Capa do livro: ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL I:<br>orientações para a rede municipal de Rio Claro - São Paulo

ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL I:
orientações para a rede municipal de Rio Claro - São Paulo

Autores: Ana Paula de Lima

livro impresso
de R$ 38,90 por
livro digital
de R$ 38,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Este livro foi elaborado ao longo do desenvolvimento de uma pesquisa de doutorado, de natureza construtivo-colaborativa, acerca da formação de professores de Língua Inglesa para crianças. No Brasil, apesar de o ensino de Inglês ser obrigatório apenas a partir do Ensino Fundamental II, sua inclusão na matriz curricular do Ensino Fundamental I está se tornando cada vez mais recorrente nas escolas regulares públicas. A ausência de diretrizes oficiais que possam nortear o trabalho dos profissionais de Letras que atuam nesse segmento foi apontada pelos professores da rede municipal de Rio Claro/SP como um dos grandes desafios para desenvolver um trabalho efetivo com os alunos do Ensino Fundamental I. Nesse sentido, foi proposto um curso de formação em serviço, no qual buscou-se construir, colaborativamente, um documento para orientar o trabalho dos professores desse nível de ensino. Para a elaboração do documento, foram realizadas diversas leituras, observação e reflexão acerca da própria prática. A formação propiciou momentos de discussão sobre as experiências vivenciadas no cotidiano escolar, de partilha de conhecimentos e de elaboração de materiais para ensino da Língua Inglesa para crianças. Resultado desse processo, este livro apresenta algumas informações sobre a inclusão da disciplina Língua Inglesa na rede municipal de Rio Claro, as características desse contexto e das crianças como aprendizes de Língua Inglesa, algumas possibilidades de trabalho envolvendo gêneros textuais e sequências didáticas, bem como sugestões de sequências elaboradas coletivamente.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1858-1
DOI: 10.24824/978854441858.1
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 90
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL I:<br>orientações para a rede municipal de Rio Claro - São Paulo

Autores

ANA PAULA DE LIMA
É formada em Letras (Português e Inglês) e em Pedagogia, pela Universidade Federal de São Carlos. Cursou mestrado em Linguística Aplicada na Universidade Estadual de Campinas e é doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Campus de Rio Claro). Atua como professora de Língua Inglesa, há 11 anos, na Educação Básica e tem experiência com a formação inicial e continuada de professores em universidades públicas. Suas pesquisas focalizam o ensino de inglês para crianças no Brasil, avaliação, análise de materiais didáticos e formação de professores para esse contexto.


ESTELA FATIMA SILVA MARTINS MENDES

É formada em Letras (Português e Inglês) pela Universidade Metodista de Piracicaba e em Pedagogia pela Associação Sul Mineira de Educação e Cultura, ASMEC, Brasil. Cursou especialização em Gestão Escolar na Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Campinas, Brasil Título: Gestão Escolar Abordagem Histórica , sendo seu orientador: Henrique Tahan Novaes. Atua como professora de Língua Inglesa, há 38 anos, na Educação Básica e atuou como Diretora de Escola Pública por 36 anos. Atualmente é professora do Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Rio Claro.


GISELE CARVALHO RODRIGUES

É formada em Artes pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, em Pedagogia pela Unicoc e é especialista em Psicopedagogia. É mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho (Campus de Rio Claro). Atua como professora de Arte, há 25 anos, na Educação Básica e tem experiência com a formação inicial e continuada de professores da Educação Básica. Atuou, até 2016, como Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental II da rede Municipal de Rio Claro e, atualmente, é vice-diretora de escola. Suas pesquisas focalizam as crenças de autoeficácia docente no ensino de Arte e a formação de professores para esse contexto.


JOSÉ ANTONIO GOUVEIA

É formado em Letras (Português e Inglês) pela Universidade Paulista. Cursou Pós-graduação Latu-Sensu em Metodologia de Ensino da Língua Inglesa no Centro Universitário Barão de Mauá. Atua como professor de Língua Inglesa desde 1988, tanto em escolas de idiomas quanto em escolas particulares do Ensino Fundamental I. É professor de inglês efetivo na Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Rio Claro desde 2013.


KARINA GISELI CARBINATTO

É formada em Letras (Licenciatura em Língua Inglesa) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC CAMPINAS). Cursou Pós-Graduação em Língua Inglesa e Tradução pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Atua como professora de inglês há 12 anos (aulas particulares e cursos de idiomas), sendo, 10 destes, em escolas da rede municipal. O público alvo referente aos alunos de aulas particulares (presenciais e via Skype) concentra-se, especialmente, nos adultos. Porém, na Educação Básica, já teve experiência com EJA (Educação de Jovens e Adultos), Fundamental I (1º ao 5º ano) e Fundamental II (6º ao 9º ano). Desde 2013 leciona na rede municipal apenas para alunos de 4os e 5os anos.


MARCIA HELENA DE FREITAS VIDAL ARNOLD

É formada em Letras (Português/ Inglês) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Campus de Araraquara (1993). Cursou mestrado em Linguística e Língua Portuguesa também pela mesma universidade (2003) e especialização em Formação Docente para o Ensino Superior, na área de Educação, pela UNIDERP - Universidade Anhanguera (2009). Atuou como professora de cursos de idioma por mais de 20 anos, lecionou no ensino médio por 20 anos e, no ensino superior, por quase 5 anos. Também foi professora, por 4 anos, na educação de jovens e adultos e, nos últimos 3 anos, dedica-se ao ensino fundamental I. Possui experiência de um semestre como tutora on-line em programa estadual de idiomas para o ensino médio e programas de ensino de português para estrangeiros em convênio firmado entre a Unicamp e universidades americanas. Tem pesquisas na área de Linguística, com ênfase em Lexicografia, atuando principalmente nos seguintes temas: lexicografia, definições, dicionários bilíngues, sufixos e morfologia derivacional.


MIRIAM HEBLING ALMEIDA
É formada em Letras (Inglês) pela PUCCAMP (Campinas/SP) e em Pedagogia pela FATECE (Pirassununga/SP), atuando como professora de Inglês como língua estrangeira, há 30 anos, em Ensino Fundamental, Ensino Médio, cursos pré-vestibulares e como professora particular. Atualmente, atua em escolas da rede Estadual e Municipal de Rio Claro/SP. Além de atuar como professora, é Conselheira Global (Global Advisor) do PEI – Polar Educators International (www.polareducator.org). Também foi representante da América Latina no Comitê Internacional de Educação e Comunicação do Programa International Polar Year 2007-2008/Oslo Science Conference (IPY 2007-2008/OSC Education & Outreach Committee) e no Comitê Internacional de Educação da APECS – Association of Polar Early Career Scientists (www.apecs.is), e membro fundador e Coordenadora de Educação da Associação de Pesquisadores e Educadores sobre o Mar e os Polos (APECS-Brasil).


MIRIAN IZIDORO DA SILVA

É formada em Letras (Português e Inglês) pelo Centro Universitário Fundação Santo André. Fez o Curso de Aperfeiçoamento em Compreensão oral em Língua Inglesa pela Faculdade de Tecnologia, Ciências e Educação e é aluna de Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional Uninter (polo de Rio Claro). Atua como professora de Língua Inglesa no Ensino Fundamental e Ensino Médio, na rede estadual de São Paulo, desde 2004, e no Ensino Fundamental na rede municipal de Rio Claro, desde 2012.


RAQUEL RIBEIRO
É graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho (Campus de Rio Claro), em Letras pela Universidade Paulista (UNIP) e fez especialização em Psicopedagogia Institucional pelo Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson (UNAR). Atua como professora de Língua Inglesa, há 27 anos, em cursos de idiomas e escolas particulares de Educação Básica, do maternal ao cursinho. Atualmente, é professora de Inglês no Ensino Fundamental II e Ensino Médio da rede particular e, na rede municipal, atua nos 4os e 5os anos. No momento, também é coordenadora pedagógica da área de linguagens na Secretaria Municipal da Educação.


SAMUEL DE SOUZA NETO

É formado em Educação Física e Pedagogia pelo PIME e Letras (Português e Inglês) pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Campus de Assis. Cursou Mestrado em Educação – Área: Metodologia do Ensino, na Universidade Federal de São Carlos (Programa de Pós-Graduação em Educação – UFSCar) e Doutorado em Educação – Área Temática: Teorias do Ensino, Didática e Práticas Escolares, na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Programa de Pós-Graduação em Educação - USP). É livre docente pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Campus de Rio Claro e possui Pós-Doutoramento pelo Centre de Recherche Interuniversitaire sur la formation et la Profission Enseignante (CRIFPE/Canadá). Atua como professor universitário na UNESP – Campus de Rio Claro, há 30 anos, bem como é Pesquisador de Grupo de Pesquisa cadastrado na Plataforma LATTES do CNPq (NEPEF: FPCT, 2002; DOFPPEN, 2008); Pesquisador CNPq (Coordenação de Projetos de Pesquisa); Pesquisador Associado Internacional do CRIFPE/Canadá (2013) e Diretor do CRIFPE-Brasil (2016). Tem experiência com a formação inicial e continuada de professores em universidades públicas, assim como orienta na Pós-Graduação em Educação – Linha de Pesquisa: Formação de Professores e Trabalho Docente e na Pós-Graduação em Ciências da Motricidade – Especialidade: Pedagogia da Motricidade Humana – Linha de Pesquisa: Formação Profissional, Campo de Trabalho e Ensino de Educação Física. Suas pesquisas focalizam a formação de professores, a profissão docente, a inserção profissional do professor e a intervenção profission
al.

SILVANA APARECIDA CONEGO
É formada em Psicologia com Licenciatura Plena pela Unimep de Piracicaba, em Letras (Português/Inglês) pelas Faculdades Claretianas de Rio Claro, em Pedagogia pelo Centro de Ensino de Educação Continuada em Ipeúna e possui Pós-Graduação em Psicopedagogia pelas Faculdades Claretianas de Batatais. Atuou como professora eventual do Estado e, atualmente, é professora efetiva de Língua Inglesa na Rede Municipal de Rio Claro.