Autores: Valéria Crivelaro Casale - Terezinha Corrêa Lindino
A Educação Ambiental Empresarial é uma importante estratégia de implantação de processos sustentáveis, de formação corporativa e de mudança de visão, missão e atuação empresarial. Este livro sugere a utilização da Educação Ambiental Não Formal como promotora de diálogo dentro e fora da empresa. Ele procura analisar o Programa de Educação Ambiental da Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional – Margem Esquerda/Brasil, buscando discriminar os elementos norteadores do programa em questão. Para tanto, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas semiestruturadas, interpretadas a partir da análise do discurso. Dessa forma, o estudo confirma a ideia de que quando a Educação Ambiental Não Formal está alinhada à governança empresarial, a partir de bases teóricas e metodológicas definidas, estruturadas e internalizadas na empresa, ela se torna uma estratégia eficaz para o alcance da sua sustentabilidade e contribui para a formação continuada interna e externamente, principalmente por assumir o papel de formação da cidadania, reformulando valores éticos, individuais e coletivos tanto na comunidade quanto no ambiente corporativo. Logo, tais ações repercutiram na melhoria da imagem, na contribuição da formação de capital humano, na valorização, no empoderamento, no protagonismo e na qualidade de vida do colaborador. Também indica ampliação de parcerias e harmonização das relações externas com as partes interessadas.
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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2034-8
DOI: 10.24824/978854442034.8
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 126
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
VALÉRIA CRIVELARO CASALE
Bióloga pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste. Especialista em Gestão e Educação Ambiental. Mestre no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, Campus de Toledo. Foi responsável pelo desenvolvimento e avaliação do programa de Educação Ambiental do Parque Nacional do Iguaçu Escola Parque. Integrou a equipe técnica do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, sendo a técnica responsável pela coordenação do programa de Formação de Educadores Ambientais FEA, na região da Bacia do Paraná 3. Participou do aprofundamento da concepção e revisão teórica metodológica da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), foi enraizadora da PNEA no estado do Paraná, fomentando conceitualmente e institucionalmente a criação de Coletivos Educadores, FEAs e Salas Verdes no estado. Ministrou cursos e publicou artigos referentes à experiência piloto de implantação do Programa Nacional de Formação de Educadores Ambientais FEA e Coletivo Educador na região da BP3, e coautora do livro Círculos de aprendizagem para a sustentabilidade caminhada do coletivo educador da Bacia do Paraná III e entorno do Parque Nacional do Iguaçu. Fundou a Nativa Socioambiental em 2009, empresa especializada em processos de Educação para a Sustentabilidade, na qual atua como Diretora Executiva.
TEREZINHA CORRÊA LINDINO
Pedagoga pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos, área Gestão da Qualidade. Doutora em Educação, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente, é professora adjunta na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste/ Campus Marechal Cândido Rondon. E é professora permanente no Mestrado em Ciências Ambientais, na Unioeste/Campus Toledo e desenvolve pesquisas em Educação Ambiental e Formação de Professores.