O ENSINO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO COMO ARTE DA SUPERFÍCIE

O ENSINO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO COMO ARTE DA SUPERFÍCIE

Autores: Fernanda Antônia Barbosa da Mota

livro impresso
de R$ 41,90 por
livro digital
de R$ 41,90 por

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

O Ensino da Filosofia da Educação como Arte da Superfície, originalmente uma tese de doutorado em educação, encerra um estudo crítico sobre o predomínio de posturas hierarquizadas entre a filosofia e a educação por parte dos professores de Filosofia da Educação. O aporte teórico é constituído por autores como Pagni, Gallo, Kohan, Deleuze e Foucault, dentre outros. A partir das três imagens de filósofos de Deleuze, problematizamos o predomínio entre as posturas filosófica e pedagógica no âmbito da Filosofia da Educação, apontando para uma maneira alternativa de pensar o ensino nessa disciplina, que não está pautada em imagens das alturas ou das profundezas, mas que, a partir dos exercícios ascéticos de Foucault, possibilita habitar a superfície como acontecimento. Com Foucault e Deleuze, utilizamos o método cartográfico na análise das narrativas docentes e a partir das linhas de segmentaridade analisamos a noção de bons encontros no intuito de buscar modos de subjetivação no ensino de Filosofia da Educação. Nesse contexto, através da criação dos modos de subjetivação, podemos experimentar outro modo de ser, viver e resistir a modelos de formação já instituídos. Ao buscar nas técnicas de si essa transformação através de uma inflexão sobre nós mesmos, possibilitamos experienciar novos modos de existência. Na tese, criamos uma narrativa ficcional onde o personagem principal (Perseu) em vez de se defrontar com o desafio da escolha entre enfrentar Cila (Filosofia) ou Caribides (Educação), prefere deslizar entre ambas sem sucumbir a nenhuma delas. Esta também é a proposta para a Filosofia da Educação como arte da superfície.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2027-0
DOI: 10.24824/978854442027.0
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 168
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

O ENSINO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO COMO ARTE DA SUPERFÍCIE

Autores

FERNANDA ANTÔNIA BARBOSA DA MOTA
Doutora em Educação (2014), Mestre em Educação (2007) e Licenciada em Pedagogia (2000) pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialista em Psicopedagogia (2001) pela União Cearense de Ensino Superior (UNICE). Professora Adjunta da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atua principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Prática Pedagógica, Formação Humana, Filosofia da Educação e Infância, Educação e Filosofia, com ênfase nos estudos de Foucault e Deleuze.