Autores: Regina Célia Passos Ribeiro de Campos (Org.)
O que os professores precisam saber sobre o estudante cego ou com baixa visão que possa contribuir com a transformação da escola em escola inclusiva?
A história das pessoas com deficiência esteve, durante muito tempo, marcada pela invisibilidade, como a história das mulheres, dos negros, dos índios, dos ciganos, dos indigentes, história sem rostos, sem registros, sem destaque.
Os rótulos de incapacidade, inabilidade e dependência foram construídos secularmente com base no elemento biológico como único princípio determinante de uma espécie de “autorização social” para que o sujeito pudesse manter laços de convivência, constituição de uma família e/ou produção efetiva no mundo do trabalho. Ainda hoje esses princípios e valores estão arraigados em nossa cultura e teimam em manter esses rótulos sobre, nós, pessoas com deficiência. Rótulos que, muitas vezes, cerceiam a autonomia, culpabilizam e vitimizam as diferenças e imobilizam sujeitos que poderiam participar de forma afetiva, efetiva e produtiva da sociedade. Mas, se antes, as crianças que nasciam com deficiência eram eliminadas, ficavam trancadas em quartos ou porões ou eram internadas em instituições asilares distantes de suas famílias, nos tempos atuais, elas estão nas escolas, nas praças, nos shoppings, entre nós. É que a história tem tomado outros contornos.
Quando levantamos a questão: o que os professores precisam saber sobre o estudante cego ou com baixa visão que possa contribuir com a transformação da escola em escola inclusiva? Interrogamos não só as teorias ou as práticas, mas o contexto social, histórico e cultural que pode alargar nossas margens de atuação para alcançarmos, para além do processo inclusivo, a ética da formação humana.
Disponibilidade: 5 Dia(s)
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0959-6
DOI: 10.24824/978854440959.6
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 160
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
REGINA CÉLIA PASSOS RIBEIRO DE CAMPOS
Capítulo 1 – Elementos cognitivos e histórico-culturais para pensar a prática inclusiva da criança com deficiência visual
PAULO RICARDO ROSS
Capítulo 2 – Contribuições ao conceito social da deficiência e a natureza humana
KÁTIA REGINA DA SILVA
HILDETE PEREIRA DOS ANJOS
Capítulo 3 – A abordagem histórico cultural e a aquisição da leitura e a escrita pelas pessoas cegas
ALEXANDRE SIMÕES BARBOSA
GALTON CARVALHO VASCONCELOS
Capítulo 4 – Fundamentos da avaliação funcional, habilitação e reabilitação da criança com baixa visão
DANILO RIBEIRO SÁ FORTES
MYRIAM BEATRIZ CAMPOLINA SILVA
ROBERTA KARINA DE SOUSA IMANICHE
Capítulo 5 – Novos olhares sobre a Inclusão: a abordagem da pessoa com deficiência visual, cegueira e baixa visão em ambientes escolares inclusivos
MÁRIO ALVES DE OLIVEIRA
Capítulo 6 – Nem claro nem escuro: Nem claro nem escuro: a experiência de estar cego
RODRIGO ESTEVÃO
REGINA CÉLIA PASSOS RIBEIRO DE CAMPOS
RENATA MARA FONSECA DE ALMEIDA
Capítulo 7 – Atividades Teatrais: contribuições ao processo de autonomia corporal em crianças cegas