Capa do livro: CRIANÇAS, PESQUISA E EDUCAÇÃO

CRIANÇAS, PESQUISA E EDUCAÇÃO

Autores: Liana Gonçalves Pontes Sodré (Org.),

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Sinopse

A Educação Infantil ainda precisa consolidar sua atuação de modo a atender a todas as proposições e princípios já elencados, tendo em vista que os municípios, responsáveis diretamente pela implantação e manutenção desta etapa educacional, lidam com muitas dificuldades para ofertar espaços de qualidade, com profissionais preparados para atuar junto às crianças. No propósito de participar das análises destas dificuldades, a publicação reúne diferentes textos e aborda uma variedade de temas que podem contribuir para reflexões e críticas sobre a Educação Infantil. Como alguns trabalhos envolvem a contribuição de crianças como informantes das pesquisas, iniciamos o livro com dois capítulos que apresentam questões e desafios enfrentados pelas pesquisas que contam com as crianças como colaboradoras das investigações. No curso da história, diferentes ciências estudavam as crianças e suas infâncias a partir de um olhar adulto. Por conseguinte, contar com a participação de crianças nas pesquisas tem trazido contribuições e nos confrontado com novos desafios. Os estudos que trazemos nesta publicação descrevem os resultados alcançados, os entraves e as dificuldades presentes em suas realizações, bem como apresentam reflexões sobre os cuidados e a postura do pesquisador no processo de interlocução com as crianças, no intuito de destacar aspectos que podem estar permeando o papel do pesquisador nesses trabalhos científicos, e a possibilidade de ampliar o debate sobre ética nas pesquisas com crianças.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1959-5
DOI: 10.24824/978854441959.5
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 204
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

CRIANÇAS, PESQUISA E EDUCAÇÃO

Autores

ADRIANA EUGÊNIO DE SOUZA PONTE
Possui doutorado e mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia; especialização em Planejamento Educacional, Psicopedagogia e Educação Especial; graduação em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador (1996). Foi diretora acadêmica da FACESA – Faculdade Evangélica de Salvador; coordenadora do Curso de Pedagogia da FACESA; coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental no Colégio Céu Experimental; coordenadora da Escola Municipal Casa da Amizade em Salvador. Atualmente é coordenadora dos cursos de pós-graduação em Psicopedagogia, Educação Especial e AEE e, Alfabetização e Letramento da Faculdade Montessoriano de Salvador, professora da Faculdade Montessoriano de Salvador; professora da UNIRB; professora na Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Formação do Educador, atuando principalmente nos seguintes temas: formação do educador, escuta, educação, saberes docentes e prática de ensino.

ANA PAULA SILVA DA CONCEIÇÃO
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (1999), graduação em Licenciatura Plena Em Letras Vernáculas pela Universidade Católica do Salvador (1997), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2004) e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faced, na Universidade Federal da Bahia (2009). Atualmente realiza a pesquisa de Pós-doutorado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB, no Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGED. Bolsista CAPES-PNPD. É Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos Mestrado Profissional- MPEJA. É líder do Grupo de Pesquisa FORMACCEINFÂNCIA LINGUAGENS E EJA-UNEB-DEDC I. Foi Gerente de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão –PROEX/UNEB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, currículo, ludicidade, pesquisa e prática pedagógica, EJA, formação docente, ensino superior e gestão pública.

ARISTELA EVANGELISTA DOS SANTOS
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Metropolitana de Camaçari (2007), MBA em gestão de projetos pela UNIFACs (2012), especialização em docência na Educação Infantil pela UFBA (2016). Possui experiência na docência, gestão e coordenação em Educação Infantil. Atualmente é professora de Educação Infantil e técnica/formadora da EJA na SEDUC (Secretaria de Educação de Camaçari). Atuou como conselheira Tutelar (2007 a 2009) e representante nos conselhos de Educação de Camaçari (2007 a 2009) e do Conselho Municipal dos direitos da criança e do adolescentes no município de Camaçari (2010 a 2014). Colaborou na coordenação do Programa Brasil Alfabetizado (2009 a 2015).

CÂNDIDA MARIA SANTOS DALTRO ALVES
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1992), Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professora com dedicação exclusiva na Universidade Estadual de Santa Cruz e atua como professora no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação no Mestrado Profissional em Educação: Formação de Professores da Educação Básica, na Linha de Pesquisa Educação e Infância. Coordena o Projeto de Extensão Brincando e Aprendendo na Educação Infantil. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas do Laboratório de Estudos e Pesquisas para a Educação das Relações Étnico Raciais e sobre Políticas Públicas e Gestão Educacional vinculados à Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Atua na formação universitária e continuada de professores para a Educação Básica delineados nas áreas de Educação Infantil, sob os pressupostos dos seguintes temas: Educação Infantil, Estágio Supervisionado, Políticas Públicas e Educacionais, Brincar, Indisciplina, Representação, Formação de professores, Identidade.

CARMEM VIRGÍNIA MORAES DA SILVA
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), especialista em Psicopedagogia e Educação em Saúde, mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007) e doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2016). Experiência como Psicóloga Escolar e Educacional, professora adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Coordenadora do Grupo de Pesquisas e Estudos e Infância e Educação Infantil, integrada à linha de pesquisa Desenvolvimento Infantil, Brincadeira e Educação(UESB/CNPq). Membro do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Social/Desenvolvimento Infantil (UNEB/CNPq).

CRISTIANE GOMES FERREIRA
Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC/UNEB). Graduação nos cursos de Administração e Pedagogia. Especialização em Recursos Humanos e Educação Inclusiva. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão educacional, Educação inclusiva, Educação de surdos e Libras. Membro do Comitê de Ética da UNEB. Membro do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Social/ Desenvolvimento Infantil (UNEB/CNPq).

CRISTIANE SOARES MENDES
Mestre em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC / UNEB. Possui Graduação em Licenciatura em Pedagogia e Especialização em Supervisão Escolar pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Atualmente é Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) campus XV – Valença. Atua na área de Pesquisa e Estágio II: Educação Infantil, Infância e Educação Infantil, Pesquisa e Prática Pedagógica. Membro do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Social/Desenvolvimento Infantil (UNEB/CNPq).

DJANIRA RIBEIRO SANTANA
Mestre em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Especialista em Educação Infantil pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM), Pedagoga, pela Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB). Membro do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Social/Desenvolvimento Infantil (UNEB/CNPq). Atualmente é Professora nos Municípios de Ibicuí e Iguaí/Bahia.

EDNA FURUKAWA PIMENTEL
Possui graduação em Filosofia (1996) e Pedagogia (1997) pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Mestrado em Educação Popular pela Universidade Federal da Paraíba (2007) e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade na Universidade do Estado da Bahia (2014). Professora Adjunta do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, atuando na área dos Fundamentos da Educação. Desenvolve pesquisas na linha de Formação de Professores, com ênfase nas teorias e práticas pedagógicas.

EMILIA PEIXOTO VIEIRA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996), graduação em Bacharel Ciências Contábeis pelo Centro Superior de Ciências Sociais de Vila Velha (1993), mestrado em Educação pela Faculdade de Educação – USP (2001) e Doutorado em Educação pela UNICAMP (2011). É Professora Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz, onde também foi Diretora do Departamento de Ciências da Educação – DCIE (2012-2014). É professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação na UESC. Foi membro do Comitê de Ética da Universidade Estadual de Santa Cruz (2011-2013). Foi vice-presidente da Regional Nordeste do Fórum Nacional dos Diretores de Faculdades-Centros de Educação das Universidades Públicas Brasileiras (FORUMDIR) (2012-2014). É Diretora Seção Bahia (2016-2019) da Associação Nacional de Política e Administração em Educação (ANPAE). É coordenadora do Grupo de Pesquisa CNPq Políticas Públicas e Gestão Educacional. É coordenadora do Projeto de Extensão Fortalecimento e Articulação da Educação Infantil/UESC. É Coordenadora do SupProjeto Pedagogia – Educação Infantil do PIBID. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional e a educação infantil, trabalho docente, formação docente. Desenvolve pesquisa sobre as políticas públicas e condições de trabalho docente na educação básica.

GERDA MARGIT SCHÜTZ-FOERSTE
Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística pela Federação dos Estabelecimentos de Ensino Superior de Novo Hamburgo (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1996), doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2002) e pós-doutorado na Universidade de Siegen-Alemanha. Atualmente é professora Assistente IV da Universidade Federal do Espírito Santo. Integra o Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado em Doutorado em Educação e compõe a Linha de Pesquisa Educação e Linguagens. É professora nos Cursos e Licenciatura em Artes Visuais e Pedagogia desta universidade. É líder do grupo de pesquisa Imagens, Tecnologia, Infâncias e pesquisadora no Grupo de Pesquisa Culturas, Parcerias e Educação do Campo. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: arte-educação, leitura de imagens, educação do campo, formação de professores, culturas e infâncias.

GUILHERMINA ELISA BESSA DA COSTA
Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias aplicadas a Educação – GESTEC – UNEB/CAMPUS I (2016). Mestrado em Ciências da Educação, Instituto Latino Americano y Caribeño- IPLAC – Cátedra da UNESCO (2005). Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1998). Especialização em Docência Superior. Faculdades do Sul da Bahia- FASB/ Instituto Superior de Educação do Sul da Bahia-
-ISESB – Teixeira de Freitas, Bahia, 2003. Especialização em História do Brasil – Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2014). Especialização em Educação Especial e Inclusiva – Faculdade Internacional Signorelli (em curso). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1996). Professora da Universidade do Estado da Bahia-UNEB, desde 2002. Tem experiência na área de Educação com ênfase Estágio, Pesquisa em Educação Especial e inclusiva, atuando principalmente nas seguintes áreas: formação de educadores, pesquisa e prática pedagógica e estágio supervisionado curricular, memorial de formação. Coordena o grupo de estudos: Educação e diversidade na contemporaneidade. Membro do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Social/Desenvolvimento Infantil (UNEB/CNPq). Atua na Coordenação colegiada do Curso de Pós-Graduação em Educação Infantil: História, Política e Formação no Departamento de Educação – Campus X.

JOCENILDES ZACARIAS SANTOS
Pós-Doutorado em Educação (2017) pela Universidade do Estado da Bahia. Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2014), Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2006). Professora da Universidade do Estado da Bahia – Campus I – Salvador. Professora do Mestrado Profissional de Jovens e Adultos- MPEJA da Universidade do Estado da Bahia. Líder do grupo de Estudos e Pesquisa em Infância, Linguagem e Tecnologias da Informação e Comunicação-GELITIC. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa FORMACCEINFANCIA. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa GESTÃO, ORGANIZAÇÃO, TECNOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO. Membro do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Social/Desenvolvimento Infantil (UNEB/CNPq). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: práxis pedagógica, tecnologias, educação, interatividade e rede, linguagem e Infância e EJA. Parecerista da Editora EDUFBa (2017). Parecerista Ad Hoc do Comitê de Avaliação da PROEX/UNEB (2016-2017). Coordenadora do curso de Pedagogia – UAB/UNEB/UNEAD.

KARINA DE OLIVEIRA SANTOS CORDEIRO
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2001), mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2007) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2012). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), atuando no curso de Licenciatura em Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação do educador, cultura, ensino-aprendizagem, Educação Infantil e Políticas Públicas.

LIANA GONÇALVES PONTES SODRÉ
Possui graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1973), Curso de Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1974), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1982), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e Pós-Doutorado pela Universidade Federal Fluminense (2006). Aposentada da Universidade Federal da Bahia, atualmente é Professor Pleno da Universidade do Estado da Bahia. Coordenadora do Curso de Especialização em Educação Infantil: História, Política e Formação da Universidade do Estado da Bahia. Membro do Comitê Científico do periódico Psychology Research. Autora e executora da pesquisa: Análise de um processo de formação continuada de professoras de uma instituição de Educação Infantil pública: a mediação entre os saberes e os fazeres das professoras, em andamento.Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, criança, desenvolvimento infantil, formação do professor e brincar. É líder do Grupo de Pesquisa do CNPq, intitulado de Desenvolvimento Social/Desenvolvimento Infantil, com especial destaque para o subgrupo de Desenvolvimento Infantil.

LOUISE LAMONY GOMES RAMOS
Aluna do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC (2015). Bolsista do projeto de extensão Fortalecimento e Articulação da Educação Infantil (2015).

MÁRCIA TEREZA FONSECA ALMEIDA
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Especialista em Alfabetização e em Supervisão Escolar pela UEFS. Doutora e Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. Atualmente é Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia. Atuou como Especialista em Educação, na Secretaria Municipal da Educação de Feira de Santana/BA, desenvolvendo propostas de formação continuada para professores da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, Educação Infantil, Brincar, Alfabetização de crianças, jovens e adultos. Membro do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Social/Desenvolvimento Infantil (UNEB/CNPq) e do FORMACCEINFANCIA LINGUAGENS E EJA/UNEB da UNEB. Realizou um Estágio Avançado de Doutoramento em Estudos da Criança na especialidade Sociologia da Infância, durante o período de 01 de abril a 01 de agosto de 2014 na Universidade do Minho – Portugal. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPQ, GEPBRINC-Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Brincar.

MARIA APARECIDA D’ÁVILA CASSIMIRO
Mestra em Educação. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2003), Especialização em Educação Infantil também pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2005). Fez mestrado no Programa de Pós-Graduação Educação e Contemporaneidade no campos I da UNEB, na linha II – Educação, práxis pedagógica e formação do educador. Membro do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Social/Desenvolvimento Infantil (UNEB/CNPq), coordenado pela professora Dr.ª Liana Gonçalves Pontes Sodré. Lecionou na Universidade Estadual de Santa Cruz como professora substituta, atuando nas disciplinas: Educação Infantil, Estágio em Educação Infantil, Arte e educação, Avaliação da Aprendizagem, Organização do Trabalho Pedagógico, Currículo e Tecnologias Educacionais.

MARIA JACILDA DA SILVA FARIAS LAURINDO
Graduada em Pedagogia pela UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz, Especialista em Educação Infantil pela UESC e mestre em Educação e Contemporaneidade pela UNEB – Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com atuação na Educação Básica e Educação Superior. Possui publicações e pesquisas com ênfase em Educação Infantil e estudo sobre crianças e infância. Professora da UNEB – Universidade do Estado da Bahia. Membro do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Social/Desenvolvimento Infantil (UNEB/CNPq), no qual atua com pesquisas acerca das relações intergeracionais entre adulto e criança. Atualmente é diretora do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) – Campus XVIII – UNEB e membro da Executiva do Fórum de Diretores e Diretoras da UNEB.

MARINA RODRIGUES MIRANDA
Doutora em Educação no Campo de Pesquisa Educação e Diversidade pela Universidade Federal da Bahia, Mestrado em Educação e Linguagens – Universidade Federal do Espírito Santo, líder do Núcleo de Pesquisa em Experiência do Sensível – NUPEEES (2016) na linha de pesquisa etnografias de infâncias campesinas (indígenas e quilombolas), membro do Grupo de Pesquisa Imagens, Tecnologias e Infâncias – PPGE/UFES. Atualmente professora da Universidade Federal do Sul da Bahia, Coordenando o Colegiado Especial da Formação Geral – UFSB.

MICHELE GUEDES BREDEL DE CASTRO
Atua na área da Educação há 23 anos, tanto no ensino presencial como a distância, com experiência desde a educação infantil ao ensino superior como docente e coordenadora pedagógica. Graduou em Pedagogia, fez especialização em Arte Educação Infantil e Mestrado em Educação na UFJF, Doutorado em Educação pela UFF e Pós-doutorado pela UFES. É membro integrante do grupo de pesquisa Imagens, Tecnologias, Infâncias – PPGE/UFES. É professora do município de Juiz de Fora/MG.

NICLÉCIA FERREIRA GAMA
Professora licenciada pelo Curso Normal Superior do Centro Universitário Unijorge (2005); Especialista em Docência na Educação Infantil (UFBA/FACED) (2016), Psicopedagoga Assistencial e Institucional (Universidade do Estado da Bahia-UNEB – 2007), Especialista em Gestão de Instituições Públicas de Ensino (IF-BA – 2012), Professora de Educação Infantil Contadora de Histórias em escolas públicas. Participa do Grupo de Pesquisa FORMACCEINFANCIA LINGUAGENS E EJA-UNEB/DEDCI).

ROBERTA BOLZAN JAURIS
Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2001) com Habilitação em Gestão Educacional pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2005) e graduação em Psicologia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). Pós-Graduação em Psicopedagogia (UNIVERSO), em Meio ambiente e sustentabilidade no semiárido (UNEB) e Gestão ambiental na agroindústria (UFLA) e em Educação Infantil pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora substituta na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB – Campus Vitória da Conquista, atuando nas áreas da Avaliação Psicológica, Psicodiagnóstico e Técnicas e Exames Psicológicos. Membro do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Social/Desenvolvimento Infantil (UNEB/CNPq).

RONILDA RODRIGUES DA SILVA OLIVEIRA
Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade do Noroeste de Minas – FINOM, graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisa Infância e Educação Infantil – GEPIEI (UESB/CNPQ) e membro do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Social/Desenvolvimento Infantil (UNEB/CNPq). Participou do curso de Pós-Graduação lato sensu de Aperfeiçoamento em Educação Infantil: Infâncias e Artes, pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Atualmente é coordenadora da Educação Infantil do Núcleo Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista, professora do Curso de Pedagogia da Faculdade Mauricio de Nassau, membro do Conselho Municipal de Educação e membro do corpo editorial da Revista Brasileira de Educação Básica.

ROSEMARY LAPA DE OLIVEIRA
Doutora em Educação e Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Gramática e Texto pela Universidade Salvador. Licenciada em Letras Vernáculas com Inglês e Literaturas pela Universidade Católica do Salvador. Atualmente é professora Adjunta Dedicação Exclusiva do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia, coordenando a pesquisa LEITURA NA ESCOLA. Atua no Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS e no Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos – MPEJA. Atuou no Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil da Universidade Federal da Bahia de 2010 a 2016, na condição de bolsista FNDE. Vice-líder do grupo de pesquisa Formacceinfnacia, Linguagens e EJA – DEDC I – UNEB. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: letramentos, enleituramento, leitura, contação de histórias, escrita, análise de discursos, formação de professores e língua portuguesa e inglesa. Escritora de livros e artigos acadêmicos e textos literários.

SONIA MARIA DE OLIVEIRA FERREIRA
Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008) e mestrado em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011). Foi professora substituta da Universidade Federal do Espírito Santo no Curso de Licenciatura em Artes Visuais e Pedagogia, lotada no Departamento de Linguagens e Educação, do Centro de Educação. Atua desde 2011 como tutora do Curso de Licenciatura em Artes Visuais EAD/UAB/UFES, na primeira e segunda oferta do curso. Atua como professora Dinamizadora de Artes da Educação Infantil de Vitória-PMV/ES e é participante do Grupo de Pesquisas Imagens, Tecnologia, Infâncias, coordenado pela professora Gerda Margit Schütz Foerste