Capa do livro: NARRATIVAS, PESQUISA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: <br>dimensões epistemológicas, metodológicas e práticas

NARRATIVAS, PESQUISA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES:
dimensões epistemológicas, metodológicas e práticas

Autores: Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama - Laurizete Ferragut Passos (Orgs.)

livro impresso
de R$ 52,90 por
livro digital
de R$ 52,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

No âmbito da abordagem qualitativa, a pesquisa narrativa ou (auto)biográfica compreende uma orientação teórico-metodológica sob a qual vem se desenvolvendo um método de investigação bastante fértil no campo das ciências sociais e humanas e especialmente da formação de professores. Nesta perspectiva de trabalho as narrativas se configuram como técnica e procedimento de produção de dados, subsidiando o estudo da formação e do trabalho docente em seus mais diversos aspectos e apresentam-se também como abordagem formativa, de produção de sentidos aos que narram, na medida que impulsiona processos reflexivos e de tomada de consciência do que integra a sua trajetória pessoal e profissional. Diante disso, este livro toma como público alvo professores, formadores e pesquisadores, tem como foco as narrativas na interface com a pesquisa e a formação de professores e foi estruturado de modo a apresentar contribuições epistemológicas e metodológicas, assim como relatar experiências desencadeadas em contextos de grupos de pesquisas vinculados ao OBEDUC e resultados de pesquisas desenvolvidas em várias instituições do país. A obra, estruturada em duas partes, integra 10 capítulos e foi organizada de modo a apresentar para o leitor sínteses fundamentadas em pesquisas sobre a temática e conta com a valiosa contribuição de renomados pesquisadores para esclarecer conceitualmente o termo “pesquisa narrativa”. Os textos aqui reunidos estão, portanto todos vinculados a processos de investigação e/ou formação que dialogam com as narrativas e a formação docente.

 

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2252-6
DOI: 10.24824/978854442252.6
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 206
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

NARRATIVAS, PESQUISA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: <br>dimensões epistemológicas, metodológicas e práticas

Autores

BÁRBARA CRISTINA MOREIRA SICARDI NAKAYAMA
Graduação em Pedagogia (1997) e Mestrado em Educação (2000) pela Universidade Federal de São Carlos. Doutorado em Educação (2008) pela Universidade Estadual de Campinas. Experiência na área de Educação, em cursos de graduação e especialização Lato-Sensu presenciais e EAD, com ênfase em Didática, Metodologia e Prática de Ensino e Educação Matemática atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Estágio e Docência, Pesquisa e Ensino e atuação dos professores que ensinam Matemática. Atualmente é professora na Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba, atuando em cursos de Licenciatura e no curso de Mestrado Acadêmico em Educação. Lidera o Núcleo de Estudos e Pesquisas "Narrativas, Formação e Trabalho Docente".

LAURIZETE FERRAGUT PASSOS
Possui graduação em Pedagogia, mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1990), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1997) e pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora aposentada da Unesp e atualmente Professora assistente da Pontifícia Universidade Católica de S.P. Foi coordenadora do GT Formação de Professores da ANPED e atualmente coordena projeto de pesquisa CAPES/INEP/SECAD – Observatório da Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, formação de professores de matemática, trabalho docente, profissionalidade docente, cursos de licenciatura e educação matemática.