Autores: Carmela de Mattos - Eliane Leão
As autoras analisam a proposta pedagógica de Otakar Ševčík para o aprendizado inicial do violino, respondendo aos desafios iniciais da aprendizagem: a inexistência de referências para a colocação dos dedos da mão esquerda nas cordas do instrumento. Ressaltam que a aplicação de padrões de dedos, a construção de referenciais auditivos e o uso de cordas duplas evidenciam uma aprendizagem inicial consistente e diferenciada.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2195-6
DOI: 10.24824/978854442195.6
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 144
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
CARMELA DE MATTOS
Violinista, Mestre em Música pela Universidade Federal de Goiás e Graduada em Violino pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Estudou com Santino Parpinelli e Valeska Hadelich. Integrou a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e atua como violinista na Orquestra Sinfônica de Goiânia. Foi professora de violino da Escola de Música de Brasília e do ITEGO em Artes Basileu França.
ELIANE LEÃO
UFRN (Titular da EMUFRN) e UFG (EMAC). Doutora pela UNICAMP/Purdue University/EUA e Pós-doutora pela Auburn University/EUA. Na série Pesquisa em Música da CRV, publicou Pesquisa em Música: apresentação de metodologias, exemplos e resultados, 2013, e Pesquisa em Música II: O ensino, a vivência e a aprendizagem musical, 2017. Participa de vários conselhos editoriais/cientificos em música. Avaliadora do INEP.