Capa do livro: PRÁTICAS CURRICULARES E NARRATIVAS DOCENTES EM DIFERENTES CONTEXTOS

PRÁTICAS CURRICULARES E NARRATIVAS DOCENTES EM DIFERENTES CONTEXTOS

Autores: Maria Inês Petrucci-Rosa - Elisabete Aparecida Rampini (Orgs.)

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Sinopse

O Grupo de Estudos de Práticas Curriculares e Narrativas Docentes (GePraNa) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas apresenta este conjunto de textos que congrega pesquisadores que trabalham, prioritariamente, com articulações entre concepções amplas de currículo e o dispositivo teórico-metodológico da narrativa. Para isso, inspirando-se nos escritos de Walter Benjamin, é estabelecido um diálogo com o renomado estudioso, professor Ivor F. Goodson, da University of Brighton - U.K., desenvolvendo ideias como currículo narrativo e desenvolvimento profissional. Os diferentes contextos tratados abrangem práticas com foco nos conhecimentos escolares, nos cursos de formação de professores, na educação do campo, nas histórias de vida sobre sexualidade, nas políticas de currículo, na alfabetização na educação de jovens e adultos e nos livros didáticos.  Ampliando o diálogo proposto, alguns dos trabalhos também abordam práticas curriculares na perspectiva discursiva. Nesse sentido, com um espectro amplo de análise, além do livro contar com a participação do professor Goodson da University of Brighton - U.K. também traz as contribuições de pesquisadores da UERJ, UFABC, UNIR e IFSulMinas, além da UNICAMP, instituição onde está sediado o grupo de estudos que coordena a publicação. As pesquisas relatadas e as reflexões propostas são importantes e recomendadas para professores em serviço, estudantes em cursos de formação de professores e programas de pós-graduação, incluindo pesquisadores em Educação, em geral.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2187-1
DOI: 10.24824/978854442187.1
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 268
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

PRÁTICAS CURRICULARES E NARRATIVAS DOCENTES EM DIFERENTES CONTEXTOS

Autores

ALEXANDRINA MONTEIRO
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992).  É graduada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1989). Fez pós-doutorado em Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da UNICAMP. Atualmente é professora e pesquisadora na UNICAMP, onde participa dos grupos de pesquisa Phala e Transversal – ambos com enfoque em discussões que atravessam a educação, matemática, subjetividade, na perspectiva da filosofia da diferença. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em temas como: Currículo, políticas públicas, etnomatemática, relações entre matemática e práticas culturais, educação de jovens e adultos e filosofia da diferença.

ANA CAROLINA GARCIA DE OLIVEIRA

Doutora (2014) e Mestre (2008) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. É graduada em Bacharelado (2003) e Licenciatura (2004) em Química também pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal de Rondônia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: química, livro didático, leitura e currículo.

ANNA REGINA LANNER DE MOURA
Livre Docente (2015), Doutora (1995) e Mestre em Educação (1983) pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. É graduada em Licenciatura em Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos-UNISINOS (1974). É Professora aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. É membro integrante do Grupo Interinstitucional de pesquisa PHALA da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP e, também professora colaboradora e orientadora, do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática-PPGECEM da REAMEC do Instituto de Educação da Universidade Federal do Mato Grosso-UFMT.

ANTÔNIO DO NASCIMENTO GOMES
Doutor pelo PECIM-UNICAMP (Programa Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática). Graduou-se em Matemática, Licenciatura Plena, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) em 2003, onde concluiu o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática em 2010. Desde 2011, é professor no Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), nos campi de Muzambinho e, atualmente, Inconfidentes, trabalhando com Ensino Médio, Cursos Superiores e Pós-Graduação, onde também atuou (2012-2013) na coordenação de curso de Licenciatura em Matemática. Seus temas de pesquisa estão focalizados nas práticas, documentos curriculares de Matemática e em narrativas docentes

CLAUDIA AMOROSO BORTOLATO
Doutora em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM-Unicamp) com estágio pós-doutoral na área de formação de professores de Ciências no Laboratório de Tecnologia Educacional (LTE, IB-Unicamp) pelo PNPD/Capes. Graduada em Química com Licenciatura (1984) e Bacharelado com atribuições tecnológicas (1987). Busca compreender relações entre potencialidades curriculares das mídias, TICs e cotidiano escolar, com referenciais teóricos compreendidos em teorias de currículo, formação docente, ensino de Ciências, estudos do cotidiano, teorias e história do cinema. Pesquisadora colaboradora no Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciência e Ensino – GepCE e no Grupo de estudos de Práticas Curriculares e Narrativas Docentes – GePraNa – Faculdade de Educação – Unicamp. Tem experiência docente na educação básica e no ensino superior em disciplinas relacionadas a Ciências e a formação docente.

ELISABETE APARECIDA RAMPINI
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade São Francisco (2000) e em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2004). Atualmente é coordenadora pedagógica na Escola Divina Providência – Jundiaí – SP e professora PEB II pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nas seguintes temáticas: identidade docente e currículo.

GABRIELA FURLAN CARCAIOLI
Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática – PECIM onde também cursa o doutorado. Graduada em Química e especialista em Educação do Campo e Agroecologia na Agricultura Familiar e Camponesa - Residência Agrária (PRONERA) pela Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp (2015). Atualmente é docente no curso de Licenciatura em Educação do Campo na área de Ciências da Natureza e Matemática na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Atua principalmente na formação de professores do campo, com ênfase no ensino de Química e Ciências da Natureza. Tem experiência em Educação de Jovens e Adultos (EJA) junto aos Movimentos Sociais e formação de educadores e educadoras do campo.

IVOR F. GOODSON
Professor de Teoria da Aprendizagem de Pesquisa em Educação e pesquisador no Education Research Centre, da University of Brighton- U.K. Trabalhou em universidades na Inglaterra, no Canadá e nos EUA, desenvolvendo pesquisas em vários países. O professor Goodson passou os últimos 30 anos pesquisando, pensando e escrevendo sobre alguns dos principais problemas da Educação e contribuiu com mais de 50 livros e 600 artigos para o campo. Atualmente, investiga história de vida, carreira e profissionalismo dos professores através das narrativas. Também, atua com outras temáticas como: histórias das disciplinas escolares e currículo. Em 2016, Goodson foi nomeado como 2000 Outstanding Intellectuals of the 21st Century e, em  meados de 2017, entrou para The Routledge Encyclopaedia of Education Thinker, sendo  o único intelectual em serviço, representando Inglaterra e  Europa, a ser mencionado  nesta publicação.

JACKELINE MENDES RODRIGUES
outora em Linguística Aplicada na área de Educação Bilíngue pela Universidade Estadual de Campinas (2001). É graduada Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1987) e mestre em Linguística Aplicada na área de Educação Bilíngue pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Atualmente é professora doutora na Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas de letramento-numeramento; currículo como campo discursivo; identidade e subjetividade em práticas educativas; Etnomatemática, EJA, Educação Escolar Indígena.

JACQUELINE DE OLIVEIRA VEIGA IGLESIAS
Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Educação – Unicamp e especialista em Psicopedagogia Educacional e Clínica pelo Instituto Adventista de São Paulo (IASP). É graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Tem trabalhado com referenciais teóricos com ênfase em ensino de Ciências e Biologia, história do currículo e das disciplinas escolares, formação de professores. Participa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciência e Ensino - GepCE e no Grupo de Estudos de Práticas Curriculares e Narrativas Docentes - GePraNa - Faculdade de Educação – Unicamp. Tem experiência docente na educação básica pública e privada.

KARLA OTAVIANI TEIXEIRA
É graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2004-2007) e em Pedagogia na Universidade Estadual de Campinas (2011-2015). Atualmente atua como professora de História de Ensino Fundamental e Médio. Tem experiências na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, práticas culturais, cultura escolar, cotidiano escolar, disciplina escolar, propostas curriculares e formação de professores.

MARCIA FURLAN DE ALMEIDA
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Pesquisadora do Grupo de Estudos em Educação, Linguagem e Práticas Socioculturais – PHALA. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe. Especialização em Educação e Gestão Administrativa. Professora da Educação Básica na Rede Pública do Estado de Sergipe desde 1986, onde atuou como coordenadora do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas de 2004 a 2006 e do Ensino Fundamental e Educação Infantil de 2007 a 2012.

MARIA INÊS PETRUCCI-ROSA
Livre Docente na área de Educação Escolar (2016), Doutora (2000) e mestre (1996) em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP, é graduada em Química (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Estadual de Campinas (1984). É Professora Associada no Departamento de Ensino e Práticas Culturais da Faculdade de Educação. Coordena o Grupo de Estudos Práticas Curriculares e Narrativas Docentes (GePraNa) e é integrante do Grupo de Pesquisa Ciência e Ensino (GepCE), na Faculdade de Educação da Unicamp. Em 2015, realizou estágio sênior de pesquisa no Education Research Centre na University of Brighton - U.K., com a supervisão do professor Ivor F. Goodson. Atua nos seguintes programas de pós-graduação: Educação e Multunidades em Ensino de Ciências e Matemática, ambos da Unicamp. É pesquisadora Produtividade PQ/ CNPQ, nível 2. Tem artigos publicados em periódicos indexados da área de educação e educação em ciências, bem como livros e capítulos de livros. Seus trabalhos de pesquisa se relacionam com temáticas de formação docente, currículo, narrativas, disciplinas escolares e cotidiano escolar.

MIRIAN PACHECO SILVA ALBRECHT
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É graduada em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (1996) e Mestre em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do ABC. Tem experiência docente no Ensino Fundamental, Médio, Superior e na Pós-Graduação atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências e Biologia; Estágio Supervisionado em Ciências e Biologia; Currículo; Formação de Professores e Educação Sexual.

REGINA CÉLIA BATISTA MORETTI
Mestre em Educação (2014) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É também licenciada em Química (2006) e em Física (2009), pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Ingressou no curso de Doutorado em Educação, em 2017, no Grupo de Estudos e Pesquisa em Ciências e Ensino (GepCE), na linha em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias, pela FE/UNICAMP. Membro do Grupo de Estudos em Práticas Curriculares e Narrativas Docentes (GePraNa), tem suas pesquisas pautadas principalmente em currículo, narrativas, cotidiano escolar e formação de professores. Atua, desde 2012, como professora da Educação Básica, nas disciplinas Química e Física, do Ensino Médio, como titular de cargo efetivo, na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

RITA DE CÁSSIA PRAZERES FRANGELLA
Doutora em Educação (2006) e Mestre (2002) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É  Professora adjunta da Faculdade de Educação da UERJ, atuando também no Programa de Pós-graduação em Educação - Proped. Desenvolve pesquisas na área de currículo, cultura e diferença, formação de professores, políticas curriculares para anos iniciais e educação infantil. As pesquisas em curso focalizam a análise de políticas curriculares a partir de uma abordagem do currículo como enunciação cultural. Conta com financiamento do CNPq e FAPERJ. Participa de projetos/parcerias internacionais com Portugal, México, Argentina, Chile e Estados Unidos.

ROSANNE EVANGELISTA DIAS
Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2009), graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1987), especialista em Política e Administração em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2001) e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2002). Estagiou pelo Convênio CAPES-GRICES na Universidade do Porto (Ciências da Educação) sob a orientação da Dra. Carlinda Leite, em 2007, com bolsa sanduíche da CAPES. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação (Proped/UERJ) na linha Currículo: sujeito, conhecimento e cultura. Professora aposentada no Colégio de Aplicação da UFRJ onde atuou em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental até 2014.

TACITA ANSANELLO RAMOS
Doutora (2012) e Mestre (2008) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. É graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (2005) e em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (2006). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, práticas culturais, cultura escolar, cotidiano escolar, disciplina escolar, propostas curriculares e formação de professores. É Orientadora Pedagógica da Prefeitura Municipal de Campinas desde 2016 e professora de Física na rede pública de ensino do Estado de São Paulo desde 2008.