Autores: Anderson Fernandes de Alencar - Tarcia Regina da Silva (Orgs.).
Esse livro resulta de um encontro entre pesquisadores da Universidade Rural de Pernambuco e da Universidade de Pernambuco, integrantes do Grupo de Pesquisa “Educação e Desafios do Tempo Presente”. Com ênfase nos desafios que englobam o fazer docente e a formação de professores no tempo presente, os autores e as autoras se debruçaram sobre a articulação da referida temática com questões ligadas a contemporaneidade e a linguagens e práticas pedagógicas. Na primeira parte, enfatizam os desafios da formação e da profissionalização docente, da esfera tecnológica e digital, dos saberes escolares e das práticas pedagógicas, bem como o debate sobre as assimetrias de poder entre sujeitos e suas identidades, as questões de raça e etnia e a formação em/para os direitos humanos assentada na perspectiva da diversidade e diferença. Na segunda parte, é proposto um debate referente aos múltiplos letramentos e práticas de ensino voltadas às diversas possibilidades que circundam a linguagem apresentando temas referentes à transposição didática, sujeitos e contextos de ensino, literatura e diversidade sexual, literatura e educação ambiental, trabalho e profissionalidade docente, letramento, aquisição de linguagem e alfabetização. Dessa forma, os artigos propostos relacionam os estudos sobre linguagens e práticas pedagógicas vinculados a outros campos do saber cujas contribuições subsidiam as investigações sobre as práticas de linguagem implicadas nos objetos focalizados, fundamentando-se numa reflexão sobre leituras, escritas, literaturas, linguagens e seu ensino com pressupostos e procedimentos analíticos aplicados ao texto. São essas questões que o(a) leitor(a) encontrarão nas páginas desse livro.
Disponibilidade: 5 Dia(s)
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1891-8
DOI: 10.24824/978854441891.8
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 276
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
RENATA BARBOSA VICENTE
Doutora em Letras / Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo, possui Mestrado em Letras pela Universidade de São Paulo - USP - e graduação em Licenciatura Plena em Letras pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2004). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Coordenadora do grupo de pesquisa Letramento, Alfabetização, Tecnologia Digital e Cognição – LATEC. Membro do grupo de pesquisa Mudança Gramatical do Português ? Gramaticalização com estudo de itens e construções em evolução gramatical. Também atua no grupo de pesquisa Projeto: História do Português Paulista/ PHPP: Projeto Caipira. É membro do Grupo de Pesquisa Linguagem Cognição e Sociedade - LINCS na FFLCH-USP.
DEYVISON MUNIZ CONRADO
Estudante de engenharia elétrica na Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho da Universidade Federal Rural do Pernambuco. Participou do Programa de Bolsa de Iniciação Científica 2015-2016, desenvolvendo estudos relacionados a aplicativos educacionais para androids e, atualmente, no programa de 2016-2017, participa do trabalho de estudo teórico e observação experimental da transparência eletromagneticamente induzida em célula de vapor de césio. É voluntário no Projeto de Extensão Vida Feliz: Descobertas da Melhor Idade na UFRPE.
VERA LÚCIA CHALEGRE DE FREITAS
Pesquisadora em Estágio Pós-doutoral do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco (UPE-Campus Garanhuns). Coordenadora do Subprojeto Interdisciplinar (Ciências Biológicas e Pedagogia) do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/UPE- Campus Garanhuns/CAPES. Líder do Grupo Interdisciplinar de Representações Sociais e Formação em Educação e Meio Ambiente – GIRSFEMA cadastrado na UPE/CNPq. Participa do grupo de pesquisa Educação e Desafios do Tempo Presente da Unidade Acadêmica de Garanhuns – UAG da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE/CNPq.
CARLA RICHTER
Professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba e coordenadora do Núcleo de Assuntos Internacionais do campus Monteiro. É responsável pela revisão linguístico-gramatical de língua inglesa da revista Principia do IFPB e atua como tutora do curso de Letras EaD na mesma instituição. É mestre em Linguística pela UFPE, membro dos Grupos de Pesquisa LIGUE (Linguagem, Línguas, Escola e Ensino) e LACELI (Linguagem, Ação, Crítica e Educação em Língua Inglesa). Interessa-se por estudos sobre argumentação colaborativa, multiletramentos, Atividades Sociais, Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural (TASHC) e inglês acadêmico.
JULIA LARRÉ
Professora adjunta 2 de Língua Inglesa na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente, sob supervisão da Profª Drª Rita Barbirato, realiza seu pós-doutoramento com pesquisa relacionada a Planejamento de Curso de Língua Inglesa na EAD baseado em Atividades Sociais da esfera acadêmica. É líder do Grupo de Pesquisa LACELI (Linguagem, Ação, Crítica e Educação em Língua Inglesa - CNPq/UFRPE) e integrante do LIGUE: Linguagem, Línguas, Escola e Ensino, Grupo de Pesquisa coordenado pela Profª Drª Maria Cristina Damianovic (CNPq/UFPE. Possui experiência em temáticas como: aprendizagem colaborativa, escrita em língua inglesa, TDIC no ensino de língua, gêneros textuais, sequências didáticas, Atividades Sociais e Teoria da Atividade Sócio-Histórico Cultural (TASHC).
LEANDRA DIAS
Mestranda em Linguística na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e atualmente trabalha como consultora acadêmica da Pearson Brasil. É responsável pela implantação de materiais didáticos em Língua Inglesa, treinamento de professores e acompanhamento pedagógico das instituições de ensino do Norte e Nordeste que usam os materiais dessa empresa. Faz parte do Grupo de Pesquisa LIGUE: Linguagem, Línguas, Escola e Ensino coordenado pela Profª Drª Maria Cristina Damianovic na UFPE. Tem experiência na área de Educação e Lingüística, com ênfase em Ensino-Aprendizagem de línguas.
TARCIA REGINA DA SILVA
Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco (UPE-Campus Garanhuns). Coordenadora da área de gestão de processos educacionais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/UPE- Campus Garanhuns/CAPES. Líder do Grupo "A Cultura da Infância nas Políticas e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil" cadastrado na UPE/CNPq. Participa do grupo de pesquisa Educação e Desafios do Tempo Presente da Unidade Acadêmica de Garanhuns – UAG da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE/CNPq.
RICARDO JOSÉ LIMA BEZERRA
Mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutor em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco-Campus Garanhuns. Professor Titular da Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns. Docente Permanente do Mestrado Profissional em Culturas Africanas, da Diáspora e dos Povos Indígenas da Universidade de Pernambuco. Integrante do Núcleo de Estudos sobre África e Brasil da Universidade de Pernambuco.
SÔNIA REGINA FORTES DA SILVA
É Pedagoga pela Universidade Católica de Pernambuco (1978), Mestre em Educação pela UFPE/CE (2005) e Doutora em Educação pela UERJ (2012). Atualmente é professora Adjunta da Universidade de Pernambuco, atuando nos Cursos de Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas e Computação. É também professora do Mestrado Profissional em Culturas Africanas, da Diáspora, e dos Povos Indígenas, coordena o Laboratório de Aplicação de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e Líder do grupo de Pesquisa APLIC/UPE/CNPQ.
MARIA DO SOCORRO
Doutora em literatura e cultura. Mestre em Literatura e Interculturalidade. Professora do Curso de Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco em Serra Talhada – PE. Como pesquisadora, atua principalmente com os seguintes temas: literatura e meio ambiente, estudos culturais e de gênero, sertão, literatura infantil e ensino de literatura.
GUSTAVO LIMA
É doutor em Letras (Linguística) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi professor de língua portuguesa da Educação Básica na Rede Pública de Ensino, exercendo atividades de regência e de função técnico-pedagógica. Atualmente, é Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG). Tem ampla experiência na área de ensino e pesquisa, atuando no campo da Linguística Aplicada, em especial em questões voltadas ao Ensino de Língua Portuguesa. É membro do grupo de pesquisa Educação e Desafios do Tempo Presente (CNPq).
ADRIANA DE ARAÚJO LIMA
Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco/Unidade Acadêmica de Garanhuns. Funcionária Pública, atua na rede municipal de Garanhuns-PE. Desenvolvendo pesquisa na área de Alfabetização e Tecnologia da Comunicação e Informação.
JOSÉ MARIA DE BARROS JÚNIOR
Graduando do Curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal Rural de Pernambuco – Unidade Acadêmica de Garanhuns e participante do Programa de Iniciação Científica (PIC).
ANDERSON FERNANDES DE ALENCAR
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 2005), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP, 2007) em que defendeu a dissertação "A pedagogia da migração do software proprietário para o livre: uma perspectiva freiriana" e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP, 2008-2012) com o tema "Compartilhamento do conhecimento: desafios para a educação", orientado pelo professor Moacir Gadotti. Foi membro e consultor do Instituto Paulo Freire, no qual coordenou durante cinco anos (2005-2010) a área de tecnologia da informação, o processo de migração de MS Windows para GNU/Linux, a Universitas Paulo Freire (UniFreire) durante três anos (2010-2013), entidade afiliada do Instituto Paulo Freire, o projeto "Centro de Referência Brasil Nunca Mais" e o projeto "Paulo Freire Memória e Presença: preservação e democratização do acesso ao patrimônio cultural brasileiro" (2011-2013). Atualmente é professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) na Unidade Acadêmica de Garanhuns, ministrando disciplinas ligadas a prática docente e a gestão escolar no curso de Licenciatura em Pedagogia.
DENNYS DIKSON MARCELINO DA SILVA
Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG). Docente Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da UAG. Doutor e Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL). Líder do Grupo de Pesquisa, registrado no diretório CNPq, “Texto, Escrita e Sala de Aula” (TEcSA). É Membro do Laboratório do Manuscrito Escolar (LÂME), sediado no Centro de Educação do PPGE/UFAL. Trabalha com Leitura, Escritura, Oralidade e Retextualização em ambiente escolar, dentro dos aportes da Linguística Textual; com a Genética de Textos no Processo de Criação em Manuscritos Escolares; e com Aquisição de Linguagem Interacionista.
CARLOS EDUARDO ALBUQUERQUE FERNANDES
Doutor em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Procura, seja através de sua atividade de crítico literário, seja através da docência, dar visibilidade a obras literárias marginalizadas, promover o debate entre linguagem literária e representação de grupos não-hegemônicos e construir uma educação literária voltada ao currículo multiculturalista com enfoque em temas sobre diversidade sexual e de gênero. Atualmente é professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco.
MARTA MARGARIDA ANDRADE LIMA
Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco, na Unidade Acadêmica de Garanhuns - UFRPE/UAG. Possui Licenciatura em História na Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP (1992); Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2002); Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2013); Professora do Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA-UFPE; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Educação e Culturas - NEPHECs; Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Desafios do Tempo Presente UFRPE/UAG. Trabalha com as temáticas: Aprendizagem Histórica; Livro Didático; Currículo e Formação de Professores. Atuou como avaliadora de livros didáticos de História no PNLD (2007 a 2018). Foi Coordenadora Adjunta no PNLD, nas edições (2013, 2015, 2016).
DANIELLE DA SILVA FERREIRA
Possui graduação em Pedagogia (UAG/UFRPE) e História (Estácio/UNISEB) e Mestrado em História (UFRPE). É pesquisadora da área de Ensino de História com ênfase em Ensino de História nos anos iniciais e Livro Didático. Faz parte do Núcleo de Estudos e Pesquisas História, Educação e Culturas-NEPHECS. Atualmente é professora do quadro efetivo da Prefeitura Municipal de Educação de Garanhuns-PE.
SUELY EMILIA DE BARROS SANTOS
Psicóloga. Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco (UPE – Campus Garanhuns). Participa dos grupos de pesquisa: Psicologia, Saúde e Família – UPE/CNPq, Educação e Desafios do Tempo Presente da Unidade Acadêmica de Garanhuns – UAG da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE/CNPq e Aprendizagem Significativa na Formação de Profissionais de Saúde e Educação – USP/CNPq. Membro externo do Comitê Científico de Iniciação à Pesquisa (CCIP) da UNICAP.
ÉRIKA DE SOUSA MENDONÇA
Psicóloga. Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco (UPE – Campus Garanhuns). Participa dos grupos de pesquisa: DICENS – Práticas Discursivas, Interação Social e Ensino – UPE/CNPq e Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Poder, Cultura e Práticas Coletivas – UFPE/CNPq.
TACIANO VALÉRIO ALVES DA SILVA
Psicólogo. Doutor em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE – Campus Garanhuns). Participa do grupo de pesquisa Consciência, espiritualidade e transcendência – UPE/CNPq.
ALZENIR SEVERINA DA SILVA
Possui graduação em Licenciatura Em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1992), graduação em Bacharel Em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1994), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). Atualmente é formadora do curso de aperfeiçoamento da Universidade Federal de Pernambuco e professor adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: formação profissional, ensino de geografia, prática pedagógica, espaço e sociedade e proposta curricular e ensino.
LEILA DE NASCIMENTO SILVA
É Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) - Campus Acadêmico de Garanhuns. Participa do grupo de pesquisa Educação e desafios do tempo presente. Desenvolve pesquisas referentes à prática docente e ensino de língua portuguesa, com ênfase no ciclo de Alfabetização. Atua também como membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE) e tem participado de vários cursos de formação de professores de redes públicas de ensino e outros trabalhos técnicos relacionados à área, tais como elaboração de pareceres para o PNLD e construção de material didático para a formação de professores.
LUCIANO CAVALCANTI DO NASCIMENTO
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Possui graduação em Licenciatura em Ciências com Habilitação em Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Especialização em Educação Matemática pela UFRPE, Especialização em Fundamentos da Educação (UFPE) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, ambos pela (UFPE). Realizou estágio de formação no Institut Universitaire de Formation des Maîtres de Rennes França. Foi professor das redes de ensino estadual, municipal e privada em Pernambuco e professor do Colégio de Aplicação da UFPE (1998-1997), onde atuou como Orientador Pedagógico. Atualmente é professor Adjunto da Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAG/UFRPE), do Curso de Licenciatura em Pedagogia, de Metodologia do Ensino da Matemática. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Formação de Professores e Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação da Aprendizagem e em larga escala e Didática da Matemática.
GLÓRIA MARIA DUARTE CAVALCANTI
Possui graduação em Licenciatura em Ciências com Habilitação em Biologia pela Faculdade Olindense de Formação de Professores (1988), especialização em Ensino das Ciências pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e mestrado em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2004). Atualmente e Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências e professora efetiva da Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação Inicial e Continuada de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, educação, educação ambiental, educação do campo e formação de professores.