Autores: Flávia Cristina Silveira Lemos (Org.)
Esse livro é uma coletânea, a qual reúne importantes capítulos, escritos por autores de várias regiões, estados e municípios do Brasil. Trata-se de um conjunto de trabalhos de pesquisadores cuja a área da psicologia política é uma importante interlocutora das análises realizadas. O tempo presente brasileiro foi um motor dessa coletânea, organizada para disparar a visibilidade de escrituras insurgentes face ao que se passa na fragilização da democracia no país. Agenciar modos coletivos de resistência é uma prática social e política de sublevação diante de tantas situações precárias e difíceis enfrentadas no Brasil atual. Os pesquisadores e as pesquisadoras, reunidos e reunidas nesse livro ousaram dizer e escrever a respeito da experiência do resistir face aos intoleráveis. Subjetividades inquietas, pensam e problematizam, coletivizam e fazem vibrar passagens para o acreditar que é possível ir além e interferir na história do presente em que se vive. É preciso acreditar para transformar e esses textos, nesse livro trazem essa expectativa por meio de potentes analíticas, que ousam inscrever uma nova história e um novo tempo, de modo transversal e transdisciplinar na dimensão ética, estética e política brasileira.
A psicologia política se configurou como um campo de estudos e articulações densos e formado por saberes não apenas da psicologia. Os temas constitutivos das preocupações da psicologia política são: a democracia, os movimentos sociais, as resistências políticas, a subjetividade na política, a publicidade e o marketing na política, o sistema eleitoral, os direitos políticos, os direitos sociais e civis, os preconceitos, as discriminações, os estigmas, as políticas públicas, as mídias e a política, a organização do Estado, o monopólio estatal da violência, as campanhas eleitorais, a violência de Estado, as guerras entre os países, as disputas entre partidos, a organização partidária, a economia política, a ecologia política, as práticas de mundialização e os direitos, os esportes em competições internacionais dos grandes eventos, entre outros temas e preocupações.
A escrita opera, nesses capítulos um vetor de dissidência política face ao conformismo e ao fatalismo presentes em uma época em que os negócios humanos estão em zonas de opacidade e a transparência das práticas incomoda a muitos e tende a ser impedida de explicitar processos obscuros que fragilizam e esfacelam as democracias participativas. Com efeito, o livro traz aos leitores aberturas de olhares para que possam transver em perspectiva o que pareceria impedido de ser dito, escrito e divulgado face aos processos de silenciamento político de uma sociedade que tem vivenciado claras tendências ao autoritarismo.
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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1751-5
DOI: 10.24824/978854441751.5
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 806
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
ADELMA DO SOCORRO GONÇALVES PIMENTEL
Pós-doutorado pela Universidade de Évora, PT, Professora associada III; Universidade Federal do Pará, Tv. Augusto Correa S/nº, CEP 66075-110. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia.
ADRIAN BARBOSA E SILVA
Professor de Direito Penal e Direito Processual Penal do Centro Universitário do Pará (CESUPA) e da Faculdade Estácio do Pará (FAP). Mestre em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Direito Penal e Criminologia pelo Instituto de Criminologia e Política Criminal (ICPC). Coordenador do Grupo Cabano de Criminologia (GCRIM). Advogado.
ADRIANA EIKO MATSUMOTO
Doutora em PSICOLOGIA SOCIAL pela PUC/SP, também possui mestrado em PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO pela PUC/SP (2005), especialização em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes pela USP/SP e graduações em PSICOLOGIA e LICENCIATURA em Psicologia pela UNESP/Bauru (2001). É professora adjunta da Universidade Federal Fluminense (PUVR). Já atuou como pesquisadora ligada à FUNDAÇÃO SÃO PAULO (2009) e como psicóloga no sistema prisional (Secretaria da Administração Penitenciária – SAP/SP), em Penitenciária e Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (2002-2007). Coordenou o Núcleo São Paulo e foi membro do Conselho Diretor da ABRAPSO (2010-2011), foi conselheira do Conselho Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (2010-2013), conselheira no Conselho Deliberativo da União Latinoamericana de Psicologia – ULAPSI (2012-2014) e membro do Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (2013-2014).
ADRIANA MACEDO
Psicóloga/UNAMA. Mestre em Psicologia/UFPA. Doutoranda em Psicologia/UFPA. Integrante da diretoria do Conselho Regional de Psicologia – 10ª região.
ALAN SOUZA LIMA
Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará. Psicólogo Clínico do Projeto de Extensão “Clínica de Psicologia: um olhar em atenção à saúde do estudante da UFPA”.
ALEXANDRE HEVERTON MAIA LIMA
Graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Ceará (2013) e atualmente graduando em Psicologia pela mesma instituição.
ALFREDO ASSUNÇÃO MATOS
Administrador, especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal fluminense (UFF), mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – bolsista CNPq. Professor do curso de extensão: Psicologia e Saúde do trabalhador do Instituto de Psicologia da UFRJ.
ALYNE ALVAREZ SILVA
Psicóloga, doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP. Professora da Unidade Acadêmica de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande/UFCG.
ALUÍSIO FERREIRA DE LIMA
Psicólogo com estágio pós-doutoral, doutorado e mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), Especialista em Saúde Mental pela Universidade de São Paulo (USP) e Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP/11). Professor Associado do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará/UFC e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Mestrado Profissional em Saúde da Família UFC/FIOCRUZ/RENASF. É bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-2) do CNPq, líder do PARALAXE: Grupo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social Crítica UFC e co-líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa sobre Identidade Humana – NEPIM/PUCSP. Tem experiência nas áreas de Psicologia Social, História da Psicologia, Saúde Mental e Teoria Crítica Contemporânea.
ALESSANDRO MELO BACCHINI
Doutorando em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC – Rio), Mestre em Psicologia Clínica e Social pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor auxiliar do Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (IBMR). Supervisor em Psicologia Social do Serviço de Psicologia Aplicada do IBMR. Pesquisador associado do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social – LIPIS/PUC-Rio. Pesquisador com financiamento de bolsa de Doutoramento pela CAPES.
ÁLVARO PALHA
Possui graduação em PSICOLOGIA pela Universidade da Amazônia(2010). Atualmente é Psicólogo do Distrito Sanitário Especial Indígena Guamá Tocantins, Conselheiro do Conselho Regional de Psicologia – 10ª Região, Conselheiro do Conselho Estadual sobre Drogas do Pará e Representante Trabalhadores do Conselho Distrital de Saúde Indígena DSEI GUATOC. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social.
ALYSSON BRUNO ASSUNÇÃO
Mestre em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), especialista em Jornalismo (ABJL-SP) e Psicologia Clínica (IBAC-DF). Professor auxiliar do Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (IBMR). Supervisor em Psicologia Social do Serviço de Psicologia Aplicada do IBMR. Pesquisador associado ao grupo de Política e Tecnologias da Comunicação do PPGCom/UERJ. Empregado na Petrobras, atuando com projetos de Comunicação e Responsabilidade Social.
AMANDA GABRIELA BORGES
Psicóloga/UFPA. Mestranda em Psicologia/UFPA. Membro do grupo Transversalizando de pesquisa.
ANA CAROLINA FARIAS FRANCO
Possui Graduação em Psicologia (UFPA). Mestra em Psicologia Social (UFPA). É doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (bolsista CAPES), com pesquisa sobre Formação em Psicologia e Educação em Direitos Humanos. É psicóloga do Instituto Federal do Pará (IFPA) – Campus Ananindeua. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Psicologia Social e Política – transversalizando história, filosofia e educação, filiada à Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) e membro do Grupo de Trabalho de Psicologia e Relação Raciais do Conselho Regional de Psicologia 10º região (CRP-10 PA/AP).
ANA CLEIDE GUEDES MOREIRA
Mestre e Doutora em Psicologia Clínica na PUC/SP. Professora Associada na Faculdade de Psicologia, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e, do Laboratório de Psicanálise e Psicopatologia Fundamental da Universidade Federal do Pará. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Eneida de Moraes sobre Mulher e Relações de Gênero GEPEM-UFPA. Membro-fundador da AUPPF. Membro do GT da ANPEPP Psicopatologia e Psicanálise. Pesquisadora visitante do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social PUC-Rio. Chercheur associé à l Université Paris 7 Denis-Diderot. Membro da Réseau Internacional de Psychopathologie Transculturelle.
ANA LUIZA CASTRO
Psicóloga/PUC-SP. Mestre em Psicologia/PUC-SP. Psicóloga no Juizado da Infância e Juventude de Porto Alegre, RS.
ANA LUZIA LEMES PINTO
Graduanda em Psicologia pela Universidade de São Paulo (FFCLRP – USP).
ANA LUIZA GONÇALVES DIAS MELLO
Professora de Ciências nas Redes Municipais de Educação de São Gonçalo e Saquarema (RJ). Supervisora do Subprojeto de Pedagogia da FFP/PIBID/CAPES/UERJ. Doutoranda em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (UFF), graduada em Medicina Veterinária e Licenciatura em Ciências Biológicas. Natural do Rio de Janeiro, atua na educação com ênfase em ética, diversidade e abolicionismo animal.
ANDRÉ ARRUDA
Graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia (2006). Mestre em Psicologia/UFPA. É pesquisador colaborador e educador do Laboratório de Justiça Global e Educação em Direitos Humanos na Amazônia (LAJUSA). Tem experiência profissional na área de Psicologia Social, com ênfase em Serviço Social; Políticas Públicas Sociais; Direitos Humanos; Controle Penal Juvenil e Violência Letal Juvenil. A partir do início de 2013 passou a compor o quadro de técnicos psicólogos do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDECA), mais especificamente do Programa de Proteção de Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM), encerrando suas atividades neste programa em junho de 2014. Em 2015, passou a lecionar na Universidade da Amazônia.
ANDRÉ MAURÍCIO LIMA BARRETTO
Doutor, Professor Associado da Universidade Federal do Pará, coordenador do Projeto de Extensão “Clínica de Psicologia: um olhar em atenção à saúde do estudante da UFPA”.
ANTÔNIO PEDRO DE SOUZA DIAS
Estudante de Química/UFPA. Foi bolsista de iniciação científica do CNPQ.
ANTONINO ALVES
Psicólogo/UFPA. Mestre em Psicologia/UFPA.
BÁRBARA ARAÚJO SORDI
Psicóloga Clínica e Hospitalar, Professora da Universidade da Amazônia. Psicanalista em Formação pelo Circulo Psicanalítico de Minas Gerais. Especialista em Psicologia Hospitalar e da Saúde. Mestre e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará. Pesquisadora do projeto de pesquisa “Relações de gênero, feminismos, sexualidade, vulnerabilidade e, a feminização da epidemia do HIV-AIDS (pesquisa financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- CNPQ).
BÁRBARA COSSETTIN COSTA BEBER BRUNINI
Psicologa/UNIPAR. Especialista em Psicologia da Adolescência/PUC-PR. Mestre em Psicologia e Sociedade/UNESP. Mestre em Ciências da Educação/Universidade Técnica de Comercialización y Desarrollo. Professora de Psicologia da Universidade Paranaense/UNIPAR.
BRENDA LOPES
Psicóloga/UFPA. Atua como psicóloga na empresa IGEPREV.
BRIANNA SOUSA BARRETO
Licenciada Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará – UFPA (2009-2013). Participa do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Currículo – NEPEC. Discente do curso de Mestrado em Educação, da Linha de Pesquisa: Educação: Currículo, Epistemologia e História, no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA. Atua como Pedagoga na Universidade Federal do Pará – UFPA.
BRUNA MORAES GARCIA
Formada em Psicologia/UFPA. Psicóloga no CRAS/Castanhal/PA.
BRUNO JÁY MERCÊS LIMA
Psicólogo/UFPA. Enfermeiro/UEPA. Mestre em Psicologia Social/UFPA. Professor de saúde coletiva/FAMAZ. Especialista em educação nas relações étnico-raciais/IFPA. Doutorando em Psicologia/UFPA.
CÂNDIDA BEZERRA DANTAS
Professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Possui graduação (2003) e mestrado (2007) em Psicologia pela UFRN e doutorado em Psicologia Social também pela UFRN (2013).
CAROLINA BERTASSONI DOS SANTOS
Professora da Rede Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em História Social da Cultura (PUC-Rio). Supervisora do Subprojeto de Pedagogia da FFP/PIBID/CAPES/UERJ.
CELINA MARIA COLINO MAGALHÃES
Concluiu o doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo em 1995. Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal do Pará, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, no período de março de 2011 a fevereiro 2015. Coordenadora do Grupo de Trabalho Brinquedo, aprendizagem e saúde na ANPEPP no período de junho 2016 a junho 2018. Ministra disciplinas na Faculdade de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento. Publicou 60 artigos em periódicos especializados e 105 trabalhos em anais de eventos. Possui 19 capítulos de livros e 6 livros publicados. Possui 59 itens de produção técnica. Participou de 26 eventos no Brasil. Orientou 28 dissertações e 7 teses, além de ter orientado 30 trabalhos de iniciação científica e 40 trabalhos de conclusão de curso de graduação na área de Psicologia.
CELSO FRANCISCO TONDIN
Psicólogo graduado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos- UNISINOS (1992), Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2001) e Doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS (2013). Professor na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ.
CLARISSA MENDONÇA CORRADI-WEBSTER
Professora da Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Departamento de Psicologia. É coordenadora do LePsis (Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicopatologia, Drogas e Sociedade). Também é professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia desta mesma unidade. Possui graduação em Psicologia pela FFCLRP-USP (1997), mestrado em Saúde na Comunidade pela FMRP-USP (2004) e doutorado em Psicologia pela FFCLRP- USP (2009). Realizou estágios em pesquisa na University of Pittsburgh sob supervisão da Profa. Ada Mezzich e na University of New Hampshire – EUA. É membro do the Taos Institute e da INEBRIA. Também membro do GEDS – USP (Grupo de Estudos Drogas e Sociedade). É editora associada da Paidéia (ISSN 0103-863X).
CINTHIA CASTRO SANTOS TAVARES MONTEIRO
Psicóloga/UFPA. Mestre em Psicologia/UFPA. Especialista em Saúde Mental.
CLAUDIA HENRICH LOPES
Psicóloga graduada pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ. Especialista em Terapias Cognitivo-Comportamentais pela mesma Universidade. Psicóloga na Clínica Essência. Géssica Letícia Oltramari Psicóloga graduada pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ e especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela mesma Universidade. Psicóloga na Vetanco do Brasil Importação e Exportação.
CLÁUDIA REGINA MARTINS MAGALHÃES DO NASCIMENTO
Professora da Rede Estadual de Educação. Formada em Letras-UERJ. Pós-graduada em Leitura e Produção de Textos.UFF. Pós- graduada em Literatura Brasileira.-UFF. Pós-graduada em Literatura Infantil e Juvenil-UFF. Graduanda em Produção Cultural-UFF-IACS. Supervisora do Subprojeto do Curso de Pedagogia da FFP/PIBID/CAPES/UERJ.
CRISTIANE FREITAS DA SILVA
Assistente Social/UFPA. Mestre em Psicologia/UFPA. Doutoranda em Psicologia/UFPA.
CYNTHIA REJANNE CORREA ARAÚJO CIARALLO
Psicóloga (1996), Mestre (2004) e Doutora (2009) em Psicologia pela Universidade de Brasília – UnB. Servidora do Poder Judiciário desde 1994, já tendo atuado na Coordenação Geral de Combate à Tortura da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Atuou como professora no Centro Universitário de Brasília – UniCEUB entre os anos de 2004 e 2013, com experiência na graduação e pós-graduação, nos cursos de Psicologia e Direito, respectivamente. Atualmente é docente no Instituto de Educação Superior de Brasília no curso de Psicologia. Atuação docente em instituições vinculadas aos sistemas de Justiça e escolas da rede pública. Conselheira integrante do XIV e XV Plenários do Conselho Federal de Psicologia (2008-2010 e 2011-2013). Conselheira Presidente do XIV Plenário do Conselho Regional de Psicologia da 1a. Região-Distrito Federal (2013-2016).
DAIANE GASPARETTO DA SILVA
Graduada em Psicologia (2012) e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2014). Doutoranda em Psicologia/UFPA.Realiza pesquisa sobre produção de subjetividade e modos de existência nas cidades, com ênfase em questões relacionadas a pessoas em situação de rua. Integrante do Grupo de Pesquisa “Transversalizando” e do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade (Núcleo Belém). Possui experiência em artes, principalmente em dança contemporânea e composição de canções.
DANIELA MARTINS DE ANDRADE
Psicóloga pela Universidade Paulista –UNIP– Campus Araraquara/ SP. Extensão universitária em Psicoterapia de orientação Psicanalítica e Psicoterapia de crianças de orientação Psicanalítica pelo curso “Suad Haddad Andrade” – Ribeirão Preto, SP. Extensão universitária em Semiologia e Psicopatologia para Psicoterapeutas pelo Núcleo Távola – Ribeirão Preto, SP. Especialização (em andamento) em Psicoterapia de orientação Psicanalítica pelo Instituto de Estudos Psicanalíticos IEP – Ribeirão Preto, SP. Atua na área de Psicologia Clínica.
DANIELE SANTOS VASCO
Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2001), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará (2010). Doutora em Educação (ICED/UFPA). Possui experiência como docente de Psicologia, com ênfase na supervisão de Estágios Básicos, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, infância, educação, currículo e modos de subjetivação. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Transversalizando.
DIEGO HENRIQUE DA SILVA TRUJILLO
Psicólogo/UFPA. Mestrando em Psicologia/UFPA. Experiência como psicólogo no CRAS/CREAS-SUAS por dois anos. Integrante do grupo Transversalizando/CNPQ.
DOLORES GALINDO
Doutora (2006) e Mestra (2002) em Psicologia Social pela Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), 1999. Possui experiência em Psicologia como área interdisciplinar, atuando principalmente nos seguintes interesses de pesquisa: Psicologia e Epistemologia; Psicologia, governamentalidade e resistências; Psicologia, tecnociências e arte contemporânea.
DOMENICO UHNG HUR
Professor Adjunto IV-DE de graduação e pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Goiás. Graduado em Psicologia pela Universidade de São Paulo – USP, mestrado (2005) e doutorado (2009) em Psicologia Social pela USP e estágio doutoral na Universitat Autònoma de Barcelona (2008/2009). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Processos grupais e institucionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Política, Esquizoanálise, Análise Institucional & Psicanálise de Grupos. Membro do CRISE – núcleo de estudos e pesquisas Crítica, Insurgência, Subjetividade e Emancipação. Secretário de Edições Científicas e Publicações da Associação Ibero-Latinoamericana de Psicologia Política, AILPP, gestão 2016-2018. Professor visitante do programa de mestrado em Psicologia Social da Universidad Pontifícia Bolivariana, Medellín/Colômbia. Atualmente realiza estágio pós-doutoral na Universidad de Santiago de Compostela.
EDILAINE HELENA SCABELLO
Mestre em Psicologia pela FFCLRP, USP-Ribeirão Preto, SP. Psicóloga pela FCL, UNESP-Assis, SP. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Sexualidade Vida-USP, CNPq. Docente do Curso de Psicologia e Coordenadora Técnica do Serviço Escola de Psicologia da UNICEP, São Carlos, SP. Atualmente leciona as disciplinas de Psicologia Social, Aconselhamento Psicológico e Ética Profissional e atua na área de Psicologia Clínica.
ÉDIO RANIERE
Doutor em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Professor do curso de Psicologia da UFPel. Autor de O Jardim das Ilusões (Editora Cultura em Movimento, 2007) e NuTE: cartografia de um teatro (Editora Liquidificador, 2011).
EDUARDO BENEDITO CÓLIS
Psicólogo – UNIPAR. Psicólogo da Rede Municipal de Educação da Prefeitura de Indianópolis- Pr. Mestrando em Psicologia e Sociedade- UNESP/ Assis.
ELEAZAR VENANCIO CARRIAS
Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Atua como pedagogo do Campus Tucuruí do Instituto Federal do Pará (IFPA).
ELIAS JOSÉ DE LIMA JUNIOR
Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Integrante do grupo de pesquisa NEAPSI (Núcleo de Estudos Avançados em Psicologia Cognitiva e Comportamental – Unicamp). Coordenador Pedagógico da Escola Municipal José de Anchieta, Sumaré-SP.
ELLEN AGUIAR DA SILVA
Doutoranda em Educação pelo Programa em Pós-Graduação em Educação-PPGED-UFPA, Mestra em Psicologia pelo Programa em Pós-Graduação em Psicologia PPGEP-UFPA. Especialização em Educação Infantil de 04 a 06 anos pela Universidade do Estado do Pará-UEPA e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará-UFPA. Atualmente, estou como Especialista em Educação Classe II em unidade de ensino, vinculada à Secretaria de Estado de Educação do Pará-SEDUC. Possuo experiência na área de Educação, Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica e Docência em Ensino Superior.
ELLEN ARAÚJO LIMA FEITOSA
Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco na ênfase de Processos Psicossociais com o orientador Daniel Espíndula. Formada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia-Instituto Multidisciplinar de Saúde/Campus Anísio Teixeira em Vitória da Conquista-Bahia em 2016.2. Esteve como bolsista PIBIC-UFBA no ano de 2016.1 através do Projeto intitulado "Experiências de formação do psicólogo em uma universidade interiorizada: análise fenomenológica" orientada por Paulo Coelho Castelo Branco ao qual está vinculada ao Núcleo de Pesquisa em Psicologia Humanista (NEPH) na Universidade Federal da Bahia. Possui experiência através do Estágio Profissionalizante I em Psicologia Hospitalar, atuando no Hospital Geral de Vitória da Conquista em 2015.
ELLEN MICHELLE BARBOSA DE MOURA
Pedagoga na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, atua na Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem (EEAA). Especialista em Psicopedagogia pela UNESA e Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense.
EMANUEL MEIRELES VIEIRA
Professor da Universidade Federal do Pará. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará e Doutor em Psicologia pela UFMG. Interessado nas relações entre ética e o pensamento de Carl Rogers.
ÉRICA ATEM GONÇALVES DE ARAÚJO COSTA
Doutora em Educação/UFC. Professora adjunta no curso de Psicologia da UFC (Sobral).
EVANILDO LOPES MONTEIRO
Doutorando no Programa de Pós Graduação em Educação, Instituto de Ciências da Educação (ICED) – Universidade Federal do Pará (UFPA), Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade Federal do Pará (UFPA) (2011), graduado em Terapia Ocupacional pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) – (2004). Professor Assistente I, Universidade Federal do Pará (UFPA) – Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (FFTO), atualmente desenvolve pesquisas relacionadas com Educação, Direitos Humanos, Violação de Direitos de Crianças e Adolescentes, Gênero e Sexualidade, Modelo Bioecológico de Desenvolvimento Humano e Terapia Ocupacional Social.
EVELIN PAULA D’ALOISIO CARDOSO NATAL
Psicóloga pela Universidade Paulista –UNIP– Campus Araraquara/ SP.
EVELYN TARCILDA ALMEIDA FERREIRA
Doutoranda em Psicologia/UFPA. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará, Professora Substituta de Psicologia do Trabalho e Estágio em Psicologia Organizacional, é Psicóloga Escolar e Educacional na Secretaria de Estado de Educação, Membro do Fórum sobre a Medicalização da Educação e da Sociedade – Núcleo Pará, participa do GT de Psicologia, Educação e Formação do Conselho Regional de Psicologia, realiza atividades de estudo e pesquisa no Grupo Transversalizando.
FERNANDA CRISTINE NOGUEIRA RIBEIRO SANTOS BENGIO
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2011) e em Gestão de Órgãos Públicos pela Universidade da Amazônia (2006). Mestre em Psicologia Social e Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade Federal do Pará. Interesses pelo campo da Infância e juventude, cultura e processos de patrimonialização e seguridade social e temas transversais. Experiência como técnica na Assistência Social e membro do grupo de trabalho do Conselho Regional de Psicologia do Pará e Amapá. Filiada a Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO).
FERNANDA FOCHI NOGUEIRA INSFRAN
Psicóloga (UFRJ), economista (Uerj), mestre e doutora em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFRJ. Atua como docente desde 2007 e lecionou para cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia, Administração, Direito em universidades privadas no Rio de Janeiro e em Mato Grosso. Teve experiência como supervisora de estágios em psicologia clínica, organizacional, escolar e orientação profissional. Atuou também como psicoterapeuta na Abordagem Centrada na Pessoa, em clínica social e consultório particular. Desde 2013, é Professora Adjunta na Universidade Federal Fluminense (campus Santo Antônio de Pádua), lecionando para os cursos de Licenciatura em Pedagogia, Matemática, Ciências Naturais, Física e Computação e no Mestrado Interdisciplinar em Ensino (PPGEn). É atualmente coordenadora do curso de Pedagogia.
FERNANDA TEIXEIRA BARROS NETA
Psicóloga, formada pela Universidade Federal do Pará, doutoranda em Psicologia Social e Clínica pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPA, mestre em Psicologia Social e Clínica pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFPA pela linha "Subjetividade, Sociedade e Saúde". Trabalha como psicóloga no Centro de Apoio Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi) e é docente da ESAMAZ no curso de Psicologia. Participa do Grupo de Trabalho no Conselho Regional de Psicologia intitulado "Infância e Juventude" e do grupo de estudos "Transversalizando".
FLÁVIA CRISTINA SILVEIRA LEMOS
Possui Graduação em Licenciatura, Bacharelado e Formação em Psicologia/UNESP (1999), Mestrado em Psicologia e Sociedade/UNESP (2003) e Doutorado em História Cultural/UNESP (2007). Professora na Graduação e no Programa de Pós-graduação em Psicologia/UFPA. Professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPA. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, Social, Institucional, Educacional e Comunitária. Integrante do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade.
FLÁVIA DANIELLE CÂMARA
Psicóloga/UFPA. Graduanda no curso de Letras/UFPA. Mestranda em Psicologia/UFPA.
FLÁVIO VALENTIM DE OLIVEIRA
Mestre em filosofia pela Unicamp/SP. Doutorando em Educação pela UFPA com estágio doutoral sanduíche pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa/Bolsista CAPES/MEC/Brasil. Autor do livro: Arte, Teologia e Morte: Filosofia e Literatura em Franz Kafka em Walter Benjamin. Ed. Appris. Curitiba: Brasil. Autor de “Os prazeres vergonhosos: animalidade e subjetividade nos aphrodisia”. In: SÁNCHEZ, Emmanuel Chamorro. Michel Foucault y los sistemas de pensamiento. Una mirada histórica. Ed. Cenaltes: Madri. Organizador e Autor do livro Teorias, Ensino, Aprendizagem. Revisitando pensadores da educação. Paco Editorial. São Paulo, Brasil. Organizador e Autor do livro Criações transversais com Gilles Deleuze: arte, saberes e política. CRV, Curitiba, Brasil.
FRANCISCO ALBERTO BESSA FILHO
Graduando em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Bolsista Extensionista, desde 2013, do Projeto Y de Riso, Sorriso e Saúde que atua com a palhaçoterapia em hospitais públicos. Membro do Programa de Educação Tutorial (PET) – Psicologia desde 2014. Membro voluntário de projetos de extensão e pesquisa do Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas sobre a Criança (Nucepec) desde 2014. Atuante e pesquisador principalmente nos seguintes temas: infância em situação de risco e vulnerabilidade, crianças em instituições de acolhimento e crianças em situação de internação hospitalar.
FRANCISCO PABLO HUASCAR ARAGÃO PINHEIRO
Francisco Pablo Huascar Aragão Pinheiro é professor do Curso de Psicologia da UFC Campus de Sobral. Possui graduação em Psicologia (2005), mestrado em Psicologia (2008) e Doutorado em Educação (2014), todos os títulos obtidos na UFC. Atuou como psicólogo na Pró-reitoria de Gestão de Pessoas da referida Universidade. Nesse órgão, participou da implementação da Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público Federal realizando ações de promoção à saúde. Atualmente, coordena o Laboratório de Práticas e Pesquisas em Psicologia e Educação (LAPPSIE), onde desenvolve pesquisas e ações de extensão no campo do trabalho docente, com enfoque na saúde dos professores, fundamentadas na Clínica da Atividade e utilizando metodologias quali-quantitativas.
FRANCIDALVA COSTA
Psicóloga/UFPA. Atua no CRAS.
GENYLTON ODILON RÊGO DA ROCHA
Professor Pós-doutor da UFPA. Líder no INCLUDERE (Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Currículo e Formação de professores na perspectiva da inclusão). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Básica da UFPA.
GEISE DO SOCORRO LIMA GOMES
Doutora em Educação/UFPA. Mestre em Psicologia/UFPA. Psicóloga/UFPA. Psicóloga no NASF. Foi psicóloga no CRAS e CREAS. Foi professora de Psicologia na ESAMAZ.
GÉSSICA LETÍCIA OLTRAMARI
Psicóloga/UNICHAPECÓ.
GIANE SOUZA
Mestre em Psicologia Clínica e Social pela UFPA (2014), Especialização lato sensu em Terapia Familiar Sistêmica (2011) pela Universidade da Amazônia (UNAMA), Graduação em Psicologia pela UNAMA (2008); Graduação em Administração pela UNESPA (1990). Conselheira Tesoureira do VIII Plenário – gestão 2013/2016 pelo CRP/10 Pará e Amapá. Docente da ESAMAZ.
GIOVANNA MARAFON
Professora do Departamento de Ciências e Fundamentos da Educação (área: Psicologia e Educação) na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF) e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós-doutorado em Educação PUC-Rio (2015). Doutorado em Psicologia – Estudos da Subjetividade – UFF (2013). Mestrado em Educação UNIRIO (2006). Graduação em Psicologia UFSC (2004).
IAGO CALVANTE ARAÚJO
Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará, professor dos Cursos de Psicologia da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (FAMETRO) e da Faculdade de Tecnologia Intensiva (FATECI – Fortaleza). Atualmente, faz pesquisas na área de ética, Psicologia e Abordagem Centrada na Pessoa.
GRACIELE NOGUEIRA DOS PRAZERES
Graduada em Letras-Português/UFPA.
IGOR DO CARMO SANTOS
Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Pará. Foi monitor nas disciplinas "Psicologia, Justiça e Direitos Humanos" e "Psicologia e Políticas Públicas" nos anos de 2013 e 2014. Foi bolsista do Programa de Extensão "Educação em Direitos Humanos e Assessoria Jurídica aos Defensores de Direitos Humanos do Estado do Pará" que está vinculado ao Laboratório de Justiça Global e Educação em Direitos Humanos na Amazônia (LAJUSA), com bolsa advinda do PROEXT/MEC. Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação de Psicologia na Universidade Federal do Pará, na Linha "Psicologia, Sociedade e Saúde", e é membro do grupo de estudos e pesquisas "Psicologia Social e Política: transversalizando com a história, educação e filosofia".
IGO GABRIEL DOS SANTOS RIBEIRO
Ativista do movimento negro, psicólogo, discente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Sociedade – PPGPSI/FCL-UNESP e pesquisador no Programa de Mobilização da Competência Nacional para Estudos sobre o Desenvolvimento – PROMOB/ Subprograma de Pesquisa para o Desenvolvimento Nacional – PNDP/ Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – DISOC/IPEA.
INÊS MARIA MARQUES ZANFORLIN PIRES DE ALMEIDA
Mestra em Educação e doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB), com pós-doutorado na USP, atualmente é professora do PPGE UnB.
ISABEL ROSA CABRAL
Possui graduação em Bacharelado em C. Biológicas-Modalidade Médica pela Universidade Federal do Pará (1988), mestrado em Genética pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – IBILCE (1994) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Pará, coordenadora do PET Saúde/Saúde da Família (UFPA-Belém) e coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde – área de Oncologia.
JÁDER FERREIRA LEITE
Possui Licenciatura Plena em Psicologia e Formação de psicólogo pela Universidade Estadual da Paraíba (1996 e 1998); mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003), doutorado em Psicologia Social pela UFRN (2008) e estágio pós-doutoral junto ao Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM) da UFC (2014). É professor adjunto IV, vinculado ao Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/RN. Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Política (Gestão 2017 – 2018). Atua no campo da Psicologia social e política a partir dos temas: movimentos sociais e contextos rurais, relações de gênero, saúde mental e processos de subjetivação.
JANARI DA SILVA PEDROSO
Psicólogo. Doutor em Ciências: Desenvolvimento Socioambiental (UFPA/NAEA). Pós- em Doutorado Psicologia (UCB). Professor da Faculdade de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (UFPA). Coordena o Laboratório de Desenvolvimento e Saúde – LADS/UFPA. Membro do GT da ANPEPP: “Família, Processos de Desenvolvimento e Promoção da Saúde.
JAMILLE GEORGES REIS KHOURI
Psicóloga graduada pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Aluna especial do mestrado de Ciências Sociais pela UFBA, cursando a disciplina "Desigualdades, Estado de Bem Estar e Políticas Sociais". Participante do grupo de pesquisa Psicologia, Diversidade e Saúde na linha de Pesquisa Memória, Cultura e Subjetividade. Membro da Liga Acadêmica de Psicologia e Relações Raciais da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Realiza estudos e pesquisas em Psicologia e Relações Raciais.
JARDEL SANDER DA SILVA
Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais; coordenador da pesquisa “Imagens dos Corpos na Cidade” (financiada pela FAPEMIG).
JÉSSICA PASCOALINO PINHEIRO
Graduada no curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará – UFC. Integrante do Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas sobre a Criança (NUCEPEC) do Departamento de Psicologia – UFC. Atuação na área de garantia de direitos para crianças e adolescentes. Experiência de intervenção em política pública de assistência social, no contexto de acolhimento institucional. Utilização de ferramenta para trabalhar histórias de vida e mediação de leitura.
JOÃO BATISTA FERREIRA
Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia Social. Professor Adjunto do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ. Coordenador de Integração Acadêmica de Graduação do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ, do Núcleo Trabalho & Contemporaneidade e do Grupo Trabalho Vivo – Pesquisa e Intervenção em Saúde Mental e Trabalho, vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ.
JOÃO PAULO PEREIRA BARROS
Professor do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), na linha "Processos psicossociais e vulnerabilidades sociais". Doutor em Educação, mestre e graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Saúde Mental pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi professor efetivo do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), na área de Psicologia e Saúde Coletiva. Tem experiência nas áreas de Psicologia Social/Psicologia Comunitária, Psicologia Escolar/Educacional e no campo da Saúde Coletiva/Saúde Mental. Lider do Grupo de Pesquisas e intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação (VIESES/UFC), cadastrado no diretório de grupos de pesquisa do CNPQ e como Programa de Extensão do Departamento de Psicologia da UFC. Membro do Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas sobre a Criança (NUCEPEC-UFC).
JOÃO PAULO SALES MACEDO
Professor Adjunto da Universidade Federal do Piauí/UFPI. Graduado em Psicologia pela Faculdade Santo Agostinho (2004), Mestre (2007) e Doutor (2011) em Psicologia pela UFRN. Está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas/UFPI, orientando alunos de Mestrado e Doutorado.
JON ANDERSON MACHADO CAVALCANTE
Doutor em Educação/UFC. Professor adjunto em Psicologia/UFC (Sobral).
JORGE MORAES COSTA
Psicólogo/UFPA. Mestre em Psicologia Social/UFPA. Doutorando em Psicologia Social/UFPA. Professor há mais de vinte anos de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento/UFPA. Integrante do grupo transversalizando/CNPQ. Foi conselheiro titular no Conselho Federal de Psicologia. Foi vice-diretor da Faculdade de Psicologia/UFPA. Foi chefe de departamento em Psicologia Social e Escolar/UFPA.
JOSIE PEREIRA DA MOTA
Mestra em Planejamento do Desenvolvimento no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido(2012), na linha de pesquisa Sociedade, Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas-NAEA-UFPa, especialização em Gestão em Saúde Pública pela Universidade do Estado do Pará (2009) e graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2003), atualmente é psicóloga da Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna e psicóloga – Secretaria Executiva de Saúde Pública do Estado do Pará com atuação em Centro de Atenção Psicossocial. Experiência na área da saúde pública, atuando como preceptora e orientadora do Programa de Residência Multiprofissional da Universidade do Estado do Pará e Hospitais Associados.
JOSÉ DE ARAÚJO BRITTO NETO
Advogado. Mestre em Psicologia. Presidente da Comissão Estadual de Direitos Humanos da OAB-PA.
JOSÉ DE ARIMATÉIA RODRIGUES REIS
Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Pará – UFPA (2001). Especialização em Saúde Coletiva pela UFPA (2006). Mestrado em Psicologia pela UFPA (2014). Pesquisa nas áreas de psicologia da saúde, psicologia social, práticas discursivas e produção de sentidos, saúde coletiva, integralidade e redes de saúde, crack, álcool e outras drogas, saúde mental e direitos humanos, violência e exploração sexual.
JULIANA DE CASTRO NOGUEIRA RIBEIRO
Psicóloga/UFPA. Mestre em Psicologia/UFPA. Psicóloga do IFPA.
JUREUDA DUARTE GUERRA
Psicóloga/UNAMA. Mestre em Psicologia/UFPA. Conselheira federal titular no Conselho Federal de Psicologia. Foi presidente e vice-presidente do Conselgo Regional de Psicologia. Psicóloga na Santa Casa de Misericórida do Pará.
JOYCE COSTA MOREIRA
Graduanda em Psicologia/UFPA.
KASSYA FERNANDES
Graduada em comunicação. Foi jornalista no Conselho Regional de Psicologia, é jornalista na Escola de Conselho do Pará.
KAYSE LUIZA OLIVEIRA DE CARVALHO ALCÂNTARA
Mestre em Psicologia Social – Universidade Federal de Sergipe.
LARISSA AZEVEDO MENDES
Psicóloga/UNAMA. Mestre em Psicologia/UFPA.
LARISSA GONÇALVES MEDEIROS
Mestre em Psicologia pelo PPGP/UFPA. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Ludicidade e Lazer na Amazônia – Moçarai (UFPA). Membro do Movimento Paraense da Luta Antimanicomial/RENILA. Artista, educadora popular e sócia fundadora da Associação Viramundo.
LAURA AMARAL
Psicóloga/UFPA.
LAURA SOUZA FONSECA
Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
LEANDRO PASSARINHO REIS JÚNIOR
Pedagogo/UFPA; Psicólogo/UNAMA; Biólogo/UFPA; Formado em Letras/UFPA; Mestre em Educação/UEPA; Doutor em Educação/UFPA; Professor adjunto II de Psicologia da Educação/UFPA.
LEILA CRISTINA DA CONCEIÇÃO ALMEIDA
Doutoranda em Educação e Mestra em Psicologia Social pela Universidade Federal do Pará. Possui Especialização Lato Sensu em Psicologia Educacional com ênfase em Psicopedagogia Preventiva pela UEPA (2011), graduação em Pedagogia pela Universidade da Amazônia (2003) e graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Pará (1998). Atualmente é Docente da Universidade da Amazônia e Técnica em Educação da Secretaria de Estado de Educação do Pará atuando como assessora técnica no CEE/PA.
LÍVIA DE OLIVEIRA CUNHA REIS
Graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia (2009), especialista em Psicologia Jurídica pela Universidade da Amazônia – UNAMA (2013), e em Atenção à Saúde pela Universidade do Estado do Pará – UEPA (2014). Atuou na saúde, assistência social, justiça e direitos humanos, educação, e psicologia clínica. Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Pará, linha psicologia, saúde e sociedade.
LORENA CUNHA DE SOUZA
Psicóloga, graduada pela Universidade Federal do Pará (2013). Especialista em Avaliação de Serviços de Saúde pela Universidade Federal Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) – UNA-SUS (2015). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, linha de pesquisa Psicologia, Sociedade e Saúde.
LORRAINE CLARA
Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Atualmente, participa do projeto de extensão “Socioeducação (en) cena: agenciamentos entre Psicologia Social e Teatro”, e é bolsista no projeto de pesquisa “Vida Que Vem: arte, política e processos de subjetivação – Programa de Bolsas de Iniciação à Pesquisa (PBIP).
LUCAS GOMES DE CARVALHO
Psicólogo/UFG.
LUCIANA LOBO MIRANDA
Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do Laboratório em Psicologia, Subjetividade e Sociedade (LAPSUS). Coordenadora do Programa de Extensão TVEZ: Educação para o uso Crítico da Mídia. Pesquisadora CNPq.
LUÍS FERNANDO DE SOUZA BENÍCIO
Psicólogo com formação em Psicologia Hospitalar (Pró-Reitoria de Extensão/UFC – 2012). Atualmente, faz especialização em Saúde da Família (UNILAB) e mestrado acadêmico em Psicologia (UFC). É pesquisador-bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Integra o grupo de pesquisas e intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação (VIESES-UFC) que é cadastrado no diretório de grupos de pesquisa do CNPQ. Supervisona o projeto de extensão Re-Tratos da juventude, atuando na formação de profissionais por meio da construção de dispositivos de análise coletiva e intervenção micropolítica, de caráter transversal e intersetorial, em torno dos processos de subjetivação e dos direitos humanos de juventudes em territórios da cidade de Fortaleza-CE. Participa da Comissão Organizadora do projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS). Desenvolveu um trabalho de Apoio Institucional na Rede de Atenção Psicossocial de Fortaleza (Secretaria Municipal de Saúde) e foi colaborador do projeto close certo – Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais (Ministério da Saúde). Áreas de atuação e pesquisas: Direitos Humanos; Políticas Públicas; Saúde Coletiva; Saúde da Família; Redução de Danos; Juventudes e HIV/AIDS.
LUÍS VAGNER DIAS CALDEIRA
Psicólogo/UFPA. Especialista em Saúde Mental. Psicólogo no CAPS. Coordenador de Saúde Mental na Região de Marabá.
MAGDA DIMENSTEIN
Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Graduada em Psicologia pela UFPE (1986), Mestre em Psicologia Clínica pela PUC/RJ (1994) e Doutora em Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ (1998).
MAGDA DINIZ BEZERRA DIMENSTEIN
Magda Dimenstein é professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Graduada em Psicologia pela UFPE (1986), Mestre em Psicologia Clínica pela PUC/RJ (1994) e Doutora em Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ (1998). Realizou Estágio Pós-Doutoral na Universidad Alcalá de Henares /Espanha. Atua na área de Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Mental, Atenção Primária e Psicossocial, em cenários urbanos e rurais. Está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia/UFRN, orientando alunos de Mestrado e Doutorado. Coordena o grupo de pesquisat; Modos de Subjetivação, Políticas Públicas e Contextos de Vulnerabilidades;. Bolsista 1 A do CNPq. É membro do GT/ANPEPP; Políticas de subjetivação e invenção do cotidiano;. Faz parte da diretoria da ANPEPP (Gestão 2016-18) no cargo de Presidente.
MARIA CLARA DE ALMEIDA CARIJÓ
Maria Clara de Almeida Carijó é professora assistente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF). Possui doutorado em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFRJ e é membro do Núcleo de Pesquisas Cognição & Coletivos (NUCC/UFRJ). Tem interesse em cognição – principalmente nos estudos do pensamento, da aprendizagem e da atenção – e no tema da inclusão.
MARIA HELENA ZAMORA
Doutora em Psicologia Clínica. Professora da PUC-Rio e de pós-graduação em Psicologia e Saúde (PUC-Rio), Psicologia Jurídica (UERJ), Teorias e Práticas Transdisciplinares e Violência (Funemac) e Especialização em Segurança Pública, Cultura e Cidadania (Ministério da Justiça, UFRJ e SENASP). Vice coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social – LIPIS/PUC-Rio. Pesquisadora com financiamento da FAPERJ. E-mail: zamoramh@gmail.com Endereço: Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social – LIPIS/PUC-Rio – R. Marquês de São Vicente, 225 – Gávea, Rio de Janeiro – RJ.
MARIA LUIZA BITENCOURT SILVA COUTO
Estudante de Psicologia da Universidade Federal de Goiás, Goiânia.
MARISTELA ALELUIA DOS ANJOS
Pedagoga na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal atua no Serviço de Orientação Educacional (SOE). Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade de tecnologia Equipe Darwin e Gestão de Pessoas pela Faculdade Fortium.
MARIA LÍVIA DO NASCIMENTO
Possui Graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1974), Mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1978) e Doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990). Atualmente, é professa titular da Universidade Federal Fluminense. Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Exclusão Social, atuando principalmente nos seguintes temas: produção de subjetividade, infância e adolescência, psicologia e judiciário, judicialização da vida.
MARCELO DE ALMEIDA FERRERI
Programa de Pósgraduação em Psicologia Social- Universidade Federal de Sergipe.
MARCELO MORAES MOREIRA
Possui Graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia (1995), Pós-Graduação lato sensu pela Universidade Católica de Brasília (2009) e Mestrado em Psicologia Social e Clínica pela Universidade Federal do Pará (2013). Desde 1999, compõe o quadro de funcionários da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos. Desde fevereiro de 2015, assumiu a coordenação do Curso de Psicologia da Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ).
MARCIA FERREIRA TOLEDO
Psicóloga pela Universidade Paulista –UNIP– Campus Araraquara/ SP. Pós-Graduação em Administração de Recursos Humanos (em andamento) pela Universidade Paulista –UNIP– Campus Araraquara/ SP. Técnica em Enfermagem pela Universidade Paulista –UNIP– Campus Araraquara/ SP. Atua nas áreas da Psicologia e Enfermagem.
MÁRCIA ROBERTA DE OLIVEIRA RODRIGUES
Possui formação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2004). É especialista em Gestão em Saúde Pública pela Universidade do Estado do Pará (2008) e especialista em Educação em Saúde para Preceptores do SUS pelo Hospital Sírio Libanês em parceria com Ministério da Saúde. É mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFPA (2013). Possui experiência na área de Gestão, Planejamento e Formação em Saúde Pública. Atualmente trabalha na SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE PÚBLICA DO PARÁ – SESPA. É membro da Comissão Estadual de Apoio ao Processo de Certificação dos Hospitais Públicos em Hospitais de Ensino – CCHE/SESPA. Faz parte do núcleo CEBES-Pará e do Grupo de Estudos Saúde na Amazônia. Participa das atividades do "Laboratório de Estudos da Infância, Práticas Sociais e Redes".
MARILDA CASTELAR
Possui doutorado em Psicologia Social pela PUC-SP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestrado em Multimeios pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas e graduação em Psicologia pela PUC Campinas – Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Foi Conselheira Suplente do CFP – Conselho Federal de Psicologia (Gestão 2010-2013) e Conselheira Presidente do CRPBA Conselho Regional de Psicologia da Bahia (Gestão 2007-2010). Atua como Professora Adjunta no Curso de Psicologia e no Mestrado em Tecnologias em Saúde na EBMSP – Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Possui experiência na área de Psicologia e em Pesquisa com ênfase nos temas: inclusão social, história e memória da psicologia, psicologia social, relações raciais e direitos humanos. Coordena o Grupo de Pesquisa Psicologia, Diversidade e Saúde inscrito no CNPq, certificado pela BAHIANA.
MARIANA TORNELLI DE ALMEIDA CUNHA
Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais; pesquisadora e bolsista de iniciação científica na pesquisa “Imagens dos Corpos na Cidade: gesto, expressão e espaço público”; atua e pesquisa sobre a temática do direito à cidade e derivas urbanas.
MARINA CASTRO E SOUZA
Professora do Departamento de Ciências e Fundamentos da Educação, na área de Psicologia da Educação, na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutora em Educação/PUC-Rio.
MARINA SIMÕES FLÓRIDO FERREIRA BERTAGNOLI
Docente do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP). Foi Secretária Municipal de Saúde de Jardinópolis-SP (agosto de 2014 a março de 2015), tendo ainda integrado à equipe de gestão desta mesma Secretaria desde 2010, atuando como Superintendente de Saúde e Psicóloga da rede municipal de saúde. Tem experiência nas áreas de Saúde, Educação e no Terceiro Setor, com ênfase em Psicologia, atuando principalmente nos seguintes segmentos: gestão pública e políticas públicas de saúde, educação permanente em saúde e coordenação de projetos sociais.
MARISE BRITO DO REGO
Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do Laboratório em Psicologia, Subjetividade e Sociedade (LAPSUS). Psicóloga do Serviço Social da Indústria, Departamento Regional Piauiense (SESI – PI). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).
MARYANA PEREIRA JÁCOME
Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais; pesquisadora de iniciação científica na pesquisa “Imagens dos Corpos na Cidade: gesto, expressão e espaço público”; extensionista do Programa Polos de Cidadania; atua e pesquisa sobre temas relacionados ao direito à cidade, à relação espaço-subjetividade e derivas urbanas.
MAX ALECSANDER CRUZ COSTA
Graduado em Bacharelado e em Formação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Exerci a função de Vice-diretor na Escola Estadual de Ensinos Fundamental e Médio Princesa Izabel (SEDUC/PA). Atualmente trabalho como psicólogo da Saúde na Prefeitura de Tailândia (PA). Sou membro do Núcleo de Pesquisas Fenomenológicas, grupo de pesquisas credenciado no Diretório do CNPq.
MICHELLE RIBEIRO CÔRREA
Psicóloga/UFPA. Advogada/UNAMA. Psicóloga na Escola Superior de Magistratura/PA.
MICHELLE DOS SANTOS FERREIRA DA SILVA
Psicóloga pela Universidade Paulista –UNIP– Campus Araraquara/ SP. Atua nas áreas da Psicologia Institucional em Comunidade Terapêutica e Psicologia Clínica.
MIGUEL HENRIQUE RUSSO
Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP e Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo – USP. Ex-professor-pesquisador do Mestrado e Doutorado em Educação das Universidades São Francisco –USF- e Nove de Julho – UNINOVE. Pesquisador convidado do Laboratório de Gestão Educacional – LAGE-UNICAMP. Foi diretor da seção estadual de São Paulo da Associação Nacional de Política e Administração da Educação – ANPAE, (2007-2011).
MILENE MARIA XAVIER VELOSO
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1993), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2001) e doutorado em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento/UFPA (2015). Realizou estágio doutoral na Universidade do Minho em Portugal no grupo de pesquisa em Sociologia da Infância (2014). É Professora Adjunta IV da Universidade Federal do Pará com experiência nas áreas de Psicologia Social e Psicologia da Saúde, atuando principalmente na investigação de temas relativos à violência contra crianças e adolescentes. Atualmente coordena o projeto de pesquisa intitulado? Violência contra crianças e adolescentes: indicadores e estratégias de enfrentamento?
MOISÉS DA COSTA NAVEGANTES
UFPA (Universidade Federal do Pará) – IFCHS (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas). Graduado em Filosofia (Licenciatura e Bacharelado)
MONALISA PONTES XAVIER
Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora do Curso de Psicologia e do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Subjetividade e práticas sociais contemporâneas.
NARA MARIA FORTE DIOGO ROCHA
Doutora em Educação/UFC. Professora adjunta de psicologia/UFC (Sobral).
NATÁLIA BERTOLINO
Graduada em Psicologia na Universidade Paulista –UNIP– Campus Araraquara/ SP. Extensão Universitária “SEMEANDO A PSICANÁLISE”, realizado pela Diretoria de Pós-Graduação e Cursos de Extensão do Centro Universitário Central Paulista – UNICEP em parceria com a Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto. Atua na área de Psicologia Clínica.
NATHÁLIA DOURADO FRAZÃO COSTA
Psicóloga e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Pará. Psicóloga Organizacional no Centro Brasileiro de Cursos (CEBRAC). Integrante do Fórum Paraense de Combate à Medicalização da Educação e Sociedade. Integrante do Grupo de Trabalho Infância e Juventude, do Conselho Regional de Psicologia 10º. Experiência na área de Psicologia Escolar na Educação Infantil. Experiência na área de Psicologia Organizacional. Jornalista também pela Universidade Federal do Pará.
NÚBIA VIANNA
Fonoaudióloga/UNICAMP; Mestre em Saúde Coletiva/UNICAMP; Doutoranda em Saúde Coletiva/UNICAMP.
NATAMIAS LOPES DE LIMA
Licenciado Pleno em Pedagogia, Especialista em Estudos Culturais da Amazônia, Mestre em Educação; cursados na Universidade Federal do Pará. Experiência em docência na Educação Básica e Ensino Superior. Na educação básica em escolas do campo, no Ensino superior em diferentes municípios do arquipélago de Marajó. Atuou na área técnica pedagógica exercida em diferentes municípios da região do Marajó. Servidor Público Municipal lotado na Secretaria Municipal de Educação de Breves na função técnica pedagógica, cargo Professor/Coordenador Técnico. Especialista em Educação da Secretaria de Estado de Educação/PA – SEDUC. Doutor em Educação no Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Pará.
PAMELA DE FREITAS RAMALHEIRO
Psicóloga pela Universidade Central Paulista – UNICEP, São Carlos, SP. Estagiou no Serviço Escola de Psicologia da UNICEP nas áreas de Aconselhamento Psicológico e Psicologia Jurídica. Atuou na área de Psicologia Educacional na Instituição de Ensino Profissionalizante – CEFA. E realizou Atendimento Psicológico junto a idosos e funcionários da clínica de repouso Cantinho Fraterno Dona Maria Jacinta, São Carlos, SP.
PAULA ARRUDA
Graduada em Direito pela Universidade da Amazônia (2001). Mestre em Instituições Jurídico-políticas pela Universidade Federal do Pará (2004). Doutora em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca – Espanha. Professora na Universidade Federal do Pará, com ênfase em Direito Constitucional e Direitos Humanos.
PAULO SÉRGIO DE ALMEIDA CÔRREA
Licenciado Pleno em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará e Especialista em Educação e Problemas Regionais na mesma instituição; Bacharel em Direito pela Universidade da Amazônia com especialidade em Ciência Penal (Políticas de Segurança Pública); Criminologia; Medicina Legal; Direitos e Garantias Constitucionais; Direito Eleitoral; Mestre em Educação (Supervisão e Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Doutor em Educação (Currículo) no mesmo espaço institucional. Atualmente ocupa a Classe de Professor Associado Nível 4 na Cadeira de História da Educação da Faculdade de Educação do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará, onde também atua na qualidade de Professor Colaborador na Linha de Pesquisa Educação: Currículo, Epistemologia e História, vinculada ao Mestrado e Doutorado Acadêmico em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, espaço institucional em que cultiva a docência, a pesquisa e a orientação de dissertações e teses.
PAULO COELHO CASTELO BRANCO
Professor Adjunto I do Curso de Psicologia do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Campus Anísio Teixeira – Vitória da Conquista. Doutor em Psicologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), concentração em Psicanálise, Práticas Clínicas e Epistemologias da Psicologia. Graduado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).
PAULO DE TARSO RIBEIRO DE OLIVEIRA
Graduado em Psicologia pela UFPA (1988), Mestre em Saúde Pública – ENSP (1998) e Doutor em Saúde Pública – ENSP (2005). Atualmente, Professor Associado I da UFPA
PAULO ROBERTO CECCARELLI
Psicólogo. Psicanalista. Doutor em Psicopatologia fundamental e Psicanálise – Paris VII. Pós-doutor – Paris VII. Sócio do Circulo Psicanalítico de Minas Gerais. Membro da “Société de Psychanalyse Freudienne” – Paris – França. Professor do Instituto de Psicologia da PUC- MG. Professor e orientador de pesquisas na Pós-Graduação em Psicologia/UFPA. Professor e orientador de pesquisas do Mestrado de Promoção de Saúde e Prevenção da Violência/MP, da Faculdade de Medicina da UFMG. Membro do Programa Antártico Brasileiro. Diretor científico do Centro de Atenção à Saúde Mental. Pesquisador do CNPq.
PATRÍCIA DO SOCORRO NUNES PEREIRA
Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará. Psicóloga Clínica do Projeto de Extensão “Clínica de Psicologia: um olhar em atenção à saúde do estudante da UFPA”.
PEDRO PAULO FREIRE PIANI
Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará (UFPA), na Faculdade de Medicina, área de Saúde Coletiva e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia, linha de Psicologia, Sociedade e Saúde. É professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFPA. Fez o Bacharelado em Psicologia na Universidade Federal do Pará (1991), Licenciatura em Psicologia na Universidade São Marcos – SP (1997), Mestrado na área de Ciências Sociais e Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2002).
PEDRO PAULO GASTALHO DE BICALHO
Psicólogo (UFF), especialista em Psicologia Jurídica (UERJ), mestre e doutor em Psicologia (UFRJ). Professor Associado do Instituto de Psicologia, do Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas de Direitos Humanos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Ações para a Cidadania (NIAC-UFRJ). Bolsista de produtividade em pesquisa (CNPq).
RACHEL SIQUEIRA DIAS
Possui graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia (1998). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica em DST/AIDS e Saúde Mental. Especialização em Psicologia Clínica e Saúde Mental. Aluna regular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia na modalidade Mestrado, da Universidade Federal do Pará (UFPA).
RAFAELE HABIB AQUIME
Psicóloga, Graduada pela Universidade da Amazônia (UNAMA), em 2012. Mestra em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA) em 2015, na linha de pesquisa Psicologia, Sociedade e Saúde. Possui experiência profissional como Psicóloga Fiscal da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do Conselho Regional de Psicologia (CRP) 10º Região Pará/Amapá e atua no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) como Psicóloga em Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Atualmente é Conselheira do Conselho Regional de Psicologia 10ª Região, sendo membro da Comissão de Orientação e Ética (COE) e membro do Grupo de Trabalho Infância e Juventude.
RENATA FERNANDES DE OLIVEIRA
Graduada em Direito, mestre em Ciências Jurídico Criminais pela Universidade de Coimbra (Portugal) e doutora em Psicologia da Justiça pela Universidade do Minho (Portugal). Pós-doutoranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (bolsista Capes-PNPD).
ROBENILSON MOURA BARRETO
Psicólogo. Especialista em Educação Especial e Inclusiva. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará (PPGP-UFPA). Pesquisador do Laboratório de Psicanálise e Psicopatologia Fundamental da Universidade Federal do Pará (LPPF/UFPA).
ROBERTA GURGEL AZZI
Psicóloga. Professora Livre-docente, aposentada, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas e coordenadora do Núcleo de Estudos Avançados em Psicologia Cognitiva e Comportamental – NEAPSI. Integra o Núcleo Interinstitucional de Estudos em História da Psicologia – NIEHPSI, da PUC-SP. Tem publicações e realiza investigações principalmente a partir do referencial da Teoria Social Cognitiva.
ROBERT DAMASCENO RODRIGUES
Graduando em Psicologia/UFPA.
ROSIMERI DE OLIVEIRA DIAS
Professora Adjunta do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais, da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Procientista da UERJ. Jovem Cientista do Nosso Estado/FAPERJ. Coordenadora do Subprojeto de Pedagogia da FFP/PIBID/CAPES/UERJ. Autora dos livros: Deslocamentos na formação de Professores e Formação inventiva de professores, ambos publicados pela Editora Lamparina.
ROSEMARY PEREIRA DE OLIVEIRA
Advogada, Bacharel em Direito pela UFPA (Universidade Federal do Pará). Presta consultoria jurídica na área do biodireito (especifico para Aplicação das Técnicas de Reprodução Humana Assistida).
SARAH LEMES DE ALMEIDA
Psicóloga na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, atua na Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem (EEAA). Especialista em Psicomotricidade pela Universidade Salvador (UNIFACS) e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade.
SANDRA KARINA BARBOSA MENDES
Professora da Fundação Escola Bosque (FUNBOSQUE), doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED).
SÍLVIO YASUI
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Mogi das Cruzes (1979), mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2006) e livre-docente em Psicologia e Atenção Psicossocial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2017) . Atualmente é professor-adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Mental, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção psicossocial, reforma psiquiátrica, saúde mental e Política Nacional de Humanização.
SERGIO DIAS GUIMARÃES JUNIOR
Psicólogo graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Recursos Humanos e Gestão Internacional pela Sorbonne Université – Paris 2, discente do curso de Mestrado do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e discente do curso de especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana pela ENSP/FIOCRUZ. Pesquisador integrante do Núcleo Trabalho Vivo – Pesquisas em Arte, Trabalho e Ações Coletivas, vinculado ao Instituto de Psicologia da UFRJ.
TAFNES VARELA MARTINS
Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Membro do Laboratório Cearense de Psicometria (LACEP, ver lacep.net) desde 2013.
TÂNIA KÁTIA DE SIMONI HERNANDES CABRAL
Graduada em Psicologia na Universidade Paulista –UNIP– Campus Araraquara/ SP. Especialista em Terapia Comportamental pela USP – Universidade de São Paulo – SP. Especialista em Terapia por Contingência de Reforçamento – ITCR – Campinas – SP. Curso no Centro de Investigação e Ensino da Linguagem – CIEL – Barcelona – Espanha. Atua na área da Psicologia Clínica, e na área da Psicologia voltada para o Transtorno do Espectro do Autismo – TEA.
TATIANA MACHIAVELLI CARMO SOUZA
Professora Adjunta II na Universidade Federal de Goiás no curso de Psicologia/Regional Jataí e no Programa de Mestrado em Psicologia/Regional Goiânia. É Doutora e Mestre em Serviço Social (2012) pela Unesp/Franca; Especialista em Psicopedagogia (2007); e possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2003). Apresenta experiência profissional em Processos Psicossociais, atuando principalmente nos seguintes temas: sociedade, políticas públicas, subjetividade, trabalho sócio-jurídico, gênero e violência.
THAÍS NOGUEIRA
Psicóloga/UFPA. Mestre em Psicologia/UFPA.
THAÍS SELTZER GOLDSTEIN
Psicóloga/USP. Especialista em Atenção à Saúde Mental Multiprofissional/CAPS-Prof. Luís da Rocha Cerqueira/USP. Mestre em Ciências Sociais/UFBA. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano/USP. Docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA) e membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade – Núcleo Bahia.
TIAGO CASSOLI
Psicólogo/UNESP. Mestre em Psicologia/UFF. Doutor em Psicologia/UNESP. Professor de graduação de pós-graduação da Universidade Federal Goiás – UFG.
VÁLBER SAMPAIO
Psicólogo, graduado pela Universidade da Amazônia – UNAMA (2010); Mestrando, pela Universidade Federal do Pará – UFPA na linha de Psicologia, Sociedade e Saúde; e atualmente é membro do Núcleo Belém da Associação Brasileira de Psicologia Social – ABRAPSO.
WANDER JORGE SAMPAIO
É Fisioterapeuta graduado pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Pós–graduado em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família e pós graduado em Gestão Estratégica em Saúde. Foi Fisioterapeuta estatutário e Coordenador do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF no município de Baião/PA. Atualmente é Fisioterapeuta estatutário da Prefeitura Municipal de Tailândia/PA e Conselheiro de Saúde do Conselho Municipal de Saúde de Tailândia/PA na categoria trabalhadores de saúde. Possui Curso de Formação de Instrutores de Pilates Solo, Equipamentos e Acessórios. Durante a graduação foi Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão e de Comunicação do Centro Acadêmico de Fisioterapia (CAFISIO – UEPA), representante discente do Curso de Fisioterapia no Colegiado da UEPA – Campus Tapajós e monitor bolsista das disciplinas Fisioterapia Preventiva (Ergonomia e Saúde do Trabalhador), Saúde Pública e Recursos Terapêuticos Manuais em Fisioterapia.
WARLEY GUILGUER CORRÊA
Psicólogo e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Integrante dos grupos de pesquisa NEAPSI (Núcleo de Estudos Avançados em Psicologia Cognitiva e Comportamental – Unicamp) e GEPEM (Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Moral – Unesp/Unicamp).
WARLINGTON LUZ LOBO
Psicólogo Especialista em Educação para Relações Etnicorraciais pelo IFPA. Mestre em Psicologia pelo PPGP/UFPA e Gestalt-terapeuta.