Autores: Maria José Aviz do Rosário (Org.). Clarice Nascimento de Melo - Genylton Odilon Rego da Rocha - Maria de Fátima Matos de Souza
O memorial, HISTEDBR-PA e GEPHE: Uma década de História da Educação na Amazônia, é fruto do esforço de síntese da trajetória dos grupos e ao mesmo tempo, se constitui em um instrumento de divulgação da ação relacionadas ao Museu da Educação.
Nesse percurso, o HISTEDBR-Secção-PA e GEPHE, tentam consolidar estudos e pesquisas em História da Educação da Região Amazônica, participando do debate nacional sobre a produção na referida área de conhecimento e desse modo construir referências para historiografia nacional e pesquisa em educação.
Portanto este memorial, é uma tentativa de registro, divulgação e ampliação do debate e acervo da História da Educação Amazônica, num determinado tempo. Ainda que as fontes escritas não sejam as únicas ferramentas pelas quais se pode analisar determinado contexto, sem dúvida, se constituem elementos importantes, no campo histórico, sobretudo em se tratando de História da Educação. Optou-se pelo registro, mesmo sabendo que pra essa produção no nosso tempo não havia hora; foi sendo construída nos “buracos” de outros tempos de nosso (in)tenso labor. A ideia do tempo que defendemos é aquela aberta as possibilidades de fazer, de aprender, de compartilhar. O tempo não é nosso, não é de ninguém e ao mesmo tempo, é nosso e de todas/os, no seu no seu devido tempo.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1991-5
DOI: 10.24824/978854441991.5
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 150
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
CLARICE NASCIMENTO DE MELO
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Pará (1986), especialização em Teoria Antropológica (1988), especialização em Educação e Problemas Regionais (1995), mestrado em Educação: Políticas Públicas pela Universidade Federal do Pará (1999) e doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). Realizou estágio doutoral na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa (2006). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará, exercendo atividades de ensino e pesquisa no curso de graduação de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica - PPEB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de História e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria e metodologia do ensino de história, História da educação e História da educação de mulheres e gênero. É Representante Norte da Sociedade Brasileira de História da Educação -SBHE. Lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Educação - GEPHE, e é pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" - HISTEDBR/Seção Pará.
GENYLTON ODILON RÊGO DA ROCHA
Graduado em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) e Pedagogia (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal do Pará. Mestre em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e Doutor em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2001). Realizou estagio de pós-doutoramento no Institut National de Recherche Pédagogique da França (INRP), desenvolvendo atividades de pesquisa no Service dHistoire de lEducation, no período de novembro de 2006 à dezembro de 2007. Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal do Pará, nos cursos de graduação em Geografia e Pedagogia, e nos Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica e Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. É Secretário Regional da SBPC (Biênio 2017-2019), Sócio do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP) e membro da Comissão Justiça e Paz (CNBB Norte II).
MARIA JOSÉ AVIZ DO ROSÁRIO
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1988), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1998), doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2006) e, realiza Pós - Doutorado, na Universidade Católica de Brasilia (2017). É professora do Instituto de Ciências da Educação - UFPA, exercendo atividades de ensino, pesquisa e extensão nos cursos de graduação em Licenciaturas em Pedagogia, Letras, Ciências Sociais, Física e no Programa de Pós - Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica - PPEB (mestrado). É colaboradora da Universidade Estadual de Campinas, coordenando o grupo de estudos e pesquisa HISTEDBR -PA e, é membro da Sociedade Brasileira de História da Educação - SBHE, é representante da UFPA no Fórum Municipal de Educação de Ananindeua-PA e Coordenadora do Programa de Conexões de Saberes-UFPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, história e memória da educação, historiografia da educação brasileira, organização e democratização da educação básica, política e legislação da educação básica e ações afirmativas.
MARIA DE FÁTIMA MATOS DE SOUZA
Possui Licenciatura e Bacharelado em História, pela Universidade Federal do Pará (1995); mestrado em Educação, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1998); doutorado em Educação Escolar, pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (2007), concluiu estágio de pós-doutoramento na Universidade Católica de Brasília (2016). É Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará, Curso de Educação do Campo/Faculdade de Etnodiversidade, Campus de Altamira. É professora colaboradora do Curso de Mestrado Acadêmico em Educação/PPGE/UFOPA e do Mestrado acadêmico de Saúde, Ambiente e Qualidade de Vida - PPGSAQ/UFOPA; professora do quadro permanente do Mestrado Acadêmico em Currículo e Gestão da Escola Básica - PPEB/ UFPA. Participa como pesquisadora do Grupo de estudos e pesquisa em História, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR/SECÇÃO-PA. Tem experiência na área de Educação Superior em nível de graduação e pós-graduação, atuando principalmente nos seguintes temas: política e legislação educacional, gestão educacional, avaliação educacional, exclusão escolar, formação docente, educação do campo, historia da educação e educação integral de tempo integral.