Autores: Joara Porto de Avelar Lima - Guilhermina Elisa Bessa da Costa (Orgs.)
A atuação do educador na contemporânea possui várias características que estão para além dos espaços oficiais de educação. A comunidade escolar tem demandado práticas pedagógicas singulares em espaços diversos (formais, não formais e informais) respeitando os conhecimentos adquiridos ao longo das trajetórias, mas também os saberes ontológicos dos sujeitos envolvidos nos processos educativos. Nesse sentido, o livro (Auto)nomia: Atuação do Educador em Diferentes Espaços, visa sistematizar e difundir discussões e experiências que versem sobre a AUTO(nomia) do educador em diferentes espaços, ou seja, a escrita do próprio nome em sua atuação educacional. A autonomia do educador necessita ser vislumbrada por meio de uma visão holística e multidisciplinar acerca das dimensões que constituem o fazer profissional em diferentes espaços de atuação profissional e em diferentes espaços formativos. A autonomia, enquanto amadurecimento do ser para si, é processo, é “vir a ser”. Nessa perspectiva, convidamos gentilmente o leitor para um mergulho na leitura dos textos dessa coletânea e que as referidas leituras, possam gerar profícuas discussões e debates nos diferentes espaços de aprendizagem, onde seja possível emanar produção do conhecimento, saberes, enlaces, reflexões, desafios, emancipação, construção, comunicação, difusão científica, inclusão, tessituras na sala de aula e por fim AUTONOMIA.
As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2134-5
DOI: 10.24824/978854442134.5
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 246
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Joara Porto de Avelar Lima
Doutoranda em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Mestre em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Especialista em Docência Superior (UFG) e em Alfabetização e Letramento (Estácio); Pedagoga, graduada pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). É pesquisadora membro do Grupo de Pesquisa Tecnologias Inteligentes e Educação (TECINTED/CNPq).
Guilhermina EliSa Bessa DA COSTA
Mestrado Profissional em Gestão de Tecnologia Aplicadas a Educação (GESTEC-UNEB), Mestrado em Ciências da Educação (Instituto Latino Americano y Caribeño- IPLAC – Cátedra da UNESCO). Pós-graduação em Psicopedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Especialização em Docência Superior (Faculdades do Sul da Bahia – FASB). Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia. Professora da Universidade do Estado da Bahia – UNEB desde 2002. Coordena o grupo de estudos Educação e Diversidade na contemporaneidade. É pesquisadora membro do Grupo de Pesquisa TIPEMSE e Desenvolvimento Social. Desenvolveu a pesquisa do Mestrado profissional no grupo de pesquisa – TECINTED. Atua na Coordenação colegiada do Curso de Pós-Graduação em Educação Infantil: História, Política e Formação no Departamento de Educação – UNEB/Campus X.