Capa do livro: PRÁTICAS DE FORMAÇÃO E LETIVAS DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA – AS CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NAS CONCEPÇÕES DO PROFESSOR:<br> (des)mistifcação e (des)alienação do uso, ensino e aprendizagem da matemática

PRÁTICAS DE FORMAÇÃO E LETIVAS DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA – AS CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NAS CONCEPÇÕES DO PROFESSOR:
(des)mistifcação e (des)alienação do uso, ensino e aprendizagem da matemática

Autores: Josimar de Sousa

Formar professores é sempre desafiador. Os caminhos são vários. Compreendê-los se faz necessário. Um deles pode se dar pela compreensão das contribuições didático-pedagógicas da História da Matemática para a formação de professores e práticas letivas no Ensino Básico. Este livro trata deste assunto. O destaque está por conta das possibilidades de desmistificação e desalienação do ensino e aprendizagem da Matemática como um saber pronto oferecido pelo livro de ensino. Tal possibilidade será percebida a partir das concepções dos professores que ensinavam matemática sem serem licenciados. Cursaram a Licenciatura em Matemática no Projeto de Licenciaturas Parceladas da Universidade do Estado do Mato Grosso – Unemat - Brasil. Por um lado, este trabalho significa um acréscimo também à história de formação de professores e de suas práticas de efetivação neste estado. Por outro lado, significa, também, fortalecer a importância da História da Matemática tanto na formação do professor, como seu uso em sala de aula para ensinar matemática. Dessa forma, o professor tem aqui outra possibilidade para enxergar melhor seu objeto de trabalho – a matemática e, assim, poderá planejar seus objetivos para suas aulas de matemática, à luz da história para compreender melhor os conteúdos matemáticos, desfazendo mitos e, não alienando o aluno pelo ensino centrado em certezas, mas com curiosidade, modo de resolução de problemas, questionamentos acerca de definições prontas nos livros de ensino etc. Foi assim que a Matemática evoluiu. É o que sua história nos revela. O professor do Ensino Básico só tem a ganhar com isto.


VER 2ª EDIÇÃO

Produto indisponível

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2051-5
DOI: 10.24824/978854442051.5
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 168
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PRÁTICAS DE FORMAÇÃO E LETIVAS DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA – AS CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NAS CONCEPÇÕES DO PROFESSOR:<br> (des)mistifcação e (des)alienação do uso, ensino e aprendizagem da matemática

JOSIMAR DE SOUSA
Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2003); doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009) e pós-doutorado em Didática da Matemática pela Universidade de Lisboa (2014). Atualmente é professor associado doutor da Universidade do Estado do Mato Grosso, onde é diretor da FACET. Tem experiência na área de formação de professores de matemática, com ênfase em Pesquisa em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: história da matemática, práticas de formação de professores de matemática, desenvolvimento profissional, didática da matemática e estágio supervisionado. É autor do livro Identidade Profissional do Professor de Matemática da Educação Básica, que resultou de seu pós-doutorado na Universidade de Lisboa. Coordena o Núcleo de Estudo Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática. É o representante institucional da Unemat junto ao PPGECEME -  Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. Membro do Conselho Consultivo Internacional do European Journals of Education Studies, Líder do Grupo de Estudo e pesquisa em Educação Matemática: formação de professores e ensino de matemática - GPEMAT Unemat-Cácrees; membro do Grupo de Pesquisa Observatório do Professor de Ciências e Matemática: ensino/aprendizagem, saberes, profissão e formação – Unemat/IFMT-Cáceres. É coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática - NEPECIM e o projeto de Pesquisa As Contribuições da História da Matemática para a Formação de Futuros Professores para o Ensino Básico em Situação de Estágio Supervisionado.