Capa do livro: EDUCAÇÃO PARA TODOS:<br>das políticas públicas ao cotidiano escolar

EDUCAÇÃO PARA TODOS:
das políticas públicas ao cotidiano escolar

Autores: Fernanda Duarte Araújo Silva - Vilma Aparecida de Souza - Viviane Prado Buiatti (Orgs.)

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Sinopse

Os autores desta obra trazem como pano de fundo os seguintes questionamentos: como promover uma Educação para Todos em um cenário que, muitas vezes, distancia-se da democracia e adota práticas pedagógicas cujas referências pautam-se na normalização e na hierarquização de maneira tão excludente? Como o discurso da Educação para Todos, presente na atual política educacional brasileira, vem sendo implementado no cotidiano escolar?

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1867-3
DOI: 10.24824/978854441867.3
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 214
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

EDUCAÇÃO PARA TODOS:<br>das políticas públicas ao cotidiano escolar

Autores

ADAILTON BORGES DE OLIVEIRA
Atualmente é presidente/coordenador da COPSIA - COMISSÃO Permanente de Sindicância e Inquérito da Universidade Federal de Uberlândia. Integrou o grupo de trabalho da Universidade Federal de Uberlândia-MG para formação e instauração de Comissão de Ética no âmbito da Universidade Federal de Uberlândia-MG, sendo membro suplente da referida comissão. É advogado militante na Comarca de Uberlândia-MG e demais unidades da Federação, de acordo com as ressalvas legais dispostas no Estatuto da Advocacia. É especialista em Direito Empresarial pela Universidade Federal de Uberlândia-MG. É coordenador do sistema CGU-PAD (integrado à Controladoria Geral da União) no âmbito da Universidade Federal de Uberlândia-MG. É interlocutor da UFU junto a Controladoria Geral da União para divulgação no âmbito da Instituição da Lei 12.813/13, que dispõe acerca de condutas praticadas por servidores públicos no exercício das atribuições do cargo, que possam configurar conflito de interesses. É Presidente/Coordenador da CACES/UFU - Comissão Permanente de Acumulação de Cargos e Salários da Universidade Federal de Uberlândia-MG. É membro integrante da Diretoria do Instituto de Direito Público do Triângulo MIineiro e Alto Paranaíba É mestre em Processos de Ensino, Gestão e Inovação pelo Centro Universitário de Araraquara-SP

CINVAL FILHO DOS REIS
Possui graduação em Ciências Sociais - Licenciatura (2002) e Bacharelado em Ciências Sociais (2007) pela Universidade Federal de Uberlândia. Graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba - UNIUBE (2013). É especialista em Psicopedagogia, pelo Instituto Passo1 (2009), Mestre em Educação na Linha de Pesquisa "Estado, Política e Gestão da Educação" pela Universidade Federal de Uberlândia (2011). Doutorando no Programa de Pós Graduação, na mesma linha de Estado, Política e Gestão da Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2012). Atualmente trabalha na Universidade Federal de Uberlândia, como Técnico em Assuntos Educacionais no Cargo de Gerente da Divisão de Formação Docente da Diretoria de Ensino. Professor Pesquisador I no Cepae (Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial)

CRISTIANE DA SILVA SANTOS
Possui graduação em Educação Física, Mestrado Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Docente do curso de Educação Física da Unidade Acadêmica Especial de Biotecnologia da Regional Catalão da Universidade Federal de Goiás atuando principalmente com os seguintes temas: pessoas com deficiência e Políticas Públicas de inclusão escolar. Participa do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas e Inclusão

FABIANA DA SILVA MARINHO
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), mestranda em Psicologia pela UFU. Psicóloga da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Araguari

FERNANDA DUARTE ARAÚJO SILVA
Professora Adjunta do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia- Campus Pontal. Fez Pedagogia (2003), Especialização em Docência no Ensino Superior (2004), Mestrado em Educação (2007) e Doutorado em Educação (2015) pela Universidade Federal de Uberlândia. Coordenou nos anos de 2012 e 2013 o PIBID/Subprojeto Educação Infantil (FACIP/UFU). Atualmente é Coordenadora do I Curso de Pós-graduação em Educação Infantil da FACIP/UFU. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias (GEPI) da FACIP/UFU

GLÁUCIA ULIANA PINTO
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba, mestrado e doutorado em Educação pela mesma instituição. Professora do programa de pós-graduação em educação da Universidade Metodista de Piracicaba

GUILHERME RAMOS
Curso de Pós-graduação em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência da Universidade Federal de Juiz de Fora- MG. Graduado em Educação Física pela Faculdade Cidade de Coromandel (FCC).  Especialista em Educação Física Escolar pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ) e Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Cidade de Coromandel (FCC). Cursando Bacharelado em Educação Física pela Faculdade Patos de Minas (FPM). Coordenador e professor no curso de Licenciatura em Educação Física na FCC

JANE MARIA DOS SANTOS REIS
Graduada em Ciências Sociais - Licenciatura (2005); Ciências Sociais - Bacharelado (2006) pela Universidade Federal de Uberlândia; Pedagogia - Séries Iniciais e Gestão Escolar pela Universidade de Uberaba (2013). É especialista em Ciências da Religião, pela Universidade Católica de Uberlândia (2006) e em Metodologia da Eduação a Distância, pela Faculdade Cidade de João Pinheiro (2009). Mestre em Educação na Linha de Pesquisa "Políticas e Gestão em Educação" pela Universidade Federal de Uberlândia (2008) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, na linha de pesquisa "Politica e Saberes em Educação". Atualmente trabalha na Universidade Federal de Uberlândia, como Técnica em Assuntos Educacionais na Pró-Reitoria de Graduação - Diretoria de Ensino (coordenadora da Divisão de Licenciatura) e Professora Pesquisadora nível II no Cepae (Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial), na Faculdade Politécnica de Uberlândia (professora nos cursos de Graduação da área de Gestão, Ciências Jurídicas e Tecnologia)

LAVINE ROCHA CARDOSO FERREIRA
Mestre em Educação pela Programa de Pós-graduação em Educação (UFU). Professora da área de Educação Especial da Escola de Educação Básica, pertencente a Universidade Federal de Uberlândia. Formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial (Atendimento Educacional Especializado), atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão escolar  para o público da Educação Especial e estratégias de ensino

LETÍCIA SILVA MOURA
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia-MG

LILIANE DOS GUIMARÃES ALVIM NUNES
Psicóloga Escolar. Mestre em Psicologia Aplicada pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano da Universidade de São Paulo. Docente da Área de Psicologia Escolar da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia

LUCIANA DE ARAÚJO MENDES SILVA
Doutora em Promoção de Saúde pela Universidade de Franca (UNIFRAN). Mestre em Promoção de Saúde pela UNIFRAN. Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Cidade de Coromandel (FCC), Especialista em Histologia Humana pelas Faculdades Integradas de Patrocínio (FIP) e graduada em Biologia pela mesma instituição. Professora de Graduação e Pós Graduação na FCC e FPM. Coordenadora do Núcleo de Incentivo a Pesquisa e Extensão da FCC

LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA
Psicóloga Escolar. Doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Docente da Área de Psicologia Escolar da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia

MARIA DO CARMO MORALES PINHEIRO
Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás e Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Docente da Universidade Federal de Goiás na Regional Catalão, onde coordena o Laboratório Ludoteca do Curso de Educação Física. Atua nos temas aprendizagem e produção de subjetividade, com foco na infância, corpo, brinquedo e experiência estética

MARISA PINHEIRO MOURÃO
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia, com habilitação em Supervisão escolar e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Educação, atuando e pesquisando os seguintes temas: educação a distância, formação de professores, educação especial e Língua Brasileira de Sinais. Atualmente é professora Assistente da Faculdade de Educação na Universidade Federal de Uberlândia. Atua no Centro de Educação a Distância como coordenadora dos cursos de formação de tutores e professores para EaD e, no curso de Pedagogia a Distância, na coordenação de Tutoria

MARISTELA VICENTE DE PAULA
Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão, mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Docente do curso de Educação Física da Unidade Acadêmica Especial de Biotecnologia da Regional Catalão da Universidade Federal de Goiás. Atua principalmente com metodologia de ensino da Educação Física, infância e direitos humanos da criança e adolescente

PRISCILA MOREIRA CORRÊA-TELLES
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação (UNESP – Marília). Professora da área de Educação Especial da Escola de Educação Básica, pertencente a Universidade Federal de Uberlândia. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Deficiências Físicas e Sensoriais. Formada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP - Marília). Participa de projetos vinculado à área da Educação Especial e publicou artigos em revista científica, livro, capítulos de livro, trabalhos completos e resumos em anais de eventos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial (Atendimento Educacional Especializado), atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão escolar, acessibilidade, estratégias de ensino, ensino do deficiente e metodologia de pesquisa

ROCHELE KARINE MARQUES GARIBALDI
Mestre em Educação, com Especialização em Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Graduação em Pedagogia. Docente permanente na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa: Políticas e Práticas em Educação Especial e Inclusão Educacional (GEPEPES) -PPGED/FACED/UFU. Sua experiência na área educacional está ligada principalmente à Educação Infantil e Educação Especial, enfatizando os seguintes temas: concepção de criança e infância, formação de professores, políticas de educação inclusiva, educação especial, AEE

SUERLANE CASSIMIRO DA SILVA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia-MG

SILVIA MARIA CINTRA DA SILVA
Graduada em Psicologia pela Puc Campinas, mestre e doutora em Educação pela Unicamp. Realizou pós-doutorado na USP, no Programa de Pós Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. Docente Associado III da Universidade Federal de Uberlândia. Presidente Anterior da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) (gestão 2016-2018). Editora da Revista Psicologia Escolar e Educacional. Participa do GT de Psicologia e Políticas Educacionais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia - ANPEPP

THAIS DE SOUSA RODRIGUES
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFU. Psicóloga da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Araguari

VIVIANE PRADO BUIATTI
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia, Mestre em Psicologia Aplicada pela Universidade Federal de Uberlândia (área de concentração: Desenvolvimento Humano e Aprendizagem) e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (FACED/UFU). É docente efetiva da Universidade Federal de Uberlândia- Instituto de Psicologia, professora formadora e pesquisadora do Curso de Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado para alunos Surdos e docente do Curso de Especialização em Educação Especial da Faculdade de Educação (UFU). Áreas de pesquisa: dificuldades no processo de escolarização, formação docente, psicologia da educação, Educação Especial e Inclusão, Atendimento Educacional Especializado

VILMA APARECIDA DE SOUZA
Possui graduação em Pedagogia, mestrado em Educação e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Professora do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia – Faculdade de Ciências Integradas do Pontal/FACIPUFU. Atua principalmente nas seguintes áreas: Política e Gestão em Educação - Educação Especial e Inclusiva - Formação de professores - Prática de Ensino e Estágio Supervisionado e Educação à Distância. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Política e Práticas em Educação Especial (GEPEPES). Professora formadora e pesquisadora do Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial (CEPAE-UFU)