Autores: Maria Inês Petrucci-Rosa - Elisabete Aparecida Rampini (Orgs.)
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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2187-1
DOI: 10.24824/978854442187.1
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 268
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
ALEXANDRINA MONTEIRO
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992). É graduada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1989). Fez pós-doutorado em Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da UNICAMP. Atualmente é professora e pesquisadora na UNICAMP, onde participa dos grupos de pesquisa Phala e Transversal – ambos com enfoque em discussões que atravessam a educação, matemática, subjetividade, na perspectiva da filosofia da diferença. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em temas como: Currículo, políticas públicas, etnomatemática, relações entre matemática e práticas culturais, educação de jovens e adultos e filosofia da diferença.
ANA CAROLINA GARCIA DE OLIVEIRA
Doutora (2014) e Mestre (2008) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. É graduada em Bacharelado (2003) e Licenciatura (2004) em Química também pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal de Rondônia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: química, livro didático, leitura e currículo.
ANNA REGINA LANNER DE MOURA
Livre Docente (2015), Doutora (1995) e Mestre em Educação (1983) pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. É graduada em Licenciatura em Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos-UNISINOS (1974). É Professora aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. É membro integrante do Grupo Interinstitucional de pesquisa PHALA da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP e, também professora colaboradora e orientadora, do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática-PPGECEM da REAMEC do Instituto de Educação da Universidade Federal do Mato Grosso-UFMT.
ANTÔNIO DO NASCIMENTO GOMES
Doutor pelo PECIM-UNICAMP (Programa Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática). Graduou-se em Matemática, Licenciatura Plena, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) em 2003, onde concluiu o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática em 2010. Desde 2011, é professor no Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), nos campi de Muzambinho e, atualmente, Inconfidentes, trabalhando com Ensino Médio, Cursos Superiores e Pós-Graduação, onde também atuou (2012-2013) na coordenação de curso de Licenciatura em Matemática. Seus temas de pesquisa estão focalizados nas práticas, documentos curriculares de Matemática e em narrativas docentes
CLAUDIA AMOROSO BORTOLATO
Doutora em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM-Unicamp) com estágio pós-doutoral na área de formação de professores de Ciências no Laboratório de Tecnologia Educacional (LTE, IB-Unicamp) pelo PNPD/Capes. Graduada em Química com Licenciatura (1984) e Bacharelado com atribuições tecnológicas (1987). Busca compreender relações entre potencialidades curriculares das mídias, TICs e cotidiano escolar, com referenciais teóricos compreendidos em teorias de currículo, formação docente, ensino de Ciências, estudos do cotidiano, teorias e história do cinema. Pesquisadora colaboradora no Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciência e Ensino – GepCE e no Grupo de estudos de Práticas Curriculares e Narrativas Docentes – GePraNa – Faculdade de Educação – Unicamp. Tem experiência docente na educação básica e no ensino superior em disciplinas relacionadas a Ciências e a formação docente.
ELISABETE APARECIDA RAMPINI
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade São Francisco (2000) e em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2004). Atualmente é coordenadora pedagógica na Escola Divina Providência – Jundiaí – SP e professora PEB II pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nas seguintes temáticas: identidade docente e currículo.
GABRIELA FURLAN CARCAIOLI
Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática – PECIM onde também cursa o doutorado. Graduada em Química e especialista em Educação do Campo e Agroecologia na Agricultura Familiar e Camponesa - Residência Agrária (PRONERA) pela Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp (2015). Atualmente é docente no curso de Licenciatura em Educação do Campo na área de Ciências da Natureza e Matemática na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Atua principalmente na formação de professores do campo, com ênfase no ensino de Química e Ciências da Natureza. Tem experiência em Educação de Jovens e Adultos (EJA) junto aos Movimentos Sociais e formação de educadores e educadoras do campo.
IVOR F. GOODSON
Professor de Teoria da Aprendizagem de Pesquisa em Educação e pesquisador no Education Research Centre, da University of Brighton- U.K. Trabalhou em universidades na Inglaterra, no Canadá e nos EUA, desenvolvendo pesquisas em vários países. O professor Goodson passou os últimos 30 anos pesquisando, pensando e escrevendo sobre alguns dos principais problemas da Educação e contribuiu com mais de 50 livros e 600 artigos para o campo. Atualmente, investiga história de vida, carreira e profissionalismo dos professores através das narrativas. Também, atua com outras temáticas como: histórias das disciplinas escolares e currículo. Em 2016, Goodson foi nomeado como 2000 Outstanding Intellectuals of the 21st Century e, em meados de 2017, entrou para The Routledge Encyclopaedia of Education Thinker, sendo o único intelectual em serviço, representando Inglaterra e Europa, a ser mencionado nesta publicação.
JACKELINE MENDES RODRIGUES
outora em Linguística Aplicada na área de Educação Bilíngue pela Universidade Estadual de Campinas (2001). É graduada Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1987) e mestre em Linguística Aplicada na área de Educação Bilíngue pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Atualmente é professora doutora na Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas de letramento-numeramento; currículo como campo discursivo; identidade e subjetividade em práticas educativas; Etnomatemática, EJA, Educação Escolar Indígena.
JACQUELINE DE OLIVEIRA VEIGA IGLESIAS
Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Educação – Unicamp e especialista em Psicopedagogia Educacional e Clínica pelo Instituto Adventista de São Paulo (IASP). É graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Tem trabalhado com referenciais teóricos com ênfase em ensino de Ciências e Biologia, história do currículo e das disciplinas escolares, formação de professores. Participa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciência e Ensino - GepCE e no Grupo de Estudos de Práticas Curriculares e Narrativas Docentes - GePraNa - Faculdade de Educação – Unicamp. Tem experiência docente na educação básica pública e privada.
KARLA OTAVIANI TEIXEIRA
É graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2004-2007) e em Pedagogia na Universidade Estadual de Campinas (2011-2015). Atualmente atua como professora de História de Ensino Fundamental e Médio. Tem experiências na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, práticas culturais, cultura escolar, cotidiano escolar, disciplina escolar, propostas curriculares e formação de professores.
MARCIA FURLAN DE ALMEIDA
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Pesquisadora do Grupo de Estudos em Educação, Linguagem e Práticas Socioculturais – PHALA. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe. Especialização em Educação e Gestão Administrativa. Professora da Educação Básica na Rede Pública do Estado de Sergipe desde 1986, onde atuou como coordenadora do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas de 2004 a 2006 e do Ensino Fundamental e Educação Infantil de 2007 a 2012.
MARIA INÊS PETRUCCI-ROSA
Livre Docente na área de Educação Escolar (2016), Doutora (2000) e mestre (1996) em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP, é graduada em Química (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Estadual de Campinas (1984). É Professora Associada no Departamento de Ensino e Práticas Culturais da Faculdade de Educação. Coordena o Grupo de Estudos Práticas Curriculares e Narrativas Docentes (GePraNa) e é integrante do Grupo de Pesquisa Ciência e Ensino (GepCE), na Faculdade de Educação da Unicamp. Em 2015, realizou estágio sênior de pesquisa no Education Research Centre na University of Brighton - U.K., com a supervisão do professor Ivor F. Goodson. Atua nos seguintes programas de pós-graduação: Educação e Multunidades em Ensino de Ciências e Matemática, ambos da Unicamp. É pesquisadora Produtividade PQ/ CNPQ, nível 2. Tem artigos publicados em periódicos indexados da área de educação e educação em ciências, bem como livros e capítulos de livros. Seus trabalhos de pesquisa se relacionam com temáticas de formação docente, currículo, narrativas, disciplinas escolares e cotidiano escolar.
MIRIAN PACHECO SILVA ALBRECHT
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É graduada em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (1996) e Mestre em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do ABC. Tem experiência docente no Ensino Fundamental, Médio, Superior e na Pós-Graduação atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências e Biologia; Estágio Supervisionado em Ciências e Biologia; Currículo; Formação de Professores e Educação Sexual.
REGINA CÉLIA BATISTA MORETTI
Mestre em Educação (2014) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É também licenciada em Química (2006) e em Física (2009), pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Ingressou no curso de Doutorado em Educação, em 2017, no Grupo de Estudos e Pesquisa em Ciências e Ensino (GepCE), na linha em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias, pela FE/UNICAMP. Membro do Grupo de Estudos em Práticas Curriculares e Narrativas Docentes (GePraNa), tem suas pesquisas pautadas principalmente em currículo, narrativas, cotidiano escolar e formação de professores. Atua, desde 2012, como professora da Educação Básica, nas disciplinas Química e Física, do Ensino Médio, como titular de cargo efetivo, na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
RITA DE CÁSSIA PRAZERES FRANGELLA
Doutora em Educação (2006) e Mestre (2002) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É Professora adjunta da Faculdade de Educação da UERJ, atuando também no Programa de Pós-graduação em Educação - Proped. Desenvolve pesquisas na área de currículo, cultura e diferença, formação de professores, políticas curriculares para anos iniciais e educação infantil. As pesquisas em curso focalizam a análise de políticas curriculares a partir de uma abordagem do currículo como enunciação cultural. Conta com financiamento do CNPq e FAPERJ. Participa de projetos/parcerias internacionais com Portugal, México, Argentina, Chile e Estados Unidos.
ROSANNE EVANGELISTA DIAS
Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2009), graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1987), especialista em Política e Administração em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2001) e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2002). Estagiou pelo Convênio CAPES-GRICES na Universidade do Porto (Ciências da Educação) sob a orientação da Dra. Carlinda Leite, em 2007, com bolsa sanduíche da CAPES. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação (Proped/UERJ) na linha Currículo: sujeito, conhecimento e cultura. Professora aposentada no Colégio de Aplicação da UFRJ onde atuou em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental até 2014.
TACITA ANSANELLO RAMOS
Doutora (2012) e Mestre (2008) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. É graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (2005) e em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (2006). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, práticas culturais, cultura escolar, cotidiano escolar, disciplina escolar, propostas curriculares e formação de professores. É Orientadora Pedagógica da Prefeitura Municipal de Campinas desde 2016 e professora de Física na rede pública de ensino do Estado de São Paulo desde 2008.