Capa do livro: ENSINAR FILOSOFIA:<br> pressupostos teóricos e metodológicos – 2. ed. rev. e ampl.

ENSINAR FILOSOFIA:
pressupostos teóricos e metodológicos – 2. ed. rev. e ampl.

Autores: Geraldo Balduino Horn

A presente obra foi elaborada com a intenção de atender a três objetivos centrais: (i) mostrar o sentido e o “lugar” que a disciplina de Filosofia ocupa na formação intelectual e crítica dos adolescentes e jovens brasileiros; (ii) tomando como referência o saber filosófico, apresentar alguns pressupostos teóricos e metodológicos que sustentam a prática do ensino da Filosofia, isto é, com que objetivos e critérios os conteúdos são selecionados, organizados e trabalhados; (iii) considerando as intensas mobilizações, os debates, as manifestações e lutas internacionais e brasileiras ocorridas nos últimos anos em defesa do retorno e pela presença efetiva da Filosofia nos bancos escolares, busca também registrar parte da memória presente nas cartas, documentos, manifestos e moções produzidos por diversos fóruns e coletivos de Filosofia, tais como: Declaração de Paris para a Filosofia, Manifesto de Salteño, Carta de Gramado, Carta de São Leopoldo, Carta de Guarapuava, Lei Nº 11.684 que torna a Filosofia e a Sociologia disciplinas obrigatórias no currículo do Ensino Médio, Audiência Pública sobre a volta da Filosofia e da Sociologia no currículo do Ensino Médio, Carta-Manifesto do Paraná em Defesa da Filosofia, entre outros importantes documentos históricos.

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1651-8
DOI: 10.24824/978854441651.8
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 214
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:2

ENSINAR FILOSOFIA:<br> pressupostos teóricos e metodológicos – 2. ed. rev. e ampl.

GERALDO BALDUINO HORN
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1995) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (FEUSP-2002). Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2015-2016) com ênfase na Educação Filosófica. Realizou pesquisas sobre os livros didáticos de Filosofia na Biblioteca do Georg Eckert Institut, de Braunschweig – Alemanha (2016). Coordenador do NESEF – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino de Filosofia, desde 1998. Possui experiência na área de Ciências Humanas como professor de História e Filosofia do Ensino Fundamental e Médio (1986-1995). Líder do Grupo de Pesquisa sobre o Ensino de Filosofia/Educação Filosófica certificado pela UFPR e credenciado no CNPq (desde outubro de 2009). É professor de Metodologia e Prática de Ensino no curso de Filosofia da UFPR e professor da linha de Cultura, Escola e Ensino, do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da UFPR.