Autores: José Airton de Freitas Pontes Junior - Ana Paula Vasconcelos de Oliveira Tahim - Leandro Araujo de Sousa - Mark Clark Assen de Carvalho (Orgs.)
As discussões sobre a importância da formação permanente em Educação e em Saúde estão avançando para diversas áreas específicas de atuação. Se antes tínhamos indicativos generalistas para o trabalho docente ou de assistência, hoje há organizações teóricas fundamentadas em evidências de pesquisas e de relatos de experiências que contribuem para a melhoria e renovação das ações pedagógicas e profissionais. O livro busca oferecer conhecimentos para atuação e formação de profissionais de Educação e de Saúde, pois apresenta-se com variedade temática e elementos conceituais e aplicados nos assuntos tratados. Concentramos esforços na ideia de um texto acessível e que potencializasse o aprendizado e/ou atualização em assuntos sobre a Educação e Saúde. O volume conta com 21 capítulos de autores de diversas instituições e estados brasileiros, além de uma estrutura textual organizada em apresentação simples e com indicações de leitura para aprofundamento, revisão do capítulo e fichas de autoavaliação. Apresentam-se duas seções, sendo a primeira com temas acerca da Atuação em Educação, tais como: Avaliação Educacional, Violência escolar, Educação Superior, Libras, Aprendizagem significativa, Software Educacional e Formação de pesquisadores. Na segunda seção, alguns temas sobre Atuação em Saúde são: Bullying, Políticas de saúde, Saúde do Idoso, Currículo em Saúde, Metodologias ativas e M-Learning em Saúde. Acreditamos que este trabalho coletivo de organização e de produções seja um instrumento que colabore com as discussões sobre formação permanente e contribua para a atuação dos professores e profissionais das áreas da Educação e da Saúde.
Disponibilidade: 5 Dia(s)
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2115-4
DOI: 10.24824/978854442115.4
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 456
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
JOSÉ AIRTON DE FREITAS PONTES JUNIOR
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-Doutorado em Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, na Universidade do Minho, Portugal. Pósdoutorado (PNPD/CAPES), na linha de Políticas e Gestão Educacional, pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Professor efetivo da Universidade Estadual do Ceará (UECE) vinculado ao Curso de Licenciatura em Educação Física, ao Núcleo de Investigação em Atividade Física na Escola (NIAFE/CNPq), ao Mestrado Profissional Ensino na Saúde (CMEPES/UECE) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UECE).
ANA PAULA VASCONCELOS DE OLIVEIRA TAHIM
Doutoranda e Mestre em Educação, Linha Avaliação Educacional, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Gestão Educacional (GPAGE/UFC/CNPq).
LEANDRO ARAUJO DE SOUSA
Doutorando e Mestre em Educação, Linha Avaliação Educacional da Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente do curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, IFCE Campus Canindé.
MARK CLARK ASSEN DE CARVALHO
Doutor em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Mestre em Educação: História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professor Titular do Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre (UFAC), atuando nas áreas de Fundamentos da Educação, Sociologia da Educação e Política Educacional, e do Mestrado Acadêmico em Educação (MED/UFAC).
ADRIANA EUFRÁSIO BRAGA
Professora Adjunta I do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduação em Engenharia Civil (UFC), Especialização em Avaliação pela Cátedra UNESCO e Universidade de Brasília, Mestrado em Educação (UFC) e Doutorado em Educação (UFC). Colaboradora do Banco Nacional de Itens do INEP.
ALLAN DO NASCIMENTO GOMES
Graduando em Licenciatura em Educação Física – Universidade Estadual do Ceará. Discente do Curso de Especialização em Ciência do Treinamento de Força – Universidade Estadual do Ceará.
ALDENIO FERNANDES DA SILVA
Aldenio Fernandes da Silva. Graduado em Filosofia (IDJ). Especialista em psicopedagogia clínica e institucional (FALC). Especialista em Gestão e Coordenação Pedagógica (FALC).
AMAURI APARECIDO BÁSSOLI DE OLIVEIRA
Graduado em Educação Física pela Universidade do Norte do Paraná e pós doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá e integrante do corpo docente do Programa de Pós-Graduação Associado UEM/UEL em Educação Física.
ANA CARINA STELKO-PEREIRA
Psicóloga (UFPR), Especialista em Terapia Analítico-Comportamental (Paradigma), Mestre em Educação Especial (UFSCar), Doutora em Psicologia (UFSCar) e professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual do Ceará. Realizou trabalhos teórico-práticos em relação ao enfrentamento da violência contra a mulher, maus-tratos infantis, violência escolar e bullying no Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (LAPREV). Publicou artigos e capítulos de livros sobre como fomentar um ambiente escolar saudável. Foi bolsista de Iniciação Científica durante a graduação, da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo no mestrado e doutorado. Fez estágio em Toronto (Canadá) como bolsista do Conselho Nacional de Pesquisa, conhecendo programas de intervenção a problemas de comportamento em crianças e adolescentes.
ANTÔNIA BRUNA DA SILVA
Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), vinculada ao Núcleo de Avaliação Educacional (NAVE). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Atualmente é Professora Assistente I da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
ANTONIO EVANILDO CARDOSO DE MEDEIROS FILHO
Graduado em Educação Física pelo Centro Universitário Católica de Quixadá (UniCatólica), Ceará.
ANA LUÍZA BARBOSA ANVERSA
Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá, Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação Associado UEM/UEL e doutoranda no mesmo programa. Professora do curso de Educação Física da Faculdade Metropolitana de Maringá.
ANA PAULA VASCONCELOS DE OLIVEIRA TAHIM
Doutoranda e Mestre em Educação, Linha Avaliação Educacional da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora na Faculdade do Maciço de Baturité, FMB.
ANDRÉ ACCIOLY NOGUEIRA MACHADO
Professor assistente do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Doutor em Ciências Biológicas (Fisiologia) – UFRJ.
ANDRÉ OLÍMPIO MARTINS
Universidade Estadual do Ceará, professor substituto da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Especialista em Fisiologia do Exercício (UFPR), Mestre em ciências Fisiológicas (UFMG), Profissional de Educação Física (FIC).
AURINEIDE RIBEIRO LIMA
raduanda em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual do Ceará- UECE.
DIANA RIBEIRO GONÇALVES DE MEDEIROS GOMES
Graduada em Educação Física pela Universidade de Fortaleza, Especialização em Educação Física Infantil pela Universidade de Fortaleza (1988) e mestrado em Educação em Saúde pela Universidade de Fortaleza. Doutora em Ciências do Desporto na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real – Portugal). Professora do Curso de Educação Física da Universidade de Fortaleza.
DENIZE DE MELO SILVA
Doutoranda em Educação Brasileira na linha de Avaliação Educacional – FACED/UFC. Mestra em Educação Brasileira na linha de Avaliação Educacional – FACED/UFC. Pós-graduanda em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2013). Professora da rede pública municipal de Fortaleza.
ELAINE FERNANDA DORNELAS DE SOUZA
Graduada (licenciatura pleno e bacharelado) em Psicologia, Mestre em Educação, Especialista em Trabalho Social com Famílias, Especialista em Gestão Educacional e Especialista em Avaliação do Ensino e Aprendizagem. Professora da Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE – Presidente Prudente.
EMMANUEL SILVA MARINHO
Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará– UECE. Coordenador do grupo de estudos em ciências da Natureza (Port. 040/2014- UECE). Doutor em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Mestre em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará – UFC.Licenciado em Química pela Universidade Federal do Ceará – UFC.
FERNANDA KALLYNE RÊGO DE OLIVEIRA
Professora da Universidade Potiguar (UnP_Campus Mossoró/RN). Assistente Social da Saúde da Prefeitura de Mossoró. Doutoranda em Saúde Pública pela Universidad Internacional TresFronteas (UNINTER) Assunción/PY. Mestre em Avaliação de Políticas Públicas (UFC). Especialista em Políticas Sociais na temática de Criança e adolescente.
FRANCISCO DAS CHAGAS VASCONCELOS DE SOUZA NETO
Professor da Faculdade Ateneu, graduado em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará, possui Especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Estadual do Ceará e Mestrado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual do Ceará.
FRANCISCO JOSÉ MAIA PINTO
ós-Doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo e Doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPSAC/UECE), do Mestrado Profissional em Gestão em Saúde (MEPGES/UECE) e do Mestrado Profissional em Saúde da Criança e do Adolescente (CMPSCA/UECE). Consultor Ad hoc. Líder do Grupo de Pesquisa Avaliação e Análise Estatística em Saúde Coletiva – PESQSAÚDE.
FRANCISCO SÉRGIO LOPES VASCONCELOS FILHO
niversidade Estadual do Ceará, Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará, monitor do programa Saúde em Movimento atuando com exercício físico para grupos especiais (doenças crônicas-degenerativas) na UFC. Mestrado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual do Ceará, trabalhando com exercícios para grupos especiais tendo ênfase em doenças neurodegenerativas. Doutorando em Ciências Fisiológicas (em andamento) atuando com doenças neurodegenerativas. Além disso, atua com fisiologia do exerício em grupos de pesquisa.
GABRIELA PIRES AMÂNCIO
Mestre em Saúde Coletiva, Formação em clínica analítico-comportamental e Psicóloga.
GABRIELLE SILVA MARINHO
Prof.ª Assistente da Universidade Estadual do Ceará(UECE). Doutora e Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará(UFC). Graduada em Pedagogia UNICHRISTUS.
HÉRES FARIA FERREIRA BECKER PAIVA
raduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação Associado UEM/UEL. Professora assistente D no curso de graduação em Educação Física na Universidade Estadual do Norte do Paraná.
INGRID MEDEIROS CAMELO
Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual do Ceará. Graduada em Pedagogia e Fisioterapia.
JACIRA MEDEIROS DE CAMELO
Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (1989) e graduação em Licenciatura Plena em Ciências da Religião pela Faculdade Filadélfia do Ceará (2000). Atualmente é coordenadora escolar- EEEP Maria José Medeiros.
JÁDERSON CAVALCANTE DA SILVA
Mestrando em Educação Brasileira (UFC), sendo Bolsista CNPq. Especializando em Metodologia do Ensino da Matemática (IDJ). Graduado em Matemática (IFCE).
JAINA BEZERRA DE AGUIAR
Professora – Educação Física. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Docente do curso de graduação em Educação Física (UECE).
JEANIA LIMA OLIVEIRA
Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física – Universidade Estadual do Ceará Especialista em Atividade Física: aspectos fisiológicos, patológicos e farmacológicos – Universidade Estadual do Ceará.
JOCYANA CAVALCANTE DA SILVA
Doutoranda em Avaliação Educacional (UFC). Mestre em Avaliação Educacional (UFC). Graduada em Educação Física (UFC). BOLSITA CAPES. Professora do IDJ/UVA.
JOSÉ AURICÉLIO BARBOSA MACIEL
raduando em Educação Física (IDJ).
JOSILDA DA CRUZ SILIVERA
Professora Assistente no Instituto de Educação São Judas Tadeu-PI. Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará, com área de concentração em Educação Brasileira, linha de pesquisa: Avaliação Educacional e Eixo: Avaliação do Ensino-Aprendizagem, grande área: Ciências humanas. Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior (em andamento) pelo Instituto de Educação São Judas Tadeu- PI.
JULIANA DIAS BOARETTO
Graduada em Educação Física pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí, Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação Associado UEM/UEL e doutoranda no mesmo programa. Professora de Educação Física na Educação Básica e no curso de Educação Física na UNESPAR/FAFIPA.
JOSÉ AIRTON DE FREITAS PONTES JUNIOR
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-Doutorado em Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, na Universidade do Minho, Portugal. Pósdoutorado (PNPD/CAPES), na linha de Políticas e Gestão Educacional, pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Professor efetivo da Universidade Estadual do Ceará (UECE) vinculado ao Curso de Licenciatura em Educação Física, ao Núcleo de Investigação em Atividade Física na Escola (NIAFE/CNPq), ao Mestrado Profissional Ensino na Saúde (CMEPES/UECE) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UECE).
KAIO BRENO BELIZARIO DE OLIVEIRA
Graduado em Educação Física pelo Centro Universitário Católica de Quixadá – UniCatólica.
KARINE MARTINS SALDANHA
Graduada em Fisioterapia – UNIFOR, Especialização em Libras – Docência, Tradução e Interpretação – em curso. Monitora voluntária da disciplina LIBRAS – UNIFOR. Pós-Graduando em andamento Especialização em Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Terapias Manuais – UNIFOR. Cursando Instrutor de LIBRAS – CREAECE.
KARLA JULIANNE NEGREIROS DE MATOS
Psicóloga (UECE), Doutoranda em Saúde Coletiva, Mestre pelo Programa em Saúde Coletiva (UECE) e pós-graduada em Psicologia Clínica pela Faculdade 7 de Setembro. Realizou trabalhos teórico-práticos no ambulatório de saúde mental, DST Aids e transplantes renais no Hospital Universitário Walter Cantídio, Ambulatório de AVC do Hospital Waldemar de Alcântara e na da comunidade indígena Santo Antônio do Pitagary. Pesquisou e atuou com vítimas de violência sexual. Publicou artigos e capítulos de livros sobre transtorno Bipolar, violência sexual, suicídio na infância e adolescência e psicologia da educação. Foi bolsista de Iniciação Científica na graduação e pós graduação da CAPES, CNPq, FUNCAP e PET-Saúde.
KÁSSIA CIBELLE SENA DA SILVA
Educação Física. Pós-Graduanda em Ciência do Treinamento de Força (UECE). Professora de Educação Física do SESC Fortaleza.
KRISTIANE MESQUITA BARROS FRANCHI
Professora da Universidade Estadual do Ceará, graduada em Educação Física pela Faculdades Integradas de Guarulhos, possui Especialização em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina, Especialização em Reabilitação Cardíaca pelo Instituto do Coração (InCor) da Universidade de São Paulo e Mestrado em Educação em Saúde pela Universidade de Fortaleza.
LEANDRO ARAUJO DE SOUSA
Doutorando e Mestre em Educação, Linha Avaliação Educacional da Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente do curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, IFCE Campus Canindé.
LEOPOLDO RODRIGUES SOARES
Graduando em Licenciatura em Educação Física – Universidade Estadual do Ceará. Discente do Curso de Especialização em Ciência do Treinamento de Força – Universidade Estadual do Ceará.
LIANA MARIA CARVALHO BRAID
Doutorado em Ciência do Desporto, pela Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD (2014); Mestrado em Educação, pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2000); Especialização em Didática Aplicada em Educação Física, pela UFC (1987); Licenciatura em Educação Física, pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR (1977). Atualmente é professora adjunta do Curso de Educação Física e compõe a equipe de Assessoria Pedagógica do Centro de Ciências da Saúde – CCS da Universidade de Fortaleza.
LUCAS LIMA VIEIRA
Universidade Estadual do Ceará, Graduado em Educação Física pela UECE, Mestre em Ciências Fisiológicas pela UECE, professor de curso de bioquímica do exercício no curso de especialização em Nutrição Esportiva na Faculdade do Vale do Jaguaribe e professor do curso de especialização em Personal Training em na Faculdade do Vale do Limoeiro.
LUILMA ALBUQUERQUE GURGEL
Fisioterapeuta. Doutora em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente do curso de graduação em Educação Física da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
LUIZ CLAUDIO DA SILVA CRISOSTOMO
Graduando em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual do Ceará – UECE.
MÁRCIA MACHADO MARINHO
Doutoranda em Ciências Farmacêuticas – UFC. Mestre em Biotecnologia pela Universidade Federal do Ceará-UFC. Especialista em Assistência Farmacêutica pela Escola de Saúde Pública do Ceará – ESPCe. Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Licenciada em Química pela Universidade Estadual do Ceará – UECE.
MÁRCIO RONEI SILVA CASTRO
Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).
MARCOS ANTONIO MARTINS LIMA
Pós-Doutorado em Gestão pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2004), Professor Associado na Universidade Federal do Ceará e Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira (PPGE/UFC).
MARILENE CALDERARO DA SILVA MUNGUBA
Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Estágio de Pós-doutorado no Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos/METUIA na área de Terapia Ocupacional Social. Professora Adjunto 1 do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade de Fortaleza – UNIFOR e atualmente compõe a equipe do Programa de Apoio Psicopedagógico – PAP, vinculado à Vice-Reitoria de Ensino de Graduação da Universidade de Fortaleza – UNIFOR.
MARK CLARK ASSEN DE CARVALHO
Doutor em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Mestre em Educação: História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Docente do Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre (UFAC), atuando nas áreas de Fundamentos da Educação, Sociologia da Educação e Política Educacional. Professor Titular do Centro de Educação, Letras e Artes da UFAC e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAC.
MARLENE GOMES GUERREIRO
Especialização em Psicopedagogia – Faculdade INTA (2006). Especialização em Docência Universitária – Faculdade Catolica Rainha do Sertão (2016). Graduação em Teologia – Faculdade Católica Rainha do Sertão (2003). Graduação em Psicologia – Faculdade Rainha do Sertão. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Doutrina social da Igreja, e em Psicologia.
NAIOLA PAIVA DE MIRANDA
Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua como tutora nos cursos semipresenciais da UFC e orientadora de TCC em Educação a Distância pela UFC e Universidade Estadual do Ceará (UECE).
NEIDE MARIA DE CASTILHO
Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade do Oeste Paulista (1996). Professora da Universidade do Oeste Paulista.
NICOLINO TROMPIERI FILHO
Doutor em Avaliação Educacional (UFC). Mestre em Avaliação Educacional (UFC). Graduado em Pedagogia (UFRJ). Professor da Universidade Federal do Ceará.
PAULA MATIAS SOARES
Universidade Estadual do Ceará, Licenciatura/Bacharelado (Licenciatura Plena) em Educação Física (UFC, 1996-1999), Especialização em Fisiologia do Exercício (Escola Paulista de Medicina – EPM/UNESP, 2000-2001) e Biomecânica do Movimento (Universidade Veiga de Almeida/RJ, 2002-2003), Mestrado em Ciências Fisiológicas (UECE, 2004-2005), Doutorado em Biotecnologia – área: Saúde (RENORBIO-UFC, 2006-2011) e Pós-doutorado em Microscopia/Morfofuncional pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais – PPGCM (UFC, 2015-2016), linha de pesquisa na área de doenças neurodegenerativas.
PAULA OROFINO MOURA COSTA
Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2008). Ampla experiência acadêmica e na Gestão Pedagógica no Ensino Superior. Responsável pela implementação do Projeto Inovações Acadêmicas e Tecnológicas no Ensino da Saúde, que consiste na adoção do Modelo Acadêmico Laureate em Saúde na Escola de Ciências da Saúde da UniNorte/Laureate, onde atualmente é Supervisora Pedagógica do Centro Universitário do Norte.
PAULO MAIA FERREIRA JÚNIOR
Graduando em Licenciatura em Educação Física – Universidade Estadual do Ceará. Bolsista do Programa de Iniciação Científica (UECE/CNPq).
ROBERTA CRISTINA DA ROCHA-E-SILVA
Universidade Estadual do Ceará, Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Semiárido, Especialização em Saúde Pública pela Faculdades Integradas de Patos. Mestrado em Ciência Animal com ênfase em toxicologia e Doutorado em Ciências Veterinárias atuando com sanidade avícola e doenças infecciosas.
SANDRO OLÍMPIO SILVA VASCONCELOS
Graduado em Música pela Universidade Estadual do Ceará (2005). Especialista em Psicpedagogia clínica e institucional – ESAB. Graduando em informatica – Licenciatura – UECE – Atualmente é professor de Artes no Ensino Médio – Secretaria de Educação do Estado do Ceará e Professor de música no Colégio Santa Isabel, em Fortaleza.
SÍLVIO RONALDO DE ALMEIDA LEITÃO
Graduado em Licenciatura em Educação Física – Centro Universitário Católica de Quixadá – UniCatólica. Professor da Educação Básica do Município de Russas, Ceará.
SUEYLA FERREIRA DA SILVA DOS SANTOS
Graduada (licenciatura plena) em Educação Física, Mestre em Educação Física, doutoranda em Ciências da Motricidade Humana. Professora do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Parintins, Amazonas.
VITOR VIANA DA COSTA
Graduado em Licenciatura em Educação Física – Universidade Estadual do Ceará. Discente do Curso de Especialização em Ciência do Treinamento de Força – Universidade Estadual do Ceará.
WELTON DANIEL NOGUEIRA GODINHO
Universidade Estadual do Ceará, professor substituto da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Especialização em Fisiologia e Biomecanica dos movimentos (FIC), mestrando do Programa de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas (ISCB), Profissional de Educação Física (UECE).