Autores: Daniela Karine Ramos - Dulce Márcia Cruz (Orgs.)
A intensificação do uso das tecnologias digitais na sociedade contemporânea, nas quais se incluem os jogos, remetem a experiências que podem influenciar o desenvolvimento humano, a aprendizagem, a sociabilidade e a subjetividade. Nos contextos educacionais, o uso dos jogos pode contribuir para a aprendizagem de conceitos, o exercício de habilidades motoras, o aprimoramento das funções cognitivas, a ampliação dos espaços de interação social e virtual, bem como criar experiências de letramentos e narrativas digitais.
Como recurso educativo lúdico, os jogos digitais podem tornar a aprendizagem mais prazerosa, motivando e proporcionando maior autonomia aos alunos. Dada a expressividade da presença dos jogos no cotidiano das novas gerações, sua inserção nas atividades educacionais cria oportunidades para problematizar, contextualizar, discutir e ampliar a compreensão sobre as possibilidades, limites e desafios da interação com esse recurso, agregando reflexão e postura crítica com relação ao seu consumo.
Diante das múltiplas dimensões do uso dos jogos digitais, este livro aborda diversas visões sobre seu uso em contextos educacionais, buscando ampliar a compreensão sobre suas possibilidades, contribuições e desafios à aprendizagem. Este livro nasceu da necessidade de divulgar pesquisas e experiências de autores que dialogam e investigam essa temática no campo educacional. Sua leitura será muito útil para o público em geral, mas especialmente para professores e pesquisadores no campo multidisciplinar da educação na cultura digital.
As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1984-7
DOI: 10.24824/978854441984.7
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 210
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
LYNN ALVES
Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia e do Senai Cimatec, coordenadora do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Comunidades Virtuais.
DANIELA KARINE RAMOS
Psicóloga e Pedagoga, Mestre em Educação e Doutora em Educação, Professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Metodologia de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina.
DULCE MÁRCIA CRUZ
Radialista, Mestre em Sociologia Política e Doutora em Engenharia de Produção. Professora Associada do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina.
ANA PAULA KNAUL
Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina e Mestra em Educação pelo mesmo programa.
SIMONE PLETZ RIBEIRO
Mestra em Educação do Programa de Pós -Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, Psicóloga especialista em Psicopedagogia e em Terapia Cognitivo Comportamental.
ROBERTA FANTIN SCHNELL
Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC. Mestra em Educação pelo mesmo programa. Graduada em Pedagogia. Professora da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.
JULIANA JACINTO DA SILVA
Graduanda em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina, atuou como bolsista de extensão no LabLudens (UFSC).
ALEXANDRA MORGADO CHAMBARELLI DE NOVAES
Graduanda em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina, atuou como bolsista de extensão no LabLudens (UFSC).
MARIA EDUARDA DE OLIVEIRA MARTINS
Graduanda em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina, Bolsista de Iniciação Científica no LabLudens (UFSC).
BRUNA BERGER ROISENBERG
Mestranda do programa Mestrado Profissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Universidade Federal de Santa Catarina, Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina.
RAFAEL MARQUES DE ALBUQUERQUE
PhD (Doutor em Educação) pela Universidade de Nottingham (Reino Unido) e professor na Universidade do Vale do Itajaí (Univali).
GILSON CRUZ JUNIOR
Doutor em educação e professor adjunto do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará.
NOELI GEMELLI REALI
Doutora em Educação e Professora de Didática e Teorias do Currículo da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS – SC.
KARIN COZER DE CAMPOS
Doutora em Educação e Professora do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE/campus de Francisco Beltrão – PR.
PRISCILLA MARIA CARDOSO GARONE
Doutoranda. PPGDesign - Universidade Anhembi Morumbi.
SÉRGIO NESTERUIK
Professor Doutor. PPGDesign – Universidade Anhembi Morumbi.
BRUNA SANTANA ANASTÁCIO
Mestre em Educação, Licenciada em Educação Física, doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina.
JOÃO MATTAR
PUC-SP / Uninter.