Capa do livro: ONTOLOGIA, TRABALHO E FORMAÇÃO HUMANA

ONTOLOGIA, TRABALHO E FORMAÇÃO HUMANA

Autores: Adauto Lopes da Silva Filho - Fátima Maria Nobre Lopes - Francisco José Lima Sales (Orgs.).

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Sinopse

O Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho e Qualificação Profissional (LABOR) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC) apresenta mais uma edição das suas publicações: ONTOLOGIA, TRABALHO E FORMAÇÃO HUMANA. Os textos que compõem este volume são oriundos de estudos de pesquisadores que participam diretamente do supracitado Laboratório e também de pesquisadores de outros grupos de estudos e/ou instituições que contribuem na produção intelectual da área de Trabalho e Educação, com a finalidade de apresentar e discutir a relação intrínseca entre essas categorias sociais, compreendendo a sua dimensão ontológica e remetendo à temática da formação profissional e da formação humana.
Com diferentes abordagens e perspectivas os capítulos deste livro se voltam para questões relacionadas à Ontologia, ao Trabalho e à Formação Humana cujos autores advêm de formações distintas, porém todos relacionados à educação. Com discussões teóricas e reflexões acerca do cenário educacional brasileiro o livro está dividido em tres partes: 1) Dimensões Ontológicas do Trabalho e Formação Humana; 2) Políticas de Qualificação Profissional, Ensino Médio e Escola Unitária; 3) Consideração do Pensamento de Gramsci nos Cadernos do Cárcere.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2142-0
DOI: 10.24824/978854442142.0
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 286
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

ONTOLOGIA, TRABALHO E FORMAÇÃO HUMANA

Autores

ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Graduado e Mestre em Filosofia, Doutor em Educação. Professor do Curso de Filosofia e Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e em Educação da Universidade Federal do Ceará – UFC. Coordenador e Líder do Grupo de Pesquisa, certificado pelo CNPq, Teoria Crítica, Filosofia e Educação.

ADRIANA ALVES DA SILVA
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará, professora do Curso de Serviço Social no Instituto Federal do Ceará.

ANA PATRÍCIA DIAS SALES
Professora Adjunta, lotada no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pesquisadora do Grupo de Estudo Trabalho, Estado e Sociedade (GETES) e docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais (PPEUR) da UFRN.

ANTONIA DE ABREU SOUSA
Doutora em Educação Brasileira na Universidade Federal do Ceará; Pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre Trabalho e Qualificação Profissional – LABOR; pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Educação Profissional – NUPEP; professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE.

CARLOS AUGUSTO DE OLIVEIRA AZEVEDO FILHO
Mestrando em Educação Brasileira na Universidade Federal do Ceará. Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FUNCAP. Pesquisador do Laboratório de Estudos do Trabalho e Qualificação Profissional – LABOR e do Núcleo de Pesquisa em Educação Profissional – NUPER.

ELENILCE GOMES DE OLIVEIRA
Doutora em Educação, na Universidade Federal do Ceará; professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará; pesquisadora do Laboratório de Estudos do Trabalho e Qualificação Profissional (LABOR) e do Núcleo de Pesquisa em Educação Profissional (NUPEP).

ENÉAS ARRAIS NETO
Pós-Doutor pela
EHESS - Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales. Membro efetivo do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Líder e Membro Pesquisador do Laboratório de Estudos do Trabalho e Qualificação Profissional da UFC – (LABOR).

FÁTIMA MARIA NOBRE LOPES
Doutora em Educação, Mestre e Graduada em Filosofia e em Serviço Social. Professora de Filosofia da FACED/UFC, Dpto. de Fundamentos da Educação. Membro efetivo do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC e do Mestrado Profissional em Filosofia - Pro-Filo/UFC. Editora-Chefe da Revista Educação em Debate do PPGE/UFC e Lider do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana – GEPOS e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Filosofia - GEPEF (ambos criados em 2009 e certificados pelo CNPq).

FRANCISCO JOSÉ LIMA SALES
Professor Associado II, lotado no Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da UFC. Membro do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da UFC e Pesquisador do Laboratório de Estudos do Trabalho e Qualificação Profissional (LABOR).

GILSON DE SOUSA OLIVEIRA
Pedagogo. Especialista em Gestão Estratégica de IES; Mestre e Doutorando em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Ceará- UFC.

JERCIANO PINHEIRO FEIJÓ
Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professor de História do Instituto Federal do Ceará.

KEYLA DE SOUZA LIMA CRUZ
Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (2006) e mestrado em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Ceará (2008). Tem experiência na Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFCE( 2010). Tem experiência na área de Educação Profissional e Serviço Social, atuando na elaboração, implementação e monitoramento das políticas de Assistência Estudantil. Atua na linha de pesquisa voltada para o Trabalho e Qualificação profissional. Faz parte do grupo de pesquisa do Laboratório de estudos do trabalho e qualificação profissional da UFC - LABOR. Fez parte do corpo docente do Instituto Superior de Teologia Aplicada - INTA, no curso de Serviço Social e Atualmente é assistente social do IFCE - Campus de Maracanaú.

MARIA JOSÉ PIRES BARROS CARDOZO
Doutora em Educação. Professora Associada do Departamento de Educação II e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão-UFMA. Pesquisadora Cnpq e Fapema.

MARLON BRUNO BARROS CARDOZO
Mestre em Educação. Professor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-IFMA.

NAIARA DE ARAÚJO SOTERO
Mestranda em Educação Brasileira na Universidade Federal do Ceará. Professora da Prefeitura Municipal de Maracanaú. Pesquisador do Laboratório de Estudos do Trabalho e Qualificação Profissional – LABOR e do Núcleo de Pesquisa em Educação Profissional – NUPER.

NARAH CRISTINA MAIA TEIXEIRA
Assistente social (UECE), mestre em Sociologia (UFC), professora do curso de Serviço Social das Faculdades RATIO, Maurício de Nassau e Ateneu.

PAOLO NOSELLA
Professor do PPGE da UFSCar e da UNINOVE. Doutor e Mestre em Filosofia. Foi Professor titular em Filosofia da Educação da Universidade Federal de São Carlos. Atualmente integra o corpo docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Nove de Julho de São Paulo (UNINOVE). Estuda particularmente a produção teórica de Antonio Gramsci. Desde 1985, vêm realizando pesquisas, com o apoio do CNPq. Atualmente é Pesquisador Sênior do CNPq. É líder do Grupo de Pesquisa- GRUPISTED: Grupo de Pesquisa em Instituições Educativas.

ROCCO LACORTE
É Ph.D. pela University of Chicago (Illinois, EUA). Possui Pós-Doutorado em Educação pelo CNPq - Universidade Federal Fluminense e Graduação em Filosofia - Università "La Sapienza" (Roma - Itália -1996). Tem experiência na área de Filosofia, Educação, Ciências Políticas e Letras, com ênfase em Filosofia. Atualmente é Professor de Filosofia na Universidade de Brasília (UnB - DF).

SAMUEL NOBRE LOPES
Curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Membro Pesquisador do grupo de pesquisa: Teoria Crítica, Filosofia e Educação, certificado pelo CNPQ.

TÁSSIA PINHEIRO DE SOUSA
Mestranda em Educação Brasileira na Universidade Federal do Ceará. Licenciada em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE. Pesquisador do Laboratório de Estudos do Trabalho e Qualificação Profissional – LABOR e do Núcleo de Pesquisa em Educação Profissional – NUPER.

VÍCTOR MOITA PINHEIRO
Licenciado em Física pela UFC. Atuou como bolsista na UFC e no IFCE. Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC, faz parte do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana – GEPOS, coordenado por Fátima Maria Nobre Lopes, e do LABOR, coordenado por Enéas Arrais Neto, ambos do PPGE/UFC.

MARIA ZÉLIA PINTO DA SILVA
Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará - UFC. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2016). Licenciada em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE - Campus de Maracanaú (2013). Membro Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa Ontologia do Ser Social Ética e Formação Humana – GEPOS, certificado pelo CNPq.