Capa do livro: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES:<br>relatos de experiências e reflexões sobre a prática docente

CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES:
relatos de experiências e reflexões sobre a prática docente

Autores: Janete Cardoso dos Santos - Lívila Pereira Maciel (Orgs.)

livro digital
de R$ 0,00 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Com este livro, a Universidade Católica de Brasília – UCB cumpre um compromisso e propõe um convite. O compromisso de divulgar as principais realizações – pesquisas, reflexões, experiências, práticas transformadoras – do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID da UCB, que tiveram como protagonistas estudantes e professores das escolas públicas parceiras e das licenciaturas envolvidas. Essas ações traduzem a natureza política, ética e social da docência e contribuem para motivação dos licenciandos a atuarem na carreira docente. O que é ser professor? O que move nossas práticas pedagógicas e estabelece vínculos entre professores e alunos? São questões que nos desafiam, porque nos colocam em um espaço movente, lugar provisório de fala e escuta, de trajetos, ancoragens e vestígios, que nos impelem a tecer polifonicamente um livro com fios dialógicos de vozes que se completam. Os anos de aprendizado com o PIBID mostram que precisamos perseverar e continuar interrogando, tentando não falsificar o essencial em uma única e simples resposta. Essa pergunta não é solitária – tecida de um só fio -; é solidária, é voz coral em trama de fios de proposições e indagações, de sentido e não-sentido, de sentidos que se constroem com limites e de limites que se constroem com sentidos.  O convite é que todos usufruam das dádivas que o ato de ler pode trazer. Espaço-tempo de compartilhamento, de interlocução crítica e criativa, este livro pode ampliar e transformar o horizonte existencial dos leitores a partir das reflexões sobre os sentidos de ser professor, o processo de formação docente e a esperança de se alcançar uma educação de qualidade no Brasil, aproximando-nos daquela manhã-luz-inflável do poema cabralino.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1963-2
DOI: 10.24824/978854441963.2
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 186
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES:<br>relatos de experiências e reflexões sobre a prática docente

Autores

JANETE CARDOSO DOS SANTOS
Doutora em Educação pela PUCRS. Coordenadora institucional do PIBID na Universidade Católica de Brasília

LÍVILA PEREIRA MACIEL
Professora da Universidade Católica de Brasília (UCB) e coordenadora do Curso de Letras da mesma instituição. Mestre em Teoria da Literatura pela Universidade de Brasília (UnB) atua nas áreas de Hermenêutica da Literatura, Estética da Recepção, Machado de Assis, Literatura Infanto-Juvenil, Ensino de Literatura, Leitura e Formação do Leitor

JOSÉ IVALDO DE LUCENA
Mestre em Educação pela UCB. Coordenador do PIBID de Pedagogia na Universidade Católica de Brasília

RODRIGO DE MELLO
Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) – PR, mestrado em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela mesma instituição, e doutorado em Ecologia e Evolução pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente é professor na Universidade Católica de Brasília (UCB), onde coordena o PIBID do curso de Ciências Biológicas. Tem experiência em estudos de Evolução, Ecologia, Biogeografia Histórica e Filogeografia de populações naturais utilizando técnicas de Biologia Molecular

ALESSANDRA MARTINO RAMOS DE MEDEIROS
Licenciada em Ciências Naturais e Biologia pela Universidade Católica de Brasília (UCB), especialista em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade federal do Ceará (UFC) e mestranda em Educação Científica e Cidadania pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é professora efetiva da Secretaria de Educação do DF (SEDF), atuando na área de Biologia, ensino médio, no Centro Educacional CED 104, do Recanto das Emas – DF, onde é supervisora do PIBID de Biologia da UCB

NILZA MARIA DO VALLE PIRES MARTINOVIC
Coordenadora de área PIBID Educação Física – UCB

ANTÔNIO CARLOS COSENZA FARIA
Professor Supervisor do PIBID Educação Física – CEMAB

FERNANDO JUNIO ANTUNES DE OLIVEIRA CRUZ
Ex-bolsista do PIBID Educação Física – UCB

CAROLINA MARIA DE CARVALHO MENDES
Professora Supervisora do PIBID Educação Física – CEM03

ROSANGELA COSMO XAVIER
Professora Supervisora do PIBID Educação Física – CEF05

LUCIANI BUENO TAVARES
Licenciada em Física pela Universidade de São Paulo, Mestra em Ensino de Física pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. Atua como professora do curso Licenciatura em Física da Universidade Católica de Brasília e Coordenadora de Área do subprojeto Física do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da mesma universidade

KÁSSIO LEÃO BERNARD DIAS LEÃO
Licenciado em Física pela Universidade Católica de Brasília. Atuou como bolsista de iniciação à docência no subprojeto Física do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Católica de Brasília, no período de agosto de 2013 a dezembro de 2015

ANA CLARA DE OLIVEIRA DO COUTO
Bolsista da CAPES, Estudante do curso de Matemática da Universidade Católica de Brasília-UCB

LUIZA ALESSANDRA BEZERRA
Bolsista da CAPES, Estudante do curso de Matemática da Universidade Católica de Brasília-UCB

MARIA AUXILIADORA ANTUNES DOS SANTOS
Ex-Coordenadora de área do subprojeto de Matemática – CAPES, Mestre em Ciências da Educação

RODRIGO OLIVEIRA DE SOUZA
Bolsista da CAPES, Estudante do curso de Matemática da Universidade Católica de Brasília-UCB

ANA SHEILA PERDIGÃO FALEIROS
Mestre em Matemática, Professora do Curso de Matemática da UCB e Coordenadora do Subprojeto de Matemática do PIBIB

ERONDINA BARBOSA DA SILVA
Doutora em Educação, Professora do Curso de Matemática da UCB

CIRNE FERREIRA DE ARAÚJO
Licenciado em Matemática, especialista em estatística. Professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF e Supervisor do Subprojeto de Matemática do PIBID

RICARDO LUIS MATOS TEIXEIRA
Aluno do Curso de Matemática da UCB

MARIA DE LOURDES DE ALMEIDA SILVA
Mestre pela Universidade Católica de Brasília. Integrante dos grupos de pesquisa: Os Jovens Nem-Nemno Distrito Federal: quem são? Quais as suas percepções de sociedade e expectativas de futuro? e Internacionalização da Educação Superior. Voluntária no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, subprojeto Pedagogia – MEC – CAPES – UCB

RANILCE MASCARENHAS GUIMARÃES-IOSIF
Doutora em Política Social pela Universidade de Brasília e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCB

DANIELA IVO DE ANDRADE
Professora licenciada em Química, supervisora do subprojeto do PIBID da área de Química, “Quimicando e Contextualizando”, no CEM 414-Samambaia-DF

SAMANTHA LIRA BELTRÃO DE FARIA
Professora licenciada em Química, mestranda na UnB e supervisora do subprojeto do PIBID da área de Química, “Quimicando e Contextualizando”, no CEM 304 – Samambaia-DF

SILVIA KELI DE BARROS ALCANFOR
Professora Doutora em Química, da Universidade Católica de Brasília, coordenadora do subprojeto do PIBID da área de Química “Quimicando e Contextualizando”