Autores: José Wilson Rodrigues de Melo - Juciley Silva Evangelista Freire (Orgs.).
O planejamento das ações do sistema educacional necessita de uma proposição curricular. Esta vai referenciar os níveis ou modalidades do ensino, a seleção de professores/as, as bases mínimas para escolha de conteúdos, a avaliação dos estudantes, as demandas pela qualidade da educação. Mais que uma relação de disciplinas, o currículo é um elemento estruturante do ensino.
Na contemporaneidade o currículo apresenta uma definição complexa, ambígua, polissêmica. A sofisticação foi conquistada devido às implicações da educação escolar com a cultura e a sociedade. Isso toma um posicionamento do termo na relação poder-saber. Assim, a visão deste elemento de organização pedagógica como algo estático foi abandonada. A superação perceptiva chegou à ideia de vê-lo como um processo.
As teorias pós-críticas passaram a ver o currículo como um texto, um discurso, um documento. Ou seja, um artefato cultural. Como resultado de uma criação todo artefato comporta a tradução de valores, pensamentos e perspectivas de uma determinada época ou sociedade. Assim, nessa condição, o currículo é um instrumento de veiculação dos valores constituintes do “tempo-espaço” social e cultural. No conjunto, um currículo constitui identidades e subjetividades. Enquanto artefato cultural ele é parte das políticas de cultura. Ou seja, ele é um instrumento de seleção cultural.
O currículo inserido na política cultural inscreve a escola dentro das inter-relações culturais estabelecedoras de tensões. O currículo é visto como um instrumento implicado nos processos de produção/reprodução da sociedade.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2010-2
DOI: 10.24824/978854442010.2
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 236
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
ADEMIR BRANDÃO COSTA
Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2007) e especialização em metodologia do ensino de matemática e física pelo Centro Universitário Internacional(2015). Atualmente é Professor Efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Canaã dos Carajás, Professor da Secretaria Estadual de Educação e Conselheiro do Conselho Municipal de Educação de Canaã dos Carajás.
AMANDA EMILENE ARRUDA
Pedagoga, especialista em Gestão, supervisão e Orientação educacional, orientadora educacional da rede estadual de ensino, no município Palmas.
ANA LEIDE RODRIGUES DE SENA GÓIS
Possui graduação em Pedagogia pela UVA – CE. Especialista em Gestão Educacional pela UFT. Especialista em Pedagogia, em Língua Portuguesa ambas pela Universidade Salgado de Oliveira. Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela UVA – CE. Atualmente atua como Orientadora Educacional, Articuladora Municipal do Selo UNICEF-2013-2016 e Coordenadora Local do PNAIC (Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa). Lotada na Secretaria Municipal de Educação e Cultura-SEMEC. Professora examinadora da FACULDADE INTEGRADA DE ENSINO SUPERIOR DE COLINAS-FIESC/UNIESP.
ANAXIMANDRO FERNANDES DE OLIVEIRA CAMARGOS
Possui graduação em Administração (FACTO), pós-graduando em gestão pública (ITOP) , pós-graduando em auditoria, controladoria e gestão financeira (LABORO). Trabalhou como Gerente Administrativo (FARMA PALMAS), Trabalhou como Encarregado Administrativo (AGROQUIMA), Foi bolsista CNPq no programa ALI na qualidade de Agente Local de Inovação (CNPq e SEBRAE), Trabalhou como Analista de Cooperativismo (SESCOOP-TO), Trabalhou como Analista de Processos BPM I (TCI BPO),Atualmente empresário do ramo Alimentício (POINT DO PASTEL).
ANNA CAROLINA SILVEIRA COURY PACHECO
Possui graduação em Administração. Especialização em Gestão de Pessoas. Mestranda em Educação pela UFT. Atualmente é docente e coordenadora do Curso de Administração do Centro Universitário Luterano de Palmas. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento humano, gestão de pessoas, consultoria organizacional e TCC. Principais linhas de pesquisa e publicação: marketing educacional, gestão educacional, história da Gestão, marketing, gestão de pessoas, liderança, empreendedorismo e gestão estratégica.
CLERISLENE DA ROCHA MORAIS NOGUEIRA
Graduada em Pedagogia (2014) pela Universidade Federal do Tocantins. Graduada em Normal Superior (2004) pela Unitins, Pós-Graduação lato sensu em Gestão Escolar (2008), Educação Rural (2011), em Educação Infantil (2016) pela Universidade Federal do Tocantins e em Língua Brasileira de Sinais “LIBRAS” (2016) pelo Instituto Êxodo de Pós-Graduação em Pesquisa e Extensão – EPGPE. Atualmente está cursando a pós-graduação stricto sensu, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Tocantins. É professora da Educação Básica (desde 2002) no município de Miracema do Tocantins – TO.
DEUSAMARA D. B. VAZ
Graduada em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1993). Especialista em Administração Hoteleira, pelo Centro Europeu (Curitiba – PA). Especialista em Gestão dos Serviços de Saúde, pela UNITINS (TO). Professora da Faculdade Católica Dom Orione. Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Tocantins – UFT.
EDUARDO SECCATTO CALIMAN, PE.
Possui Graduação em Filosofia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino, Graduação em Pedagogia pelo Instituto Isabel e Graduação em Teologia pela PUC – RJ. Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá. Atua como Diretor Geral do Colégio Santa Cruz e Diretor Acadêmico da Faculdade Católica Dom Orione, ambos em Araguaína – TO.
ELIZANGELA SILVA DE SOUSA MOURA
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).
ELZA RODRIGUES BARBOSA PEIXOTO
Faculdade Católica Dom Orione, Brasil. Doutoranda em Letras – Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), mestre em Letras pela Universidade Estadual de Londrina – UEL e graduada em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE e especialista em Língua Portuguesa pelo ESAP e em Literatura pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – PR UNICENTRO. Tem muita experiência na área de Ensino gestão escolar.
FRANKINALDO PEREIRA LIMA
Possui Graduação (Licenciatura) em Química e Graduando em Física pela Universidade Federal do Tocantins – UFT, Mestrado em Química em andamento pela Universidade Federal do Tocantins – UFT, Especial de Pós-Graduação no Mestrado Profissional em Educação pela Universidade Federal do Tocantins – UFT, Aperfeiçoamentos em Ensino de Física pela Universidade de Cândido Mendes – UCAM, Neurociência e Psicopedagogia em andamento pela Universidade de Cândido Mendes-UCAM, Educação Superior e Interdisciplinaridade pela Faculdade Regional de Palmitos – FAP. Atualmente é Professor Exclusivo – SENAI – Departamento Regional do Tocantins onde ministra cursos nas modalidades de Iniciação, Qualificação Profissional, Habilitação Técnica e Tutor na modalidade de Educação a Distância-EaD. Tem experiência na Educação Básica e Profissional Tecnológica. Atua na área de Física, Matemática e Química, Eletrotécnica, Telecomunicação, Eletrônica com ênfase em Física Aplicada, Matemática Aplicada e Química Aplicada, Eletricidade Aplicada, Eletroeletrônica Aplicada com Metodologias de Ensino Aprendizagem voltada a Educação Profissional e Tecnológica.
GIANNINA BRUNO
Possui graduação em Administração pela Fundação Universidade Do Tocantins (2001). Atualmente é professora na Faculdade Católica Dom Orione em Araguaína – TO. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação Profissional em Educação pela Universidade Federal do Tocantins.
GRACIENE REIS DE SOUSA
Graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA (2005). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA (2006). Mestranda no Mestrado Profissional em Educação pela Universidade Federal do Tocantins – UFT – Campus Palmas (2017). Docente Efetiva na área de História, com Dedicação Exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – IFTO – Campus Dianópolis.
ILDA NETA SILVA DE ALMEIDA
Formada em Pedagogia (2006) na Faculdade Aphonsiano em Trindade-
-Goiás. Especialista em Docência Universitária (2007) Faculdade Araguaia, Goiânia-Goiás. Pós-graduada também em Sociologia e Educação (2009) Facul-
dade Aphonsiano. Professora da rede estadual de ensino do Estado do Tocantins. Ministra aulas no curso de Pedagogia na Faculdade Itop – Palmas – Tocantins. Mestranda em educação UFT (2017-2019).
JOSÉ FRANCISCO ROCHA SIMÃO
Graduado em Matemática (FEST- 2013), Especialista em Docência do Ensino Superior (FAPAF-2014), Pós-Graduado em Metodologia para o Ensino de Matemática e Física (UCAM – 2015). Professor do Ensino Fundamental da Educação Municipal de Palmas desde 2010.
JOSÉ LUIS DOS SANTOS SOUSA
Possui graduação em Pedagogia (FACINTER), graduado em Ciências com habilitação em Biologia (UEMA), graduado em Ciências Biológicas (UFMA), pós-graduado em Psicopedagogia Clínica e Institucional (FACINTER), pós-graduado em Supervisão Escolar (FACINTER), pós-graduado em Educação Especial e Inclusiva (FATEH) e pós-graduado em Psicologia da Educação (UEMA). Mestrando em Educação (UFT). Trabalha como professor da Educação Especial em Grajaú/MA.
JOSÉ WILSON RODRIGUES DE MELO
Pós-doutor em Ciências da Educação pela Université de Montréal – UdM, Canadá (2013). Doutor em Didacta e Organización Escolar pela Universidade de Santiago de Compostela – USC, Espanha (2008); Estudios de Tecero Ciclo pela Universidade de Santiago de Compostela – USC (2002); Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC (1995); Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Estadual do Ceará – UECE (1994). Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará – UFC (1985). Professor Efetivo da Fundação Universidade Federal do Tocantins – UFT desde 2003. Membro do corpo docente do Mestrado Profissional (Interdisciplinar) em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos e Mestrado Profissional em Educação – UFT.
JUCILEY SILVA EVANGELISTA FREIRE
Pedagoga, Mestre em Educação Brasileira (2001) e Doutora em Educação (2011) pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG). Professora adjunta da Universidade Federal do Tocantins, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado Profissional em Educação) da UFT e no Curso de Pedagogia/Campus de Palmas. Coordenadora de Gestão Pedagógica do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/Capes/UFT).
KARLA BEATRIZ HORTOLANI RODRIGUES HASHIMOTO
Possui graduação em Direito – Faculdades Integradas Antonio Eufrásio de Toledo. Especialista em Direito Civil, Direito Constitucional e Docência Universitária. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFT. Atualmente é colaboradora da Faculdade Católica Dom Orione, na qual mantém dedicação exclusiva desde o início do vínculo empregatício, atuando como professora orientadora de Estágio de Prática Jurídica.
LEONARDO VICTOR DOS SANTOS
Professor da Educação Básica em Arraias – Tocantins, desde 2001. Mestrando do Programa de Pós-Graduação da Educação da Universidade Federal do Tocantins, desde agosto de 2016.
LILIANE RODRIGUES DE ALMEIDA MENEZES
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).
MADALENA VARZINHA FERREIRA MELO COSTA
Mestranda Profissional em Educação – Aluna Especial UFT (2016), Especialista em Educação do Campo e Movimento Social do Tocantins UFT (2011), em Gestão Municipal pela UFT (2015), Graduada em Normal Superior pela Universidade do Tocantins (Unitins) em 2004.
MÁRCIA REGINA RIBEIRO GOMES SOMMER
Graduada em Educação Física (UEG). Mestranda do PPPG em Educação, da UFT; Especialista em Dança e Consciência Corporal (UGF) e Docência Universitária (CEULP/ULBRA); Professora do Balé Popular do Tocantins (SEDUC –TO) e Colégio COC Palmas.
MARIA DAS GRAÇAS AIRES DE MEDEIROS ANDRADE
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Especialista em Formação Socioeconômica do Brasil (Universidade Salgado de Oliveira). Especialista em Gestão de Micro e Pequenas Empresas (Universidade Federal de Lavras). Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação pela Universidade Federal do Tocantins. Atualmente é professora da Faculdade Católica Dom Orione nos cursos de Administração, Superior de Tecnologia em Gestão Financeira e Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar.
MARIA DAS GRAÇAS PEREIRA SILVA
Mestranda profissional em Educação, na linha de pesquisa: Gestão, Organização e Avaliação da Sala de Aula, Especialista em Educação Infantil UFT (2016), graduada em Pedagogia UFT (2007), orientanda da Professora Drª. Vânia Maria de Araújo Passos.
MARINA CARLA DA CRUZ QUEIROZ
Universidade Federal do Tocantins – UFT, Mestranda Profissional em Educação – Aluna Especial UFT (2017), Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Ciências e Educação de Rubiataba – FACER (2005), em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar pela Faculdade João Calvino (2011), graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) em (2004).
MARLON MAGNO RANGEL CARDOSO
Especialista em Língua Portuguesa, Compreensão e Produção de texto pela Faculdade de Educação São Luis (Jaboticabal – SP). Mestrando do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação pela Universidade Federal do Tocantins. Atualmente é professor da rede privada de ensino no nível médio e superior na cidade de Araguaína – Tocantins com ênfase na produção de textos. Tem experiência na área de Letras e formação de professores. Tem experiência no ensino de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e Língua Espanhola. Desenvolveu atividades de coordenação do Programa Escola da Família (Secretaria Estadual de Educação de São Paulo).
MILIANA AUGUSTA PEREIRA SAMPAIO
Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia – com Habilitação nas Matérias Pedagógicas do Ensino Médio e Orientação Educacional (2001). Especialista em Neuropsicopedgogia Clinica (2016). Especialista em Neuro-
psicopedagogia e Educação Inclusiva (2014). Especialista em Educação Especial e Educação Inclusiva (2012). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2009). Especialista em Planejamento e Docência para o Ensino Superior (2006). Mestranda no Mestrado Profissional em Educação pela Universidade Federal do Tocantins. Pedagoga Efetiva da Prefeitura Municipal de Araguatins – TO. Docente da Universidade Estadual do Tocantins – UNITINS – Campus Araguatins. Psicopedagoga do Núcleo de Apoio Psicopedagógico da Unidade de Ensino Superior do Maranhão – UNISULMA.
PABLA CASSIANGELA SILVA MILHOMEM
Assistente de Alunos no Instituto Federal do Tocantins, desde 2013. Aluna Especial do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da Universidade Federal do Tocantins, primeiro semestre de 2017.
PAULO DE TASSO MOURA DE ALEXANDRIA JUNIOR
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará. Especialista em Pedagogia Hospitalar pela UNIRG. Especialista em Pedagogia do Trânsito (FAAT). Especialista em Nefrologia Multidisciplinar pela UFMA. Mestrando do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação pela Universidade Federal do Tocantins em Educação Atualmente é psicólogo do Hospital Regional Público de Araguaina – TO, e atua como professor da Faculdade Católica Dom Orione (FACDO), ministrando disciplinas junto aos cursos de: Direito, Administração, Gestão Financeira e Psicologia mestrando em educação (UFT).
POLIANA MARTINS MARINHO BARROS
Possui graduação em Pedagogia e Especialização em Gestão Educacional. Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Tocantins. PPGE. Participa do Grupo de Estudos em Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas, coordenado pela professora Dra Maria José de Pinho. Servidora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – IFTO. Desenvolve pesquisa sobre escolas criativas; educação e formação de professores.
RITA DE CÁSSIA CORONHEIRA SILVA
Especialista em Ludo pedagogia e Educação infantil (2016) pela Universidade Candido Mendes – UCAM; Educação Infantil (2015) pela UFT; Orientação Educacional (2007) pelo Centro Universitário UNIRG; Graduada em Normal Superior pela UNITINS. Com habilitação em Docência das Series Iniciais do Ensino Fundamental (2004). Professora da Educação Básica (desde 2002), atuando como Presidente do Conselho Municipal Educação – CME e Vice – Presidente do SINTET – Regional Miracema do Tocantins / TO.
SEILA SOUSA DOS SANTOS FERREIRA
Mestranda Profissional em Educação – Aluna Especial UFT (2017) – Pedagoga com habilitação em Supervisão e docência das series iniciais, Especialista em Coordenação Pedagógica/Professora da Educação Básica/Rede Municipal de Miracema do Tocantins, atualmente atua na gestão da EMTI Campo Verde, desenvolvendo um trabalho reconhecido por toda comunidade escolar, tendo em vista estar pautado, sobretudo, no compromisso com a aprendizagem e com a formação cidadã das crianças e adolescentes desta unidade escolar.
SERGIO ZENO GRANETTO
Graduado em Administração pelo Instituto Luterano de Ensino Superior de Palmas (1999). Especialista em Gestão Pública. Especialista em Ciências Empresariais. Professor da Faculdade Católica Dom Orione. Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Tocantins – UFT.
SIMONE LIMA DE ARRUDA IRIGON
Licenciatura em Pedagogia pela Fundação Universidade de Gurupi – UNIRG e Bacharelado em Serviço Social pela Fundação Universidade do Tocantins – UNITINS, com Especialização em Orientação Educacional e Psicopedagogia pela Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO e Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Educação pela Universidade Federal do Tocantins – UFT/Campus de Palmas – TO, membro do Grupo de Pesquisa Progero – Envelhecimento da Universidade da Maturidade – UMA da UFT/Campus de Palmas – TO. Servidora efetiva da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes do Estado do Tocantins, atualmente Técnica da Gerência de Educação Especial.
SOLANGE LOPES LINO SILVEIRA
Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Educacional da Lapa (2016), Especialista na área de Neuropedagogia e Psicanálise pela Faculdade Tecnologia de Palmas (2009), Especialista em Pedagogia Social pela Faculdade Internacional de Curitiba (2005) e Graduada em Pedagogia com Habilitação em Orientação Educacional Pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2003). Ministrou aulas nos níveis de ensino fundamental e médio em escolas particulares, municipais e estaduais, atuou como Pedagoga e Coordenadora no Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS e atualmente, desenvolvem suas atividades na Orientação Educacional do ensino fundamental do município de Palmas-TO.
VALDEMAR RODRIGUES DE SOUSA
Graduado em Pedagogia (FANAP); graduado em música (UnB); especialista em educação musical e ensino de artes (UCAM/ PROMINAS). Aluno especial do PPPG em Educação, da UFT. Cordelista, escritor, poeta, especialista em instrumentos musicais (cordas e teclas), educador musical das turmas do 2º ao 5º ano do ensino fundamental no Colégio Einstein de Palmas.
VALDER ALMEIDA NOGUEIRA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará. Faz parte do quadro de servidores da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Pará. Atualmente exerço a função de Vice-diretor na EEEM Prof. Nelson dos Prazeres Henrique/Canaã dos Carajás desde o dia 05/02/2015. Atualmente estou como aluno especial no Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Federal do Tocantins- UFT.
VANDA ELIZETE VIEIRA DA COSTA
Pedagoga, Especialista em Orientação Educacional e Libras. Professora da Educação Básica/Rede Estadual do Tocantins.
WALISSON MARIANO CARVALHO SILVA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Gestão em Saúde Pública com ênfase em Saúde Familiar (PUC-SP). Especialista em Docência do Ensino Superior. Especialista em Educação a Distância (UCDB). Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação pela Universidade Federal do Tocantins. Servidor efetivo do Estado do Tocantins na função de Professor da Educação Básica dos anos iniciais e, atualmente, Coordenador de Cultura e Desporto do Centro Estadual de Educação La Salle.
WELLINGTON HOLANDA MORAIS JÚNIOR
Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário de Brasília. Especialista em Português Jurídico pela Faculdade Processus/DF. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Tocantins. Atualmente atua como professor da Faculdade Católica Dom Orione em Araguaína – To e como Coordenador Adjunto do Curso de Direito. Atua como Analista Judiciário na 2ª Vara do Trabalho de Araguaína (Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região).