Autores: Ronaldo Barros Ripardo (Org.)
O livro é produto de atividades de ensino desenvolvidas em disciplinas do curso de Matemática (licenciatura) – leitura e produção textual, educação matemática e metodologia do ensino de matemática –, e do projeto “Escrever bem para aprender matemática” vinculado ao Programa de Apoio à Projetos de Intervenção Metodológica (PAPIM) da UFPA/Unifesspa.
A história retrata Joãozinho, o garoto popular por suas perguntas inusitadas, em uma viagem ao país da Álgebra. Com leves pitadas de humor e reprodução de cenas do cotidiano da sala de aula de matemática, os professores X e Y levam o menino e os demais alunos a passeios por temas da álgebra ensinada no ensino fundamental, das expressões algébricas aos produtos notáveis; das equações às inequações.
A produção do livro não foi oriunda apenas da inspiração criacionista dos autores – à época, graduandos – a partir de leituras de Monteiro Lobato. Sobretudo, teve como fio condutor alguns pressupostos teóricos acerca do ensino e da aprendizagem de matemática, como sobre diálogo, argumentação e aprendizagem e sobre educação algébrica.
As interlocuções ocasionadas pelas perguntas de Joãozinho e seus colegas são uma excelente oportunidade a professores, licenciandos e egressos ao exercício do pensar no outro, no aluno, quando se está em sala de aula. Longe de ser um livro sobre metodologia do ensino de matemática, Joãozinho no país da Álgebra pode ser concebido como mais um material de apoio à prática pedagógica em matemática.
As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1914-4
DOI: 10.24824/978854441914.4
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 104
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
RONALDO BARROS RIPARDO
É licenciado em Letras e em Matemática. Obteve o título de doutor em Educação pela USP, em 2014. Pesquisa sobre linguística textual, processos cognitivos e linguísticos em educação matemática e formação de professoras. É professor adjunto II na Unifesspa, onde leciona disciplinas da área de educação matemática no curso de Matemática (licenciatura), tendo também exercido o cargo de diretor da Faculdade de Matemática. Atualmente é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática desta mesma instituição.