Capa do livro: PALAVRAS DOCENTES

PALAVRAS DOCENTES

Autores: Francisco Ari de Andrade - Fernanda Maria Diniz da Silva - Flavio Muniz Chaves (Orgs.).

livro impresso
de R$ 54,90 por
livro digital
de R$ 54,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Pensar as práticas de ensino em sala de aula e em ambientes e espaços não formais e informais não é demonstrar fórmulas mágicas. Sem a pretensão de expor regras, cada texto apresenta caminhos que dialoga com o exercício de quem se lança a transmitir saberes e socializar práticas. Os textos traduzem, precisamente, relatos de experiências exitosas sobre práticas de ensino onde as aprendizagens sejam possíveis.
O livro é a síntese de um sentimento de pluralidade e consciência da diversidade no ato de ensinar. As trajetórias profissionais dos autores conduzem o itinerário de tal obra, cujo mote é pensar as práticas educacionais numa sociedade democrática, como exercício para a emancipação.
A ideia original que pôs em relevo à ação do grupo que levanta à grimpa o referido volume está ancorada numa decisão coletiva, consubstanciada em ato livre e criativo dos estudiosos que buscam conexões entre a teoria e a prática no trabalho docente, compreendendo-se a interdisciplinaridade no universo dos ambientes formais, não formais e informais onde aprendizagens sejam possíveis.
Na atual conjuntura em que vivemos situações complexas é fundamental agirmos de forma transformadora. A publicação de um livro, concentrando artigos e trazendo no seu corpo resultado de pesquisas concluídas ou em andamentos, possibilitam refletir a educação no seu sentido amplo, com a convicção de que não estamos passivos diante do quadro de desafios que se apresentam em nosso cotidiano.
Prof. Dr. Francisco Ari de Andrade

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1868-0
DOI: 10.24824/978854441868.0
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 258
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

PALAVRAS DOCENTES

Autores

ADELINE STERVINOU
Professora do Curso de Música – Licenciatura da Universidade Federal do Ceará – Campus de Sobral. Licenciada em Música com mestrado (área de Educação Musical e Musicologia) e doutorado (Musicologia), títulos obtidos pela Universidade de Toulouse na França. Realizou ainda, estágio pós-doutoral em Educação Musical na Universidade Federal da Bahia.

ANA MARIA LEITE LOBATO
Professora Permanente do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Doutora em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (FACED).

ALEXANDRE VIDAL DE SOUSA
Mestrando em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em História pela UFC.

ANA LÚCIA OLIVEIRA AGUIAR
Professora do Departamento de Educação, da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade do Estado do rio Grande do Norte (UERN). Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

ANA PAULA DE MEDEIROS RIBEIRO
Professora Adjunta do Depto. de Teoria e Prática do Ensino da Faced-UFC. Coordenadora do Grupo de Pesquisas em Práticas Pedagógicas e Linguagens – GPeL e Coordenadora de Projetos e Acompanhamento Curricular da PROGRAD-UFC. Doutora em Educação.

ÂNGELA MARIA EUGÊNIO LOPES
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará, técnica em Educação e professora da rede pública municipal de Fortaleza.

CATHERINE FURTADO DOS SANTOS
Professora do curso de música da UFC. Doutoranda em Educação Brasileira no Eixo Ensino de Música (UFC). Mestrado em Educação Brasileira – FACED / UFC (2013). Graduação em Música – Licenciatura pela Universidade Federal do Ceará (2010).

CESAR AUGUSTO BARROSO DE ANDRADE
Graduado em licenciatura em Educação Física – Faculdade Integrada da Grande Fortaleza(FGF) / Especialista em Educação Física Escolar – Universidade Estadual do Ceará(UECE) / Graduando Bacharelado em Educação Física – Universidade Federal do Ceará.

CHARLES LAMARTINE SOUSA FREITAS
Professor e Diretor da Faculdade Diocesana de Mossoró –FDM. Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma (2012). Graduado em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN (2005) e em Teologia pelo Ateneo Pontifício Regina Apostolorum, Roma (2010).

DANIELLE MAIA CRUZ
Membro permanente do corpo docente da Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Professora efetiva do Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos da UNIFOR. Professora colaboradora do Mestrado profissional e acadêmico em Avaliação de Políticas Públicas, da Universidade Federal do Ceará – UFC. Mestre e Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

DANILO BASTOS MORENO
Professor da rede pública estadual do Ceará em Educação Física(SEDUC-CE) / Professor universitário da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza(FGF). Mestre em Atividade Física e Saúde – Faculdade de Desporto da Universidade do Porto(FADE-UP).

DILDO PEREIRA BRASIL
Doutorado em Educação, concentração em Filosofia da Educação, pela Faculdade de Educação da USP (2013). Mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2001). Professor efetivo e Coordenador Pedagógico da Rede Municipal de Ensino da cidade de Araras-SP.

EDGAR MARÇAL
Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), na área de Mobile and Ubiquitous Learning. Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará, lotado no Instituto UFC Virtual. Tem experiência na área de gestão de projetos em informática na educação. Tem pesquisado principalmente nos seguintes temas: Mobile Learning, Computação Móvel e Engenharia de Software.

EDUARDO SANTOS JUNQUEIRA RODRIGUES
Professor adjunto do Instituto UFC Virtual e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará. Doutor em Educação pela Michigan State University – USA.

ERYCK DIEB SOUZA
Mestrando em Educação, Linha de Educação, Currículo e Ensino, Eixo das Tecnologias Digitais na Educação (UFC). Pesquisador bolsista CNPq. Especialista em Tecnologias Digitais para a Educação (Fa7). Graduado em Letras Inglês pela Universidade Federal do Ceará, UFC Virtual.

EVELINE VALÉRIO ALVES
Mestranda em Educação Brasileira na Faculdade de Educação – FACED, da Universidade Federal do Ceará – UFC, na Linha de Pesquisa Avaliação Educacional, Eixo – Avaliação do Ensino-Aprendizagem. Graduada em Letras Português/Espanhol pela Universidade Estadual do Ceará, UECE.

FERNANDA MARIA DINIZ DA SILVA
Professora da rede estadual de ensino do Ceará e atua como tutora no Curso de Letras do Instituto UFC Virtual. Doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestrado em Letras pela UFC.Especialização em Gestão e Coordenação Escolar e Graduação em Letras pela UFC.

FLÁVIO MUNIZ CHAVES
Doutorando em Educação pela Linha de Pesquisa de História e Memória da Educação (NHIME), da Universidade Federal do Ceará. Bolsista CAPES. Mestre em Educação – UFC, Especialista em Educação de Jovens e Adultos para o Sistema Prisional (convênio UFC/ MEC/SEJUS). Graduação em Pedagogia – UFC.

FRANCISCA LEIDIANA DE SOUZA
Bacharela em Turismo (UERN), especialista em Educação e Contemporaneidade (IFRN/Mossoró) e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino (UERN/IFRN/UFERSA).

FRANCISCO ARI DE ANDRADE
Professor Associado I do Departamento de Fundamentos da Educação, da Faculdade de Educação-FACED. Docente do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE, da Universidade Federal do Ceará-UFC.

FRANCIS DUBÉ
Professor Titular de Didática instrumental na Faculdade de Música da Universidade de Laval e diretor do Programa de Doutorado em Educação Musical. Pianista de formação possui um mestrado em interpretação pela Universidade de Montreal e Doutorado em Educação Musical pela Universidade Laval.

FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA SOUZA
Licenciado em História (UFPB) e doutor em Educação (UFRN). Professor do IFRN, atuando no Programa de Pós-Graduação em Ensino (UERN/IFRN/UFERSA) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Mestrado Profissional em Rede Nacional).

FRANCISCO MAYCCON PASSOS COSTA
Professor titular do curso de psicologia da Faculdade Diocesana de Mossoró (FDM) e psicólogo educacional do Colégio Diocesano Santa Luzia. Mestrando em Educação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).

GÉRISON KÉZIO FERNANDES LOPES
Professor de LIBRAS da Universidade Federal do Maranhão – UFMA – Campus Bacabal. Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional (UECE), Bacharel em Letras Libras (UFSC/UFC), Licenciado em Pedagogia (UVA).

JAKELINE ALENCAR ANDRADE
Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos da Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Ceará. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Coordenadora do Curso de Pedagogia da UFC.

JOÃO AIRTON DE MATOS PONTES
Professor do Instituto de Educação Física da Universidade Federal do Ceará. Mestre e Doutor em Educação Brasileira – UFC. Membro do Núcleo de História Memória da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Especialista em Didática da Educação Física da UFC.

JOSÉ EVANGELISTA DE LIMA
Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado – POSEDUC da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Graduado. Licenciado e Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1981). Especialista em Psicologia e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1990). Licenciatura Plena em Pedagogia com Habilitação em Supervisão Escolar pela UERN.

KEILA ANDRADE HAIASHIDA
Professora adjunta da FECLESC-UECE. Coordenadora do Projeto de Extensão Equilíbrio da Mente. É Pós-Doutorada em Educação (UFPB). Doutora em Geografia (UECE), Mestre em Educação (UFC), Graduada em Pedagogia (UFC).

LÍVIA MARIA EUGÊNIO LOPES
Médica do PSF da Prefeitura de Fortaleza e Psiquiatra.

MARCO ANTONIO TOLEDO NASCIMENTO
Professor Adjunto do Curso de Licenciatura em Música – Campus Sobral e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Ceará. Possui doutorado em Música na área de Educação Musical) pela Universidade Federal da Bahia e na área de Musicologia pela Universidade de Toulouse França. Realizou estágio Pós-Doutoral em Musicologia na Universidade Paris-Sorbonne.

MARGARIDA MARIA PIMENTEL DE SOUZA
Professora do Departamento de Letras Libras e Estudos Surdos (Delles/UFC); Mestre em Educação (UFC); Graduada em Geografia (UECE) e em Letras Libras (UFSC); Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Signwriting – SW (CNPq, coordenação da Profª Drª Marianne Rossi Stumpf/UFSC).

MARIA DA CONCEIÇÃO FERNANDES DE FRANÇA
Professora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA. Mestra em Educação. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Memórias (Auto) Biográficas e Inclusão – GEPEMABI/UERN.

MARIA SIMONE EUCLIDES
Professora Assistente no Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Piauí e Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Ceará.

MATHEUS EUGÊNIO DE SOUSA LIMA
Graduando do Curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará.

MELINE MESQUITA DE CARVALHO
Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará, na Faculdade de educação (FACED).Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Ceará (2013). Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2007).

MIFRA ANGÉLICA CHAVES DA COSTA
Professora do Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo- CAS/Mossoró- RN. Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC/UERN).

PAULO MEIRELES BARGUIL
Professor Associado II do Departamento Teoria e Prática do Ensino, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Ceará – UFC. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, da UFC. Doutor em Educação pelo PPGE-UFC. É membro do eixo temático Aprendiz, Docência e Escola, da linha de pesquisa Educação, Currículo e Ensino. Coordena o Laboratório de Educação Matemática – LEDUM (www.ledum.ufc.br), cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq.

RAIMUNDO ELMO DE PAULA VASCONCELOS JÚNIOR
Professor Associado do Curso de Geografia da Universidade Estadual do Ceará (1994-2017), Professor Colaborador do Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Federal do Ceará. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2006) e Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2012).

RICARDO HÉLIO CHAVES MAIA
É Mestrando em Gestão em Saúde (UECE), Especialista em Gestão de Serviços de Saúde (ESP-CE), Especialista em Cardiologia (UECE), Graduado em Medicina (UFC). Médico no Hospital Regional Dr. Deoclécio Lima Verde e no Hospital de Messejana.

TAUANE GOMES MOREIRA
Mestranda no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará – UFC. Membro do Laboratório de Educação Matemática – LEDUM. Graduada no curso de Pedagogia (UFC – 2017). Foi bolsista do Programa de Iniciação Científica – PIBIC e do Programa de Iniciação à Docência – PIBID. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem, Educação Infantil e Educação Matemática.