Capa do livro: ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO: <br> algumas perspectivas

ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO:
algumas perspectivas

Autores: Adriane Meyer Vassao (Org.)

livro impresso
de R$ 38,90 por
livro digital
de R$ 38,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

A aquisição de uma visão ampla sobre o processo de ensino-aprendizagem, sobre as diferenças entre os alunos, entre seus saberes e culturas constitui uma das principais bases do trabalho docente. Nos últimos anos, o paradigma de uma “Educação Para Todos” amplifica e incrementa essas reflexões e pesquisas sobre “as diferenças” encontradas no âmbito escolar. A temática Inclusão e a Acessibilidade torna-se palco para crescentes debates.

As análises contidas em “Inclusão e Acessibilidade: algumas perspectivas”, são o resultado das pesquisas e reflexões apresentadas em um dos Seminários promovidos pelo departamento de Pedagogia da  Universidade Estadual do Centro Oeste – Campus de Irati.  Neste evento além das ponderações sobre as diferenças (sejam elas quais forem: sociais, culturais físicas, cognitivas, sensoriais...) possibilitou-se conhecer aplicações práticas de alguns municípios de nosso país, bem como da experiência internacional do município de São Tomé de Negrelos, no distrito do Porto em  Portugal, através do idealizador e um dos fundadores da Escola da Ponte, o professor José Pacheco.

Este livro traz então, conhecimentos e reflexões que servirão não só para professores pesquisadores, mas para todos os envolvidos no processo de construção de uma escola e de uma sociedade mais justas, que permitam de fato a todos os indivíduos a participação efetiva nas várias dimensões de seu ambiente, em igualdade de direitos e deveres

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2163-5
DOI: 10.24824/978854442163.5
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 156
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO: <br> algumas perspectivas

Autores

FRANCIELE CLARA PELOSO
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro Oeste- UNICENTRO.  Mestre em Educação, na linha de História e Políticas Educacionais, na Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, na linha Educação Escolar: Teorias e Práticas. Professora adjunta da Universidade Estadual do Paraná, Campus de União da Vitória.

NÁJELA TAVARES UJJIE
Pedagoga. Especialista em Educação Infantil e Psicopedagogia Clínica e Institucional. Mestre em Educação, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação de Ensino de Ciências e Tecnologias (UTFPR), Campus de Ponta Grossa. Docente do Colegiado de Pedagogia e Diretora do Centro de Ciências Humanas e Educação, da Universidade Estadual do Paraná, Campus de União da Vitória (UNESPAR/UV).

ERCÍLIA MARIA ANGELI TEIXEIRA DE PAULA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1989), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2005). É professora adjunto da Universidade Estadual de Maringá UEM do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP) e do Programa de Pós Graduação em Educação da UEM.

NILCÉIA APARECIDA MACIEL PINHEIRO
Professora. Licenciada em Matemática. Mestre em Tecnologia, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Doutora em Educação Científica e Tecnológica, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professora titular do Departamento de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus de Ponta Grossa .

MARISA SCHENEKENBERG
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1991), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1999) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é Professora Associada da Universidade Estadual do Centro-Oeste atuando no Curso de Licenciatura em Pedagogia e no Programa de Pós Graduação em Educação.

ELISANGELA CHLEBOVSKI MARTINS
Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro - Oeste (2016). Possui Graduação em Pedagogia - SECAL. Especialista em Inclusão Educacional - UEPG. Tem experiência na área de Educação, trabalhou como professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Exerceu a função de Diretora Escolar e atualmente é Coordenadora Pedagógica na rede municipal de ensino do município de Ponta Gross/PR.

RAYANE  REGINA SCHEIDT GASPARELO
Pedagoga graduada pela Universidade Estadual do Centro Oeste - Campus Irati . Especialista em Gestão Escolar. Mestre em Educação - PPGE - UNICENTRO/PR - Bolsista CAPES. Doutoranda em Educação - PPGE - UNICAMP/LAGE (Laboratório de Gestão Educacional).

NELSI ANTONIA PABIS
Possui Licenciatura Plena em Pedagogia- habilitação em Orientação Educacional pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1974), Especialização em Programação e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal da Bahia (1980) e Mestrado em Educação -área de concentração Currículo, pela Universidade Federal do Paraná (1992), Doutorado em Educação, área de Políticas Educacionais e Gestão de Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná- UTP. Foi Professor Adjunto do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana-BA. Atualmente é Professor Assistente do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná-Campus de Irati.

ANA FLAVIA HANSEL
Possui licenciatura em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991), Mestrado (2004) e Doutorado (2012) em Educação pela Universidade Federal do Paraná. É professora adjunto da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná.

MARCELO NAPUTANO
Doutor e Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista/UNESP com Sanduíche na Itália na Facoltà di Psicologia dell?Università di Bologna/UNIBO, Especializações na Itália em Educação Intercultural pela Università RomaTre/ROMATRE; em Educação pela Università di Torino/UNITO e em Mediação Intercultural e Familiar pelo Istituto SHINUI di Bergamo. Graduação com Licenciatura em Psicologia pela UNESP e Graduação em História pela USP. Foi psicólogo no setor psicoeducativo em diversos contextos institucionais na Itália de 2003 a 2012 e de 2015 a 2017. Também professor colaborador na Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO em 2013 e 2014.

MIRIAM ADALGIS BEDIM GODOY
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1989) e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2003).  Doutoranda em Educação Pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é estatutário e pesquisadora da Universidade Estadual do Centro-Oeste.

SANDRA REGINA GARDACHO PIETROBON
Possui graduação em Letras Português/Inglês e, em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2000). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006). Doutoranda em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR). Docente da Universidade Estadual do Centro-Oeste, no curso de Pedagogia do Campus de Irati - Paraná.

ANTONIO CARLOS FRASSON
Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Professor Adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Ponta Grossa. Está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) no Câmpus Ponta Grossa. É líder do grupo de pesquisa Educação Inclusiva: contextos de formação e práticas pedagógicas para o Ensino de Ciência e Tecnologia. Avaliador institucional e de cursos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira – INEP.

SANDRA APARECIDA MACHADO POLON
Possui graduação em pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2002) e Doutorado em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2014). Atualmente é Professora no curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste-UNICENTRO.

CAROLINE ELIZABEL BLASZKO
Pedagoga e Psicopedagoga. Especialista em Educação Especial e Psicopedagogia Clínica e Institucional. Mestre em Ensino de Ciências e Tecnologia, pela UTFPR. Doutoranda em Educação, na PUCPR. Docente colaboradora do Colegiado de Pedagogia, da Universidade Estadual do Paraná, Campus de União da Vitória (UNESPAR/UV).

EVELISE MARIA LABATUT PORTILHO
Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná; especialização em Psicopedagogia, Educação Especial e Grupos Operativos; mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Complutense de Madri (2003). Pós Doc na Universidade do Porto (2015) - CAPES. É professora titular do Programa Stricto Sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).