Capa do livro: EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA E MOVIMENTOS SOCIAIS CONTRA HEGEMÔNICOS

EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA E MOVIMENTOS SOCIAIS CONTRA HEGEMÔNICOS

Autores: Erasmo Baltazar Valadão - Denise de Oliveira Alves - Norma Lucia Neris de Queiroz (Orgs.).

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Sinopse

O atual contexto social, econômico e político engendra pensamentos e teorias definidoras do conjunto de reivindicações e das consequentes ações a serem desenvolvidas pelos movimentos sociais influenciados por ideias e ideais. A essa dimensão são somadas outras que justificam a parceria entre instituições de educação superior e sujeitos sociais pertencentes a movimentos contra hegemônicos. A esteira conceitual estruturante dessa publicação consiste num engajamento teórico voltado a pensar e construir dentro dos pressupostos epistemológicos que sustenta o pensamento e a práxis dos pesquisadores, aqueles que mais possibilita tomar o sujeito e a sua historia como um movimento dialético de superação das contradições e contingências próprias do sistema a que estamos submetidos. Assim, nesta publicação reúne também afinidades, engajamento, amizades, opções políticas e de valores, quais sejam: lutas pela igualdade, pela liberdade, pela paz, pelo ecologicamente correto, pela sustentabilidade social e ambiental, pelo respeito à diversidade e às diferenças culturais e, principalmente lutar para a emancipação humana. Esta publicação tem o objetivo de reunir a produção dos pesquisadores das universidades federais de Tocantins, Goiás e Brasília (UFT, UFG, UnB); com o objetivo de sistematizar as produções advindas de projetos de extensão com sujeitos sociais que se aventuram a remar contra a corrente lutando contra as forças hegemônicas e, com a articulação e parceria cria perspectivas alternativas para se construir outras experiências emancipatórias de educação.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1951-9
DOI: 10.24824/978854441951.9
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 230
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA E MOVIMENTOS SOCIAIS CONTRA HEGEMÔNICOS

Autores

ADMÁRIO LUIZ DE ALMEIDA
Estando em Pós-Doutoramento na Universidade do Minho, em Braga/Portugal. Doutor em Educação (História e Historiografia da Educação) pela Universidade Federal de Uberlândia, em Uberlândia/MG. Mestre em Educação pela mesma Universidade. Especialista em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira em São Gonçalo/RJ. Licenciatura em História pelo Centro Universitário de Brasília em Brasília/DF. Iniciou sua vida estudantil na Escola Paroquial Monsenhor Dourado em Rosário/MA, complementando o ensino fundamental na Escola Técnica Federal do Maranhão em São Luís/MA. Os três anos de ensino médio foram cursados no Seminário Provincial de Fortaleza (1965/66) em Fortaleza/CE e no Seminário Regional do Nordeste (1967) em Recife/PE. Profissionalmente, professor do Ensino Fundamental e do Ensino Médio por 32 (trinta e dois) anos e está no Ensino Superior desde 1992. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins, UFT. Tem experiência em História da Educação, Movimentos Sociais e Educação, Fundamentos Filosóficos da Educação, Sociologia da Educação, Currículo e Diversidade Cultural e Metodologia da Pesquisa em Educação. Literariamente (romances, contos e poesias), publicou 7 (sete) livros, além de diversos artigos sobre educação, cultura e política. É membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE).

CLEUDENICE JOSÉ DE SOUZA
Graduanda de Licenciatura em Educação do Campo – LEdoC da Universidade Federal de Goiás / Regional Cidade de Goiás. Alunas de Iniciação Científica e participante do projeto Pedagógico, O lúdico e Ensino de Ciências: recursos pedagógicos na licenciatura do campo e ensino escolar no Município de Goiás/GO.

CLAUDIONOR RENATO DA SILVA
Doutor em Educação Escolar (UNESP/FCLar) e Pedagogo (UNIARA – Universidade de Araraquara). Pesquisador na área da educação sexual e líder do GEPGSEX (Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidade e Educação Sexual). Atua como docente na Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí.

DENISE DE OLIVEIRA ALVES
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Brasília - UnB, mestre em Educação e graduada em Educação Especial – Deficiência Mental pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Atualmente é pesquisadora do CNPQ no Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação (GRUPPE) e professora Adjunta no curso de Licenciatura em Educação do Campo, na Universidade Federal de Goiás/ Regional de Goiás, onde coordena o núcleo de acessibilidade.

DIANA FRANCISCA KAROLYNI SANTOS RIBEIRO
Graduanda de Licenciatura em Educação do Campo – LEdoC da Universidade Federal de Goiás / Regional Cidade de Goiás. Alunas de Iniciação Científica e participante do projeto 
Pedagógico, O lúdico e Ensino de Ciências: recursos pedagógicos na Licenciatura do campo e ensino escolar no Município de Goiás/GO.

DOMINGOS DE JESUS FERREIRA COUTO
Especialista em Educação do Campo: Práticas Pedagógicas (UFT/ Campus Arraias). Professor da Escola Municipal Rainha da Paz - Bom Jesus da Palma/TO.

ELIZETE ALVARENGA PEREIRA
Mestre em Política Social pela Universidade Federal Fluminense – UFF, graduada em Serviço Social pela Universidade Castelo Branco – UCB. Atuou como professora substituta no curso de Serviço Social da Universidade Federal de Goiás - UFG. Atualmente coordena o Programa Acessuas Trabalho na Prefeitura Municipal de Goiás.

ERASMO BALTAZAR VALADÃO
Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Brasília - UnB, mestre em Educação (UnB). G
raduação em Filosofia pela Faculdade Associados do Ipiranga e   Pedagogia pela Faculdade da Terra de Brasília. Pesquisador do CNPQ no Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação (GRUPPE) e professor Assistente no curso de Licenciatura em Pedagogia, na Universidade Federal do Tocantins (UFT) / campus Arraias-TO.

GILBERTO PAULINO DE ARAÚJO
Doutor em Linguística (PPGL/UnB). Professor do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Tocantins/ Campus Arraias. Líder do grupo de pesquisa certificado pelo CNPq intitulado Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (GEPEC/UFT Arraias). Membro dos grupos de pesquisa certificados pelo CNPq: (Socio)Linguística, Letramentos Múltiplos e Educação (SOLEDUC/UnB) e Núcleo de Estudos de Ecolinguística e Imaginário (NELIM/UFG).

JANAINA SANTANA DA COSTA
Doutora em Educação na Universidade Federal de Mato Grosso (2017). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa de Trabalho e Educação -GEPTE/ UFMT, coordenado pelo Prof. Dr. Edson Caetano. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso na linha de pesquisa Movimentos sociais, Política e Educação Popular (2008). Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Cândido Rondon (2000). Atualmente é Professora Adjunta I da Universidade Federal do Tocantins, lotada no Curso de Pedagogia no Campus Universitário de Arraias -TO. Pesquisadora em Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, Movimentos Sociais, Educação Popular e Produção Associada. Atualmente, coordena o Grupo de Estudos e Leituras de Paulo Freire - UFT.

KALED SULAIMAN KHIDIR
Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (2015-), Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2006). Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (1998). Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins no Curso de Matemática, Campus Arraias. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática; Formação de Professores de Matemática, Educação do Campo e Educação Escolar Quilombola.

LUCINETE APARECIDA DE MORAIS
Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Goiás na linha de pesquisa: Etnografia dos patrimônios, memórias, paisagens e cultura material, discutindo Territorialidades, Patrimônio Cultural e Comunidades. Especialista em Direitos Sociais do Campo pela Universidade Federal de Goiás - regional de Goiás. Licenciada em História pela Universidade Estadual de Goiás. Pesquisadora na área da Antropologia, Patrimônio e Gestão Cultural, voltada para ações educativas e culturais em comunidades.

MÁRCIA MARIANA BITTENCOURT BRITO
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília  (UnB). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará. Técnica em Educação da Secretaria de Educação do Estado do Para, graduada em Pedagogia pela Universidade do Pará.

MARIA APARECIDA DE MATOS
Doutora em Educação Literária pela Universidade Federal do Ceará (2004). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Graduação em Letras pela mesma  Universidade. Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal do Tocantins,  pesquisadora ligada ao Núcleo de Estudos Afro-brasileiro (NEAB°UFT). Pertence ao Grupo de Pesquisa Educação do Campo e de Comunidades Quilombolas\UFT(GEPEC). Coordenadora da Brinquedoteca na UFT. Pertence ao N'BLAC: Nucleo BRASILEIRO LATINO AMERICANO E CARIBENHO EM GÊNERO, RELAÇÕES RACIAIS E MOVIMENTOS SOCIAIS.

NORMA LUCIA QUEIROZ
Doutora em Psicologia (IP - UnB); Mestre em Educação (FE- UnB); Graduada em Pedagogia (Fe) e Letras (IL), ambas realizadas na Universidade de Brasília. Orientadora Educacional (Pedagoga) da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Docente nos cursos de Pedagogia a distância no ensino superior (UAB/UnB) Pesquisadora no Obeduc da FE/UnB/Capes na área de alfabetização/letramento, formação de leitores e escritores com alunos do ensino fundamental e suas respectivas professoras em três Regionais de Ensino do DF. Pesquisadora da Rede de pesquisadores sobre professores com 07 universidades do Centro Oeste (Redecentro). Pesquisadora do CEAM-NEAL/CForm/UnB sobre a formação inicial de professores, alfabetização, letramento, leitura, escrita da educação infantil e ensino fundamental. Docente nos cursos de Pedagogia e Letras na modalidade presencial e a distância no ensino superior (UaB/UnB) orientação dos Trabalhos de Conclusão de Curso, Professora e Coordenadora no Curso de Especialização de Educação Infantil (CEEI).

ROBERTA ROCHA RIBEIRO
Doutora em Linguística (PPGL/UnB). Professora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Tocantins/ Campus Arraias. Vice-líder do grupo de pesquisa certificado pelo CNPq (Socio)Linguística, Letramentos Múltiplos e Educação (SOLEDUC/UnB) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (GEPEC/UFT Arraias) - também certificado pelo CNPq.

RODRIGO DE ALMEIDA AIRES
Professor da Rede Estadual de Educação do Tocantins, lotado na Escola Estadual Agrícola David Aires França. Especialista em Educação do Campo: práticas pedagógicas. Licenciado em Biologia pela Universidade Federal do Tocantins - UFT e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Tocantins – UNITINS.

ROGÉRIO RIBEIRO COELHO
Professor da Rede Estadual de Educação do Tocantins, lotado na Escola Estadual Agrícola David Aires França. Mestre em Desenvolvimento Sustentável Junto a Povos e Terras Tradicionais - UnB e Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins – UFT.

WELSON BARBOSA SANTOS
Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, graduado em Ciências Exatas e Naturais pela Universidade de Uberaba – UNIUBE.  Atualmente, é professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás/ Regional  Goiás, desenvolvendo pesquisas na área de Masculinidade, vulnerabilidade adolescente e riscos de suicídio.

SILVIA ADRIANE TAVARES DE MOURA
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG-FE-PPGE), Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás( PUC-GO), Graduada em Pedagogia pela Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS), Especialista em Psicopedagogia e Docência em Magistério Superior (IBEPEX), Gestão Escolar, Metodologias do Ensino da Educação Básica com enfase em Língua Portuguesa, Artes, Educação Física, Alfabetização e Letramento ( EDUCON) e em Políticas Públicas de Gestão Cultural pela UNB. Captadora de Recursos pela DEARO-SP. Professora Orientadora de Projetos pelo Ponto de Cultura Associação Cultural Chapada dos Negros(ACCN). Atuou como Professora de Educação Infantil e Alfabetização pela Secretaria Municipal de Educação e Professora da Educação Básica pela Secretaria estadual de Educação e cultura do Estado do Tocantins. Professora Assistente da Universidade Federal do Tocantins. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (GEPEC-UFT) e da Rede de Pesquisadores sobre Professores(as) do Centro-Oeste (REDECENTRO-UFG). Integrante da Rede de Pesquisadores com os Territórios Kalungas.