Capa do livro: EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA PELAS LENTES DO CINEMA

EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA PELAS LENTES DO CINEMA

Autores: Renata Maria Coimbra - Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho - Silvia Adriana Rodrigues (Orgs.)

livro impresso
de R$ 53,90 por
livro digital
de R$ 53,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

O livro “Educação e Psicologia pelas lentes do cinema” aborda questões que envolvem a relação entre Psicologia e Educação através de obras fílmicas clássicas, contemporâneas e documentários, objetivando promover a compreensão e incorporação de conceitos teóricos materializados nas histórias ficcionais ou reais representados no cinema, de forma que as imagens e emoções evocadas se constituam como um caminho alternativo para a compreensão da realidade de forma crítica. A obra, resultante do esforço coletivo de professores e acadêmicos do Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP - Presidente Prudente, se agrega ao movimento de pensar o cinema como expressão de cultura e forma de educação.
Dessa maneira, os artigos foram produzidos com a intenção de estabelecer relações diversas com a linguagem fílmica tendo como mote o convite ao debate, à incitação ao olhar crítico, ao pensar para além do encantamento ingênuo pelas histórias projetadas. Teve-se então a proposta de provocar reflexões e inquietações, acreditando que as discussões que compõem o livro poderão contribuir sobremaneira para a atuação dos professores em sala de aula, bem como, de forma geral, suscitar discussões, reflexões e críticas essenciais para o processo educativo, principalmente na escola, porque é nesse espaço que os estudantes devem ter oportunidades de vivenciar experiências significativas para a construção de sua subjetividade, de apropriar-se de objetos culturais que impulsionem à conquista das esferas mais desenvolvidas daquilo tudo que a humanidade já produziu e que engendram condições diferenciadas e qualitativamente superiores de desenvolvimento humano.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2116-1
DOI: 10.24824/978854442116.1
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 234
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA PELAS LENTES DO CINEMA

Autores

RENATA MARIA COIMBRA
Especialização (MBA) em Cinema-Documentário pela Fundação Getúlio Vargas/SP; doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós-doutorado na área da Sociologia da Infância, realizado no IEC, Universidade do Minho, Braga/Portugal e Pós-doutorado na Dalhousie University, Halifax/Canadá. Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista/FCT de Presidente Prudente/SP.

IRINEU ALIPRANDRO TUIM VIOTTO FILHO
Psicólogo pela UNESP-Bauru com doutorado em Psicologia da Educação pela PUC/SP e pós-doutorado em Psicologia do desenvolvimento humano pela University of Bath/England. Professor visitante da University of Bristol/England e Oxford University/England e da Cardiff Metropolitan University/Walles no ano de 2016. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação e do Depto de Educação Física da UNESP-Presidente Prudente.

SÍLVIA ADRIANA RODRIGUES
Pedagoga. Mestre e Doutora em Educação pela FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente. Professora Adjunta do Campus do Pantanal da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias e Educação Infantil – GEPIEI/CPAN.

ISAIAS BATISTA OLIVEIRA JÚNIOR
Doutor em Educação pela Universidade Estadual Júlio Mesquita Filho (UNESP/FCT). Professor Colaborador na Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR. Desenvolve pesquisas envolvendo temáticas vinculadas à diversidade sexual, gênero, cinema na escola, relação família-escola e representações sociais.

VERA LUÍSA DE SOUSA
Doutora em Educação. Professora Adjunta do Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

ALBERTO ALBUQUERQUE GOMES
Doutor em Educação. Professor Assistente a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista – Presidente Prudente-SP.

SILVIO SENA
Graduado em Educação Física, no ano de 1985, pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de Presidente Prudente (IMESPP), atualmente encampado pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus de Presidente Prudente. Aluno regular do Programa de Pós-Graduação em Educação – nível Doutorado, da Universidade
Estadual Paulista – FCT/UNESP, Campus de Presidente Prudente. Membro do Grupo de Pesquisa denominado “Formação, Trabalho Pedagógico e Representações Sociais na Educação Infantil”. Desde 12 de março de 1990, é professor de Educação Física em caráter efetivo na rede municipal de ensino de Presidente Prudente. Possui experiência profissional na educação pré-escolar, anos iniciais do ensino fundamental, ensino superior e em treinamento desportivo, especificamente na modalidade atletismo.

CÉLIA MARIA GUIMARÃES
Doutora em Educação; Docente do PPGE da FCT/UNESP, campus de Presidente Prudente.

THAIS WATAKABE
Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho campus de Presidente Prudente. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2006). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2009). Atuou como Chefe da Seção Pedagógica e Assuntos Estudantis do IFPR – Instituto Federal do Paraná – campus Paranavaí (2011-2014). Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Fundamentos da Educação, Inclusão e Resiliência.

NAIARA CHIERICI ROCHA
Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011), Mestre em Educação e Doutoranda em Educação pela mesma instituição. Membro do Grupo de Pesquisa Ambientes Potencializadores para a Inclusão (API) da FCT/UNESP. Tem experiência com Matemática Aplicada e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, Educação a Distância e Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC) para o ensino da Matemática.

SIMONE BRANDOLT FAGUNDES
Mestre em Educação; Professora da Rede Estadual de Ensino de São Paulo.

ELIZABETH SOARES PINHEIRO LOURENÇÃO
Assistente Social, Mestre em Educação, Doutoranda do PPGE – FCT/UNESP Campus de Presidente Prudente. Professora no Centro Universitário Toledo Prudente (graduação e pós-graduação).

PATRÍCIA CRALCEV AZEVEDO
Pedagoga, Mestre em Educação. Professora de Educação Básica – Ensino Fundamental I e Ensino Médio.

ELAINE GOMES FERRO
Graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação pela UNESP – Presidente Prudente.

ALINE MADIA MANTOVANI
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, FCT/UNESP, Campus de Presidente Prudente/SP.

DULCINÉIA BEIRIGO DE SOUZA
Mestre e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente-SP. Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente-SP.

BRUNA TAIRINE SILVA
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Faculdade de Ciência e Tecnologia – UNESP/Campus de Presidente Prudente/SP.

CLAUDIA MARIA DE LIMA
Doutora em Psicologia. Professora do Departamento de Educação da UNESP/Campus de São José do Rio Preto e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciência e Tecnologia – UNESP/Campus de Presidente Prudente/SP.

MARISA VICENTE OLIVEIRA
Pedagoga; Mestre e Doutora em Educação. Pedagoga no Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil – Faculdade de Ciências e Tecnologia UNESP.

JANAÍNA PEREIRA DUARTE BEZERRA
Licenciada em Educação Física e Mestre em Educação pela UNESP-Presidente Prudente, Doutoranda do Programa de Educação da Universidade Estadual de Maringá/PR. Professora do Departamento de Educação Física da UNOESTE.

TATIANE DA SILVA PIRES FELIX
Licenciada em Educação Física e Mestre em Educação pela UNESP-Presidente Prudente. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP-Presidente Prudente.

RICARDO ANTONIO VIOTTO
Licenciado em História pela UNESP-Assis; Mestre em Educação pela UNICAMP; doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP-Presidente Prudente. Docente do Instituto Federal do Estado de São Paulo em Presidente Epitácio/SP.