Capa do livro: CONTRIBUIÇÕES METODOLÓGICAS PARA A PRÁTICA DOCENTE:<br>teorias e reflexões sobre o ensino e a aprendizagem na educação básica

CONTRIBUIÇÕES METODOLÓGICAS PARA A PRÁTICA DOCENTE:
teorias e reflexões sobre o ensino e a aprendizagem na educação básica

Autores: Gislene Aparecida da Silva Barbosa - Marcos Leonel de Souza (Orgs.)

livro impresso
de R$ 54,90 por
livro digital
de R$ 54,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Ensinar na contemporaneidade tem sido um desafio, pois as crianças e os jovens da era digital estão cada vez mais impacientes e conectados a temas e situações que nem sempre são conhecidos pelos professores. Por outro lado, a atuação docente com metodologias adequadas é essencial para mediação da aprendizagem, pois os alunos precisam da escola para aprender e para se desenvolverem cultural, emocional e cognitivamente.
Pensando em colaborar na formação docente, reunimos, neste livro, dez artigos sobre metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem, elaborados a partir de pesquisas acadêmicas e experiências de atuação na escola. Apresentamos textos que versam sobre aspectos teórico-práticos, com sugestões de atividades para aulas de educação básica.
Discutimos temas como estratégias de leitura, alfabetização científica, leitura colaborativa, ensino de Robótica, resolução de problemas matemáticos, sala de aula invertida, ludicidade e afetividade nas aulas, adaptações curriculares para alunos com deficiência.
Uma obra para ser lida e discutida em reuniões pedagógicas, capaz de inspirar professores e coordenadores a construírem muitos caminhos para favorecer a aprendizagem dos alunos.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2211-3
DOI: 10.24824/978854442211.3
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 242
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

CONTRIBUIÇÕES METODOLÓGICAS PARA A PRÁTICA DOCENTE:<br>teorias e reflexões sobre o ensino e a aprendizagem na educação básica

Autores

AISA GORETE DE ANDRADE OLIVEIRA
Licenciada em Pedagogia. Professora de Educação Básica I – Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico – Alfabetização – Diretoria de Ensino Região de Presidente Prudente. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em metodologias de ensino e alfabetização.

ANGEL FIDEL VILCHE PENA
Doutor e Mestre em Física pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Licenciado em Física pela Universidade do Chile. Professor Assistente de Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Tem experiência na área de Divulgação Científica, com ênfase em divulgação científica, educação, centro de ciências, extensão e física.

ANTONIO FLUMINHAN JUNIOR
Pós-doutorado em Biociências pelo Instituto de Pesquisas Físicas e Químicas do Japão. Doutor em Genética e Fisiologia pela Universidade de Tohoku – Japão. Mestre em Genética e Melhoramento pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – USP, bacharel em Engenharia Agronômica pela USP. Tem experiência em docência no ensino superior nos níveis de graduação e pós-graduação, lato-sensu e stricto-sensu, e na coordenação de programas e projetos na área de Ciências da Natureza.

CARLA NEVES CALDERONI
Licenciada em Matemática e Pedagogia. Professora de Educação Básica II – Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico – Matemática – Diretoria de Ensino Região de Presidente Prudente.

CARLA TOCCHET
Mestranda em Educação pela Universidad de La Plata – Argentina. Licenciada em Pedagogia. Docente no programa de pós-graduação do Instituto Vera Cruz. Formadora do Programa Ler e Escrever. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em alfabetização e formação de professores.

CAROLINE REZENDE DE SOUZA
Mestranda em Educação pela Universidad de La Plata – Argentina. Especialista em Educação Especial pela Faculdade de Educação de Osvaldo Cruz. Especialista em deficiência auditiva pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Licenciada em Pedagogia. Professora de Educação Básica I – Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico – Alfabetização – Diretoria de Ensino Região de Presidente Prudente. Docente na Faculdade de Presidente Prudente. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em alfabetização, educação especial e deficiência auditiva.

CLÁUDIA REGINA BACHI
Mestra em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Especialista em “O ensino do texto na sala de aula” pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Especialista em Tecnologias na Educação pela Pontifícia Universidade Católica – PUC-RJ. Licenciada em Letras e em Pedagogia. Professora de Educação Básica II – Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico – Língua Portuguesa – Diretoria de Ensino Região de Presidente Prudente. Docente na instituição Faculdades de Dracena – UNIFADRA – SP. Tem experiência na área da Educação e Letras, com ênfase no ensino de leitura, metodologias de ensino, formação inicial e continuada de professores.

CLAUDIO ROBERTO DA SILVA
Especialista em Ensino de Língua Inglesa pela Universidade do Oeste Paulista. Especialista em Ensino de Língua Inglesa pelo Programa Redefor. Licenciado em Letras. Professor de Educação Básica II – Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase no ensino de língua estrangeira moderna e língua materna.

DÉBORA SALOMÃO DOS SANTOS
Especialista em Docência no Ensino Superior pela Faculdade de Presidente Venceslau. Licenciada em Educação Artística e em Pedagogia. Professora de Educação Básica II – Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico – Arte – Diretoria de Ensino Região de Presidente Prudente. Tem experiência na área da Educação, com ênfase no ensino de Arte.

ELIANETH DIAS KANTHACK HERNANDES
Pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Doutora e Mestra em Educação pela UNESP. Professora Assistente de Doutor da UNESP – Campus de Marília e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da FCT/UNESP/Presidente Prudente. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Política Educacional, formação de professores e gestores, supervisão educacional, alfabetização (ensino da leitura e da escrita).

ÉRIKA APARECIDA NAVARRO RODRIGUES
Mestranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Licenciada em Matemática e Pedagogia. Professora de Educação Básica II – Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico – Matemática – Diretoria de Ensino Região de Presidente Prudente. Tem experiência na área da Educação, com ênfase na organização curricular de Matemática do ensino fundamental, aprendizagem da Matemática e na formação de professores.

FERNANDO CARLOS RODRIGUES PINTO
Mestre no Ensino de Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Especialista em Administração da Tecnologia de Informação pela Universidade do Oeste Paulista. Licenciado em Física. Professor de Educação Básica II – Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Docente na Universidade do Oeste Paulista. Tem experiência na área da Física, com ênfase em circuitos eletrônicos.

GLAUCIA APARECIDA ROSA CINTRA
Doutora e Mestra em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Especialista em Direito Ambiental – Pontifícia Universidade Católica – PUC – Londrina – PR. Especialista em Educação Ambiental – SENAC-MS. Licenciada em Geografia. Professora de Educação Básica II – Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico – Geografia – Diretoria de Ensino Região de Presidente Prudente. Docente na Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em turismo, educação ambiental, metodologia científica.

GISLENE APARECIDA DA SILVA BARBOSA
Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Especialista em Gestão Escolar pela UNESP. Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Licenciada em Letras e em Pedagogia. Professora de Educação Básica II – Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Diretora do Núcleo Pedagógico na Diretoria de Ensino de Presidente Prudente. Docente na Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE. Tem experiência na área de Educação e Letras, com ênfase em leitura, produção de texto, metodologias de ensino e avaliação da aprendizagem.

LILIAN MARIA DOS SANTOS
Mestra em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Licenciada em Geografia e em Pedagogia. Professora de Educação Básica II – Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Professora Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental e Ensino Médio na rede estadual de ensino. Tem experiência em na área da Educação, com ênfase no ensino de Geografia.

MAGNA LANE DOS SANTOS PENA
Licenciada em Ciências Físicas e Biológicas pela Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE – e em Pedagogia. Professora de Educação Básica II – Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico – Ciências – Diretoria de Ensino Região de Presidente Prudente. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no ensino de ciências da natureza.

MARCOS LEONEL DE SOUZA
Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP. Especialista em Design Instrucional em Educação a Distância pela Universidade Federal de Itajubá. Licenciado em Matemática. Professor de Educação Básica II – Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico – Tecnologia Educacional – Diretoria de Ensino Região de Presidente Prudente. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação a distância, novas tecnologias digitais de informação e comunicação e ambientes virtuais de aprendizagem.

MARTA FERREIRA MAFRA
Mestranda no Ensino de Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Especialista em Instrumentação para o ensino de Física pela UNESP. Especialista em Física pelo Programa Redefor. Licenciada em Ciências Físicas e Biológicas. Professora de Educação Básica II – Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico – Física – Diretoria de Ensino Região de Presidente Prudente. Tem experiência na área da Educação, com ênfase no ensino de Física.

MAICON ALVES DIAS
Doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Mestre em Letras pela UNESP. Licenciado em Letras, em Pedagogia e Tecnólogo em curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Professor de Educação Básica II – Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Tem experiência na área de Letras e Educação, com ênfase em Literatura Brasileira, formação de professores, formação de leitores, ensino a distância.

RAQUEL GOMES DE OLIVEIRA
Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – USP. Mestra em Educação pela Universidade Estadual Paulista – UNICAMP. Licenciada em Matemática. Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP.

RUTH MARIA GRIPP BARBEDO DE FREITAS
Especialista em Didática no Ensino Superior pelo Centro Universitário de Maringá. Licenciada em Ciências Físicas e Biológicas e em Pedagogia. Professor de Educação Básica II – Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico – Biologia – Diretoria de Ensino Região de Presidente Prudente. Tem experiência na área da Educação, com ênfase no ensino de Biologia.

VANIA KELEN BELÃO VAGULA
Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Licenciada em Pedagogia. Coordenadora Pedagógica na Secretaria Municipal de Presidente Prudente. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em leitura, alfabetização, avaliação e formação de professores.