Capa do livro: EDUCAÇÃO FÍSICA E INTERFACES COM A HISTÓRIA, O CURRÍCULO E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL<br>Volume 33

EDUCAÇÃO FÍSICA E INTERFACES COM A HISTÓRIA, O CURRÍCULO E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Volume 33

Autores: Francis Natally de Almeida Anacleto - Gustavo da Motta Silva - José Henrique dos Santos

livro impresso
de R$ 54,90 por
livro digital
de R$ 54,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Esta obra é fruto da articulação de pesquisadores oriundos de dez universidades, entre nacionais e internacionais. Representa o encontro de trabalhos e ideias que intentam estabelecer uma contínua reflexão acerca da Educação Física enquanto campo de investigação e atuação. Em linhas gerais, é uma coletânea de textos produzidos por alunos de mestrado, doutorado e doutores que abordam aspectos da História da Educação Física, do Currículo e da Formação Profissional em treze capítulos:
1. Novas Histórias da Educação Física no Rio de Janeiro;

2. A Escola Nacional de Educação Física e Desportos (1939-1965): um recorte sobre o curso “modelo” de formação de professores;

3. Imprensa de Educação e Ensino, Lutas de Representações e Educação Física Escolar no Brasil: um estudo sobre a “Revista de Educação Física” (1976-1979);

4. A Reformulação Curricular na EEFD-UFRJ (1979-1985): notas sobre os impactos no perfil profissional;

5. A Legitimação Curricular na Educação Física: o que nos diz a teoria curricular?;

6. A Diferenciação do Ensino no Currículo de Educação Física;

7. Um Olhar sobre o Currículo das Aulas de Educação Física do Colégio Sagrado Coração de Jesus (Valença/RJ – Década de 1950);

8. A Formação de um Curso de Licenciatura em Educação Física do PARFOR no Semiárido Nordestino: qualidade e impacto;

9. Educação Física, Formação e Desenvolvimento Profissional: do ideal de Paideia a Bildung; da Profissionalização do Ensino ao exercício da Profissionalidade Docente;

10. Apontamentos sobre a Promoção da Saúde na Formação Profissional em Educação Física;

11. Trajetórias Profissionais Docentes: caminhos percorridos e a atuação numa Instituição de excelência;

12. As Práticas Colaborativas na Formação Continuada de Professores de Educação Física;

13. Formação Inicial de Professores de Educação Física: entre permanências e propostas à luz da base de conhecimentos para docência.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1988-5
DOI: 10.24824/978854441988.5
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 300
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

EDUCAÇÃO FÍSICA E INTERFACES COM A HISTÓRIA, O CURRÍCULO E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL<br>Volume 33

Autores

FRANCIS NATALLY DE ALMEIDA ANACLETO
É licenciado em Educação Física. Mestre e Doutor em Ciências da Educação pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. Pós-doutor em Ciências da Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Pedagogia da Educação Física e Esporte (GPPEFE-UFRRJ). Atualmente é pós-doutorando e professor no Programa de Pós-graduação Ciências da Saúde e Biológicas da Universidade Federal do Vale São Francisco e pesquisador no Laboratório de Estudos Culturais e Pedagógicos da Educação Física (LECPEF-UNIVASF). É autor dos livros “Desenvolvimento Profissional de Professores de Educação Física: reflexões sobre a formação e socialização docente” e “Dialogando Sobre o Ensino da Educação Física: lutas na escola” publicado pela editora CRV.

GUSTAVO DA MOTTA SILVA
É graduado em Educação Física. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação. Atualmente é Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), pesquisador do Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes (NESPEFE/UFRJ), do Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade (PROEDES/UFRJ) e do grupo de pesquisa História da Profissão Docente (PRODOC/PUC-Rio). É sócio da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) e da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Corpo, História da Educação, História da Educação Física e Educação Física.

JOSÉ HENRIQUE DOS SANTOS
Doutor em Ciências da Educação pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa; Professor Associado do Departamento de Educação Física da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Professor do Programa Stricto Sensu de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc-UFRRJ); Líder do Grupo de Pesquisa em Pedagogia de Educação Física e Esporte (GPPEFE -UFRRJ); Coordenador do PIBID Educação Física/Esporte (CAPES-UFRRJ); Coordenador do Setor de Pós-graduação do (DEFD-UFRRJ).

AUTORES CONVIDADOS

CARLOS ALBERTO SERRÃO DOS SANTOS JANUÁRIO
É Professor Associado na Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa, e docente na área de Desenvolvimento Curricular. É doutorado em Ciências da Educação, especialidade Análise e Organização de Situações de Educação. Os seus interesses investigativos centram-se no pensamento do professor, decisões de planejamento e o estudo do currículo.

EDIVALDO GÓIS JUNIOR
É graduado em Educação Física pela Unesp (1997), mestrado e doutorado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (2000; 2003). Atualmente é Professor Doutor no Departamento de Educação Física e Humanidades da Unicamp. É Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Unicamp. Foi Professor Adjunto da Faculdade de Educação da UFRJ. Líder do Grupo de Pesquisas “Corpo e Educação” da Unicamp. Tem experiência na área de pesquisa educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação física, educação e saúde.

SAMUEL DE SOUZA NETO
É professor Livre Docente da UNESP – Campus de Rio Claro.
Possui Pós-Doutoramento pelo Centre de Recherche Interuniversitaire sur la formation et la Profission Enseignante (CRIFPE/Canadá). É Pesquisador Associado Internacional do CRIFPE e Pesquisador do NEPEF: FPCT, DOFPPEN, CRIFPE-Brasil e da REAFES. Atua nos Programas de Pós: Ciências da Motricidade e Educação – UNESP.

AUTORES

ALAN CAMARGO SILVA
É Licenciado em Educação Física, Mestre em Educação Física e Doutor em Saúde Coletiva pela UFRJ. Pesquisador do Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes e Docente da Pós-graduação Lato sensu e Stricto sensu em Educação Física na Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ. É autor do livro “Corpos no limite: suplementos alimentares e anabolizantes em academias de ginástica” (Paco Editorial).

AMANDA MOREIRA DA SILVA
É Graduada em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), especialista em Políticas Públicas educacionais, mestra e doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) junto ao Instituto de Aplicação – CAp-UERJ, autora do livro Tempo e Docência: dilemas valores e usos na realidade educacional, além de artigos em revistas.

ANA PAULA DE LIMA
É formada em Letras (Português e Inglês) e em Pedagogia, pela Universidade Federal de São Carlos. Mestrado em Linguística Aplicada – UNICAMP e Doutoranda em Educação (UNESP – Campus de Rio Claro). Suas pesquisas focalizam o ensino de inglês para crianças no Brasil, avaliação, análise de materiais didáticos e formação de professores para esse contexto.

ANA PAULA VASCONCELOS DA SILVA
É Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Especialização em Formação de Professores para o Ensino Superior pela Universidade Paulista e Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Mato Grosso. Atualmente atua como docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso (IFMT), campus Barra do Garças, MT.

ANTONIO JORGE GONÇALVES SOARES
É Doutor em Educação Física (UGF). Professor da Faculdade de Educação (UFRJ), Cientista do Nosso Estado (FAPERJ), Pesquisador PQ- CNPq e Coordenador do Centro de Pesquisas da REDE CEDES do Rio de Janeiro (UFRJ-ME).

BRUNO DUARTE REI
É Licenciado em Educação Física (UFRJ), bacharel em História (UFRJ), mestre em Educação Física (UFRJ), doutorando em Educação (UERJ), doutorando em História (UFF). Professor do Colégio Pedro II. Pesquisador associado ao Brasil Republicano: Pesquisadores em História Política e Cultural (Programa de Pós-Graduação em História/UFF); ao Laboratório Educação e República (Programa de Pós-Graduação em Educação/UERJ); e ao Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes (Programa de Pós-Graduação em Educação Física/UFRJ).

BRUNO OTÁVIO DE LACERDA ABRAHÃO
É Mestre e Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho. Professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

CHRISTIANE GUIMARÃES PANÇARDES DA SILVA
É doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Autora do livro “Colégio Sagrado Coração de Jesus: missão pedagógica, social e religiosa em Valença-RJ (década de 1950) “no ano de 2013 e participação no livro “História do Currículo e História da Educação: interfaces e diálogos” com o capítulo “Formação docente: aspectos históricos e contemporâneos do Curso Normal em Valença?” no ano de 2013, publicados pelas editoras Interagir e Quartet/Faperj.

CLEYTON BATISTA DE SOUSA
É Graduado em Educação Física pela universidade Gana Filho e mestre em Ciências pela universidade federal do Vale do São Francisco. Professor da secretaria de educação do estado de Pernambuco. Coordenador de esportes do Colégio Motivo – Rede Somos Educação. Membro do Laboratório de estudos culturais e Pedagógicos da educação física. Autor da Coletânea “Dialogando sobre o ensino da Educação Física”.

DIEGO LUZ MOURA
É Mestre e Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho. Realizou estágio de pós-doutorado em Ciências do Exercício e do Esporte (UERJ). É Professor Adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

ELIZÂNGELA CELY
Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela UFRRJ, Mestrado em Educação pela UFRRJ. Atualmente é pesquisadora no Grupo de Pesquisa Pedagogia em Educação Física e Esporte (GPPEFE-UFRRJ). Professora Substituta do Curso de Educação Física da UFRRJ, professora da rede Municipal de Itaguaí – RJ. São seus interesses de pesquisa: formação de professores de Educação Física, educação física escolar, práticas pedagógicas.

EVANDO CARLOS MOREIRA
Licenciado em Educação Física pela FEFISA/ SP. Mestre e Doutor em Educação Física pela UNICAMP. Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal de Mato Grosso. É Professor do Programa de Mestrado em Educação Física e Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso.

GUILHERME BAPTISTA
É
Licenciado em Educação Física e Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação na linha de História, Sujeitos e Processos educacionais, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pesquisador do Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes e do Sport: Laboratório de Estudos do Esporte e do Lazer.

JOÃO GABRIEL EUGÊNIO ARAÚJO
É Professor de Educação Física do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Formado em Educação Física pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui especialização em Pedagogia Salesiana (FASNE). Mestre em Ciências pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Membro do Laboratório de Estudos Culturais e Pedagógicos da Educação Física (LECPEF). Possui experiência no ensino da Educação Física na educação básica, tendo atuado na Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco e em escola particular também.

LARISSA DIAS MARIANO
Graduada em Educação Física Licenciatura pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

MARIA LARISSY DA CRUZ PARENTE
É Graduada em Educação Física Licenciatura pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Discente do Programa de Pós-graduação em Educação Física (UNIVASF). Integrante do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos Culturais e Pedagógicos da Educação Física (LECPEF). Autora dos livros: “Dialogando sobre o ensino da Educação Física: o atletismo na escola” e “Dialogando sobre o ensino da Educação Física: lutas na escola” publicados pela editora CRV.

MARCELO MOREIRA ANTUNES
É Doutor em educação física da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestre em Educação Física pela Universidade Gama Filho (UGF), Pós-graduado em Docência Superior pela Universidade Gama Filho (UGF) e Graduado em Educação Física pelo Centro Universitário da Cidade. Também possui Pós-Doutorado em Educação Física pela UNICAMP. Atualmente é docente do curso de Educação Física da Universidade Federal Fluminense (UFF).

MARIANA FIÓRIO
É estudante do curso de Pedagogia da UNESP – Campus Rio Claro. Foi bolsista de Iniciação Científica (CNPq/PIBIC) e de intercâmbio internacional pelo Edital Santander (Luso-brasileira) na Universidade do Porto –FPCEUP. É membro do Grupo de Pesquisa – DOFPPEN.

MARINA CYRINO ARNOSTI
É formada em Pedagogia com Mestrado e Doutorado pela UNESP – Campus de Rio Claro. Atua professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Herminio Ometto – Araras e professora do Colégio Puríssimo Coração de Maria – Rio Claro. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa “DOFPPEN” e membro do Centre de recherche interuniversitaire sur la formation et la profession enseignant – CRIFPE.

PEDRO HENRIQUE ZUBCICH CAIADO DE CASTRO
É
Doutorando em Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FE/UFRJ). Mestre em Educação Física pela Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ (EEFD/UFRJ). Atualmente, professor das Faculdades São José. É pesquisador colaborador do Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de professores.

REBECA POSSOBOM ARNOSTI
É formada em Pedagogia com Mestrado em Educação pela UNESP – Campus de Rio Claro. No momento faz Doutorando em Educação pela UNESP – Campus de Rio Claro e atua como professora da Escola Municipal Benjamim Ferreira – Educação Infantil. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa “DOFPPEN”.

SILVIA MARIA AGATTI LÜDORF
É Licenciada em Educação Física (USP), especialista em Técnicas Desportivas (USP), mestre em Educação (UFC), doutora em Educação (UFRJ). Realizou pós-doutorado no Instituto de Medicina Social da UERJ. Professora Associada da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ (graduação e pós-graduação stricto sensu). Coordenadora do Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes (NESPEFE – EEFD/UFRJ).

SONIA DE CASTRO LOPES
É Professora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro com estágio pós-doutoral em História da Educação pela Universidade de Lisboa. Pesquisadora do Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade (PROEDES/UFRJ). Atua no campo da História da Educação e desenvolve pesquisas sobre formação de professores, história da profissão docente e história das instituições educacionais, tendo publicado livros e artigos sobre a temática.

TAYNARA FRANCO DE CARVALHO
Possui Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela UNESP – Campus de Rio Claro. Atualmente é graduanda no Curso de Pedagogia pela UNISA e mestranda no Programa de Pós-Graduação Ciências da Motricidade da UNESP – Campus de Rio Claro. Trabalha como professora de Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Mogi Mirim e atua como pesquisadora do NEPEF: FPCT.