Capa do livro: MÉTODOS QUANTITATIVOS EM ATIVIDADE FÍSICA <br>Volume 1

MÉTODOS QUANTITATIVOS EM ATIVIDADE FÍSICA
Volume 1

Autores: José Airton de Freitas Pontes Junior - Leandro Araujo de Sousa - Francisca Nimara Inácio da Cruz - Adriana Eufrásio Braga (Orgs.)

Fazer pesquisa quantitativa em Atividade Física tem sido uma atividade cada vez mais presente, nos artigos e relatórios institucionais nos diferentes setores da área. Pretende-se, neste primeiro volume, apresentar Métodos Quantitativos em Atividade Física para o público de pesquisadores que já possuem conhecimento prévio de estatística, mas que carecem de um manual com pressupostos e aplicações práticas para melhor entendimento nessa área, em nível um pouco mais avançado. Importante enfatizar que o livro não será destinado à formação de estatísticos de alto nível em atividade física, mas que se mostra como uma fonte de consulta introdutória e de fácil interpretação na diversidade de aplicações dos métodos quantitativos, visto que são acrescidos de indicações para aprofundamento, revisão do capítulo e ficha de autoavaliação. Apresentam-se possibilidades multivariadas para validação de instrumentos por meio da Análise Fatorial Exploratória, Teoria Clássica dos Testes e Teoria da Resposta ao Item em testes educacionais e organização de instrumentos de Qualidade de Vida, bem como em estudos transversais e longitudinais, tanto em psicologia do esporte quanto em estudos epidemiológicos e de intervenção. Essas análises possibilitam aos leitores avanços nas propostas de pesquisas e tomadas de decisões das investigações. Em 7 capítulos de autores de diversas instituições e estados brasileiros, reunimos pesquisadores com experiências na área escolar, qualidade de vida, epidemiologia, psicologia do esporte e do exercício. Esperamos com este volume contribuir com a formação de pesquisadores em Métodos Quantitativos em Atividade Física.  

Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2114-7
DOI: 10.24824/978854442114.7
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 120
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

MÉTODOS QUANTITATIVOS EM ATIVIDADE FÍSICA <br>Volume 1

ADAIR DA SILVA LOPES
Graduado em Educação Física – Licenciatura Plena. Mestre em Ciências do Movimento Humano e Doutor em Educação Física. Vice-líder do Núcleo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

ADRIANA EUFRÁSIO BRAGA
Doutora pela Universidade Federal do Ceará. Pesquisadora do Núcleo de Avaliação, Investigação e Medidas Educacionais da Universidade Federal do Ceará (NAVE/UFC/CNPq). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (PPGE/UFC).

ANA CARINA STELKO-PEREIRA
Graduada em Psicologia. Especialista em Terapia Analítica Comportamental (Paradigma). Mestre em Educação Especial (UFSCar). Doutora em Psicologia (UFSCar). Professora Adjunta do curso de Psicologia e Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

DANIELLE LEDUR ANTES
Possui Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC (2015) e Mestrado em Educação Física, na área de Atividade Física e Saúde pela UFSC (2011). Membro do grupo de pesquisa Condições de Saúde de adultos e idosos de Florianópolis. Atualmente é professora pesquisadora do grupo de pesquisa em Saúde Pública da Faculdade Meridional/IMED de Passo Fundo/RS, pesquisadora do Grupo de Ciências da Vida em Pesquisa (CViP) da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), e professora do Curso de Educação Física da UNOESC (Campus de Xanxerê e Chapecó).

ELAINE FERNANDA DORNELAS DE SOUZA
Graduada em Psicologia – Licenciatura Plena e Bacharelado. Mestre em Educação. Especialista em Trabalho Social com Famílias. Especialista em Gestão Educacional e Especialista em Avaliação do Ensino e Aprendizagem. Professora da Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE – Presidente Prudente.

FRANCISCA NIMARA INÁCIO DA CRUZ
Graduada em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Especialista em Fisiologia do Exercício Físico pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, IFCE – Campus Canindé.

GISELI MINATTO
Graduada em Educação Física – Licenciatura Plena. Especialista em Treinamento Desportivo e Personalizado. Mestre e Doutora em Educação Física. Professora da União de Ensino do Sudoeste do Paraná, Dois Vizinhos, Paraná.

ISMAEL FORTE FREITAS JÚNIOR
Graduado em Educação Física – Licenciatura Plena. Mestre em Educação Física. Doutor em Fisiopatologia em Clínica Médica. Pós-Doutor pela Auckland University of Technology, no National Institutes of Health. Professor Livre docente (Adjunto) do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) ­ Campus de Presidente Prudente.

JOSÉ AIRTON DE FREITAS PONTES JUNIOR
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-Doutorado em Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, na Universidade do Minho, Portugal. Pós-doutorado (PNPD/CAPES), na linha de Políticas e Gestão Educacional, pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Professor efetivo da Universidade Estadual do Ceará (UECE) vinculado ao Curso de Licenciatura em Educação Física, ao Núcleo de Investigação em Atividade Física na Escola (NIAFE/CNPq), ao Mestrado Profissional Ensino na Saúde (CMEPES/UECE) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UECE).

JULIANE BERRIA
Graduada em Educação Física – Licenciatura Plena. Especialista em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde. Mestre e doutora em Educação Física. Pesquisadora associada do Núcleo de Pesquisa em Cineantropometria e Desempenho Humano, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

LEANDRO ARAUJO DE SOUSA
Doutorando e Mestre em Educação, Linha Avaliação Educacional da Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente do curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, IFCE – Campus Canindé.

LUCILA MORAES CARDOSO
Graduada em Psicologia. Mestre e Doutora em Psicologia (área de concentração Avaliação Psicológica) pela Universidade São Francisco. Professora Adjunta do curso de Psicologia e Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

NICOLINO TROMPIERI FILHO
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC. Pesquisador do Núcleo de Avaliação, Investigação e Medidas Educacionais da Universidade Federal do Ceará (NAVE/UFC/CNPq).

RAYSSA MODESTO DE SOUZA BRITO
Graduanda de Psicologia da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

SUEYLA FERREIRA DA SILVA DOS SANTOS
Graduada em Educação Física – Licenciatura Plena. Mestre em Educação Física. Doutoranda em Ciências da Motricidade Humana. Professora do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Parintins, Amazonas. Pesquisadora Associada do Centro de Estudos do Laboratório de Avaliação e Prescrição da Atividade Motora, Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” (UNESP).

THALES BOAVENTURA RACHID NASCIMENTO
Graduada em Educação Física – Licenciatura Plena. Especialista em Musculação e Treinamento de Força. Mestre em Educação Física.

THIAGO FERREIRA DE SOUSA
Concluiu o Doutorado em Educação Física, em 2014 e o Mestrado em Educação Física em 2011, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina, na área de Atividade Física relacionada à Saúde. Atualmente é docente do magistério superior da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Tem experiência em Educação Física, na área de atividade física e saúde. Desenvolve pesquisas com foco no estilo de vida de universitários, com ênfase em atividade física, excesso de peso, estudos transversais e longitudinais.

VALTER CORDEIRO BARBOSA FILHO
Graduado em Educação Física – Licenciado, Mestre e Doutor em Educação Física. Professor do Instituto Federal do Ceará.