Capa do livro: HISTÓRIA E EDUCAÇÃO: <br>pesquisas e reflexões

HISTÓRIA E EDUCAÇÃO:
pesquisas e reflexões

Autores: Maria Isabel Moura Nascimento - Claudia Maria Petchak Zanlorenzi - Maria Luzia Fernandes Bertholino dos Santos (Orgs.)

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Sinopse

Esta publicação inicia com uma reflexão sobre a pesquisa em História da Educação; segue com a leitura da arte numa perspectiva marxista; visualiza a educação brasileira no Movimento UNE de 1962; a reconstrução histórica do Colégio Colônia Holandesa em Arapoti-PR e a influência da Igreja Protestante na educação brasileira, enfocando a missão protestante norte-americana. Ainda numa perspectiva reflexiva, aborda a temática trabalho e educação, buscando caminhos para a emancipação humana e, num mesmo contexto, a discussão da emancipação humana como utopia ou possibilidade. Há também nesta publicação um capítulo que apresenta a revisão bibliográfica sobre a educação a distância, mostrando o contexto histórico de seu desenvolvimento e o estado da arte nessa modalidade de ensino. Os outros capítulos destacam a maternidade negada diante da roda dos expostos como política de atendimento à infância; as contribuições da psicologia histórico-cultural para o desenvolvimento psíquico infantil nas escolas de Irati e reflexões sobre o trabalho escravo praticado no Brasil e seus reflexos na atualidade, no sistema capitalista. Os dois últimos capítulos contemplam a concepção de intelectual paranaense nas primeiras décadas da Primeira República brasileira, sob a perspectiva de Marx e Gramsci, e o tema totalidade numa reflexão sobre as categorias propostas por Marx e sobre a aplicação de sua metodologia a aspectos relacionados à educação.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2054-6
DOI: 10.24824/978854442054.6
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 244
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

HISTÓRIA E EDUCAÇÃO: <br>pesquisas e reflexões

Autores

ANDREIA BULATY
Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro Oeste e Especialista em Educação Infantil na Universidade Estadual do Centro Oeste. Integrante dos grupos de pesquisa: Práxis educativa: saberes e fazeres da/na Educação Infantil (UNICENTRO); Grupo de Estudos e Pesquisa sobre o Trabalho Docente/GEPTRADO (UEPG) e Grupo de Estudos e Pesquisa em Artes Visuais e Cultura/ GEPAVEC (UEPG). Atualmente professora colaboradora da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/UV). Trabalhou na área da educação: na função de Tutora da Pedagogia à Distância na Universidade Estadual do Centro Oeste; Na Coordenação do Curso de Formação de Docentes no Colégio Estadual Dr Chafic Cury, de professora Pesquisadora da UEPG-na modalidade de Educação a distância e atuou de docente na União Latino-Americana de Tecnologia de Arapoti/ PR.

ANA LUIZA RUSCHEL NUNES
Pós-Doutora em Artes Visuais na Universidade do Estado de Santa Catarina/SC. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP/SP. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria/RS. Graduada em Educação Artística, pela Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Santa Maria/RS. Atualmente é professora doutora adjunto 4 e atua no mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação, no Departamento de Artes e no Curso de Graduação em Artes Visuais, UEPG. É membro da ANPAP-Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas e Representante da FAEB no Consejo Latinoamericano de Educación por el Arte (CLEA). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Artes Visuais e Cultura/ GEPAVEC (UEPG).

CARLA MICHELE RAMOS TORRES
Possui Graduação em História pela Universidade Estadual de Londrina (2004), Graduação em Artes Visuais pela Universidade Metropolitana de Santos (2012), Especialização em História Social e Ensino de História pela Universidade Estadual de Londrina (2006), Mestrado em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2008). Atualmente é discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG – nível Doutorado. Docente de História do Instituto Federal do Paraná – Campus Irati. Pesquisadora do Grupo HISTEDBR-Campos Gerais e do Grupo Prática Pedagógica e Pesquisa na Educação Básica, Técnica e Tecnológica – IFPR. Atua nas seguintes áreas do conhecimento: História da República Brasileira, História da Educação, Imprensa Estudantil, Movimento Estudantil, Práticas Culturais e Identidades, Arte-Educação, História e Cultura Afro-Brasileira e Interdisciplinaridade e Educação.

CARLA ROSEANE DE SALES CAMARGO
Pedagogia (2002) pelas Faculdades Integradas de Itararé. Graduada em História (2012) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Especialista em História da Arte e Cultura (2013) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Mestre em Educação (2016) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Trabalha como Pedagoga na Rede Estadual do Ensino do Paraná.

CLAUDIA MARIA PETCHAK ZANLORENZI
Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson e em Letras pela FECLI, atualmente Universidade Estadual do Centro-Oeste. Doutora em História da Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (2014), bem como Mestre em Educação pela mesma universidade (2006). Possui especialização em Educação Infantil (UTP) e Supervisão, Orientação e Gestão Educacional (UNICENTRO). Professora da rede municipal de ensino de Irati, desde 1989, tem experiência como professora nos anos iniciais e na coordenação pedagógica. Professora colaboradora da Universidade Estadual do Paraná-UNESPAR-Campus de União da Vitória. Integrante do Grupo de Pesquisa HISTEDBR – Campos Gerais. Dedica pesquisas e discute as temáticas: história da educação, imprensa e educação, formação de professor, coordenação pedagógica e metodologias de ensino nos anos iniciais.

DEBORA GOMES
Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Possui Licenciatura em Educação Física e Especialização em Morfofisiologia aplicada ao Exercício, também pela Universidade Estadual de Maringá. Docente da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO – Campus Irati) desde 2012. Coordenadora do processo de reelaboração do currículo da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de Maringá – PR (2011-2012). Professora de Educação Física da rede municipal de Maringá-PR (1999-2012). Coordenadora Pedagógica de Educação Física da rede municipal de Maringá (2006-2011). Tem experiência na área de Formação Continuada de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física Escolar: história e abordagens teórico metodológicas, Didática da Pedagogia Histórico-Crítica, Atividades Rítmicas Expressivas, Infância, Jogos e Brincadeiras.

DEISE TEREZINHA PELEKE LARA ZENE
Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional – UNINTER, e em Letras (Português e Inglês) Universidade Estadual do Centro-Oeste. Possui especialização em Supervisão, Orientação e Gestão Educacional (UNICENTRO) Mestranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora da rede municipal de ensino de Irati, desde 1996, tem experiência como professora nos anos iniciais e na coordenação pedagógica. Atualmente Coordenadora Pedagógica no Ensino Fundamental-Anos Iniciais. Integrante do Grupo de Pesquisa HISTEDBR – Campos Gerais. Dedica pesquisas e discute as temáticas: história da educação, imprensa e educação, formação de professor, coordenação pedagógica e metodologias de ensino nos anos iniciais.

ELIZA RIBAS GRACINO
Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas História e Sociedade nos Campos Gerias – PR – HISTEDBR – UEPG. Aluna do Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa – linha de pesquisa História e Políticas Educacionais (2017); Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa – linha de pesquisa História e Políticas Educacionais (2016). Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2005).  Participou como pesquisadora de projetos de pesquisa cadastrados no diretório do CNPq: A violência na escola e o papel da equipe de gestão: uma análise das escolas municipais de Ponta Grossa (2003-2004) e Conhecer, amar e educar: uma pesquisa-ação junto a educadores de crianças institucionalizadas (2004-2005). Pesquisa principalmente nos seguintes temas: formação do educador, gestão escolar, política educacional e história da educação: instituição escolar.

MARIA ISABEL MOURA NASCIMENTO
É graduada em Pedagogia pelo Instituto de Ciências Sociais de Americana (1992), Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1996), Doutora em Educação, Área de Concentração: Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e Pós-Doutorado em História e Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2011). Tem Bolsa de Produtividade em Pesquisa-Fundação Araucária 2014/2016. Atualmente é professora Associada A da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, onde trabalha desde 1990 e atua como Professora no curso de graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado desta Instituição desde 2004. É autora de livros, capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais. Tem experiência na área educacional, tendo atuando como professora nos anos iniciais e na coordenação pedagógica de escolas. Coordena projetos de pesquisa e eventos de extensão regularmente. Secretária Executiva do Grupo de Estudos Sociedade, História e Educação do Brasil (HISTEDBR) também é coordenadora do Grupo de Pesquisas História, Sociedade e Educação dos Campos Gerais – PR. Tem experiência na Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nas seguintes áreas: História da Reconstrução das Instituições Escolares no Brasil; Imprensa e a Educação; Negro e a Educação.

MARIA LUZIA FERNANDES BERTHOLINO DOS SANTOS
Mestre em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCCAMP (1999), Especialista em Desenvolvimento e Gerenciamento de Sistemas de Informação em C&T pela Universidade Federal do Rio Grande (1996), Especialista em Formulação e Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa/Escola de Governo do Estado do Paraná (2008), Especialista em Mídias para a Educação pela Universidade do Centro Oeste/UAB (2014), Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (1991). Atualmente é bibliotecária da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG e atua como professora formadora em cursos de especialização e coordenadora de projetos de extensão, na modalidade a distância, voltados a aplicação de normas técnicas na área de informação e documentação e no Plano Inovador de Capacitação do Núcleo de Educação Aberta e a Distância da Universidade Estadual de Ponta Grossa – NUTEAD/UEPG.

MARISLEI ZAREMBA MARTINS
Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná, Especialista na Área Mental e em Psicopedagogia e Licenciada em Pedagogia pela UEPG. É professora da Rede Municipal de Ensino do Município de Ponta Grossa no qual exerceu por 08 anos o cargo de Coordenadora de Educação Infantil. Atualmente é professora da FASF no curso de Licenciatura em Pedagogia exercendo a função de Coordenadora de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Pedagogia – FASF-PG. Foi Formadora do Pacto do Ensino Médio e atualmente é Formadora do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa. Pesquisa as Políticas Públicas relacionadas e Educação Infantil e Gestão Escolar.

OLGA ANA HALLU RIOS
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1995) e Especialização em Psicologia da Educação pela UEPG. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em psicologia educacional e clínica, exercendo seu trabalho como psicóloga da Prefeitura Municipal de Irati, secretaria municipal de Saúde. Cursou, na qualidade de aluna especial, disciplinas no Programa de Pós-Graduação Mestrado Interdisciplinar em Desenvolvimento comunitário, na UNICENTRO e e no Programa de Pós Graduação em Educação, na UEPG.

RITA DE CÁSSIA DA SILVA OLIVEIRA
Pedagoga. Doutora em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela. Pós-Doutora em Educação pela USC. Professora do departamento de Educação. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado). Coordenadora do Programa Universidade Aberta para a Terceira Idade, Pesquisadora Produtividade em Pesquisa pelo CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Educação Permanente de Jovens, Adultos e Idosos, cadastrado no CNPq.

ROSIANE MACHADO DA SILVA
Graduação em Pedagogia, Especialização e Mestrado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa na linha de pesquisa Políticas Educacionais. Atuou como Docente e Coordenadora Pedagógica Institucional da SECAL Faculdade Santa Amélia. Chefe da Divisão Pedagógica do CAIC/UEPG. Atuou na Coordenação de Tutoria em EaD no Curso de Pedagogia Oferta Especial. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Educacional, Educação Infantil, Formação Docente, Escola de Tempo Integral, Docência e Coordenação no Ensino Superior na modalidade Presencial e a Distância e Instituições Escolares. Ainda, formação em Brinquedoteca como Educadora Brinquedista formada pela Associação Brasileira de Brinquedotecas. Atualmente exerce a função de Diretora da Escola Reitor Alvaro Augusto Cunha Rocha, administrada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa está cursando o Doutorado em Educação na Universidade Estadual de Ponta Grossa linha de pesquisa História e Políticas Educacionais. Participação como pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa & História, Sociedade e Educação dos Campos Gerais – PR (HISTEDBR/UEPG).

SANDRA DO ROCIO FERREIRA LEAL
Graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG (1985). Especialista em Língua Portuguesa pela UEPG (1988). Mestre em Educação, área de concentração: Metodologia de Ensino, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO – e pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (1996). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG, linha de pesquisa História e Políticas Públicas (2016 – 2020). Membro do grupo de pesquisa HISTEDBR Campos Gerais. Professora efetiva do Departamento de Estudos da Linguagem – DEEL, da UEPG (1990 até o momento). Foi coordenadora do Programa de Formação Continuada de Professores Pró-Letramento: alfabetização e linguagem – Língua Portuguesa. Coordenou o subprojeto de Língua Portuguesa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID (2012 – 2014). Coordenadora do projeto de extensão Sala de Apoio à Aprendizagem de Português para os 6ºs Anos do Ensino Fundamental: espaço complementar de alfabetização e letramento (2016 – 2017). Professora formadora do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa -PNAIC (2017).

TERESA CRISTINA MAGNABOSCO DE OLIVEIRA
Formada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); Especialista em Educação Especial pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina – (Cesulon); Especialista em Psicologia na Escola pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); Especialista em Educação para os Direitos Humanos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Mestre em Educação – Linha Educação e Infância -pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Psicóloga Escolar há 27 anos; Atualmente é psicóloga da Secretaria Municipal de Educação de Irati – Paraná