Autores: Maria Ilse Rodrigues Gonçalves
O papel da educação virtual ainda é motivo de discussão, apesar das controvérsias existentes. São muitas as indagações: Como ocorre a aprendizagem no espaço virtual? Qual a qualidade e a consistência dessa aprendizagem? Quais são os aspectos metodológicos adequados à Web?
Neste contexto, este trabalho apresenta uma visão geral das novas tecnologias, com destaque para a internet neste início de milênio, e aborda a sociedade da informação, situando as prioridades do Brasil nesse contexto. Ressalta-se o hipertexto como elemento de comunicação da internet, procedendo-se à análise de sua fundamentação conceitual e epistemológica, bem como as contribuições ao ensino, em comparação com o texto convencional escrito. Aborda-se comunidade cooperativa de aprendizagem em rede, que pode construir conhecimentos mediante a contribuição de todos. As teorias que podem fundamentar a educação virtual, ressaltando-se Piaget, Vygotsky, Ausubel e Papert, são apresentadas.
Detém-se no silêncio virtual em seus diversos contextos, implicando-o nas listas de discussão e nas comunidades cooperativas de aprendizagem em rede. As bases epistemológicas para a compreensão da dinâmica dos Grupos de Discussão virtuais e a fundamentação teórica para a leitura de seus dados empíricos também são analisadas.
Conclui-se que a abordagem da educação na cibercultura é a perspectiva educacional mais viável para o enfrentamento dos desafios futuros.
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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-189-7
DOI: 10.24824/978858042189.7
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 166
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Maria Ilse Rodrigues Gonçalves
Realizou doutorado na Universidade Nacional de Educação a Distância/UNED, em Madrid, na Espanha, com o título Educación en el ciberespacio, defendida em 26/11/2003.
Integrou o Projeto Educação a Distância: Interlocução Mediada pela Tecnologia, da Universidade Federal de Minas Gerais, pesquisa que visava capacitar professores via Internet (1997/98).
Suas experiências afins iniciaram-se na Universidade de Brasília, na coordenação de Planejamento do Centro de Educação Aberta, Continuada a Distância, de 1988/89, tendo acompanhado o desenvolvimento de vários projetos em educação a distância.
Foi docente virtual, no Curso de Especialização em EAD da Faculdade Senac Minas de 2005/2007.