Autores: Cintia Chung Marques Corrêa
A presente obra é resultado da pesquisa realizada para a conclusão do Doutorado em Educação, concluído em agosto de 2016. Trata-se de analisar as repercussões da nova proposta curricular no trabalho do professor, identificando as transformações e permanências ocorridas em sua atividade profissional. Os estudos sobre a formação e o trabalho docente elaborados por Tardif e Lessard (2002), Nóvoa (1999), Perrenoud (1999), Morgado (2005) contribuíram para o entendimento sobre as práticas e as competências desenvolvidas pelos professores a partir de sua formação. A fundamentação versou sobre os contextos do processo de formulação de uma política elaborados por Stephen Ball e Bowe (1992). Segundo os autores, para a sua formulação existe um ciclo contínuo constituído por cinco contextos: da influência, da produção de texto, da prática, dos resultados e da estratégia política. Para corroborar, as ideias dos autores foram confrontadas com o discurso dos professores coletado por meio de entrevistas, análise de documentos oficiais e observação da prática docente.
Os resultados pesquisados apontam que a linguagem técnica do documento tem sido um obstáculo, comprometendo a sua compreensão e implementação plena. Identificam a capacidade de produção do trabalho coletivo e a importância da formação continuada nos processos de implementação de uma proposta curricular, assim como a presença de estratégias de controle voltadas ao monitoramento do planejamento diário do professor.
As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2017-1
DOI: 10.24824/978854442017.1
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 234
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
CINTIA CHUNG MARQUES CORRÊA
Natural de Petrópolis/RJ. Possui Doutorado e Mestrado em Educação (Universidade Católica de Petrópolis), Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (Faculdade Plínio Leite), Psicopedagogia (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Administração Escolar (Universidade Cândido Mendes), Supervisão e Orientação Educacional (Universidade Católica de Petrópolis). Possui Graduação em Pedagogia (Universidade Católica de Petrópolis). Há 32 anos atua no magistério público municipal e estadual nas funções de professora, diretora e orientadora escolar. Atualmente ministra aulas no curso de Pedagogia da Universidade Católica de Petrópolis e da Universidade Estácio de Sá (Petrópolis/RJ) e atua na função de orientadora escolar na Escola São Judas Tadeu (Petrópolis/RJ).