PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO INTEGRAL E TEMPO INTEGRAL:<br> história, políticas e práticas

PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO INTEGRAL E TEMPO INTEGRAL:
história, políticas e práticas

Autores: Ana Maria Villela Cavalieri - Ligia Martha Coimbra da Costa Coelho (Orgs.).

livro impresso
de R$ 54,90 por
livro digital
de R$ 54,90 por

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Entre 2006 e 2017, 50 dissertações e teses foram elaboradas por jovens professores pesquisadores integrantes do NEEPHI - Núcleo de Estudos-Tempos, Espaços e Educação Integral – que reúne UNIRIO, UFRJ e UERJ. Em geral, investigaram escolas e programas educacionais da cidade do Rio de Janeiro e de municípios fluminenses, com prioridade, redes escolares públicas municipais e estaduais de Ensino Fundamental, o nível de ensino mais implicado nas políticas de ampliação da jornada escolar. Os textos desta coletânea foram selecionados entre aqueles apresentados por mestres, doutorandos e doutores do NEEPHI em dois dos mais importantes encontros da área da Educação no país, entre os anos de 2014 e 2016: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE) - e as Reuniões Anuais e Regionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Todos foram revistos e ampliados a partir das contribuições recebidas durante suas apresentações nesses eventos. Os artigos desta coletânea estão embebidos da compreensão que perpassa o NEEPHI, entendendo que educação integral sintetiza uma nova prática escolar, que atue para além da instrução, incorporando radicalmente as esferas da cultura, da arte, da educação do corpo e  dos valores da cidadania, numa escola sempre aberta para o seu entorno em busca da construção de práticas e valores democráticos. Os 12 estudos publicados envolvem pesquisa documental e bancos de dados de amplitude nacional, que analisam aspectos gerais de programas educacionais de ampliação da jornada escolar, além de questões como currículo, avaliação e formação de professores, inseridas no contexto da escola de tempo integral: um grupo enfoca as concepções e fundamentos da educação integral em tempo integral; outro, suas práticas; e outro as políticas implementadas.
Lúcia Velloso Maurício (UERJ/FFP)

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1844-4
DOI: 10.24824/978854441844.4
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 224
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO INTEGRAL E TEMPO INTEGRAL:<br> história, políticas e práticas

Autores

ORGANIZADORAS

ANA MARIA CAVALIERE
Formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ; Mestre em Educação pelo IESAE/Fundação Getulio Vargas; Doutora em Educação pela UFRJ; Estágio pós-doutoral no Institut d'Étude Politique de Paris/Sciences-PO e na Universidade Federal de Minas Gerais. Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ.

LÍGIA MARTHA C. DA COSTA COELHO
Formada em Letras e Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula; Mestrado em Teoria Literária e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. Atualmente, é professora do quadro permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO e Coordenadora do NEEPHI - Núcleo de Estudos Tempos, Espaços e Educação Integral.

AUTORES

ALESSANDRA VICTOR DO NASCIMENTO ROSA
Doutora em Educação pela Pontifica Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro. Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Pesquisadora do Núcleo de Estudos – Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI).

COSME LEONARDO ALMEIDA MACIEL
Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/RJ - UNIRIO. Bolsista CAPES. Mestre em Educação pela UNIRIO. Professor de História do Município de Casimiro de Abreu/RJ. Integrante do Grupo de Pesquisa: Núcleo de Estudos – Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI).

DANIELLE PORTILHO MUFFAREG BOSCO
Pedagoga formada na UFRJ. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGEdu/UNIRIO). Tutora no Consórcio Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ/UERJ).

FLÁVIA RUSSO SILVA PAIVA
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Pesquisadora do Núcleo de Estudos – Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI).

FELIPE ROCHA DOS SANTOS
Doutorando em Educação pela UFRJ. Mestre em Educação pela UFRJ. Professor de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Integrante do Grupo de Pesquisa: Núcleo de Estudos – Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI).

LUISA FIGUEIREDO DO AMARAL E SILVA
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Bolsista de dedicação exclusiva da Capes, Bolsista de doutorado Sanduíche pela Capes na Universidade do Minho, Portugal, integrante do Grupo de Estudo Formação de Professores, Currículo e Cotidiano Escolar (GEFOCC/PUC-Rio) e do Núcleo de Estudos - Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI/UNIRIO).

MARCIO BERNARDINO SIRINO
Pedagogo (UCB); Especialista em Alfabetização dos Estudantes das Classes Populares (UFF – Angra dos Reis); Servidor Público da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis (PMAR); Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGEdu – UNIRIO); Membro do Núcleo de Estudos – Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI – UNIRIO) e Pesquisador Convidado do Grupo de Estudos “Fora da Sala de Aula: Formações, Representações e Práticas Educativas Não-Escolares e Atividades Extracurriculares”, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ-FFP – São Gonçalo).

REGIS ARGÜELLES DA COSTA
Professor adjunto do Departamento de Fundamentos Pedagógicos (SFP) da FEUFF. Doutor em Educação pelo PPGE/UFRJ. Mestre em Educação pelo PPGE/UFRJ.

SARAA CÉSAR MÓL
Doutoranda do PPGEdu da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos – Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI).

SIMONE FREIRE PAES PESTANA
Mestre em Educação pela UNIRIO. Técnica em Assuntos Educacionais da UFRJ. Integrante do Grupo de Pesquisa: Núcleo de Estudos – Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI).

THIAGO LUIZ ALVES DOS SANTOS
Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ. Mestre em Educação pela UFRJ. Professor de Educação Superior no curso de Pedagogia do ISERJ e UERJ. Integrante do Grupo de Pesquisa: Política, Gestão e Avaliação Educacional – UERJ.

VALDENEY LIMA DA COSTA
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professor Assistente II da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Pesquisador do Núcleo de Estudos – Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI).