Capa do livro: EDUCAÇÃO, ESPAÇO CONSTRUÍDO E TECNOLOGIAS:<br>reflexões, desafos e perspectivas – Volume III

EDUCAÇÃO, ESPAÇO CONSTRUÍDO E TECNOLOGIAS:
reflexões, desafos e perspectivas – Volume III

Autores: Tarcísio Dorn de Oliveira

livro impresso
de R$ 65,90 por
livro digital
de R$ 65,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

A COLETÂNEA – EDUCAÇÃO, ESPAÇO CONSTRUÍDO E TECNOLOGIAS: REFLEXÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS enfoca temas relevantes e inerentes ao cenário contemporâneo, tanto na esfera do ensino como da pesquisa e da extensão. A coleção aborda proposições que ampliam nossos olhares para a existência humana e para a compreensão de mundo, sendo possível explorar novas miradas para outras ideias e outros modos de pensar.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1957-1
DOI: 10.24824/978854441957.1
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 390
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

EDUCAÇÃO, ESPAÇO CONSTRUÍDO E TECNOLOGIAS:<br>reflexões, desafos e perspectivas – Volume III

Autores

TARCISIO DORN DE OLIVEIRA
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Cruz Alta. Mestre em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria com concentração de tema em arquitetura e preservação do patrimônio material. Doutorando em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul com concentração de tema em arquitetura, educação patrimonial, identidade, pertencimento e cidadania. Docente dos Cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Organizador da Coletânea Educação, Espaço Construído e Tecnologias: Reflexões, Desafios e Perspectivas. Desenvolve pesquisas na área de educação, projeto arquitetônico e urbanístico, espaço construído, planejamento urbano e ambiental, habitação de interesse social e patrimônio cultural.

ADÃO CARON CAMBRAIA
Bacharel em Informática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Especialista em Informática Aplicada à Educação pela Universidade de Passo Fundo. Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Doutor em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Desenvolve pesquisas na área de aprendizagem em ambientes digitais, cultura informática, informática na educação, inclusão digital, projetos integradores, formação docente e currículo.

ADRIÉLI RAQUÉL DA SILVA RÄDER
Graduanda em Engenharia Civil pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Desenvolve pesquisas na área de pavimentações.

ANDRÉ KLUNK
Tecnólogo em Informática pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Especialista em Sistemas de Informação - Ênfase em Inovação Tecnológica e Formação para o Magistério Superior pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Especialista em Desenvolvimento de Sistemas para a Internet pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Mestre em Ensino Científico e Tecnológico pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Desenvolve pesquisas na área de educação e ensino, na área de sistemas de informação, análise e desenvolvimento, atuando nos seguintes temas de gestão e desenvolvimento de sistemas.

ANNA ROSA FONTELLA SANTIAGO
Graduada em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ijuí. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desenvolve pesquisas na área de currículo, cultura, inclusão, formação de professores e projeto pedagógico.

ARTUR SPAT RUVIARO
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestrando em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina. Desenvolve pesquisas na área de materiais de construção civil diretamente relacionado à tecnologia das argamassas de revestimento.

BRUNA CALABRIA DINIZ
Graduanda em Engenharia Civil pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Desenvolve pesquisas na área de novos materiais, tecnologias para construção civil, pavimentação e avaliação pós ocupação.

CARINA COPATTI
Licenciada em Geografia pela Universidade de Passo Fundo. Especialista em Metodologia do Ensino de Geografia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci.  Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Doutoranda em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Desenvolve pesquisas na área de ensino de geografia, formação de professores e livro didático.

CELÍSIA LIANE ZIOTTI BOHN
Graduada em Administração pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Mestra em Desenvolvimento pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

CÊNIO BACK WEYH
Graduação em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Graduado em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Especialista em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Desenvolve pesquisas na área de educação brasileira e latino-americana na perspectiva do campo popular, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e escola, Paulo Freire, Florestan Fernandes; educação popular, Estado, democracia e processos participativos.

CRISTIANE FUZER
Graduada em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria. Pós-Doutora em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Desenvolve pesquisas na área de ensino de leitura e produção textual, gêneros textuais, linguística sistêmico-funcional, linguagem e representação e linguística forense.

CRISTIANE SONEGO ROLIM
Graduada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Especialista em Matemática e Física pela Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas, CELER/FACISA. Especialista em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão pela Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas, CELER/FACISA.

CRISTIANO BITTENCOURT DOS SANTOS
Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Franciscano. Mestrando em Ensino de Humanidades e Linguagens pelo Centro Universitário Franciscano. Desenvolve pesquisas na área de meio ambiente, teatro, literatura de Cora Coralina, epistemologia e formação docente.

DEIVID DA SILVA PEREIRA
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo. Doutor em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo.
Desenvolve pesquisas na área de pavimentação, mecânica de pavimentos, pavimento de concreto, segurança viária e materiais para pavimentação.

DIEGO ALAN WINK CONSATTI
Graduando em Engenharia Civil pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Desenvolve pesquisas na área de novos materiais cimentícios, argamassas e concretos.

EDER CLARO PEDROZO
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria. Desenvolve pesquisas na área de materiais e construção civil.

EDUARDA VIRGÍNIA BURCKARDt
Licenciada e Bacharel em Educação Física pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Mestra em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria.
Desenvolve pesquisas na área de educação física, com ênfase em educação física escolar.

ELIZABETH FONTOURA DORNELES
Licenciada em Letras pela Associação de Professores de Cruz Alta. Mestra em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Desenvolve pesquisas na área de discurso, história, identidade, língua e literatura, cultura, política e movimentos sociais.

ERICK KADER CALLEGARO
Graduado em Letras Português/Inglês e respectivas literaturas pelo Centro Universitário Franciscano. Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria. Desenvolve pesquisas na área de linguística sistêmico-funcional, teoria da avaliatividade e análise crítica do discurso.

FABIO MIGUEL VIANA WISNIEWSKI
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

FÁBIO ROBERTO PILLATT
Graduado em Informática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Especialista em Gestão Acadêmica e Universitária pela Fundação Pedro Leopoldo. Especialista em Gestão de Pessoas pela Faculdade de Balsas. Mestre em Informática pela Universidade Federal de Campina Grande. Doutorando em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Desenvolve pesquisas na área de engenharia de software e gestão acadêmica.

FERNANDA ANDRESSA CARDOSO JUSVICK
Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

FLÁVIO KIECKOW
Graduado em Engenharia Industrial Mecânica pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Mestre em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor em Ciências dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Desenvolve pesquisas na área de superfície, processos de união, desenvolvimento de produtos e processos de novos materiais utilizando resíduos sólidos industriais e ensino de engenharia.

FRANCIELE MIRIAN DA ROCHA
Graduada em Psicologia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Especializanda em Arteterapia pela Universidade de Passo Fundo. Especialista em Serviço Social e Gestão de Projetos Sociais pela Anhanguera. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UNINTER. Mestra em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social pela Universidade de Cruz Alta. Desenvolve pesquisas na área de arteterapia, invisibilidade social, profissionais da reciclagem e orientação profissional.

FRANCIELI ALESSANDRA STRELOW
Graduanda em Enfermagem pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

FRANCISCO RAPHAEL CABRAL FURTADO
Graduado em Administração pela Universidade do Planalto Catarinense. Especialista em Gestão Ambiental e Meio Ambiente pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Mestre em Engenharia Florestal pela Universidade do Estado de Santa Catarina.
Desenvolve pesquisas na área de projetos, relacionamento, gerencia comercial (compras e vendas), gerente administrativo, consultoria, atuando em empresas dos setores madeireiro, florestal, frutícola, papel e celulose e tecnologia da informação.

GABRIELA HAUBERT SARAIVA
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Ritter dos Reis. Especialista em Arquitetura e Iluminação pelo Instituto de Pós-Graduação de Goiânia. Mestranda em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Meridional.
Desenvolve pesquisas na área de ciências sociais aplicadas e construção, atuando principalmente em projetos arquitetônicos, comerciais e de interiores.

GABRIELA MELLER
Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Mestra em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria. Desenvolve pesquisas na área de conforto ambiental, custo unitário básico, mecânica e resistência dos materiais, estruturas de madeira.

GABRIELA PIRES DA SILVA
Graduanda em Engenharia Civil pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Desenvolve pesquisas na área de pavimentação, urbanismo e sustentabilidade.

GIANE DE CAMPOS GRIGOLETTI
Licenciada em Física pela Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestra em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestra em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Desenvolve pesquisas na área de conforto ambiental, patrimônio edificado, desempenho térmico, visual e acústico do ambiente construído, eficiência energética de edificações e estudos de condicionantes e definição de diretrizes para o projeto de arquitetura, urbanismo e paisagismo.

GIHAD MOHAMAD
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Engenharia Civil pela Universidade do Minho.
Desenvolve pesquisas na área de alvenaria estrutural, argamassas de revestimento e assentamento e educação tecnológica.

GRAZIELI GAMBIN MARTINS
Graduada em Informática pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná. Especialista em Governança de TI pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul. Especialista em Docência para a Educação Profissional pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul.
Mestra em Ensino Científico e Tecnológico pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

GREICE LOPES MAIA
Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Graduanda no Programa Especial de Formação de Professores para a Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal pelo Centro Universitário Internacional.

HELENA COPETTI CALLAI
Graduada em Geografia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ijuí. Mestra em Geografia pela Universidade de São Paulo. Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutora pela Universidade Autonoma de Madrid. Desenvolve pesquisas na área de geografia, educação, ensino, aprendizagem, ensino de geografia, currículo e formação de professores para o ensino superior e escola básica.

HENRIQUETA ALVES DA SILVA
Graduada em Filosofia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Mestra em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

HUGO HEMPE
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Cruz Alta. Especialista em Docência na Educação Profissional Técnica e Tecnológica pelo Instituto Federal Farroupilha.

JAQUELINE BEATRIZ BRIXNER DREYER
Graduada em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestranda em Engenharia Florestal na Universidade do Estado de Santa Catarina.
Desenvolve pesquisas na área de dendrologia, fitossociologia, ecologia e conservação da natureza com enfoque em estudos de espécies exóticas invasoras.

JOSÉ ANTÔNIO SANTANA ECHEVERRIA
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desenvolve pesquisas na área de análise mecânica, utilização de material fresado, base granular, trechos experimentais, controle tecnológico.

JOSIANE PILLAR HINNING
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Cruz Alta. Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestra em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria. Desenvolve pesquisas na área de materiais e técnicas construtivas, conforto das edificações, elementos de projetos de arquitetura, patologias das construções, saneamento ambiental, projeto de arquitetura - restauro, projeto de arquitetura - habitação de interesse social, programação visual aplicada ao projeto, orçamento e planejamento de obras.

JULIA FAVRETTO MACHADO
Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria. Aluna do Programa Especial de Graduação de Formação de Professores da Universidade Federal de Santa Maria. Especializanda em Engenharia de Segurança do Trabalho no Centro Universitário Franciscano. Mestranda em Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Maria.
Desenvolve pesquisas na área de gerenciamento de obras, orçamento, saneamento e construção civil.

KARINE MATUCHEVSKI BALZAN
Graduada em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Licenciada pelo Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Novos Direitos na Sociedade Globalizada pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Especialista em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal Farroupilha. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria.

LAÍS BRAGA COSTA
Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande. Mestranda em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social pela Universidade de Cruz Alta. Desenvolve pesquisas na área de biblioteca escolar e universitária e mediação de fontes de informação digitais.

LARISSA DALCIN
Graduada em Psicologia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Especialista em Gestão de Pessoas e Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Mestra em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutoranda em Educação nas Ciências pela Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

LAUREN LINCK NILSON
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Especialista em Inderdisciplinaridade na Educação Básica pela Universidade Federal da Fronteira Sul.
Mestra em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Desenvolve pesquisas na área de turismo, cidadania, sustentabilidade, monitoramento de visitação e desenvolvimento local.

LEONARDO PINTO DOS SANTOS
Técnico em Geoprocessamento pelo Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria. Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria.
Desenvolve pesquisas na área de educação geográfica, ensino-aprendizagem, metodologias de ensino e espaço mentalmente projetado.

LEZITA ZALAMENA SCHMITT
Graduada em Ciências pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco. Habilitação Plena em Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Especialização em Química pela Universidade Federal de Lavras. Mestra em Ecologia pela Universidade Regional Integrada do alto Uruguai e das Missões. Doutoranda em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

LIA GEOVANA SALA
Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Mestra em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Desenvolve pesquisas na área de sondagem, fundações, projetos hidrosanitários, projeto e execução de obras.

LILIANA MARTINS TECHIO
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Maria.

LIZANDRA ANDRADE DO NASCIMENTO
Graduada em Psicologia pela Universidade Regional Integrada. Licenciada pelo Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Mestra em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas.

MARAYSA WOLOSZYN
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas. Especialista em Arquitetura Comercial com ênfase em Construtibilid pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó.  Especializanda em Gerenciamento na Construção Civil pelo Centro Universitário Franciscano. Mestranda em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria.

MARCEL JARDIM AMARAL
Graduado em Serviço Social pela Universidade Anhanguera Educacional. Graduado em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Norte do Paraná. Especialista em Política de Assistência Social pelo Centro Universitário Internacional. Especializando em Educação e Sociedade pela Faculdade São Luís. Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande.
Desenvolve pesquisas na área de educação popular, fundamentos do serviço social, ações afirmativas, programas sociais, desigualdade racial e movimentos sociais.

MARCELO VEBER GOLDANi
Graduado em História (Licenciatura Plena e Bacharelado) pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria.

MÁRCIA ELISA LAMAISON
Graduada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Saúde Coletiva pela Universidade de Cruz Alta.

MARCOS ALBERTO OSS VAGHETTI
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutor em Engenharia de Minas, Metalúrgica e dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Desenvolve pesquisas na área de engenharia de materiais e habitações sustentáveis, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: concreto de alto desempenho, concreto estrutural branco, carbonatação do concreto, corrosão do aço em concretos e habitações de interesse social.

MARIA APARECIDA SANTANA CAMARGO
Bacharel em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Fundamentos Teóricos-Metodológicos do Ensino pela Universidade de Cruz Alta. Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Desenvolve pesquisas na área de alfabetização artística, arteterapia, decodificação e interpretação imagética, semiótica, cinema, fotografia, leitura de imagens, inteligência, talento, teatro, artes visuais, cênicas e musicais, avaliação, expressão gráfica, desenho, pintura, pintura mural, cultura, interdisciplinaridade, cidadania, direitos humanos, inclusão-exclusão, diversidade cultural, questões étnicas, geracionais e de gênero.

MARIELA CAMARGO MASUTTI
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Cruz Alta. Especialista em Projetos e Licenciamento Ambiental pela Universidade Candido Mendes. Mestra em Engenharia Civil e Preservação Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria. Desenvolve pesquisas na área de arquitetura, urbanismo, construção, artes, design, entre outros.

MARY CIPPOLAT ANTONINI
Graduada em Ciências Biológicas pela
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Mestra em Ensino Científico e Tecnológico pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Desenvolve pesquisas na área de educação em ciências.

 

MATHEUS CARGNELUTTI DE SOUZA
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Cruz Alta. Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria. Desenvolve pesquisas na área de conforto térmico, conforto visual e desempenho da iluminação natural no interior de edificações.

MÔNICA COLOMBELLI
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Luterana do Brasil. Especialista em Arquitetura Hospitalar pelo Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde. Desenvolve pesquisas na área de arquitetura e urbanismo.

NEIDE MARLENE TRAESEL
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Mestranda em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Desenvolve pesquisas na área de biologia geral.

NEUSA MARIA JOHN SCHEID
Graduada em Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Graduada em Biologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Especialista em Biologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Mestra em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-Doutora em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Desenvolve pesquisas na área de formação de professores, educação científica para a promoção da cidadania, ensino de ciências mediado por TIC e história da Ciência aplicada ao ensino.

NOEMI BOER
Graduada em Ciências - Licenciatura Plena em Biologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco. Graduada em Pedagogia - Habilitação em Supervisão Escolar pela Universidade de Passo Fundo. Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Desenvolve pesquisas na área de educação, educação ambiental, meio ambiente e teatro-educação.

RAFAEL SOARES
Graduando em Engenharia Civil pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

RAIANA SPAT RUVIARO
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestranda em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria. Desenvolve pesquisas na área de ambientes destinados ao público idoso, desenvolvimento de diretrizes bioclimáticas para edificações, requalificação de áreas livres infantis e espaços públicos.

REJANE MARIA GHISOLFI DA SILVA
Graduada em Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Graduada em Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Especialista em Metodologia do Ensino de Química pela Universidade de Passo Fundo. Especialista em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestra em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Desenvolve pesquisas na área de formação de professores, ensino e aprendizagem de Ciências/Química, docência no ensino superior e tecnologias.

RENAN GUSTAVO SCHERER
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestrando em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria.

RODRIGO FIGUEIREDO TEREZO
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará. Graduado em Tecnólogo em Processamento de Dados pelo Centro de Ensino Superior do Pará. Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina. Desenvolve pesquisas na área de madeira, estruturas de madeiras, ensaios não destrutivos, patrimônio histórico e reabilitação.

ROSANA KREUTZ ENGEL
Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

SANDRA DA SILVA KINALSKI
Graduada em Enfermagem pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva pela Universidade de Passo Fundo. Especialista em Gestão Estratégica em Cooperativa de Saúde pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Desenvolve pesquisas na área de enfermagem em saúde do adulto, terapia intensiva, cultura de segurança, cuidados de enfermagem, gestão de risco, educação continuada e gestão da qualidade.

SANDRA LEONTINA GRAUBE
Graduada em Enfermagem pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Especializanda em Gestão Estratégica em Cooperativas de Saúde pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Desenvolve pesquisas na área de saúde mental, saúde coletiva, áreas materno-infantil, unidade cirúrgica, clínica médica, centro de diagnóstico por imagem e endoscopia.

SONÍ PACHECO DE MOURA
Graduada em Letras pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Mestra em Estudos Literários pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutoranda em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria. Desenvolve pesquisas na área de literatura, memória, autoritarismo, cultura, formação de leitores, cognição, produção textual, educação, organização curricular, avaliação, formação de professores, letramento literário e identidade docente na era digital.

THIANA DIAS HERRMANN
Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Mestranda em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria.

VANESSA DA SILVA OLIVEIRA
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Cruz Alta. Mestranda em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social pela Universidade de Cruz Alta. Desenvolve pesquisas na área de humanas.

VÂNIA MARIA ABREU DE OLIVEIRA
Graduada em História - Licenciatura Plena - pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Mestra em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Desenvolve pesquisas na área de formação de docentes e discentes (educação básica), educação musical, aspectos culturais e sociais.

VIVIAN CRISTINA BELTER LUNARDI
Graduada em Artes Visuais e Desenho pela Fundação Educacional Machado de Assis. Especialista em Arte, Educação e Empreendimento pela Fundação Educacional Machado de Assis. Mestranda em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social pela Universidade de Cruz Alta. Desenvolve pesquisas na área de arte e educação.

VIVIAN LEMES LOBO BITTENCOURT
Graduada em Enfermagem pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Gestão Estratégica em Cooperativa de Saúde pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Mestra em Atenção Integral à Saúde pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e Universidade de Cruz Alta. Desenvolve pesquisas na área de enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: centro cirúrgico (CC), centro de materiais e esterilização (CME) e segurança do paciente.