Antônio Gomes Senna - Maria Leticia Cautela de Almeida Machado (Orgs.).
”...esta cultura escolar transborda a própria escola, pois se constrói desde a crença popular em uma instituição a que se pudesse confiar a geração de uma nova nação, ainda que em prejuízo das vocações culturais de seu povo. Instala-se na sociedade, a partir daí, o sentido de tudo aquilo que se compreenderia como legítimas formas de educar e ensinar, determinando-se, deste modo, a orientação geral de todas as práticas fundamentais da educação formal. Mais do que conteúdos programáticos, tais orientações gerais incidem sobre aspectos do ofício de ensinar, tais como o modo de exposição de conteúdos, de avaliação da aprendizagem e da definição de objetivos de ensino-aprendizagem [... ...] Queríamos ter o professor falando de si mesmo como se fosse outro, que apesar de conhecê-lo bem, é outro. A ideia por trás disto era a de pôr os valores e as crenças da cultura escolar de frente para a sociedade que se desenvolveu à margem de todos estes valores, buscando-se nesta confrontação uma catarse, se não somente pela revelação da óbvia anacronia entre a cultura escolar tradicional e a sociedade contemporânea, também, quem sabe, pela geração de um novo conceito de cultura escolar, ainda que incipiente, porém, embrião de algo maior adiante. Este livro resume este exercício de professores em busca de uma catarse cultural.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1840-6
DOI: 10.24824/978854441840.6
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 140
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
LUIZ ANTONIO GOMES SENNA
Doutor em Linguística Aplicada, Professor Associado do Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino e membro do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Professor Titular de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, aposentado, do Colégio Federal Brigadeiro Newton Braga – Pesquisador bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro pelo Programa Cientistas do Nosso Estado (FAPERJ) e do Programa PROCIÊNCIA (UERJ/FAPERJ) – Líder do Grupo de Pesquisa Linguagem Cognição Humana e Processos Educacionais (DGP/CNPq).
PAULA DA SILVA VIDAL CID LOPES SENNA
Doutora em Educação, Professora Adjunta do Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Bolsista de produtividade acadêmica da Fundação CAPES/UAB – Vice-líder do Grupo de Pesquisa Linguagem Cognição Humana e Processos Educacionais (DGP/CNPq).
MARIA LETÍCIA CAUTELA DE ALMEIDA MACHADO
Doutora em Educação, Professora Adjunta do Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Bolsista de produtividade acadêmica da Fundação CAPES/UAB – Membro do Grupo de Pesquisa Linguagem Cognição Humana e Processos Educacionais (DGP/CNPq)