Autores: Aparecida Darc de Souza - Rodrigo Ribeiro Paziani - Osnir Pereira (Orgs.).
“Da educação sem sentido aos sentidos da educação: crises e dilemas, sonhos e lutas”: o título desta obra é, com poucas margens para dúvidas, representativo de toda a trajetória que o levou a se tornar um livro [...].
Pensemos em seu enfoque central: a educação. Mas não qualquer uma: trata-se de entendê-la por meio do processo histórico-dialético e, portanto, em tudo o que ela carrega de contraditório e ambivalente, mas também de significativo e transformador. Necessário elencar e debater pontos nevrálgicos que têm caracterizado nas últimas décadas (ou meio século) a ausência de “sentido” não somente do ato de educar, mas também no de pensar criticamente suas crises e dilemas contemporâneos e nas formas de (dialeticamente!) enfrentá-los e superá-los [...].
Compartilhamos esta responsabilidade com vários colegas que trouxeram em cada um dos capítulos que compõem esta obra uma abordagem que guarda peculiaridades temáticas e aproximações teórico-metodológicas próprias. Mas não se engane o leitor.
Se, entre elas, existem diferenças – demarcadas, inclusive, pelo título do livro – por sua vez estas mesmas diferenças representam partes (desde já relevantes) de um conhecimento científico que reivindica sua pretensão à universalidade, pois entendemos que os textos aqui reunidos e publicados formam uma unidade do (e no) diverso [...]. É o que o leitor verá nas duas seções que marcam esta obra”.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2004-1
DOI: 10.24824/978854442004.1
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 210
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
RODRIGO RIBEIRO PAZIANI
Natural de Ribeirão Preto/SP, é graduado e doutor em História pela UNESP/Campus de Franca. Membro-pesquisador do Centro Interdisciplinar de Estudos Regionais (CIER-UNESP) e do grupo de pesquisa “História e Poder” (Unioeste). Autor de livros e trabalhos publicados em revistas especializadas sobre cidade e poder, educação experiência, cinema, história e ensino de História. Atualmente é docente do curso de História da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE – Campus de Marechal Candido Rondon/PR). É membro da diretoria da Adunioeste – Sindicato de Docentes da Unioeste-Seção Sindical do Andes.
APARECIDA DARC DE SOUZA
Graduada em História pela Universidade Federal de Uberlândia e doutora em História pela USP. Professora adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, onde atua nos cursos de Graduação e Mestrado em História. Membro do Grupo de Pesquisa (CNPq) “História Social do Trabalho e da Cidade”. Tem artigos publicados em diversas revistas além de ter publicado: Cadernos de História (CRV, 2013) e Os 169 dias que abalaram o neoliberalismo no Paraná: memórias docentes sobre a greve das universidades estaduais de 2001-2002 (HUCITEC, 2014). É membro da diretoria da Adunioeste – Sindicato de Docentes da Unioeste-Seção Sindical do Andes.
OSNIR PEREIRA
Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Psicopedagogo pela Universidade de Cuiabá – UNIC e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Professor na área de Fundamentos da Educação, teve passagem Pelas IES Universidade Estadual de Londrina – UEL/PR e Centro Universitário UNIRONDON em Cuiabá/MT, onde lecionou Filosofa, Sociologia e Política Educacional. Atualmente é professor efetivo da Universidade do Oeste do Estado do Paraná – UNIOESTE, lecionando Psicologia e Didática para licenciaturas. É membro do Grupo de Pesquisa (CNPq) "História Social do Trabalho e da Cidade" e do Grupo de Pesquisa "Formação de Professores".