Autores: Leonardo Dirceu de Azambuja
O Brasil é um país de dimensões continentais e com diversidades socioespaciais que evidenciam a multiplicidade da vida nas regiões, nas cidades e no campo. Elaborar a análise geográfica do Brasil inclui a interpretação do processo de formação de seu território. Significa interpretar a trajetória e a atualidade, de como a natureza primeira transformou-se em espaço geográfico, pela progressiva presença de meios técnicos, de ciência e de informação. Fazer da Geografia do Brasil a Geografia Escolar do Brasil é o desafio político-pedagógico a ser assumido nessa disciplina escolar. São necessárias coerência e interação entre o método da ciência e o método de ensino, enquanto pressuposto para aprender a interpretar a realidade presente nos lugares, considerando as diferentes escalas geográficas e definições temáticas. O caminho curricular contempla os fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia Social proposta por Milton Santos e, para a elaboração didática, os fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica de Demerval Saviani. A partir desses fundamentos são apresentadas proposições para o conteúdo-forma da Geografia Escolar, explicitando uma proposta curricular para a Educação Básica, com foco na Geografia do Brasil. A obra poderá ser referência para disciplinas de didática, metodologias de ensino e de estágios curriculares da Licenciatura em Geografia e áreas afins, bem como para aqueles que atuam na pesquisa sobre teorias e métodos da Geografia e da Didática da Geografia
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2119-2
DOI: 10.24824/978854442119.2
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 132
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
LEONARDO DIRCEU DE AZAMBUJA
Licenciado em Geografia pela UNIJUÍ. Mestre em Educação e Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Lecionou a disciplina de Geografia no Ensino Fundamental e Médio em escolas de Ijuí, RS. Foi professor na UNIJUÍ e, atualmente, é Professor Adjunto, dedicação exclusiva, no Departamento de Geografia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR. Exerce as atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão na Área de Ensino de Geografia, com atuação em disciplinas de metodologias de ensino e de estágios curriculares. É autor de artigos focados em temas relacionados ao ensino de Geografia na Educação Básica e publicados em periódicos, coletâneas e anais de eventos científicos