Capa do livro: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TERRITÓRIO E SUSTENTABILIDADE

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TERRITÓRIO E SUSTENTABILIDADE

Autores: Avelar Luiz Bastos Mutim - Célia Tanajura Machado - Aline de Oliveira Costa Santos (Orgs.)

livro impresso
de R$ 62,90 por
livro digital
de R$ 62,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Esta coletânea é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Educação Ambiental, Políticas Públicas e Gestão Social dos Territórios/GEPET, da Universidade do Estado da Bahia/UNEB. Reúne uma série de resultados de pesquisa vinculados a programas de pós-graduação desta Universidade tendo como catalizador as produções acadêmicas que versam sobre os processos e as políticas públicas de educação em geral. Está organizado em quatro partes, as quais, juntas, pretendem demonstrar, de forma didática, aspectos relacionados com as políticas públicas e desenvolvimento territorial, gestão socioambiental dos territórios e os novos desafios da educação. A obra contou com apoio financeiro do Programa de Estudos do Trabalho/PROET que faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Educação Profissional na Rede Pública Estadual da Bahia oriundo do contrato entre a Universidade do Estado da Bahia/UNEB e a Superintendência de Educação Profissional/SUPROF, da Secretaria Estadual de Educação. Esperamos que o livro suscite novos debates em torno dos diversos temas apresentados; contribua com a formação e a reflexão crítica daqueles que atuam no campo da educação e mobilize agentes em defesa de políticas públicas que integram a Educação, o Território e a Sustentabilidade. Esperamos que ele sirva de incentivo para novas pesquisas engajadas no campo educacional.

 

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2148-2
DOI: 10.24824/978854442148.2
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 356
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TERRITÓRIO E SUSTENTABILIDADE

Autores

ALFREDO EURICO RODRIGUES MATTA
Pesquisador do CNPQ, DT2. Graduado em Processamento de Dados, pela Universidade Salvador (1990); em História, pela Universidade Católica do Salvador (1988). Mestre em História pela Universidade Federal da Bahia (1996) e doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia/ Université Laval, Canadá (2001). Pós-Doutorado na Universidade do Porto em Educação a Distância e Comunidades de Aprendizagem Internacionais em Língua Portuguesa.

ALINE DE OLIVEIRA COSTA SANTOS
Pedagoga. Especialista em Educação Profissional Científica e Tecnológica. Mestra e doutoranda em Educação e Contemporaneidade. Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental, Políticas Públicas e Gestão Social dos Territórios (GEPET) da UNEB. Atua como professora na educação básica e superior.

AMANDA MENDES DE SANTANA DOURADO
Mestra em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (UNEB). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal da Bahia (2013), especialista em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa pela Universidade do Estado da Bahia, Campus IV (2005). Licenciada em Letras (UNEB – 2002). Professora do Ensino Técnico e Tecnológico do Instituto de Educação, Ciências e Tecnologias – IFBA – Campus Irecê.

AVELAR LUIZ BASTOS MUTIM
Possui Licenciatura em Ciências Agrárias pela Universidade do Estado da Bahia (1979), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2000). Professor Permanente nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade /PPGEduC (Mestrado e Doutorado) e o Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação /GESTEC (Mestrado Profissional). Atualmente é Conselheiro Estadual de Educação, exerce segundo mandato (2014-2018).

CESAR BARBOSA
Doutorado em Educação (UNEB/2013); Mestrado em Economia (UFBA/1994); Graduação em Ciências Econômicas (FACCEBA/1988);  Professor Adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Universidade e Região (EDUReg); Professor Colaborador no Mestrado Profissional Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC/UNEB); Atualmente é Diretor da DSO/SPO/SEPLAN.

CÉLIA TANAJURA MACHADO
Possui Licenciatura em Letras Vernáculas e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1986), Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2007). É professora da Universidade do Estado da Bahia e Pós-Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Educação, pesquisando sobre educação profissional, formação de professores, política educacional e gestão escolar.

CINTIA RODRIGUES BARRETO
Graduanda em Biomedicina pela Universidade Salvador – UNIFACS. Participa como membro no Grupo de Estudos em Biologia Molecular e Genética (GEBG), na Universidade Salvador (UNIFACS). Participou como bolsista de Iniciação Cientifica do Programa de Estudos do Trabalho – PROET no GEPET/UNEB, enquanto estudante do Curso de Educação Profissional Integrada – EPI, Técnico em Sistema a Gás, pelo Colégio Polivalente de Candeias-Ba.

CRISTIANE ANDRADE FERNANDES
Pedagoga. Professora Substituta do Departamento de Ciências da Educação -DCIE/ UESC. Mestre em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-Graduação (PPGEduC) da Universidade do Estado da Bahia UNEB. Coordenou o Programa de Extensão Coletivo Paulo Freire-DCIE/UESC. Atua nos temas: Educação em Espaços não Escolares, Educação de Jovens Adultos e idosos- EJA, Educação do Campo, Processos Educativos em Educação Popular.

EDJANE DE SOUZA SANTOS
Licenciada em Pedagogia. Servidora Pública Municipal de Salvador. Atua como Chefe de Secretaria Escolar.

EDUARDO JOSÉ NUNES
Professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC/UNEB. Líder do Grupo de Pesquisa Teoria Social e Projeto Político Pedagógico. Atua na área de Sociologia e Análise Geográfica Regional, com ênfase em Sociologia e Geografia da Educação, Educação e Território, Desenvolvimento Local Sustentável, Sociologia Urbana e Educação Ambiental.

ELISIANA RODRIGUES OLIVEIRA BARBOSA
Doutorado em Educação (UNEB/2016); Mestrado em Educação (UNEB/2007); Especialização em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação (UNEB/1996); Graduação em Pedagogia (UFBA/1995); Coordenadora Pedagógica (SEC/BA); Professora da UAB/UNEB; Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Universidade e Região (EDUReg).

FLÁVIA LORENA DE SOUZA ARAÚJO
Doutora e Mestre em Educação e Contemporaneidade – UNEB, especialista em Planejamento e Gestão da Educação, Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia. Atualmente é Professora Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia, Campus XVI- Irecê- BA e Vice-diretora do Centro de Educação Municipal de Educação Infantil Dália de Menezes. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Escolar, Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos e Educação Infantil.

FRANCISCA DE PAULA SANTOS DA SILVA
Pós-Doutora e doutora em Educação, pela Universidade de Coimbra (2006) e Universidade Federal da Bahia (2005), respectivamente; mestre em Administração, pela Universidade Federal da Bahia (1997); especialista em Administração, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1993); bacharel em Administração, pela Universidade Católica do Salvador (1990), e em Turismo pela Faculdade de Turismo da Bahia (1988).

HERON FERREIRA SOUZA
ossui Doutorado em Educação (Políticas, Administração e Sistemas Educacionais) pela Unicamp (2015). Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela UNEB. Licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia (2006). Professor efetivo do Instituto Federal Baiano, campus Serrinha. Sócio da Associação Brasileira de Agroecologia e membro do GT Educação em Agroecologia. Interessa-se em estudos sobre Políticas Públicas, Desenvolvimento Territorial, Desenvolvimento Sustentável, Geografia Agrária, Trabalho e Educação, Educação do Campo e Tecnologia Social

IALA SERRA QUEIROZ
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB (2017). Especialização em Educação Ambiental (2010). Graduação em Relações Internacionais (2009). Atua na elaboração e execução de programas e projetos de Educação Ambiental, Mobilização Social, diálogo com associações comunitárias, movimentos sociais, comunidades rurais e governo.

ISABEL SALVIANO DA SILVA
Mestrado em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC/UNEB, Especialização em Gestão Escolar EADCON e Graduação em Pedagogia UESSBA/UFBA. Pesquisadora do GENTTES/UNEB (Grupo de pesquisa em trabalho, educação, gestão e tecnologias). Atuações profissionais em Coordenação pedagógica de redes estaduais, municipais e privadas, e Professora de universidade pública e privada.

IVNA HERBÊNIA DA SILVA SOUZA
Possui Graduação em Administração pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Interinstitucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento – DMMDC; Atualmente, é Professora Substituta no Curso de Administração da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus XVII. Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa em EDUCAÇÃO AMBIENTAL, POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO SOCIAL DOS TERRITÓRIOS – GEPET pela UNEB e do Laboratório de Políticas Públicas, Ruralidades e Desenvolvimento Territorial – LaPPRuDes, desenvolvendo atividades na Incubadora de Organizações Associativas – ECOA com grupo de mulheres e agricultores familiares.

JOSÉ LÚCIO SANTOS
Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal da Bahia (1996), mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2007) e atualmente é aluno do doutorado em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (2016). Professor Assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – campus Itapetinga (2000 – 2017).

JOSILDA BATISTA LIMA MESQUITA XAVIER
Bióloga, Doutora em Educação (PPGEduC – UNEB), Mestre em Educação e Pesquisa (Universitè Chicoutimi/Quebèc).Professora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas / UNEB / Campus VIII – Paulo Afonso. Pesquisadora da Linha de Pesquisa Educação, Gestão, Desenvolvimento Local e Sustentável / PPGEduC-UNEB. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Psicanálise e Representação Social – GEPPE- RS. Coordenadora de Área do Projeto em Ciências Biológicas do PIBID/CAPES/UNEB/Campus VIII-Paulo Afonso

LANE DE JESUS DE OLIVEIRA
Mestranda em História da Educação pela Faculdade Dom Pedro II. Graduada em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1992). Especialista em História Social e Cultura Afro e Indígena pela Faculdade Visconde de Cairu. É professora da Rede Estadual de Ensino da Bahia.

MARIA ALBA GUEDES MACHADO MELLO
Licenciada em História pela Universidade Federal da Bahia (1983), Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1990) e Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2015). Atualmente é professora adjunto da Universidade do Estado da Bahia – UNEB e conselheira do Conselho Estadual da Educação da Bahia. Atua (ensino e pesquisa) na área de História da Educação, Política Educacional e Educação de Jovens e Adultos.

MARIA IZABEL DE QUADROS VIVAS
outora e mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia com pesquisa na área de Educação Superior e Ensino Médio. Especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação e graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia. Coordenadora Pedagógica na rede Municipal de Ensino de Salvador-Ba. Experiência em docência superior em cursos de graduação de Pós-Graduação em disciplinas da área pedagógica.

MARIA MARIANA LIMA VARGAS
Graduada em Administração pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB.Atuou como monitora bolsista do Projeto de Extensão Ecocampo – Incubadora para formação de redes de cooperação solidárias de Organizações Associativas. Foi bolsista de iniciação científica no Núcleo de Extensão e Pesquisa em Desenvolvimento Territorial do Território Velho Chico (NEDET TVC). Atualmente é monitora voluntária do Projeto de Extensão Ecocampo – Incubadora.

MARINEIDE PEREIRA ROCHA
Mestra em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. Possui Graduação em Secretariado Executivo pela Universidade Federal da Bahia (2000) e graduação em Letras pela Universidade Federal da Bahia (2007), com Especialização em Metodologia do Ensino em Gênero pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Especialização em Docência do Ensino Siuperior pela Universidade Salvador (UNIFACS). Atualmente é professora da rede estadual de ensino da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Língua Portuguesa. É integrante do Grupo de Pesquisa Estudos Multidisciplinar Sociedade Solidária, Espaço, Educação e Turismo (SSEETU), atuando nos seguintes temas: Educação, Gestão, Currículo; Sustentabilidade.

MIQUÉIAS SOUZA COUTO
Participou como bolsista de Iniciação Cientifica do Programa de Estudos do Trabalho – PROET no GEPET/UNEB, enquanto estudante do Curso de Educação Profissional Integrada – EPI – Técnico em Sistema a Gás, pelo Colégio Estadual Polivalente de Candeias-Ba.

MÔNICA MOREIRA DE OLIVEIRA TORRES      
raduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1991), Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2000), Doutora em Educação e Contemporaneidade pelo PPGEduc- UNEB e Estágio Doutoral na Universidade de Lisboa. É membro do Grupo de Pesquisa Educação, Universidade e Região (EDUReg). É professora Assistente do Dedc – Campus XI – UNEB. Tem experiência na área de Gestão e Educação, com ênfase em Estágio Supervisionado, Docência Universitária, Currículo, Formação de Professores, Estágio Supervisionado e Docência Universitária

NADIA HAGE FIALHO
Pós-Doutora em Educação, Professora Titular Plena da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)/Departamento de Educação, Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas a Educação (GESTEC) e Programa Educação e Contemporaneidade. Doutorado em Educação (UFBA, 2000). Mestrado em Educação (UFBA, 1988). Licenciatura em Psicologia (UFBA, 1975) e Formação de Psicólogo (UFBA, 1976). Coordenadora de projetos de pesquisa, intercâmbio e publicações, em âmbito nacional e internacional, em parceria com pesquisadores do Brasil, México, Argentina, EUA Portugal, França e Espanha. Campo de pesquisa: Educação Superior e Educação Básica, com ênfase em Gestão Universitária e Gestão de Redes e Sistemas Educacionais.

ROSANA UILDES FERREIRA BENICIO DA SILVA
Mestra em Educação e Contemporaneidade, pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB (2016). Pós-Graduada em Coordenação Pedagógica e Gestão Educacional, pela Fundação Visconde de Cairú (2011). Graduada em Pedagogia pela UNEB (2007). Atualmente exerce a função de Designer Educacional, na área de Inovação e Tecnologias Educacionais (ITED) do SENAI-BA, com foco na revisão educacional de materiais didático-pedagógicos para os cursos técnicos na modalidade EAD, que integram o Programa SENAI de Educação à Distância (PS EAD).

TEREZA SANTOS FARIAS
Mestra em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia, Especialista em Gestão e Auditoria Ambiental pela Faculdade Visconde de Cairu e Bióloga licenciada pela UCSal. Exerce atualmente a função de Diretora de Ensino Médio na Secretaria Estadual de Educação da Bahia, vinculada à Superintendência de Políticas para a Educação Básica, e possui ampla experiência como Professora da Educação Básica.